Alura > Cursos de Data Science > Cursos de Business Intelligence > Conteúdos de Business Intelligence > Primeiras aulas do curso Report Analysis com Power BI: gerando relatórios empresariais

Report Analysis com Power BI: gerando relatórios empresariais

Instalando e configurando o ambiente - Introdução

Oi, gente. Vamos iniciar mais um treinamento na área de business intelligence. Vimos até agora diversos cursos que mostraram todos os passos principais na implementação de um business intelligence.

O primeiro curso, introdução ao business intelligence, nós fizemos o papel de consultores que chegaram numa empresa fictícia de suco de frutas e entendemos a empresa, entrevistamos os usuários e construímos todo o nosso projeto.

Depois, nós fomos para a parte de ETL. Nós criamos o nosso Data Warehouse e extraímos, transformamos e carregamos os dados nessa base de dados de consulta.

O nosso próximo passo foi a construção dos OLAPS, os bancos de dados gerenciais específicos para cada departamento. Criamos esses OLAPS usando como única fonte de dados o nosso Data Warehouse.

E aí, finalmente, nós aprendemos a consultar os dados nesses OLAPS através de uma linguagem chamada MDX. Agora, vamos ao curso final da nossa carreira de business intelligence.

Agora iremos utilizar uma ferramenta chamada Power BI. O Power BI, ele serve para a construção dos relatórios que serão disponibilizados para os nossos usuários. Veremos aqui nesse treinamento como nós determinamos o formato desses relatórios e como os construímos e como entregamos aos nossos usuários.

Então eu espero que vocês gostem desse treinamento, OK? Um abraço.

Instalando e configurando o ambiente - Onde este curso se aplica

Temos aqui a nossa transparência mostrando todos os passos da implementação de um sistema de business intelligence. Se você já fez todos os cursos anteriores a este, na carreira de business intelligence, você já deve estar familiarizado com essa figura.

Aqui mostramos a construção da matriz baseado na matriz “construção Data Warehouse”, o processo de extração e transformação em carga para incluir dados no Data Warehouse e eventualmente o uso ou não de uma tabela de ODS.

Finalmente a construção dos OLAPS, dos bancos gerenciais voltados para cada departamento, e finalmente aprendemos o mecanismo de extração de dados dos OLAPS através do MDX.

O que nós vamos ver no curso de Power BI agora é a parte final, é o coroamento do meu sistema de business intelligence, ou seja, é o uso da ferramenta Power BI para entrega de relatórios para os nossos usuários.

Esta fase da implementação do sistema de business intelligence é a mais importante. Não adianta se você fez uma excelente matriz, um impecável Data Warehouse, dados completamente limpos e íntegros, OLAPS superperformáticos.

Se os relatórios não forem entregues da maneira que o usuário espera, aí o seu sistema de business intelligence não serviu para nada. É agora, nessa parte final em que você deve tomar mais cuidado ao entregar os relatórios finais aos seus usuários.

Identificar que tipo de relatório cada usuário deseja visualizar é a coisa mais importante. Veremos, neste curso, que nós podemos construir relatórios bem complexos.

Alguns já dando a informação direta para o usuário, outros permitindo que o usuário possa explorar os dados. OK? Então, vamos continuar.

Instalando e configurando o ambiente - Configurando o ambiente

Vamos configurar o nosso ambiente. Se você já está fazendo o curso, a todos os cursos da carreira de Business Intelligence desde o início, ou seja, o curso de ETL parte 1, parte 2, o curso de construção do OLAP e o curso de MDX e está utilizando a mesma máquina que você usou para a construção de todos esses treinamentos com todos os projetos implementados com sucesso, você pode pular essa aula.

Agora, se você já fez o curso, mas está usando uma máquina nova, ou deseja realmente apagar tudo o que você fez e começar do zero usando todos os arquivos necessários para este treinamento, basta seguir os passos dessa aula, OK?

Então tá. Vocês, aqui embaixo, tem um link para fazer download e dois arquivos: é o backup do nosso “data warehouse” e o backup dos nossos bancos de dados OLAPS.

Então vamos recuperar esses backups no nosso SQL Server que temos instalados na nossa máquina. Se você está usando uma máquina nova, em que você não tem os produtos instalados, você dá uma pausa na aula e vai lá no curso de ETL parte 1 onde, no começo, nós fazermos a instalação de todos os produtos.

Os produtos necessários para esse treinamento, e que você já deve ter instalado neste momento na sua máquina, são os seguintes: SQL Server 2017 Develop Edition, o SQL Server 2017 Manager Studio e o SQL Server 2017 Data Tools.

Então, se a sua máquina não tem esses softwares, vai lá na aula do curso do ETL parte 1. Lá no início eu tenho a instalação desses produtos passo a passo. E depois volte para cá. OK? Então, nesse ponto, eu estou supondo que na sua máquina você já tem todos os produtos, prontos e instalados.

Então vamos recuperar os nossos backups. Faça, então, o link de download, grave esses arquivos que você baixou na sua máquina, localmente, e aí você abra o SQL Server Manager Studio.

Vamos conectar, então, em dois servidores. Primeiro, o servidor de banco de dados do SQL Server, e depois o servidor de OLAP. Então aqui em “conectar”, eu vou fechar essa caixa de diálogo que aparece logo que eu abro o Manager Studio.

E aqui, em “conectar”, eu vou primeiro escolher o mecanismo de banco de dados. Utilize a conexão padrão, que você configurou durante a instalação do SQL Server, e aqui, banco de dados, botão direito do mouse, eu vou selecionar a opção “restaurar banco de dados”.

Aqui em “restaurar banco de dados”, eu clico em “dispositivo”, clico nos três pontinhos, vou clicar em “adicionar”, e aqui eu vou buscar o diretório onde eu salvei os meus arquivos.

Então eu vou abrir aqui. Então, o primeiro arquivo que eu vou utilizar para recuperar o banco de dados, ou seja o “Data Warehouse”, é o “DW_SUCOS.BAK”. Vou selecionar ele, clico em “OK”, clico novamente em “OK”, eu tenho ele carregado aqui, venho em “opções”, seleciono a opção “substituir o banco de dados existentes” e clico em “OK”.

Bem, o meu banco foi recuperado com sucesso. Se eu vier aqui na pasta “banco de dados”, botão direito do mouse e clicar em “atualizar”, ele já deve existir aqui com todas as tabelas do meu Data Warehouse.

O que vamos recuperar agora são os bancos OLAPS. Então eu venho aqui em “conectar”, eu agora vou selecionar “analysis services”. Clico em conectar. Quem já assistiu às outras aulas já viu que na minha máquina a conexão do “analysis services” demora um pouquinho, vamos aguardar.

Pronto. Entrou aqui o servidor. E aí mais um pouquinho para ele mostrar as opções de navegabilidade dentro do banco. Pronto. Então eu vou fazer a coisa muito parecida. Vou clicar em “banco de dados”, botão direito do mouse e vou clicar em “restaurar”.

A forma de restauração do backup do “analysis services” é um pouquinho diferente. Eu vou clicar aqui em “procurar”, e primeiro eu venho aqui no diretório onde eu salvei os meus arquivos, que eu fiz o download, e vou aqui copiar o caminho onde eles estão localizados, e aqui embaixo, voltando na caixa de diálogo de restauração do OLAP no Manager Studio, eu vou em “caminho selecionado” colar aquele caminho que eu copiei.

E em “nome do arquivo”, claro, eu vou vir aqui, eu vou pegar esse arquivo “OLAPsucos.abf”, vou copiar o nome dele, volto aqui para o caixa de diálogo do Manager Studio e copio.

A extensão dele é “abf”. Então eu vou colocar aqui, “abf”, clico em “OK”. Vou clicar em “OK” novamente. Se nós viermos aqui e clicarmos em “atualizar”, eu já vou ter aqui o meu “OLAPsucos” salvo dentro do meu “analysis services”.

Então, com o nosso DW, e com os nossos OLAPS, já estamos prontos para iniciar o curso de Power BI. OK? Muito obrigado.

Sobre o curso Report Analysis com Power BI: gerando relatórios empresariais

O curso Report Analysis com Power BI: gerando relatórios empresariais possui 127 minutos de vídeos, em um total de 47 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Business Intelligence em Data Science, ou leia nossos artigos de Data Science.

Matricule-se e comece a estudar com a gente hoje! Conheça outros tópicos abordados durante o curso:

Aprenda Business Intelligence acessando integralmente esse e outros cursos, comece hoje!

Plus

  • Acesso a TODOS os cursos da plataforma

    Mais de 1200 cursos completamente atualizados, com novos lançamentos todas as semanas, em Programação, Front-end, UX & Design, Data Science, Mobile, DevOps e Inovação & Gestão.

  • Alura Challenges

    Desafios temáticos para você turbinar seu portfólio. Você aprende na prática, com exercícios e projetos que simulam o dia a dia profissional.

  • Alura Cases

    Webséries exclusivas com discussões avançadas sobre arquitetura de sistemas com profissionais de grandes corporações e startups.

  • Certificado

    Emitimos certificados para atestar que você finalizou nossos cursos e formações.

  • Alura Língua (incluindo curso Inglês para Devs)

    Estude a língua inglesa com um curso 100% focado em tecnologia e expanda seus horizontes profissionais.

12X
R$85
à vista R$1.020
Matricule-se

Pro

  • Acesso a TODOS os cursos da plataforma

    Mais de 1200 cursos completamente atualizados, com novos lançamentos todas as semanas, em Programação, Front-end, UX & Design, Data Science, Mobile, DevOps e Inovação & Gestão.

  • Alura Challenges

    Desafios temáticos para você turbinar seu portfólio. Você aprende na prática, com exercícios e projetos que simulam o dia a dia profissional.

  • Alura Cases

    Webséries exclusivas com discussões avançadas sobre arquitetura de sistemas com profissionais de grandes corporações e startups.

  • Certificado

    Emitimos certificados para atestar que você finalizou nossos cursos e formações.

  • Alura Língua (incluindo curso Inglês para Devs)

    Estude a língua inglesa com um curso 100% focado em tecnologia e expanda seus horizontes profissionais.

12X
R$120
à vista R$1.440
Matricule-se
Conheça os Planos para Empresas

Acesso completo
durante 1 ano

Estude 24h/dia
onde e quando quiser

Novos cursos
todas as semanas