Alura > Cursos de Inovação & Gestão > Cursos de Marketing Digital > Conteúdos de Marketing Digital > Primeiras aulas do curso Criação de conteúdo em vídeo: estratégias e otimizações

Criação de conteúdo em vídeo: estratégias e otimizações

A importância do vídeo - Apresentação

Olá, pessoal! Meu nome é Letícia Watanabe, eu sou especialista em gestão estratégica de marketing e comunicação e serei sua instrutora nesse curso.

Letícia é uma mulher de traços orientais, olhos pretos, cabelos longos, pretos e bastante lisos. Está usando uma blusa de tricô marrom clara e uma maquiagem leve com delineado preto. Ao fundo há alguns livros, um quadro decorativo, um teclado elétrico e uma guitarra pendurada na parede.

Esse curso é para você que tem interesse em aprender a criar estratégias de conteúdo em vídeo.

Vamos analisar alguns cases reais para entender que tipo de estratégia foi utilizada para atingir as pessoas de interesse.

Passaremos pelas fases do Funil de Conteúdo, aprendendo formas de trabalhar em cada uma delas. Além disso, vamos aprender o passo-a-passo de um briefing estratégico, o que é vídeo SEO e como usar os metadados para otimizar a entrega dos nossos vídeos, aumentando as visualizações.

Obs.: Vale lembrar que, neste curso, não abordaremos questões de produção de vídeo, ok?

Estou bastante ansiosa para começarmos a estudar sobre esse assunto!

Vamos lá?

A importância do vídeo - Por que utilizar o vídeo?

Então vamos iniciar os nossos estudos?

Vamos começar com uma pergunta: Por que utilizar o vídeo como ferramenta de marketing?

Uma informação inicial que nos ajuda a responder essa pergunta é que, até o final de 2022, os vídeos online serão responsáveis por 82% do tráfego de dados da internet.

Atualmente, é muito fácil usar o nosso celular para assistir aos vídeos que nos interessam - e esse fato é muito importante para pensar sobre a relevância crescente dos vídeos em marketing.

Para entender isso melhor, vamos considerar alguns dados do portal de estatísticas Statista.

Em 2022, 168 milhões de pessoas utilizarão o celular como forma principal de assistir a vídeos da internet. Em 2027, esse número pode chegar a 188 milhões. Ou seja: há muitas pessoas, cada vez mais, consumindo vídeos pelo celular.

A produtora de vídeos animados Wyzowl também realizou uma pesquisa bastante interessante sobre o assunto com profissionais de marketing e consumidores online. Eis alguns pontos principais dos resultados:

Os profissionais de marketing...

Já os consumidores online...

Eu mesma sou uma dessas pessoas! Estou assistindo a vários vídeos de review sobre o robozinho que limpa a casa. Eu ainda não me decidi, mas estou assistindo aos vídeos para entender qual modelo irá me atender melhor.

Então, vamos conhecer uma empresa fictícia que irá nos ajudar a seguir com os nossos estudos?

A importância do vídeo - Conhecendo o cliente

Vamos imaginar que somos de um mesmo time de marketing, e recebemos um novo cliente: a Kazha Home.

A Kazha Home é uma marca nova no mercado, que está se empenhando fortemente em dois aspectos: inovação e praticidade em seus produtos.

A marca trabalha com artigos como potes para mantimentos, organizadores, utensílios domésticos - no geral, produtos voltados para tornar o dia-a-dia da casa mais prático e ordenado.

A proposta da Kazha Home é oferecer esses produtos sempre com um design moderno e atrativo. A intenção principal da marca, hoje, é "deixar a sua casa mais bonita".

Além disso, os produtos são 100% recicláveis e não possuem bisfenol em sua composição, um composto químico tóxico na produção de plásticos. Um diferencial relevante desses produtos é o custo acessível e bastante competitivo no mercado atual.

A Kazha Home distribui, hoje, em sites que vendem esse tipo de produto, em lojas físicas de artigos de decoração e utensílios para a casa e, inclusive, em supermercados. Ou seja, ainda que a marca seja nova, surge bastante ativa.

Sabendo de tudo isso, nosso time de marketing foi observar o perfil do Instagram deles. Notamos que a conta não tem muito engajamento.

Dessa forma, a intenção é reformular a comunicação da marca. A Kazha Home quer utilizar o vídeo um dos veículos principais de conteúdo para, assim, atingir suas personas.

Falando em persona, nós conversamos com o pessoal da marca para entender se eles têm essas personas e, se sim, quem são elas. Para conseguir passar ainda mais a ideia de inovação para a casa das pessoas, eles querem atingir diretamente as personas da marca, que têm interesses em comum.

Então, nessa conversa, nós conhecemos as personas da Kazha Home:

1. Maria Cecilia, ou Ciça

Ela tem 40 anos, é solteira e mora no Paraná. É arquiteta e acabou de reformar sua própria casa - então, ela tem uma casa nova em folha para preencher com utensílios e artigos de decoração.

Ciça tem vários interesses. Um deles é sempre buscar produtos inovadores, com design arrojado, para inclusive indicar para seus clientes.

Ela gosta muito de artes e está sempre consumindo esse tipo de conteúdo, além de ser muito ativa nas redes sociais - tanto em seus perfis pessoais quanto profissionais.

A sua maior queixa ao reformar a casa e renovar seus utensílios é: "Não encontro produtos que sejam bonitos além de práticos".

2. Ana Laura

Tem 25 anos, solteira, trabalha como operadora de caixa e mora em Curitiba com seus pais e sua irmã mais nova.

Ana Laura foi convidada para ser madrinha de casamento de sua melhor amiga. Com isso, ela passou a notar algumas coisas dentro de sua própria casa.

Por exemplo, os utensílios que a mãe utiliza em casa. Alguns potes já não têm mais tampa, a cozinha está sempre um pouco desorganizada... Ela pensa que talvez seja interessante passar a ajudar sua mãe a trocar esses itens domésticos.

Um de seus interesses é ler e se informar, além de assistir a vários vídeos na internet que ensinam a fazer coisas em casa - por exemplo, a trocar as prateleiras do quarto dela, o que ela mesma fez com ajuda da irmã. Ela se divertiu muito fazendo isso!

Mas seus pertences continuam desorganizados, ela não tem onde guardá-los: "Preciso encontrar uma forma de organizar e também deixar tudo bonito". Hoje, essa é a sua principal queixa.

3. João Augusto

Tem 33 anos, é solteiro e mora em São Paulo, dividindo um apartamento com dois amigos.

Ele trabalha como confeiteiro e é uma pessoa extremamente organizada e pontual.

João prefere comprar em lojas físicas para pegar e sentir os produtos, ainda que não se oponha a comprar online quando necessário. Ele gosta de ir às lojas buscar utensílios diferentes que o ajudem no dia-a-dia de trabalho.

Ele também consome muito conteúdo em vídeo, sempre pelo celular.

Sua maior queixa é: "Preciso de organizadores e novos potes identificados para manter a casa organizada". Isso porque os amigos com quem ele divide a casa são um tanto bagunceiros, não tão organizados quanto o João - então ele precisa de utensílios que o ajudem na tarefa de manter a ordem.

Agora que nós já conhecemos a marca e suas personas, vamos aprender mais sobre as diferentes plataformas de vídeo disponíveis e entender como vamos trabalhar com elas para esse cliente.

Sobre o curso Criação de conteúdo em vídeo: estratégias e otimizações

O curso Criação de conteúdo em vídeo: estratégias e otimizações possui 77 minutos de vídeos, em um total de 40 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Marketing Digital em Inovação & Gestão, ou leia nossos artigos de Inovação & Gestão.

Matricule-se e comece a estudar com a gente hoje! Conheça outros tópicos abordados durante o curso:

Aprenda Marketing Digital acessando integralmente esse e outros cursos, comece hoje!

Conheça os Planos para Empresas