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Dashboard com Power BI: visualizando dados

Resumindo dados - Apresentação

Boas-vindas ao curso de Dashboard com Power BI: visualizando dados! Me chamo Ana Duarte e serei a sua instrutora.

Audiodescrição: Ana Duarte é uma mulher branca. Tem olhos castanhos e cabelos ondulados na altura dos ombros, pintados de rosa. Está com blusa azul-escuro.

O que vamos aprender?

Neste curso de Power BI, aprenderemos sobre os principais elementos visuais para a análise do Buscante, um e-commerce de livros. Vamos desenvolver um projeto completo no Power BI Desktop, compreendendo a construção de cartões e sua relevância na análise. Também abordaremos a criação de gráficos de barras e a diferença entre eles e os gráficos de colunas.

Além disso, exploraremos a construção de segmentos de dados, que consistem em filtros para a interação entre os elementos visuais no painel. Também aprenderemos sobre outros aspectos visuais não nativos do Power BI, que são recursos externos para aprimorar nossa análise.

Posteriormente, iremos incorporar esses elementos visuais em outros gráficos disponíveis, como o gráfico de indicadores e o gráfico de linha, sendo este último ideal para apresentar dados ao longo do tempo. Vamos entender outras configurações nesse gráfico que estão disponíveis do Power BI Desktop.

Por fim, iremos aplicar as análises do Buscante ao perfil de vendas e clientes, consolidando essas informações em um Dashboard navegável.

Outro elemento visual que abordaremos neste curso é o gráfico de mapas, além de entendermos os principais erros que podem ocorrer ao trabalharmos com esse recurso.

É importante mencionar que não exploraremos a linguagem DAX e M neste curso, embora haja outros cursos disponíveis na plataforma que abordam esses tópicos e são relevantes para o Power BI.

Vamos lá? Te espero no próximo vídeo.

Resumindo dados - Buscante

Vamos conhecer a empresa que solicitou o desenvolvimento do Dashboard ao longo deste curso.

Vamos auxiliar a Buscante, um e-commerce de livros, no acompanhamento de métricas por meio da criação de um Dashboard com um painel organizado, utilizando métricas e elementos visuais apropriados. Mas antes precisamos entender qual a base de dados que irá nos ajudar na construção desse projeto.

Preparamos uma atividade na qual você deverá fazer o download da planilha. Você tem a opção de conectar essa planilha diretamente ao Power BI ou ao Google Drive, e em seguida, realizar a conexão entre o Google Drive e o Power BI. Faremos esse último processo aqui no curso.

Conectando o Google Drive ao Power BI

Com o Google Drive aberto, na pasta chamada "Buscante", vamos arrastar a planilha para a área vazia dentro dessa pasta. Após fazer isso, clicamos na planilha.

Com a planilha aberta, notamos na parte inferior que temos as seguintes abas:

Na aba "Catálogo de Livros", encontramos todos os livros, juntamente com suas categorias e autores. Na aba "Clientes", temos informações para compreender melhor o perfil dos clientes. Na aba "Vendas por Semana", são apresentadas as metas de vendas e as vendas realizadas em cada semana específica. Na aba "Acesso na Página" da Buscante, encontramos registros de data e a quantidade de acessos.

Por fim, na aba "Número de Livros Vendidos" temos informações sobre o número de livros vendidos por um grupo específico.

Portanto, essa base de dados será a fonte para os visuais que iremos criar.

Para disponibilizarmos a base de dados, precisamos publicá-la na web. Para isso, siga os seguintes passos: clicamos em "Arquivo" no canto superior esquerdo e, em seguida, selecionamos "Compartilhar" e escolhemos a opção "Publicar na Web".

Um pop-up será exibido no centro da tela. Essa opção permite que o arquivo fique disponível para todas as pessoas que tenham o link. Em "Link", selecionamos a opção "Documento inteiro" e em "Incorporar", escolhemos a opção "Microsoft Excel". Em seguida, clicamos no botão "Publicar" para concluir o processo. Na janela seguinte selecionamos "Ok".

Será mostrada uma janela com um link para copiarmos e inserirmos no Power BI.

No Power BI, clicamos em "Obter dados" no canto superior esquerdo e selecionamos a opção "Web". Uma janela chamada "Da Web" é exibida, na qual colamos o link que obtivemos anteriormente na pasta do onde no campo "URL". Em seguida, clicamos em "Ok" para prosseguirmos.

Agora, aguardamos a conexão entre a planilha publicada e o Power BI local.

Após aguardar, uma janela chamada "Navegador" será exibida, mostrando uma pré-visualização com duas pastas diferentes. Vamos agora entender a diferença entre essas sugestões de leitura.

Em "Opções de exibição" do lado esquerdo, o exemplo da parte superior apresenta os nomes das abas da planilha sendo usados como nomes das tabelas. Já o exemplo da parte inferior sugere outras tabelas, que aparentemente não possuem muita diferença. Portanto, vamos optar pela primeira sugestão, selecionando a caixa ao lado esquerdo de cada nome de tabela e, em seguida, clicar no botão "Carregar" para importá-las.

Nome das tabelas

Após carregar as tabelas, podemos verificar do lado direito que há uma seção chamada "Dados", onde todas as tabelas que foram incorporadas ao Power BI estão listadas. Ao expandir uma das tabelas, podemos observar cada um dos campos que estão preenchidos nessa tabela.

Agora que as tabelas da Buscante foram incorporadas, podemos começar a criar os visuais.

Neste curso, não estaremos focando no tratamento e na modelagem de dados, uma vez que esse não é o objetivo principal. Os dados já foram tratados previamente, e nosso foco será criar visualizações e compreender por que cada uma delas é importante para a análise.

Vamos começar?

Resumindo dados - Visual de cartão

Nesta aula, começaremos a criar os visuais.

Criando visuais

A Buscante tem o desejo de acompanhar três aspectos diferentes da empresa:

A primeira informação que precisamos trazer e dar visibilidade é identificar quais assinantes estão inativos. Essa informação é importante porque a diretoria deseja realizar uma campanha de marketing para entender esse público e atuar na prospecção destes clientes inativos.

Como trazermos a quantidade de pessoas ativas ou inativas? Precisamos entender qual campo nos traz essa informação.

Do lado direito do Power BI, vamos expandir a tabela Clientes para visualizar os campos:

No primeiro campo, que representa as assinaturas ativas, clicamos nele e arrastamos para a área central do Power BI, no Canvas. Foi sugerido um visual de tabela com as opções "Sim" e "Não". No entanto, optamos por utilizar um gráfico de colunas para apresentar essa informação.

Definimos o eixo X como "Assinatura Ativa" e o eixo Y a contagem de assinaturas. Isso nos permite visualizar de forma mais clara a comparação entre as assinaturas ativas e inativas. Para fazermos isso, selecionamos o campo "Assinatura ativa" na seção "Dados" e arrastamos para o "Eixo Y" na seção de "Visualização" do lado direito. Fazemos o mesmo no eixo Y.

Gráfico de colunas intitulado "Contagem de Assinatura ativa vs. Assinatura ativa". Do lado esquerdo do gráfico, temos a frase "Contagem de assinatura ativa". No eixo Y, há uma escala de 0 a 300, com incrementos de 100. No eixo X, são apresentadas as opções "Sim" e "Não" para representar a assinatura ativa. A barra correspondente à opção "Sim" atinge o valor máximo de 300, enquanto a barra correspondente à opção "Não" tem um valor aproximado de 150.

Temos uma quantidade significativa de clientes que podemos tentar converter.

Esse é um exemplo de visual que podemos utilizar para comparar assinaturas ativas e inativas. No entanto, vamos refletir sobre o propósito inicial dessa análise. Será essa a reflexão que faremos ao longo desse curso: Quais aspectos visuais são mais apropriados para objetivo de análise?

O nosso objetivo é compreender o público inativo ao qual devemos direcionar nossos esforços para convertê-los em clientes ativos. Pensando nisso, o gráfico de barras fará a comparação, mas não precisa ser o único visual para isso. Podemos trazer um número específico da quantidade de pessoas inativas, para isso, usamos um cartão.

Usando o cartão no Power BI

Do lado direito em "Visualizações" selecionamos a opção de "Cartão" que possui um ícone no formato de quadrado com os números "1,2, 3". Será exibido no Canvas do Power BI um cartão para preenchermos com as informações que desejamos.

A funcionalidade do visual do cartão é fornecer informações de forma rápida e concisa.

Portanto, vamos trazer as assinaturas ativas arrastando o campo "Assinatura ativa" para "Campos". No cartão é exibido que a primeira assinatura é "Não".

O visual do cartão apresenta a palavra "Não" em letras grandes, seguida por "Primeira Assinatura Ativa" em letras menores.

Não é isso que desejamos, precisamos trazer a contagem de assinatura ativas. Para obtermos a contagem de assinaturas ativas, vamos arrastar o campo "Assinatura ativa" para a seção "Visualização" e selecionar a opção "Contagem".

O visual do cartão apresenta o número "474" em letras grandes, seguida abaixo por "Contagem de Assinatura Ativa" em letras menores.

Obtemos o valor 474, sendo a contagem de pessoas ativas e inativas.

Podemos aprimorar ainda mais esse cartão, mas gostaria que você notasse colocando um visual lado a lado que apresente rapidamente a quantidade de clientes com assinatura ativa e inativa, além de um gráfico de barras para fins de comparação.

No contexto apresentado, o uso de um cartão seria a opção mais adequada. Dessa forma, poderíamos configurar o cartão de modo a obter resultados mais precisos em relação ao objetivo inicial de análise.

Faremos isso no próximo vídeo. até mais!

Sobre o curso Dashboard com Power BI: visualizando dados

O curso Dashboard com Power BI: visualizando dados possui 122 minutos de vídeos, em um total de 53 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Business Intelligence em Data Science, ou leia nossos artigos de Data Science.

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