Se há algo comum em quase todas as empresas no mundo, é a necessidade de adquirir produtos ou contratar serviços. Além disso, é comum que essas empresas tenham profissionais com pouco tempo para realizar algumas dessas tarefas devido à alta demanda operacional nos processos de compras. Seja para atualizar o status de um pedido de compras, informar o status de uma nota fiscal, auxiliar um fornecedor no entendimento de algum produto ou ajudar a área requisitante na elaboração de um escopo, todas essas áreas são muito demandadas.
Uma ferramenta que pode auxiliar no dia a dia é o Copilot Studio. Não deve ser confundido com o Copilot, que é mais próximo ao ChatGPT ou ao Google Gemini, sendo uma ferramenta de inteligência artificial generativa, na qual enviamos uma requisição ou pergunta e recebemos uma resposta. O Copilot Studio, por sua vez, é uma ferramenta para a criação de agentes conversacionais em no-code e low-code, ou seja, não é necessário saber programar para utilizá-lo. Para acessar essa ferramenta, é preciso apenas de uma conta na Microsoft com acesso a ela.
Para seguir o exercício que vamos realizar, é necessário ter uma conta com acesso à ferramenta.
Audiodescrição: O instrutor é um homem branco, com barba rala e um brinco de argola na orelha esquerda. Seu cabelo está penteado para o lado, com cerca de dois dedos de comprimento. Ele está em um cenário com iluminação azul e veste uma camiseta preta.
Neste curso, aprenderemos a criar agentes de IA generativa direcionados para as áreas de compras e financeira. Vamos desenvolver um agente que consulta uma base de dados e responde sobre o status de um pedido de compras. Também aprenderemos a criar fluxos condicionais dentro do Copilot Studio e a utilizá-lo para gerar respostas com inteligência artificial generativa. Além disso, vamos conectar o Copilot Studio a outras ferramentas da Microsoft, como o Planner.
Nos encontramos no próximo vídeo para começarmos a prática no ambiente do Copilot Studio. Obrigado. [♪]
Vamos explorar a tela do Microsoft Copilot Studio. Quando nos deparamos com uma nova ferramenta, é comum investigarmos bastante para entender suas funcionalidades. Recomendo que façamos isso, pois é normal nos assustarmos um pouco com a complexidade inicial. Afinal, é uma ferramenta nova e nunca a utilizamos antes. Portanto, minha recomendação é que exploremos sem medo, pois ela é mais fácil do que parece.
Na tela inicial do Copilot Studio, encontramos alguns elementos. Se for nosso primeiro agente, provavelmente não teremos agentes criados recentemente, mas teremos a opção de explorar agentes. Existem alguns agentes já parametrizados pela Microsoft para que possamos analisar. Há também uma seção que mostra o histórico de fluxos dos agentes, mas não vamos nos aprofundar nisso agora. Na parte de criação, podemos criar nosso primeiro agente. Ao clicar nessa opção, uma tela com alguns agentes já parametrizados pela Microsoft será aberta. Vamos clicar em "Novo Agente".
A partir desse momento, uma tela dentro do Copilot Studio será aberta para começarmos a parametrizar nosso agente. Podemos usar o Copilot, uma inteligência artificial, para nos ajudar nessa parametrização, ou podemos optar por configurar manualmente, que é o que faremos agora. Vamos parametrizar algumas características do nosso agente. A primeira coisa é dar um nome ao agente. Vamos chamá-lo de Luri, pois todos os assistentes da Alura recebem esse nome por padrão. Para diferenciá-lo, chamaremos de Luri Financeiro.
Podemos adicionar um ícone, uma imagem para identificar nosso agente. Vale ressaltar que a imagem deve ter no máximo 30 kbytes. Se for superior, não será aceita. Não adicionaremos uma imagem agora, mas é possível fazê-lo. Na parte de descrição, é importante colocarmos uma descrição sobre o agente, especialmente se outra pessoa for utilizá-lo. Vamos descrever o agente como desenvolvido para auxiliar em questões da área financeira.
Podemos também dar instruções adicionais ou adicionar uma base de conhecimento, mas isso será abordado mais adiante. É importante conferir o idioma. Caso desejemos em português do Brasil, devemos garantir que essa opção esteja selecionada no canto superior direito. Após essas configurações, podemos clicar em "Criar". Às vezes, o processo de criação pode demorar um pouco, então é importante ter paciência.
Na tela inicial do nosso agente, no lado direito, há uma seção de teste. Podemos testar nosso agente imediatamente, fazendo perguntas como "Como faço para emitir uma nota fiscal?". Vamos fazer essa pergunta e ver como ele responde.
A inteligência artificial generativa é imprevisível, pois pode nos surpreender de várias maneiras. Durante a aula, foi mencionado o processo de cadastro na prefeitura ou na secretaria da fazenda. Ao clicar duas vezes, fomos levados diretamente a um tópico, o que nos permite introduzir o conceito de tópicos dentro do Copilot Studio.
Para entender os tópicos, podemos fazer uma analogia com uma visita ao hospital. Se estivermos com dor no pé, passaremos por um clínico geral, que poderá nos encaminhar a um ortopedista, se necessário. Da mesma forma, se tivermos um problema gástrico, o clínico geral poderá nos encaminhar a um gastroenterologista. Os tópicos funcionam de maneira semelhante, com uma série de gatilhos para acioná-los.
Quando um usuário faz uma pergunta, ela é direcionada para um dos tópicos disponíveis. Existem vários tópicos já parametrizados, divididos em tópicos de sistema e tópicos personalizados.
Os tópicos de sistema são essenciais para o funcionamento eficaz do agente. Sem eles, o agente pode não funcionar como esperado, e não é possível excluí-los. Podemos editar ou desativar alguns tópicos, mas a Microsoft alerta que isso pode prejudicar o funcionamento do agente.
Cada tópico de sistema é acionado de forma diferente. Por exemplo, o tópico de "Início da Conversa" é acionado ao iniciar uma conversa, disparando um fluxo contínuo de cima para baixo. Quando a conversa começa, uma mensagem é exibida: "Olá, eu sou [nome do agente], um assistente virtual. Às vezes, uso IA para responder às perguntas."
Outro exemplo é o tópico de "Melhora da Conversa", acionado quando há uma intenção desconhecida. Nesse caso, o fluxo da conversa é direcionado para gerar uma resposta generativa, utilizando inteligência artificial generativa para responder no chat.
Existem outros tópicos de sistema, como o de fallback, fim de conversa e tratamento de erros. Todos esses tópicos são essenciais para o funcionamento do agente.
Encerramos o vídeo por aqui e retornaremos no próximo vídeo para discutir os tópicos personalizados. Até breve!
Nós já vimos como funcionam os tópicos de sistema, mas também temos os tópicos personalizados. Esses tópicos personalizados são acionados normalmente com alguma palavra específica, embora possamos parametrizar de outras formas. Geralmente, eles são ativados quando uma palavra é mencionada em uma conversa.
Por exemplo, vamos considerar o tópico chamado "Obrigado". Ele é acionado se algumas frases específicas aparecerem, como "Obrigado", "Obrigada", "Agradeço", "Muito Obrigado" e "Muito Obrigada". Se escrevermos "Obrigado", o tópico será acionado e responderá "de nada", conforme configurado. Podemos alterar o texto para verificar o que acontece. Em vez de "de nada", podemos colocar "Imagina". Após salvar a alteração e atualizar a conversa, ao escrever "Muito Obrigado", a resposta será "Imagina".
Podemos fazer o mesmo dentro do tópico de Sistema. A mensagem de início de conversa está muito extensa, então podemos reduzi-la. Por exemplo, podemos configurar a mensagem para: "Olá, eu sou a Luri, sua assistente virtual da área financeira. Em que posso ajudar?". Após salvar essa nova mensagem de início de conversa e atualizar novamente, ao entrar no tópico de início de conversa, que é nosso gatilho, a mensagem será exibida.
Se perguntarmos, por exemplo, "Como faço para emitir uma nota fiscal?", o sistema não conseguirá acionar nenhum tópico específico. Nesse caso, ele não acionará o gatilho de nenhum tópico e, portanto, irá para o tópico de melhora da conversa. A resposta será gerada com IA generativa, utilizando a base de conhecimento da IA generativa.
Ao falarmos "Obrigado", o sistema aciona o tópico de "Obrigado", que é um tópico personalizado. Para saber qual tópico foi acionado ou não dentro da conversa, podemos dar um duplo clique. Por exemplo, ao dar um duplo clique, o sistema nos direciona para o tópico de início da conversa. Se clicarmos novamente, ele nos leva ao tópico de melhora da conversa. E, ao clicar mais uma vez, ele nos direciona para o tópico personalizado chamado "Obrigado".
Voltando aos nossos tópicos, é interessante notar que não podemos criar tópicos de sistema. Podemos apenas editar, habilitar ou desabilitar esses tópicos, sempre lembrando que eles podem interferir no funcionamento. No entanto, podemos criar tópicos personalizados, e é isso que faremos.
Imaginem o seguinte: temos uma base de pedidos de compra. Normalmente, as empresas mantêm essas bases em algum sistema ou mesmo em uma planilha do Excel, contendo informações como número do pedido, tipo (material ou serviço), objeto do pedido, valor unitário, moeda, quantidade, valor total, data do pedido e status (entregue, parcialmente entregue, criado mas não aprovado, etc.). Embora estejamos lidando com apenas 16 pedidos como exemplo hipotético, em uma empresa real, pode haver milhões ou até bilhões de pedidos.
Vamos criar um tópico que consulte essa base para elaborar uma resposta sobre alguns aspectos do pedido. Ele pode informar qual é o objeto do pedido, o valor unitário, o valor total, o status do pedido, ou consolidar informações, como a soma total de pedidos em um determinado mês, como abril. Podemos também solicitar ao nosso agente que realize essas tarefas, que são comuns nas áreas de compras e financeira, para responder a essas dúvidas. É isso que faremos no próximo vídeo.
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