Alura > Cursos de Inteligência Artificial > Cursos de IA para Programação > Conteúdos de IA para Programação > Primeiras aulas do curso ChatGPT: desvendando a IA em conversas e suas aplicações

ChatGPT: desvendando a IA em conversas e suas aplicações

ChatGPT como gerador de texto - Apresentação

Guilherme Silveira: Oi, pessoal! Meu nome é Guilherme Silveira e serei instrutor nesse curso de Inteligência Artificial Generativa.

Guilherme Silveira é uma pessoa branca não binária, de cabelos curtos e escuros. Tem olhos castanhos e um piercing transversal na orelha direita. Está de camiseta branca com listras azuis.

Estou no estúdio da Alura com o Guilherme Lima.

Guilherme Lima: Também serei um dos instrutores nesse curso e estou muito feliz em aprender mais sobre inteligência artificial.

Guilherme é um homem branco, de cabelo curto e barba castanhos, e olhos também castanhos. Usa óculos quadrados de armação preta e está com uma camisa preta.

O que vamos aprender?

Guilherme S: Vamos entender como utilizar essas ferramentas na criação de textos dos mais diversos tipos. Podem ser peças criativas e artísticas, como uma poesia. Mas, vamos focar em questões de mercado, como uma peça publicitária ou texto de e-mail marketing.

Por exemplo, cinquenta textos de e-mail marketing em um processo de um evento.

Guilherme L: Além disso, vamos aprender a criar imagens a partir de textos. Para isso, vamos utilizar algumas ferramentas gratuitas e pagas e compará-las.

Assim, vamos mostrar como gerar imagens para postagens, publicações em redes sociais, artigos, LinkedIn, e-mail marketing, entre outras possibilidades.

Guilherme S: Se você já teve que ler um texto muito grande, você vai gostar de saber que vamos ensinar como usar essas ferramentas para resumir e extrair informações de textos. No final, vamos estar criando resumos e pontos importantes.

Também vamos utilizar essas ferramentas para controlar a qualidade do que criamos. Ao criar e-mails ou postagens em redes sociais, esses textos devem seguir padrões. Como podemos garantir que esses padrões estão sendo seguidos?

Por fim, vamos entender porque na primeira vez que usamos essas ferramentas temos a impressão de que não vai atender nossas necessidades. Assim, vamos aprender quais técnicas e práticas utilizar para tirar um proveito real dessas tecnologias hoje.

Em outras palavras, como podemos nos beneficiar agora nos e-mails e peças que escrevemos, utilizando essas ferramentas de inteligência artificial generativa.

ChatGPT como gerador de texto - Limites da IA

Guilherme L: Estamos com o nosso ambiente preparado. A ideia é entender de fato como o ChatGPT funciona e até onde essa ferramenta consegue nos ajudar.

Guilherme S: Entramos no site do ChatGPT, onde temos a opção de fazer "Log in" (entrar na conta) ou "Sign up" (Criar conta).

Como já temos uma conta criada, vamos apertar em "Login in" para logar com nossos dados.

Caso você ainda não tenha uma conta, você pode criar uma conta seguindo as instruções das atividade "Preparando o ambiente".

Limites da IA

Guilherme S: Agora que já estamos logados, queremos simular uma das capacidades mais famosas dessa inteligência artificial chamada ChatGPT: a criação de textos.

Por exemplo, suponha que fazemos parte de uma agência de turismo e queremos escrever um post no blog sobre "top 7 lugares para você levar sua criança em Tóquio para ter uma experiência local". Ou, talvez temos algum cliente da agência de turismo que está pedindo recomendações sobre esse lugar.

Podemos pedir para o ChatGPT nos ajudar com esse texto.

Como estamos na versão paga, temos a opção de usar GPT-3.5 e GPT-4. Mas, vamos começar com a versão 3.5 que atualmente é gratuita.

Na caixa de texto, vamos digitar que queremos uma lista de hospedarias clássicas japonesas:

Quero escrever uma lista de 7 hotéis que aceitam crianças e são de estilo tradicional no Japão. No caso, queria que fossem Ryokans. Eles têm que ter piscinas de águas termais e ser em Tokyo.

Vamos ler o que o ChatGPT nos respondeu.

Infelizmente, pode ser difícil encontrar ryokans com piscinas de águas termais em Tóquio, já que a maioria desses estabelecimentos está localizada em áreas rurais com fontes termais naturais. No entanto, posso fornecer uma lista de sete ryokans tradicionais em Tóquio que aceitam crianças e oferecem uma experiência autêntica. Lembre-se de que esses ryokans podem não ter piscinas de águas termais, mas ainda assim proporcionarão uma estadia agradável e tradicional para você e sua família.

Vamos procurar os sete locais que ele nos sugeriu no Google Imagens. O primeiro local "Hoshinoya Tokyo" não parece muito tradicional, porque está em um prédio.

Perceba que existe uma questão sobre o que é ser tradicional? Pedimos algo tradicional e a inteligência artificial definiu que tradicional pode ser dentro de um prédio.

Se esse hotel "Hoshinoya Tokyo" usa o termo "ryokan" para se descrever, ele deve ter piscinas de águas termais e traz um aspecto visual semelhante aos outros hotéis. Alguns dos outros locais são centrais e oferecem quartos com decoração tradicional japonesa, como tatames e futons.

Mas, para saber se era isso que estávamos buscando, teríamos que analisar um a um. Não dá para confiar com 100% de certeza, porque pode não ser o que queríamos.

Guilherme L: Inclusive, no prompt que escrevemos, ou seja, na pergunta que fizemos ao ChatGPT, colocamos que devem aceitar crianças. Contudo, não haviam crianças em nenhumas das imagens que analisamos.

Provavelmente esse é outro desafio que vamos ter que nos atentar quanto a essa ferramenta.

O ChatGPT vai tentar resolver tudo sempre, porém, nem todas as respostas vão fazer sentido e suprir nossas expectativas.

Guilherme S: Primeiro, precisamos lembrar que essa inteligência artificial consumiu dados e mais dados da internet. Talvez, em alguns dos dados consumidos, esteja escrito que o Tokyo Ryokan Sawanoya aceita crianças, tem termas e fica em Tóquio, como tínhamos pedido.

Mas, também pode ser que não estivesse nos dados consumidos. A IA pode ter simplesmente assumido que fazia sentido e nos sugeriu. Adiante, vamos falar como ela assumi e como faz essas decisões.

Em outras palavras, não podemos confiar que a resposta dada é verdadeira. Temos que buscar e verificá-las.

Essa busca pode ser feita no Google, Bing ou a ferramenta de busca que você preferir.

Gerar postagem

Guilherme S: O ChatGPT serviu para criar uma lista inicial desses lugares. O que é comum ser feito a partir disso é transformar esses dados em uma postagem de um blog.

No início da aula, falamos que queríamos gerar texto. Por enquanto, o texto gerado pela IA não está compartilhável.

Vamos assumir que esse 7 hotéis são válidos e que os conferimos. Se quiser, podemos mandar essa lista ao cliente ou podemos transformá-la em uma postagem. Para isso, digitamos o seguinte prompt:

Por favor, transforme isso num post de blog. Quero um parágrafo por ryokan, dizendo o ponto especial positivo dele. Use palavras intelectuais e chiques. Seja breve e coloque uma introdução bacana e amigável. Finalize com uma daquelas chamadas de vendas, do tipo "não perca, compre agora", pois quero que meu cliente compre agora.

Título: Descubra a autêntica hospitalidade japonesa em 7 encantadores ryokans em Tóquio!

Introdução: Bem-vindo ao emocionante mundo dos ryokans em Tóquio, onde a tradição e a hospitalidade se encontram para proporcionar uma experiência única e inesquecível. Se você está em busca de uma estadia autêntica, imersa na cultura japonesa, você veio ao lugar certo. Preparamos uma seleção exclusiva de sete ryokans tradicionais em Tóquio, cada um com seu charme especial. Venha conosco nesta jornada encantadora e descubra o que torna esses ryokans verdadeiras joias da hospitalidade japonesa.

1 - Hoshinoya Tokyo:

Com sua atmosfera serena e elegante, o Hoshinoya Tokyo oferece uma experiência de ryokan de luxo no coração da cidade. Seus quartos espaçosos e meticulosamente projetados, com vistas panorâmicas para a cidade, combinam perfeitamente o estilo tradicional japonês com toques contemporâneos. Delicie-se com as refeições kaiseki requintadas e relaxe nos banhos privativos de águas termais, proporcionando uma verdadeira indulgência para os sentidos.

2 - Ryokan Kamogawa Asakusa:

Situado no histórico bairro de Asakusa, o Ryokan Kamogawa Asakusa oferece uma experiência autêntica e acolhedora. Seus quartos, decorados com elegância e simplicidade, proporcionam uma sensação de tranquilidade. Além disso, o ryokan possui um jardim japonês encantador, onde você pode desfrutar de momentos de paz e contemplação. Não deixe de provar o delicioso chá verde servido com a tradicional cerimônia do chá.

(…)

É verdade que o hotel Hoshinoya Tokyo é sereno e elegante? Não sabemos, são apenas palavras em sequência geradas pela IA.

Porém, o ChatGPT não terminou a resposta. Parou na metade do quinto hotel. É algo comum. Às vezes para no meio porque já deu o máximo de texto que a IA poderia gerar por resposta.

Por isso, temos a opção "Regenerate response" para regerar a resposta ou "Continue generating" para continuar gerando - é o que queremos.

Após apertar para continuar gerando, vamos ter a resposta completa.

(…)

7 - Annex Katsutaro Ryokan:

Este encantador ryokan, situado no bairro de Sugamo, é conhecido por seu ambiente acolhedor e charme nostálgico. Os quartos são decorados com elementos tradicionais e mobiliário de época, criando uma atmosfera encantadora. O ryokan também oferece uma seleção de yukatas para os hóspedes vestirem durante a estadia, proporcionando uma experiência autêntica. Aproveite para explorar as ruas pitorescas de Sugamo e descubra os encantos ocultos desse bairro tradicional.

Não perca a oportunidade de vivenciar o esplendor da hospitalidade japonesa em Tóquio. Reserve agora e embarque em uma jornada única e autêntica através desses ryokans encantadores. Sinta-se parte da cultura japonesa, desfrute de momentos de relaxamento e crie memórias duradouras em uma estadia verdadeiramente especial. Garanta sua reserva hoje mesmo e mergulhe na tradição e na elegância desses ryokans exclusivos em Tóquio!

O ChatGPT fez o texto. Pode ser que o texto já esteja bom ou que ainda queiramos refinar algumas palavras por ter ficado longo e denso.

Na prática, o ser humano entrou em dois momentos nesse processo: saber o que queríamos e conferir se a resposta foi o que queríamos.

Por isso, que a OpenAI vende a ferramenta ChatGPT como uma assistente, pois ela não substitui o nosso conhecimento. Ela está nos ajudando a alcançar nosso objetivo.

Guilherme L: É como se fosse uma busca dos Google mais refinada em alguns pontos. Por exemplo, ela vai direto no que você precisa, porém, só gerou as informações. Por isso, não existe 100% de acurácia e verdade. É preciso validar essas informações.

Guilherme S: Na prática, a diferença dela com Google é que a IA não faz uma busca. Na verdade, ela cria um texto.

Quando fazemos uma busca, vamos onde os dados existem e verificamos se tem algo compatível com o que foi buscado. Quando criamos um texto, criamos palavras que fazem sentido gramaticalmente. Se essas palavras são verdadeiras ou não, não sabemos.

A frase "hoje está chovendo" faz sentido, mas é uma mentira porque não está chovendo nesse momento. Ela pode gerar essa frase.

Podemos pedir o seguinte:

Diga "hoje está chovendo".

Hoje está chovendo.

É uma frase que faz sentido, mas não é verdadeira. A IA poderia falar qualquer outra informação sobre qualquer pessoa ou lugar, mas que não é uma verdade. Afinal, ela está apenas gerando palavras sem buscar informações.

O ChatGPT não entrou no site do clima para conferir se está chovendo e confrontar essa informação.

Até a próxima!

ChatGPT como gerador de texto - Localização e viés

Guilherme S: Já conseguimos utilizar o ChatGPT e pedir algumas informações. Agora, poderíamos ir para uma área do interesse do Gui Lima.

Guilherme L: Eu gosto bastante de música. Mais especificamente, o jazz.

Localização e viés

Guilherme S: Vamos criar uma nova conversa ao apertar o botão "New chat" no canto superior esquerdo. Também vamos manter a versão GPT-3.5. Iremos fazer o seguinte pedido:

Quero entrevistar algumas pessoas para um podcast de música, de jazz. Me diga uma lista de 10 pessoas influentes na área de jazz para que eu possa convidar para meu podscast seus filhos e filhas para conversar sobre seu legado.

Vamos conferir o que a IA gera como resposta.

Claro! Aqui está uma lista de 10 pessoas influentes no mundo do jazz cujos filhos e filhas podem compartilhar valiosas perspectivas sobre o legado de seus pais:

  1. Miles Davis - Erin Davis (filho)
  2. John Coltrane - Ravi Coltrane (filho)
  3. Duke Ellington - Mercedes Ellington (neta)
  4. Thelonious Monk - T.S. Monk (filho)
  5. Ella Fitzgerald - Ray Brown Jr. (filho adotivo)
  6. Billie Holiday - Eleonor Fagan (sobrinha)
  7. Louis Armstrong - Sharon Preston-Folta (filha adotiva)
  8. Charlie Parker - Kim Parker (filha)
  9. Dizzy Gillespie - Jeanie Bryson (filha adotiva)
  10. Art Blakey - Takashi "Kash" Kako (filho adotivo)

Essas pessoas podem fornecer insights valiosos sobre o legado de seus pais no mundo do jazz e compartilhar histórias pessoais que oferecem uma perspectiva única sobre suas vidas e carreiras.

Guilherme L: Parece que a resposta faz sentido. Temos grandes nomes do jazz nessa lista. Só tem um problema: todas as pessoas citadas são estrangeiras, mas também temos artistas de jazz muito influentes no Brasil.

Guilherme S: Inclusive, estamos no Brasil. Provavelmente, vamos querer entrevistar pessoas brasileiras para valorizar e reconhecer seu merecimento.

Vamos conferir a origem das pessoas listadas:

Mas essas pessoas são de que país?

Peço desculpas por não ter fornecido informações sobre a nacionalidade das pessoas mencionadas. Aqui está a lista novamente, desta vez com a indicação dos países de origem:

  1. Miles Davis - Erin Davis (filho) - Estados Unidos
  2. John Coltrane - Ravi Coltrane (filho) - Estados Unidos
  3. Duke Ellington - Mercedes Ellington (neta) - Estados Unidos
  4. Thelonious Monk - T.S. Monk (filho) - Estados Unidos
  5. Ella Fitzgerald - Ray Brown Jr. (filho adotivo) - Estados Unidos
  6. Billie Holiday - Eleonor Fagan (sobrinha) - Estados Unidos
  7. Louis Armstrong - Sharon Preston-Folta (filha adotiva) - Estados Unidos
  8. Charlie Parker - Kim Parker (filha) - Estados Unidos
  9. Dizzy Gillespie - Jeanie Bryson (filha adotiva) - Estados Unidos
  10. Art Blakey - Takashi "Kash" Kako (filho adotivo) - Japão (embora Art Blakey seja dos EUA, Takashi "Kash" Kako é seu filho adotivo japonês)

O ChatGPT pede desculpas por não ter fornecido as nacionalidades, mas antes realmente não havíamos feito esse pedido.

Confirmamos que são todas do Estados Unidos, embora uma tenha um filho adotivo japonês. Apesar de essa não ser uma informação que havíamos pedido. Não faz diferença para a pergunta se era adotivo ou não.

Guilherme L: Mas, ainda não resolveu nosso problema. Queríamos pessoas do Brasil. Vamos precisar especificar.

Guilherme S: Escrevemos o seguinte texto:

Mas poxa, você escolheu só artistas americanos? Como assim?

Com essa fala passiva-agressiva, acabamos por descontar na IA a nossa raiva e angústia de que a inteligência artificial está enviesada, isto é, direcionada para o conteúdo norte-americano. Mas, vale lembrar que a IA não vai ser convencida por nós.

Na verdade, temos que convencer as pessoas de que as inteligências artificiais devem ser tratar as pessoas de uma forma mais igualitária.

Guilherme L: O interessante é que ele pede desculpas pela falta de diversidade cultural na lista anterior, mas trouxe novamente a mesma lista. Todas as pessoas ainda são dos Estados Unidos.

Se você quer realmente trazer nomes do Brasil, você vai ter que especificar isso no input. É a terceira vez que pedimos e ele não mostrou nenhuma pessoa diferente.

Guilherme S: Simplesmente escrevemos:

E do Brasil poxa.

Com essa pergunta, surge um aviso de que esse conteúdo pode ter violado a política de conteúdo. Isso quer dizer que algum filtro deles detectou algo. Mas, não faz sentido, pois não fomos grosseiros.

Peço desculpas novamente pela omissão anterior. Agora, vou incluir alguns artistas influentes do jazz no Brasil para que você possa considerar entrevistar seus filhos ou filhas:

  1. Tom Jobim - Paulo Jobim (filho)
  2. Hermeto Pascoal - Fábio Pascoal (filho)
  3. Moacir Santos - Luca Santos (filho)
  4. João Donato - Donatinho (filho)
  5. Dom Salvador - Dom Salvador Jr. (filho)
  6. Tania Maria - Frederico Paciência (filho)
  7. Cesar Camargo Mariano - Léo Gandelman (genro)
  8. Helio Alves - Edsel Gomez (genro)
  9. Nelson Ayres - Bianca Gismonti (filha)
  10. Egberto Gismonti - Alexandre Gismonti (filho)

Esses artistas brasileiros têm feito contribuições significativas para o jazz e suas respectivas famílias podem compartilhar histórias e perspectivas valiosas sobre o legado deles. Espero que essa lista seja mais adequada para o seu podcast de música de jazz!

Guilherme L: Agora, sim, pessoas brasileiras e que são reais.

Guilherme S: Se os filhos, filhas e genros realmente existem, teríamos que conferir cada pessoa uma por uma. Finalmente, citou 10 pessoas brasileiras.

Guilherme L: O ponto principal dessa reflexão é que existe uma questão de localização e viés da própria OpenAI em relação as nossas perguntas.

Por isso, o cuidado que precisamos ter ao criar os prompts é especificar que precisamos de uma informação relevante para o Brasil.

Não podemos deixar de citar e enfatizar isso no input.

Guilherme S: Ótimo! Agora, imagina se temos outro podcast sobre filmes.

E no outro podcast, sobre filmes, quero também mais 10.

Com certeza! Aqui está uma lista de mais 10 personalidades influentes na área de filmes, juntamente com seus filhos ou filhas, que você pode considerar convidar para o seu podcast:

  1. Francis Ford Coppola - Sofia Coppola (filha)
  2. Stanley Kubrick - Katharina Kubrick (filha)
  3. Steven Spielberg - Sasha Spielberg (filha)
  4. Martin Scorsese - Domenica Cameron-Scorsese (filha)
  5. Ridley Scott - Jordan Scott (filha)
  6. David Lynch - Jennifer Lynch (filha)
  7. Woody Allen - Bechet Dumaine Allen (filha adotiva)
  8. Pedro Almodóvar - Agustín Almodóvar (irmão)
  9. Ingmar Bergman - Eva Bergman (filha)
  10. Federico Fellini - Francesca Fellini (filha)

A maioria das pessoas citadas são novamente norte-americanas.

Guilherme L: Sim, vamos precisar especificar em cada prompt, apesar de já termos falado do Brasil anteriormente.

Guilherme S: Além do viés e do cuidado que precisamos ter para não colocar apenas pessoas norte-americanas ou de certas culturas, a IA também pode esquecer daquilo que pedimos ou entender de forma equivocada.

A IA tem um limite de memória.

O ChatGPT vai esquecer dados passados e pode ir por outro caminho. Temos que entender que isso pode acontecer.

Vamos conferir se ela lembra quais especificações pedimos anteriormente?

Mas e as outras regras que eu pedi na lista?

Peço desculpas por não atender completamente às suas especificações anteriores. Aqui está uma lista de 10 personalidades influentes no mundo do cinema, de diferentes países, juntamente com seus filhos ou filhas, levando em consideração as regras estabelecidas:

  1. Federico Fellini - Francesca Fellini (filha) - Itália
  2. Satyajit Ray - Sandip Ray (filho) - Índia
  3. Akira Kurosawa - Hisao Kurosawa (filho) - Japão
  4. Wong Kar-wai - Wong Chun (filho) - Hong Kong
  5. François Truffaut - Laura Truffaut (filha) - França
  6. Guillermo del Toro - Marisa del Toro (filha) - México
  7. Zhang Yimou - Zhang Mo (filha) - China
  8. Nuri Bilge Ceylan - İsmail Ceylan (irmão) - Turquia
  9. Alejandro González Iñárritu - Eliseo Iñárritu (irmão) - México
  10. Jean-Luc Godard - Fabrice Aragno (colaborador próximo) - França/Suíça

Agora, a IA deu outras pessoas com outras nacionalidades, mas não trouxe ninguém do Brasil.

Vamos tentar novamente e verificar se ela lembra a última regra.

Mas e a última regra que eu pedi?

Pediu desculpas novamente e manteve a lista internacional anterior. Ela não percebeu que a última regra era a especificação sobre o Brasil.

Guilherme L: Vamos colocar como ficaria esse prompt realmente forçando uma lista de artistas do Brasil?

Guilherme S: Perfeito. O que faríamos? Uma prática muito importante é começar um novo chat. Esquecer a memória e começar do zero agora que sabemos qual o nosso prompt.

Em um novo chat, escrevemos um novo pedido:

Tenho um podcast sobre filmes. Quero uma lista de 10 pessoas influentes nessa área no Brasil, para que eu possa entrevistar seus filhos e filhas para discutir seu legado.

Claro! Aqui está uma lista de 10 pessoas influentes no campo cinematográfico no Brasil, cujos filhos e filhas podem ser interessantes para entrevistar sobre o legado de seus pais:

  1. Glauber Rocha - Considerado um dos principais cineastas brasileiros, conhecido por filmes como "Deus e o Diabo na Terra do Sol" e "Terra em Transe".
  2. Nelson Pereira dos Santos - Um dos fundadores do Cinema Novo, um movimento cinematográfico importante no Brasil. Seu filme mais conhecido é "Vidas Secas".
  3. Hector Babenco - Diretor de renome internacional, conhecido por filmes como "Pixote: A Lei do Mais Fraco" e "O Beijo da Mulher Aranha".
  4. Cacá Diegues - Outro importante cineasta brasileiro e membro do Cinema Novo. Filmes notáveis incluem "Bye Bye Brasil" e "Xica da Silva".
  5. Geraldo Del Rey - Ator emblemático dos filmes de Glauber Rocha, notadamente em "Deus e o Diabo na Terra do Sol" e "Terra em Transe".
  6. Zé do Caixão (José Mojica Marins) - Um dos maiores diretores de cinema de horror do Brasil, conhecido pelo personagem icônico Zé do Caixão.
  7. Fernando Meirelles - Diretor do aclamado filme "Cidade de Deus", indicado ao Oscar, e também conhecido por seu trabalho em "O Jardineiro Fiel".
  8. José Padilha - Diretor de "Tropa de Elite" e sua sequência, filmes que tiveram um impacto significativo na indústria cinematográfica brasileira.
  9. Walter Salles - Diretor de filmes como "Central do Brasil" e "Diários de Motocicleta", que ganharam reconhecimento internacional.
  10. Arnaldo Jabor - Um dos principais cineastas brasileiros, conhecido por filmes como "Toda Nudez Será Castigada" e "Eu Sei Que Vou Te Amar".

Com um pedido direto ao ponto, fugimos no problema do bias (viés). E, ao começar uma nova conversa, fugimos também do problema da memória.

É como se você tivesse em um relacionamento com alguém e fala "calma, daqui a pouco conversamos sobre isso de novo". É como respirar fundo para começar do zero, já que não estava indo para o caminho que queríamos.

É comum e importante conhecer as técnicas para fazer isso com a IA.

Guilherme L: Agora, sim, o ChatGPT trouxe como respostas pessoas do Brasil de fato.

Sobre o curso ChatGPT: desvendando a IA em conversas e suas aplicações

O curso ChatGPT: desvendando a IA em conversas e suas aplicações possui 90 minutos de vídeos, em um total de 23 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de IA para Programação em Inteligência Artificial, ou leia nossos artigos de Inteligência Artificial.

Matricule-se e comece a estudar com a gente hoje! Conheça outros tópicos abordados durante o curso:

Aprenda IA para Programação acessando integralmente esse e outros cursos, comece hoje!

Plus

De
R$ 1.800
12X
R$109
à vista R$1.308
  • Acesso a TODOS os cursos da Alura

    Mais de 1500 cursos completamente atualizados, com novos lançamentos todas as semanas, emProgramação, Front-end, UX & Design, Data Science, Mobile, DevOps e Inovação & Gestão.

  • Alura Challenges

    Desafios temáticos para você turbinar seu portfólio. Você aprende na prática, com exercícios e projetos que simulam o dia a dia profissional.

  • Alura Cases

    Webséries exclusivas com discussões avançadas sobre arquitetura de sistemas com profissionais de grandes corporações e startups.

  • Certificado

    Emitimos certificados para atestar que você finalizou nossos cursos e formações.

Matricule-se

Pro

De
R$ 2.400
12X
R$149
à vista R$1.788
  • Acesso a TODOS os cursos da Alura

    Mais de 1500 cursos completamente atualizados, com novos lançamentos todas as semanas, emProgramação, Front-end, UX & Design, Data Science, Mobile, DevOps e Inovação & Gestão.

  • Alura Challenges

    Desafios temáticos para você turbinar seu portfólio. Você aprende na prática, com exercícios e projetos que simulam o dia a dia profissional.

  • Alura Cases

    Webséries exclusivas com discussões avançadas sobre arquitetura de sistemas com profissionais de grandes corporações e startups.

  • Certificado

    Emitimos certificados para atestar que você finalizou nossos cursos e formações.

  • Luri powered by ChatGPT

    Luri é nossa inteligência artificial que tira dúvidas, dá exemplos práticos e ajuda a mergulhar ainda mais durante as aulas. Você pode conversar com Luri até 100 mensagens por semana.

  • Alura Língua (incluindo curso Inglês para Devs)

    Estude a língua inglesa com um curso 100% focado em tecnologia e expanda seus horizontes profissionais.

Matricule-se
Conheça os Planos para Empresas

Acesso completo
durante 1 ano

Estude 24h/dia
onde e quando quiser

Novos cursos
todas as semanas