Primeiras aulas do curso DNS: Domine os serviços na nuvem

DNS: Domine os serviços na nuvem

DNS as a Service - Introdução

Sejam bem-vindos a mais um curso, eu sou o Ricardo Mercês e vamos dar continuidade ao assunto DNS, você já teve a oportunidade de aprender sobre o lado Client, sobre a estrutura do DNS, como ele funciona algumas querys, a interação com o próprio servidor.

Mas agora vamos olhar para o lado do serviço do DNS, ou seja, o servidor de DNS, sem a necessidade de fazer a instalação dele, vamos usar o DNS como um serviço provido pela, por exemplo pela Amazon, também vamos olhar para parte do GoDaddy, alguns players que provém o servidor de DNS como serviço.

Além disso vamos ver algumas regras de balanceamento e também uma política para caso o seu site esteja fora do ar, o que acontece? Vamos definir uma política atrelada a um serviço para prover uma redundância para o teu site, vamos começar.

DNS as a Service - DNS e SaaS

Até bem pouco tempo atrás o que era preciso para termos um serviço de DNS na nossa rede? Tínhamos que percorrer todo aquele caminho, preparar uma máquina, instalar o sistema operacional e depois vir no site da ISC, baixar o “BIND” e fazer tudo o setup do serviço de DNS, mas não é essa a abordagem desse curso.

A ideia dentro do que consideramos infraestrutura ágil vamos fazer diferente, vamos usar o DNS como serviço na linha do SAS, que é software como serviço, ao invés de preparar toda a infra vamos usar isso já pronto e o escolhido para o curso foi o serviço da AWS.

Dentro da AWS existe, “route53”, quem é o “Route 53”? É o serviço, na verdade, vamos dizer que seja um “bind” instalado dentro da AWS, com uma interface simples para criarmos os registros, as entradas que precisamos e com isso não estamos mais cuidando de servidor, vamos olhar sempre agora para serviço, é sobre ele que vamos fazer o nosso primeiro Setup.

O serviço Route 53 oferece alguns recursos bem interessantes que vamos explorar aqui no curso, vale a pena lembrar o seguinte e é uma particularidade porque foi escolhido esse serviço. Você tem o seguinte cenário, a tua aplicação está fora do ar, teu site caiu, esta em manutenção, não importa, ele não está respondendo, o DNS, como você já aprendeu, transforma IP em nome e nome em IP, esse é o único papel do DNS, mas no Route 53 temos uma opção interessante para utilizar.

Se você está utilizando somente um serviço de DNS e o teu site cai o que acontece? Você perguntou para o servidor quem é o teu site, ele respondeu, ou seja, ele fez a conversão de IP para nome e o pacote foi direcionado até a tua aplicação e vai dar problema porque a tua aplicação está fora do ar, o teu cliente vai receber um erro, um “page not found” ou mesmo não vai nem conseguir chegar no teu servidor, essa é uma das vantagens e por isso eu escolhi esse serviço.

Vamos criar uma política dizendo o seguinte, caso o meu servidor esteja fora eu quero redirecionar, reencaminhar os pacotes para uma outra Instância, um backup ou outro servidor, não importa, esse recurso que se chama Health Check vai explorar dentro também do serviço, mas você pode se perguntar assim, somente o Route 53 é um opção de software como serviço?

Não, o mercado tem outras opções, dentre elas o popular GoDaddy, que vale a pena eu te mostrar e vamos comentar com ele, fazer algumas demonstrações aqui no curso. Com o GoDaddy o que acontece? Nele você pode registrar o domínio e ele te prover também um servidor de DNS, lá vamos poder “Settar” as nossas entradas sem precisar instalar o serviço, ou seja, sem precisar preparar o “bind”, fazer toda aquela instalação.

Outra opção também interessante é o “dns google plataform”, o “Cloud DNS”, que na mesma linha do Route 53, GoDaddy e outros ele é um serviço de DNS, o que você faz aqui no Cloud DNS? Você vai criar as tuas entradas e ele prove toda a infraestrutura para você.

Lembrando que esse serviço vale a pena já comentarmos no início, tanto o serviço do Google, o Route 53, GoDaddy, Hostgator, qualquer Player do mercado são serviços pagos que vão te dar o SLA e toda a infraestrutura de um serviço, você pode perguntar assim, eu tenho muita vontade de fazer esse curso mas eu não tenho um domínio registrado, não dá para fazer o curso?

Não, para tudo tem jeito, dá para você fazer o curso sim com o domínio que eu vou considerar um domínio de teste, o que seria isso? Existe um serviço chamado “freenom”, para efeito de teste você pode usar, até para efeito de laboratório você pode usar o “freenom”, eu particularmente não aconselho que você use esse serviço em produção porque ele é lento, tem alguns detalhes, que você vai ver, até na hora de registrar o teu domínio ele tem alguns detalhes, um tempo de publicação e tudo mais.

Lembrando que isso é um serviço gratuito, não podemos exigir muito de um serviço gratuito, como que funciona isso? Para você que não tem domínio e precisa acompanhar o curso? Você vem aqui e escolhe o nome de domínio, eu criei já para adiantar o nosso trabalho o “rmerceslabs”, “Verificar Disponibilidade”, você coloca o nome do domínio que você quiser.

Ele cria o teu domínio de forma gratuita com essas extensões aqui, “tk”, “ml”, “ga”, “cf”, “gq”, você consegue ter um domínio com essas extensões, você pode observar que o “tk” não está disponível, o “cf” não está disponível, eu já registrei esse domínio para mim, essa é a opção e essa é a tua primeira atividade, escolhe o nome do domínio que você queira registrar caso você não tenha isso já em outro serviço, se você já tem em um outro serviço vamos trabalhar com o que você já tem.

Caso você não tenha vem aqui, escolhe um nome, “novodomíniodeteste”, coisas do tipo, cadastra o teu domínio, “Verificar Disponibilidade”, se ele estiver disponível, “Obtê-lo agora” e você cadastra o teu domínio. Só um ponto de atenção, o processo de cadastro e da publicação desse nome demora um pouco, eu vou dar uma pausa no vídeo, você providencie o teu domínio, caso você ainda não tenha e voltamos no próximo vídeo fazendo as nossas primeiras configurações.

Configurando o autoritativo - Apontando o domínio para o Route 53

Agora que você já tem o seu domínio, seja ele registrado em algum serviço ou naquela opção do Freenom, vamos começar a trabalhar, qual é a ideia? Eu estou acessando, eu estou na console da AWS no serviço Route 53, como que eu chego aqui? Entra na console, “Route 53” e já vai cair no dashboard do DNS, ele vai carregar e se você não tiver nada registrado ele apresenta isso aqui, qual é o primeiro ponto?

O primeiro ponto nós vamos trabalhar com o gerenciamento do DNS, vou começar, cliquei para iniciar, ele pede o que para mim? Ele pede para criar uma zona, vamos recordar alguns pontos e fazer a criação, eu vou criar uma zona nova, “Create Hosted Zone”, qual é o domínio?

Eu vou preencher com o domínio que eu quero que o Route 53 seja o servidor de DNS, ou seja, o seu domínio está no GoDaddy, está no Freenom, está no Hostgator, não importa onde está, você quer a partir de agora o Route 53 passe a gerenciar o seu domínio, você vai colocar o nome do domínio. Eu vou fazer no domínio de teste “rmerceslabs.tk”, porque você não vai fazer no teu “.com”?

Porque o meu “.com” já está todo configurado e eu não quero ter agora no momento do curso indisponibilidade do serviço. Fica uma dica para você, depois que você começar a fazer o setup, quando você migrar para cá você vai ter que atualizar todos os registros para o teu domínio que está em produção, faz o domínio de teste, aprende direitinho e depois passa isso para produção.

Eu vou trabalhar aqui com o “rmercerlabs.tk”, eu vou criar, até ai é muito simples, eu criei, vamos olhar o que ele faz aqui, só para lembrarmos de alguns dados importantes, o que eu estou fazendo é o seguinte, eu estou dentro do Route 53 dentro da Amazon e estou dizendo para ele o seguinte, o domínio “rmerceslabs” você agora está aqui dentro da Amazon, mas adianta só isso?

Claro que não, porque se você tiver uma dúvida dá uma olhada no curso de DNS da parte do client que você vai lembrar o seguinte, eu posso registrar o domínio, ou seja, fazer o apontamento do DNS em qualquer servidor, mas onde o meu domínio está devidamente registrado eu tenho que fazer o apontamento, vamos tirar essa dúvida.

Abri um Shell, lembra a ferramenta “dig”, eu vou perguntar quem é o servidor de DNS, “dig ns” do domínio “rmerceslabs.tk”, vamos ver a resposta que ele me dá, olha o que ele mostrou para mim, qual foi a resposta, que o domínio “rmerceslabs.tk”, quem responde por ele é o “freenom.com”, aquele gratuito que acabamos de registrar, mas você já criou e não está respondendo pela Amazon?

Claro que não, eu tenho que fazer o apontamento para Amazon poder responder. Outro exemplo, quem é o “ns“, ou seja, quem é o servidor autoritativo responsável pelo “rmercerlabs.com”, vamos ver a resposta, olha o que ele mostrou para mim, “ns38.domaincontrol”, “ns37.domaincontrol”, o que é isso?

Esses “domaincontrol” são os servidores DNS da GoDaddy e por aí vai, se está no Hostgator, não importa onde esteja o seu domínio ele vai mostrar na minha query, nessa query que você fizer quem é o autoritativo sobre o seu domínio, o que vamos fazer? Vamos pegar esse autoritativo em um desses servidores e fazer o apontamento para o Route 53, como fazemos isso?

Começamos demonstrando, fazendo o apontamento no Freenom, eu volto, deixo essa tela que vai ser importante para nós, venho no meu Freenom e fazemos assim, entramos no Freenom, você já vai estar logado, serviços, meus domínios, está o dormindo “rmercerlabs.tk” criado aqui, o que eu preciso fazer?

Eu venho em gerenciar domínio, ferramentas de gerenciamento, “Nameservers”, o que eu estou fazendo agora é a mágica acontecer, por Default os Name Servers são os servidores do Freenom, não foi isso que visualizamos aqui?

“Clear”, foi isso que visualizamos, o que eu quero dizer agora é o seguinte, quem vai responder, quem vão ser os servidores vai ser o apontamento para o Route 53, no Freenom eu venho aqui usar esse “custom nameservers” quem entra aqui?

Você já deve saber a resposta, quem são os servidores autoritativos dentro do Route 53, não são esses aqui, os meus “NS”? É para eles que eu vou apontar, eu copio, são quatro servidores, eu estou dizendo para ele o seguinte, agora quem vai responder vai ser a AWS, o Route 53, preenchido isso, vamos “Change Nameservers”.

Lembrando que essas efetivações fazem o apontamento, se você está com algum site em produção você vai ter indisponibilidade até que você cadastre os registros, só para ficar ligado nesse ponto, aqui o que eu te falei, dei o “Change”, serviço gratuito tem isso, fica pensando, se você está no outro provedor de serviço, mudou e isso acontece na hora, mas para testar não tem problema nenhum.

Eu vou dar uma acelerada e quando voltar continuamos, merecia até que aquele banner, “duas horas depois” ele fez a modificação que eu pedi, agora a modificação foi feita, só que essa publicação também demora, de imediato você não vai conseguir ver essa visualização, vamos testar isso, comprova o que eu estou te falando.

Limpei a tela, vou perguntar quem é o DNS responsável por “rmerceslabs”, vamos perguntar direto para o Google, “@”, vamos perguntar para o Google, para o servidor DNS público do Google qual a informação que ele tem sobre o DNS “rmerceslabs”, não está respondendo, por quê? Ainda está fazendo a atualização, o que vai acontecer? Daqui a pouco vai aparecer aqui qual informação?

Esta informação, porque a query bate no Freenom, que é o detentor do meu domínio e de lá ele diz o seguinte, se você está procurando informações sobre quem é o “NS” vai para um desses quatro caras e a informação vai chegar no Route 53. Vamos aguardar essa atualização, no próximo vídeo damos sequência na configuração.

Sobre o curso DNS: Domine os serviços na nuvem

O curso DNS: Domine os serviços na nuvem possui 152 minutos de vídeos, em um total de 40 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Redes em Infraestrutura, ou leia nossos artigos de Infraestrutura.

Matricule-se e comece a estudar com a gente hoje! Conheça outros tópicos abordados durante o curso:

Aprenda Redes acessando integralmente esse e outros cursos, comece hoje!

  • 1150 cursos

    Cursos de programação, UX, agilidade, data science, transformação digital, mobile, front-end, marketing e infra.

  • Certificado de participação

    Certificado de que assistiu o curso e finalizou as atividades

  • App para Android e iPhone/iPad

    Estude até mesmo offline através das nossas apps Android e iOS em smartphones e tablets

  • Projeto avaliado pelos instrutores

    Projeto práticos para entrega e avaliação dos professores da Alura com certificado de aprovação diferenciado

  • Acesso à Alura Start

    Cursos de introdução a tecnologia através de games, apps e ciência

  • Acesso à Alura Língua

    Reforço online de inglês e espanhol para aprimorar seu conhecimento

Premium

  • 1150 cursos

    Cursos de programação, UX, agilidade, data science, transformação digital, mobile, front-end, marketing e infra.

  • Certificado de participação

    Certificado de que assistiu o curso e finalizou as atividades

  • App para Android e iPhone/iPad

    Estude até mesmo offline através das nossas apps Android e iOS em smartphones e tablets

  • Projeto avaliado pelos instrutores

    Projeto práticos para entrega e avaliação dos professores da Alura com certificado de aprovação diferenciado

  • Acesso à Alura Start

    Cursos de introdução a tecnologia através de games, apps e ciência

  • Acesso à Alura Língua

    Reforço online de inglês e espanhol para aprimorar seu conhecimento

12X
R$75
à vista R$900
Matricule-se

Premium Plus

  • 1150 cursos

    Cursos de programação, UX, agilidade, data science, transformação digital, mobile, front-end, marketing e infra.

  • Certificado de participação

    Certificado de que assistiu o curso e finalizou as atividades

  • App para Android e iPhone/iPad

    Estude até mesmo offline através das nossas apps Android e iOS em smartphones e tablets

  • Projeto avaliado pelos instrutores

    Projeto práticos para entrega e avaliação dos professores da Alura com certificado de aprovação diferenciado

  • Acesso à Alura Start

    Cursos de introdução a tecnologia através de games, apps e ciência

  • Acesso à Alura Língua

    Reforço online de inglês e espanhol para aprimorar seu conhecimento

12X
R$100
à vista R$1.200
Matricule-se

Max

  • 1150 cursos

    Cursos de programação, UX, agilidade, data science, transformação digital, mobile, front-end, marketing e infra.

  • Certificado de participação

    Certificado de que assistiu o curso e finalizou as atividades

  • App para Android e iPhone/iPad

    Estude até mesmo offline através das nossas apps Android e iOS em smartphones e tablets

  • Projeto avaliado pelos instrutores

    Projeto práticos para entrega e avaliação dos professores da Alura com certificado de aprovação diferenciado

  • Acesso à Alura Start

    Cursos de introdução a tecnologia através de games, apps e ciência

  • Acesso à Alura Língua

    Reforço online de inglês e espanhol para aprimorar seu conhecimento

12X
R$120
à vista R$1.440
Matricule-se
Procurando planos para empresas?
Acesso por 1 ano
Estude 24h/dia onde e quando quiser
Novos cursos toda semana