Alura > Cursos de Inovação & Gestão > Cursos de Ensino e Aprendizagem > Conteúdos de Ensino e Aprendizagem > Primeiras aulas do curso Dicas práticas de acessibilidade em ambientes de aprendizagem

Dicas práticas de acessibilidade em ambientes de aprendizagem

Primeira Aula - Apresentação

Boas-vindas ao treinamento sobre dicas práticas de acessibilidade em ambientes de aprendizagem!

Meu nome é Mayra de Oliveira, e vou acompanhar vocês ao longo desse treinamento.

Audiodescrição: Mayra é uma mulher de 38 anos com pele marrom. Seu cabelo é liso e preto, um pouco abaixo dos ombros. Usa óculos de grau com armação preta. Veste uma camiseta cinza, com o texto "Alura". Está nos estúdios da Alura; ao fundo, há uma parede lisa com a iluminação azul clara. Do lado esquerdo, há um vaso de plantas e do lado direito, uma estante com alguns objetos.

O que vamos aprender?

Hoje, gostaria de discutir dicas práticas de acessibilidade em ambientes de aprendizagem. Para contextualizar melhor, sou a responsável pela equipe de Front-end Mobile na Alura. Meu objetivo é transformar a vida das pessoas por meio da educação e da tecnologia, promovendo maior inclusão, acessibilidade e diversidade neste mercado de inovação.

Tenho formação em Letras pela Universidade de São Paulo e especialização em gestão da educação à distância e design instrucional pela UFSCar. Além disso, contribuo ativamente com a iniciativa da Programaria.

Primeira Aula - Introdução

Para iniciar este treinamento, a instrutora convida todas as pessoas participantes a observarem a natureza ao seu redor. Se estiverem em casa, olhem pela janela ou pela porta. Caso estejam em um local com áreas verdes, como um bosque, parque ou mesmo durante um passeio em um ambiente natural, aproveitem a oportunidade para observar detalhes, semelhante ao que é mostrado nesta imagem.

Foto de uma alameda arborizada em um dia ensolarado. As árvores têm folhas verdes e formam um dossel sobre um caminho de terra. O sol em raios suaves atravessa as folhas, criando um efeito de luz e sombra no caminho.

Essa imagem retrata um caminho em meio a um bosque, com árvores sob um céu ensolarado.

Sejam as plantas que têm em casa ou as árvores nos parques, bosques e florestas ao redor: há alguma árvore igual a outra? Algum galho é idêntico ao outro? Alguma folha é idêntica à outra? O tamanho das folhas, dos galhos, das raízes, dos troncos, são idênticos?

Não há duas árvores iguais, assim como nenhum galho ou folha é idêntico ao outro. Essa diversidade nos lembra de uma importante mensagem que a natureza nos transmite.

As árvores, presentes na Terra há cerca de 300 milhões de anos, contrastam significativamente com os humanos, que apareceram há apenas 300 mil anos. Essa disparidade destaca a longa evolução e adaptação das árvores ao nosso planeta, em comparação conosco, que ainda estamos nos adaptando. A diversidade das plantas, refletida na variedade de árvores e outras espécies vegetais, ressalta a importância vital da diversidade para a sobrevivência dos seres vivos.

Ao considerarmos a vasta população de mais de 7 bilhões de pessoas no mundo, é evidente que cada indivíduo é único, com diferentes formas de aprender. No entanto, criar métodos e estratégias de aprendizagem específicos para cada uma dessas 7 bilhões de pessoas seria impraticável devido à complexidade e ao trabalho envolvido.

Portanto, em vez disso, podemos focar em desenvolver estratégias de aprendizagem que sejam abrangentes o suficiente para englobar e beneficiar uma grande parte dessa diversidade, sendo inclusivas e acolhedoras para muitos indivíduos ao mesmo tempo.

Primeira Aula - Situação 1

Neste treinamento, vamos discutir algumas práticas para elaborar experiências de aprendizagem que podemos aplicar imediatamente, sem a necessidade de realizar um curso, graduação, pós-graduação, ou ler um livro. Nada que seja longe do que podemos realizar nesse exato momento.

Queremos que todas as pessoas que estão acompanhando este treinamento saiam dele com ferramentas para transformar suas experiências de aprendizagem. São ferramentas muito práticas que começaremos a utilizar hoje mesmo.

O que podemos fazer hoje

Vamos pensar em conjunto sobre uma situação. Pedimos que prestem bastante atenção no áudio que tocaremos a seguir. Ao final, faremos algumas perguntas sobre o conteúdo dele.

Transcrição da faixa de áudio:

"Por hora, vou colocar aqui 'Guia de estudos Alura' ou 'Vida', ou apenas 'Guia de Estudos' mesmo. Você escolhe como é que você coloca. Repara que aqui embaixo ele dá algumas opções. Então, eu poderia escolher um template para começar isso aqui, que eu não vou escolher por hora. Eu vou até o final do vídeo e te mostrar como usar essa parte dos templates aqui. Mas eu poderia também já criar uma página, que vai ser um calendário, uma galeria. E, também como você viu, é super fácil. É só clicar no 'mais' e adicionar um desses itens aqui. Então, fica tranquilo. Por hora, vou começar nesse vazio aqui. Então, vamos pegar o meu de estudos e conteúdos. Então, vou arrastar aqui para cima e vou até abrir numa aba do lado aqui."

Agora, faremos algumas perguntas sobre o que acabamos de ouvir. Nesse momento, colocamos uma experiência de uma videoaula para que vocês apenas ouvissem, sem ver o que está acontecendo.

Será que dá para entender o que o professor explicou? Sobre o que essa pessoa está falando? Ele diz "vamos fazer isso", "vamos clicar aqui", "podemos colocar isso aqui para cima". Sem ter o feedback visual, fica muito desafiador entender sobre o que ele está falando, quem dirá compreender profundamente as instruções que estão sendo passadas.

Agora, vamos passar o mesmo trecho de vídeo, porém, teremos não só o input auditivo, como também o visual.

Audiodescrição do vídeo:

Vídeoaula de organização do Notion. Ocupando todo o espaço da tela, a ferramenta Notion aberta em uma página vazia com opções de modelo e base de dados em cinza claro. No canto inferior direito, vídeo de webcam de uma pessoa narrando as ações da tela. Tem pele clara, cabelos escuros curtos e bigode e cavanhaque também escuros. Usa blusa preta e está sentada em uma cadeira gamer com um laptop a sua frente.

Primeiro, a pessoa instrutora define o título como "Guia de Estudos Alura" e depois como "Guia de Estudos Vida", deixando, por fim, apenas como "Guia de Estudos" para demonstrar que pode-se escolher como nomear a página. O Notion oferece algumas opções de templates (modelos) abaixo do título, mas ela não escolhe nenhuma desas opções. Também cita que é possível criar uma página com uma base de dados em formato de calendário ou até galeria facilmente. Bastaria clicar no ícone de "+" para adicionar algum desses itens. Por hora, a pessoa clica em "Empty" para começar com uma página completamente vazia. Na lateral esquerda, ela pega a seção "Estudos/Conteúdos" e a arrasta para cima.

Agora que temos a camada visual e não apenas auditiva, observamos que o professor está mostrando como podemos organizar nossos estudos com a ferramenta Notion. Ele está mostrando como funciona, como criar pastas, além do ambiente da ferramenta em si, compartilhando a tela do computador dele.

Sobre o curso Dicas práticas de acessibilidade em ambientes de aprendizagem

O curso Dicas práticas de acessibilidade em ambientes de aprendizagem possui 36 minutos de vídeos, em um total de 22 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Ensino e Aprendizagem em Inovação & Gestão, ou leia nossos artigos de Inovação & Gestão.

Matricule-se e comece a estudar com a gente hoje! Conheça outros tópicos abordados durante o curso:

Aprenda Ensino e Aprendizagem acessando integralmente esse e outros cursos, comece hoje!

Conheça os Planos para Empresas