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E-mail Marketing: da utilização às estratégias

A utilização do e-mail marketing - Apresentação

Olá, pessoas! Meu nome é Letícia Watanabe, eu sou especialista em gestão de marketing e comunicação, e eu estou muito feliz de ter você comigo neste curso, onde vamos estudar a importância do e-mail marketing. Através de exemplos reais, vamos ver como ele é um forte aliado quando queremos levar a comunicação certa para as pessoas interessadas.

Vamos conhecer também algumas técnicas de copywriting, e como utilizar a CTAs de formas mais assertivas. Vamos conhecer o processo de atração do lead, como atrair um lead qualificado.

Entenderemos também que nem todo e-mail entregue, é um e-mail que estará na caixa de entrada do nosso lead. Passaremos também por todo o processo do inbound marketing, passando também pelas fases do funil de vendas e entendendo como a jornada do consumidor funciona, dentro de todo esse processo.

Este curso é para você que quer utilizar o e-mail marketing para melhorar o tráfego do seu site, melhorando o SEO, ou também, é claro, convertendo vendas. Eu estou sempre muito animada para começar um curso, e você, vamos lá?

A utilização do e-mail marketing - A visão dos leads

Então, vamos iniciar os nossos estudos sobre e-mail marketing? E para isso, eu vou trazer duas visões: primeiro, vamos analisar a visão do lead com relação a e-mail marketing, e depois, vamos entender qual é a visão da empresa. Para isso, eu gostaria de perguntar inicialmente para você: quantas vezes você abre o seu e-mail por dia?

Eu acredito que mais de uma vez. Vamos lá. Vamos entender um pouco de dados. Segundo o site Statista, em 2020, foram enviados e recebidos 306 bilhões de e-mails, e com uma aplicação de 7,5 bilhões de dólares de incentivos em campanhas de e-mail marketing.

Eles preveem que em 2025 serão 376 bilhões de e-mails enviados e recebidos diariamente. E com uma projeção para 2027, que serão utilizados 17,9 bilhões de dólares, para poder trabalhar nas campanhas de e-mail marketing.

Com relação à questão, eu respondo no meu caso: eu deixo o meu e-mail aberto o dia inteiro. Normalmente, eu estou recebendo alguns e-mails com relação a algum cliente, que está com alguma dúvida, ou algum documento que eu preciso assinar, ou preciso receber, enviar, ou até mesmo algumas promoções. Sempre damos uma olhada, de repente tem algo interessante, alguma oportunidade que não podemos perder.

E com isso, outro dia eu recebi um e-mail bem interessante que gerou alguns frutos para essa empresa, e quero mostrar para você. Vamos lá.

Eu recebi um e-mail marketing dessa loja, achei interessante, “Dia do Frete Grátis” para o pessoal da região de São Paulo, capital, compras a partir de R$79,00. Achei legal, achei interessante, fui dar uma olhada. Para todo o Brasil, a partir de R$149,00 o frete grátis. Fui ver alguns itens, achei legal. Corri para a minha despensa, para poder ver se tem alguma coisa que eu poderia comprar, que estivesse acabando.

E pasmem, eu tinha. E aproveitei essa promoção, comprei minhas farinhas, e consegui meu frete grátis. Da mesma forma, eu recebi um outro e-mail também bem interessante, e quero trazer para analisarmos. É um e-mail bem promocional. Eu também tenho frete grátis nas compras acima de R$149,00, eu tenho 50% off em alguns best-sellers deles, eu ganho até uns brindes, umas amostras, consigo comprar tónicos e micelares por até metade do preço, ganho miniatura, tenho uns preços pela metade, uma certa promoção. Achei interessante, tem mais um item que eu ganho, se eu comprar produtos de uma linha, que é uma mochila.

É bem interessante, mas você pode estar se perguntando se eu comprei, se eu aproveitei essa promoção. Eu bem que gostaria, mas, infelizmente, dessa promoção eu não pude aproveitar. E tem um outro e-mail que eu recebi, e que eu achei muito interessante devido a uma abordagem específica, e eu quero mostrar para você também.

O outro e-mail que eu recebi, eu gostei tanto dele, porque eles trouxeram um lançamento da marca deles, no Dia Mundial da Reciclagem, para celebrarmos um lançamento que faz sentido com relação ao Dia Mundial da Reciclagem, que nesse caso, a coleção deles “Nude”, foi feita com 30% da composição em cascas de cerejas de café. Então, é legal, porque faz sentido com a data, então, eles estão fazendo um lançamento, e está dentro do tema.

Embaixo, eles estão falando a importância de reciclar, estão falando o porquê das cápsulas serem feitas de alumínio que é um material reciclável, que conseguimos transformar em outros materiais. Então, é um e-mail bem interessante também, que eu achei bem legal.

Em algum momento da história, com certeza eu me cadastrei nesses sites, ou no aplicativo desses sites que eu recebi esses e-mails. Talvez eu tenha efetuado compras com eles, ou até mesmo feito pesquisas no site, e autorizado que eles me mandassem esse tipo de e-mail.

Isso é bacana, porque em relação ao primeiro e-mail marketing que eu mostrei com vocês, com relação aos alimentos, eu talvez não tivesse comprado aquele dia, e talvez só fosse descobrir que eu estivesse precisando daqueles itens, quando eu fosse utilizar mesmo, fosse fazer alguma receita, e eu visse que eu não tinha a farinha que eu precisava naquele momento. Então, com relação ao e-mail que eu recebi, foi um start para eu poder comprar, ver se eu precisava do item, e comprar, porque eu iria precisar, de repente em uma semana, uma semana e meia, mas eu realmente ia precisar daquele item.

As empresas não enviam promoções, e-mails, aleatoriamente, não recebemos aleatório de qualquer coisa, porque é em vão, um trabalho em vão que as empresas teriam, e até porque, as pessoas nem ligassem tanto. No meu caso, por exemplo, se hoje eu recebesse um e-mail marketing sobre acessórios de moto, é uma coisa que eu não conheço, não sei, nunca nem andei, talvez eu nem abrisse esse e-mail, então, essa empresa teria esse esforço em vão.

Então, vocês mesmo pode ir na sua caixa de e-mail agora, e verificar que os e-mails que você recebe das empresas fazem sentido com relação aos seus interesses. Então, são produtos, são serviços que você já tem um certo interesse, um desejo de compra, porque não faz sentido enviarmos e-mails que as pessoas não têm um interesse naquilo que está sendo passado naquela comunicação.

Então, as empresas estão com um incentivo maior em automação de marketing, e com certeza em análise de dados, que faz com que elas sejam mais preditivas, então, elas entendem mais quais são os desejos daquelas pessoas, e naquele grupo de pessoas que serão enviados alguns e-mails. Então, as pessoas sabem o que o cliente deseja, o que ele quer receber, e assim temos uma comunicação mais assertiva, ou até mesmo mais preditiva, no caso das empresas.

E falando em empresas, vamos entender como é a visão das empresas com relação ao e-mail marketing.

A utilização do e-mail marketing - A visão da empresa

Empresas hoje, que atendem tanto no B2B, quanto no B2C, elas sabem que a forma mais pontual de chegar nas pessoas de seu interesse é por meio do e-mail marketing, seguindo algumas boas práticas, elas conseguem levar a mensagem até as pessoas sem ruídos, sem entraves. E com isso, conseguimos levar um bom relacionamento, as empresas conseguem seguir em relacionamento legal com seus clientes, trabalhando a forma do e-mail marketing.

Tanto hoje empresas que trabalham no B2B quanto no B2C, então, elas estão falando com o público final ou não. Empresas que trabalham no B2B, levando a comunicação para outras empresas, elas podem, por exemplo, trabalhar com informativos, levando dados de mercado, sempre informando o seu cliente, que no caso é uma outra empresa, ou até mesmo trabalhando com campanha de vendas semanais, eles podem montar algumas campanhas e enviar sempre pelo e-mail, e isso vai trazendo sempre aquela empresa, lembrando aquele empresa, que ele tem a possibilidade de fazer esse tipo de negociação com eles.

Mas por que as empresas trabalham tanto com e-mail marketing? Vamos lá, eu vou trazer para você alguns pontos importantes que as empresas ainda se interessam, e conseguem trabalhar muito bem campanhas dentro dessa ferramenta que é bem interessante para muita gente.

Utilização. Lembra que vimos que a utilização é massiva, temos um grande número de pessoas utilizando, e temos projeções para as pessoas continuarem utilizando cada vez mais. Então, é um canal de contato direto que eu tenho com as pessoas, sendo elas de alguma empresa, que eu quero vender para essa empresa, ou até mesmo para um público final. Eu tenho uma comunicação direta.

Outro ponto é a segmentação e personalização. Então, eu consigo mandar um conteúdo direcionado, se eu tenho segmentação, eu sei quais são os interesses daquele grupo, então, eu vou mandar para aquele grupo o interesse que eles estão procurando, então, eu estou falando sempre o que a pessoa tem interesse, o que ela quer ouvir, que ela quer ler. Então, eu tenho um direcionamento muito grande das informações que eu estou passando. E é claro que trabalhamos também com personalização, então, temos aqueles e-mails com nome.

No meu caso, eu recebo bastante: “Olá, Letícia! Que bom ter você aqui”, ou “Olá, Letícia! Faz tempo que você não nos visita”. Então, trabalhamos com personalização também dentro desses e-mails.

Outro ponto é o relacionamento, conseguimos ir nutrindo as pessoas, nutrindo o lead. Quando eu falo em nutrir o lead, eu quero dizer que conseguimos trabalhar informações, então, vamos levando informações que ele vai crescendo, vai evoluindo dentro daquilo. Então, estou trabalhando informações sobre um produto que eu quero que ele desperte o interesse em comprar, ou até mesmo no serviço, ou até mesmo, de repente, eu estou levando informações para ele poder se nutrir de informações sobre um determinado nicho. Então, eu estou sempre trabalhando assuntos que são relevantes, e mandando para essas pessoas.

Importante ressaltar nesse momento o descadastramento. Então, as pessoas estão recebendo e-mails, elas têm que ter a possibilidade desse descadastramento, isso precisa estar visível para elas. Então, às vezes estamos recebendo um e-mail, e por alguma razão não temos mais interesse naquilo, ou para nós não é interessante. Normalmente, temos aquele botão de se descadastrar, para não receber mais esse tipo de material, é importante sempre deixarmos isso bem visível.

Outra coisa interessante são as métricas. Hoje, com algumas ferramentas, conseguimos trazer quantos cliques foram dados naquele e-mail que enviamos, se alguém marcou como spam aquele e-mail, quantas pessoas marcaram, quantas mensagens enviamos de fato, e será que dessas mensagens, quantos e-mails foram abertos.

Normalmente, não quer dizer que enviemos os e-mails e que todos serão abertos, então, precisamos saber quais pessoas clicaram, quantas pessoas abriram aquele nosso e-mail. E claro, quantas pessoas se descadastraram. Isso tudo é importante, para podermos analisar se as informações que estamos passando, que estamos levando, são relevantes. Por que as pessoas não estão clicando? Eu preciso analisar isso. Por que elas estão marcando como spam? Será que aquele grupo de pessoas que estamos enviando já não são mais interessantes? É importante estarmos sempre analisando essas métricas.

Custo benefício. Hoje, conseguimos contratar empresas para gerenciar os nossos contatos, as nossas listas de contatos, e disparar os e-mails também. E hoje, se formos comparar com outras mídias digitais, temos um valor bem mais interessante nas campanhas de e-mail marketing.

Agora, se não quisermos contratar empresa nenhuma, hoje, para enviar um e-mail para alguém, eu não tenho custo nenhum, se eu quiser enviar um e-mail agora, eu não vou pagar nada, e você também não. Então, custo benefício é um dos pontos.

Outra coisa é automação. Então, temos empresas para poder fazer isso, então, conseguimos mensurar, conseguimos personalizar e conseguimos segmentar muito, trabalhando com esse tipo de empresa. Por exemplo, quando entramos em algum site, e eu tenho a opção de cadastrar o meu e-mail para poder participar, ou receber uma newsletter, participar de alguma promoção, automaticamente, eu já recebo o meu e-mail de “Olá, seja bem-vindo”, ou uma comunicação inicial que levemos para esse lead, para essa pessoa. Então, automação é um ponto bem legal, bem relevante.

Engajamento. Você já parou para pensar que o e-mail marketing é o único que pedimos para receber? Queremos receber, então, vamos lá, colocamos o nosso e-mail autorizando, pedindo para receber as informações das empresas, então, solicitamos essas informações. E outra coisa, vale lembrar que é interessante só enviarmos e-mails, materiais, para as pessoas que solicitarem isso, então, se a pessoa solicitou, se ela pediu, colocou o e-mail dela, ou se ela autorizou o envio, conseguimos enviar esse tipo de material.

Mas por que eu só posso mandar se ela autorizar? Vamos lá. Você mesmo que está aí, se você começar a receber alguns e-mails que você não pediu, que você não autorizou, consequentemente, você talvez marcará como spam, ou não vai dar bola para esses e-mails, nunca nem vai abrir esses e-mails, então, é muito importante só fazermos isso para as pessoas que realmente querem receber o tipo de material que precisamos mandar.

Outro ponto também que as empresas trabalham muito o e-mail marketing é para melhorar o SEO delas, para levar o tráfego para o site delas. Então, sempre estamos trabalhando campanhas com algum clique, a pessoa clica e é levada para o site, e aumentamos esse tráfego e melhoramos o SEO da marca, das empresas.

Lembrando, claro, eu só vou conseguir isso se eu tenho um conteúdo adequado, não adianta eu mandar qualquer e-mail para as pessoas, eu preciso trabalhar um conteúdo legal, um conteúdo bacana, que as pessoas vão gostar, que elas se interessem realmente, para eles poderem clicar e serem levadas para o nosso site.

E outro ponto que eu sempre vou ressaltar aqui, nunca devemos dificultar a saída dessas pessoas, então, sempre deixar o descadastramento de uma forma muito clara, porque as pessoas de repente não se interessam, ou até vão até certo ponto e já não se interessem mais, ou não queiram receber esse tipo de material, elas se descadastram. Isso é muito importante tanto para a empresa, quanto para as pessoas, elas se sentirem livres, elas estão abertas, é uma empresa que não segura seus clientes, é uma empresa que me deixa à vontade. Então, vou sempre ressaltar esse ponto para você.

Agora que já conhecemos as duas visões, eu achei legal conhecermos um pouco dos exemplos de nutrição de lead. Vamos lá conhecer um pouco desses exemplos.

Sobre o curso E-mail Marketing: da utilização às estratégias

O curso E-mail Marketing: da utilização às estratégias possui 119 minutos de vídeos, em um total de 36 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Marketing em Inovação & Gestão, ou leia nossos artigos de Inovação & Gestão.

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