Alura > Cursos de Programação > Cursos de Cobol > Conteúdos de Cobol > Primeiras aulas do curso Cobol parte 2: manipulando arquivos de dados

Cobol parte 2: manipulando arquivos de dados

Iniciando o projeto - Telas - Apresentação

Olá, tudo bem? Meu nome é Ivan Petruce e convido você a participar do nosso curso de Cobol. Neste curso, fundamentalmente, vamos aprender a dominar os recursos de tela do Cobol e a parte de arquivos. Aprender a gravar, ler, alterar e gerar relatórios, em tela e em disco. É um sistema que vamos construir passo a passo que vai permear todos os processos de qualquer sistema comum, necessário e solicitado nas empresas, em Cobol. Um menu de cadastro, consulta, alteração, exclusão e relatórios. Convido você a fazer este curso conosco.

Iniciando o projeto - Telas - Construção de Menu 01

Vamos começar nosso projeto. O nome vai ser clientes. Podemos deixar empty para começar. Aproveitando, vou mostrar o que estou imaginando para o projeto. Vamos abrir o arquivo chamado projetos. A ideia é que exista um menu, com as opções, e acrescentei um item chamado relatório, para gerar o relatório de um ou vários arquivos específicos. A proposta do projeto é fazer cadastro, consulta, conclusão e alteração.

Vamos começar nosso programa. No nosso caso, ele vai fazer a construção de uma tela. A primeira coisa que precisamos é criar um menu para fazer a interação com o usuário. Lembrando as divisões necessárias. Na identificação, vamos colocar o nome do programa, e também vamos aproveitar para criar uma seção de comentários. A primeira informação vai ser o objetivo, depois quem está produzindo o programa. Com o tempo vamos acrescentando mais informações. Por enquanto não vamos mexer na configuração de ambientes. Na data division vão as variáveis, e na procedure o procedimento.

Temos que começar a entender como interagir com a tela, lembrando que a tela possui uma largura de 24 linhas por 80 colunas. É ali que vou posicionar. Vamos aprender a colocar um elemento na primeira posição da tela. Para isso, vamos criar na data division a seção screen section e a variável tela. Ela vai ter um filho chamado limpa tela. Vai ser o grupo necessário para fazer a limpeza e criação do cabeçalho da tela.

Primeiro vamos criar um filho para ela. A função desse cara chamado blank screen vai ser zerar a tela. Depois que eu limpei a tela, vou posicionar o cursor na linha 1, coluna 1, e vamos fazer a limpeza end of line. Da linha 1 até a coluna 1 ele vai limpar até a coluna 80, porque vai limpar a linha toda. Ele sabe disso por causa da diretiva EOL, end of line. Vou aproveitar para colocar um fundo, um background color. Eu passo a cor por número. 3 é uma, 5 é outra, e por aí vai.

Com essa situação feita, tenho que ir na procedure e fazer a chamada, usando o display. Quando fiz isso, a ideia é que ele mostre a tela. Ele vai mostrar a primeira linha excluída com o fundo. Estou criando uma variável com uma entrada só e pedindo accept. Esse accept vai trazer a variável e buscar que eu interaja com um caractere nela.

Já comecei a interagir com a tela. Na próxima, vamos aprender a construir o menu.

Iniciando o projeto - Telas - Construção de Menu 02

Vamos fazer uma alteração na nossa interação com a tela, porque na linha em que estamos colocando não aparece nada, só um borrão. Vou deixar nas anotações do curso uma tabela de cores, mas se você quiser testar basta ir mudando. Na linha onde aparece o cabeçalho, vou colocar from menu. O from joga para aquela linha algum conteúdo. Como estou colocando como literal, vai aparecer fixo.

Quando rodo o play, repare que o cursor fica no canto e o menu não aparece. Isso é ruim. Preciso reposicionar o accept. Vou usar a instrução at e dizer que quero na linha 16, coluna 10. Fica melhor. Como o cursor não ocupa o espaço, aparece a letra M, de menu. Mas não aparece o menu. Só trouxe o primeiro caractere porque não defini o tamanho que quero. Vou definir o tamanho de 20.

Mesmo assim, vou mexer também na variável título, que precisamos criar. Evidente que se eu rodar agora o código, essa variável não tem valor por estar zerada. Antes de mostrar a tela, preciso mover o que quero para aquela variável. Quando eu der o display em tela, ele vai entrar no grupo de variáveis e vai buscar o conteúdo, que é menu.

Aproveitando, vamos criar nosso menu. Vou posicionar na linha 7 e vou colocar os valores. Posso, por exemplo, fazer um accept menu. Nesse momento, peço para o accept ir buscar alguma coisa, mas é estranho, porque ele vai interagir com alguma variável, e não temos variável. Então vou usar só display menu. Vou colocar as opções, e temos nosso menu.

Logo embaixo, vamos colocar uma opção para fazer o recebimento da opção. Na linha 13, coluna 15, vou colocar using opção. Vou tirar a linha do accept e colocar um accept menu. Ele já vai me trazer a área e posicionar o cursor.

Vamos melhorar isso colocando um texto. Repare que eu coloco os pontos, mas ele já preenche. Como opção só tem um caractere, já tinha valor. Eu posso contar em que coluna quero receber a opção. Uso uma linha só como display e isoladamente chamo a variável.

Sobre o curso Cobol parte 2: manipulando arquivos de dados

O curso Cobol parte 2: manipulando arquivos de dados possui 179 minutos de vídeos, em um total de 42 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Cobol em Programação, ou leia nossos artigos de Programação.

Matricule-se e comece a estudar com a gente hoje! Conheça outros tópicos abordados durante o curso:

Aprenda Cobol acessando integralmente esse e outros cursos, comece hoje!

Conheça os Planos para Empresas