Alura > Cursos de DevOps > Cursos de AWS > Conteúdos de AWS > Primeiras aulas do curso AWS Certified Cloud Practitioner: Domain 1 e 2

AWS Certified Cloud Practitioner: Domain 1 e 2

As certificações da AWS e como estudar - Introdução

Você tem acompanhado o mercado de tecnologia e decidiu agora partir para uma certificação dentro da AWS? Essa é a ideia desse curso. Vamos abordar aqui a primeira prova de certificação, que se chama ACP.

“Ricardo, o que é ACP?”. ACP é AWS Cloud Practitioner, que é uma certificação inicial da AWS, onde garante que a pessoa certificada tenha o entendimento de como funciona a nuvem, possa apontar principais serviços, os seus métodos de implementação. Também conheça a parte toda de precificação, esteja também antenado com as questões de segurança. É uma certificação bem legal para você começar a tua carreira na AWS.

O curso vai ser dividido em quatro grandes domínios, que são os domínios conceituais, o domínio de tecnologia, o domínio de segurança, que é importantíssimo, principalmente aqui dentro desse curso, e, também, a parte de precificação, onde você consiga entender e apontar os principais modelos de faturamento, definição de preços e assuntos correlacionados. Eu sou o Ricardo Merces, quero te dar as boas-vindas e te acompanhar durante o curso.

As certificações da AWS e como estudar - Como estudar?

Nosso primeiro ponto abordado, também vai servir para balizar nossos estudos. Como está estruturado esse curso? Quais são os temas? Como eu devo começar? Olha só esse slide. Essa é a estrutura do curso que nós veremos ao longo das aulas.

Slide com a Estrutura do Curso. Domain 1: Cloud Concepts. Domain 2: Security and Compliance. Domain 3: Technology. Domain 4: Billing and Princing.

A minha dica para você é o seguinte, "Ricardo, eu já trabalho com AWS, já sei subir uma máquina virtual, uma EC2, já conheço S3, já criei um load balance, eu já tenho uma ambientação" – e logicamente vamos falar sobre isso durante as aulas – "mas eu já conheço um pouco da tecnologia, meu objetivo é exatamente fazer essa primeira prova".

Você, que tem esse perfil, a minha dica para você é: você pode seguir essa ordem que eu planejei, que vemos no Domain 1 a parte dos conceitos de nuvem, a parte de segurança e o compliance.

Essa parte de tecnologia, no Domain 3, que vamos detalhar os serviços, que é o EC2, o S3, então aqui você já tem uma visão melhor, talvez seja legal, caso deseje, colocar isso na sequência ou deixar para o final do curso. Mas, fazendo na sequência, é uma forma legal de você recapitular todos os tópicos.

E no final, no Domain 4, a parte de cobrança, de precificação, que vai nos apontar como a AWS funciona. Essa é a primeira ideia para quem já tem experiência dentro da AWS.

"Ricardo, eu não conheço nada de AWS, mas quero fazer a certificação". A recomendação é sempre que a pessoa já tenha uma experiência. Ok, você vai seguir com essa experiência ao longo do curso, vai treinar junto, o que eu posso fazer?

Você faz o seguinte, começa pelo domínio 3, por quê? Porque no domínio 3, quando apresentamos os serviços, vão ficando na tua cabeça, os termos EC2, Security Group, S3, regras, load balance, um monte de termos que não só são conteúdos da prova, mas também vão ser pontos-chaves para desmembrarmos outros temas durante o curso, que estão em outros domínios.

É legal você já ter, já sabe o que é uma EC2, já sabe o que é um Security Group. O Security Group, por exemplo, é o firewall que colocamos lá na EC2.

Então estamos falando aqui - se você seguir essa ordem - primeiro em conceito e depois segurança. Utilizando o Security Group, você poderia perguntar: “Mas Security Group, como eu aplico isso?”. Dessa forma, minha recomendação para você é: começa pelo domínio 3 e depois vai lá, domínio 1, domínio 2 e domínio 4.

Essas são as dicas. Lógico, você tem liberdade para ver a sequência que você quiser, mas eu queria deixar registrado essas dicas de roteiro para você adotar durante os estudos. Então vamos começar.

As certificações da AWS e como estudar - Certificações e carreiras na AWS

Vamos falar um pouco do processo de certificação, quais são as certificações que a AWS te oferece. Ela divide em quatro temas: a Foundational, a primeira; a nível Associate; a nível Professional; e agora, relativamente novo, tem a certificação de especialista, Specialty.

Para entendermos melhor isso, eu vou deixar o link para você, http://aws.amazon.com/pt/certification , os links estarão todos aí. Esse mapa daqui eu vou detalhá-lo para que você possa compreender o processo, então vamos lá.

Vamos trabalhar durante o curso no objetivo do ACP, que é essa primeira certificação, no diagrama fica mais fácil de visualizar. A proposta dessa certificação é para um público em geral. Diferente das demais certificações, essa não vai exigir de você um detalhamento técnico, porém você precisa conhecer as tecnologias que envolvem os serviços.

Eu gosto sempre de dizer o seguinte, você não precisa dizer qual é a sequência para subir uma instância EC2, mas você tem que entender que a EC2 é um recurso de computação virtual, que tem modelos de implementação, modelos de alocação, como, por exemplo, modelo sob demanda, modelo reservado, modelo até fazendo host dentro da AWS.

Essa é a diferença, você não vai configurar o serviço, isso nós vemos na certificação do Associate. No ACP é uma visão geral, mas é super válida não só para o profissional de TI, mas gestores, pessoas que estão ali orbitando no nosso meio, até para a parte de consultoria, recomendação.

Por que você vai recomendar a nuvem? Baseado em quê? Como você pode indicar para usar a nuvem se você não conhece direito essa estrutura da AWS? Esse é o objetivo e essa é a certificação.

Depois disso você tem essas vertentes. Tem a vertente que ele chama de Associate, no segundo nível, e a vertente Professional. Agora sim nós entramos, vamos dizer assim, na linha de comando.

O Solutions Architect Associate é realmente a parte mais técnica e tudo mais. E uma evolução disso é a questão Professional, que é um nível mais alto. Tirando essa coluna, duas delas culminam no DevOps – que é um termo novo – Engineer.

Esse Devops Engineer, para você chegar nele, você pode fazer o Developer Associate ou o SysOps Administrator. Aqui é legal que tem até uma vertente de acordo com teu perfil profissional. A galera de desenvolvimento já tende a vir para esse lado do Developer e aqui, SysOps Administrator é mais a administração da infraestrutura.

São esses basicamente os cursos, é legal você dar uma lida nisso, entender, até para depois que você tirar a ACP, você encaminhar a tua carreira aqui dentro da AWS.

Ponto importante, isso daqui não é pré-requisito para as demais certificações, você pode começar por aqui. Mas eu acho super válido essa certificação.

Na sequência temos um detalhamento que tem muito a ver com o tempo de experiência. Você vê que essa fala vai sempre aparecer, não só aqui no curso, mas dentro da AWS, porque você precisa de experiência de uso para o processo de certificação.

A ACP, que está lá no nível inicial, Foundational, seis meses e conhecimento do setor. O Associate, um ano de experiência. Eu, Ricardo, digo para você que um ano eu acho até pouco, eu acho que um ano e meio, dois anos seria a minha recomendação pessoal. Estou pegando da documentação oficial. Problemas e implementação de soluções, ele fala um ano, eu sugiro um pouquinho mais.

E a Professional já é um cenário mais abrangente, onde você não só opera, mas solucionando problemas lá dentro da AWS. Aqui é só para você ter uma ideia de tempo de experiência para fazer um depara com as certificações.

Assim como temos aquele primeiro cenário para aqueles três níveis, tem um segmento que é relativamente novo, que se chama Certificações Especialista, e atualmente temos esses modelos no slide. O próprio nome já esclarece, mas eu queria chamar atenção para coisas que o mercado já olha com bons olhos.

Big Data, você vê que os termos são o que está - vamos dizer - na moda. Machine Learning e até Alexa Skill Builder. Você tem lá a certificação para você se tornar especialista em desenvolvimento de Skill para Alexa. Estou até pensando seriamente em fazer isso também, mas é tema para outro momento.

Realmente não tem como separar a questão da experiência, porque aqui você vai mergulhar fundo nas questões. Por exemplo, nessa parte de Advanced Networking, você tem que conhecer a fundo as questões de VPC, que é toda a parte de estruturação de rede, toda a montagem de cenário, de arquitetura para provisionar os recursos, e por aí vai cada uma delas.

O especialista é o resumo do que eu disse, experiência técnica em nuvem, no domínio da especialidade conforme especificado no guia. O que o guia vai falar é sobre a temática de cada um, mas isso é assunto para outro curso, vamos focar no ACP, que é o objetivo da primeira certificação.

E para fecharmos esse conceito, aquelas perguntas que geralmente o pessoal faz, a importância da certificação, isso tem vários itens, eu só apontei resumidamente. Por que certificar? A certificação ajuda, não só AWS, mas ajuda a validar a tua experiência.

Eu sei bastante de Linux, eu tenho a certificação, eu tenho algum documento que me comprove isso? Sim, eu tenho LPI ou outra certificação, então você está testando a tua experiência.

Atesta e valoriza as habilidades, está linkado muito no tema inicial, e no mercado de trabalho ele também exige bastante, eu quero um especialista de AWS na temática tal, a certificação não é o único requisito, mas é parte do passaporte que você precisa ter para ingressar num mercado mais específico.

Essa é a ideia das certificações, de como elas estão divididas e até para você planejar a tua carreira dentro da AWS.

Sobre o curso AWS Certified Cloud Practitioner: Domain 1 e 2

O curso AWS Certified Cloud Practitioner: Domain 1 e 2 possui 141 minutos de vídeos, em um total de 41 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de AWS em DevOps, ou leia nossos artigos de DevOps.

Matricule-se e comece a estudar com a gente hoje! Conheça outros tópicos abordados durante o curso:

Aprenda AWS acessando integralmente esse e outros cursos, comece hoje!

Plus

De
R$ 1.800
12X
R$109
à vista R$1.308
  • Acesso a TODOS os cursos da Alura

    Mais de 1500 cursos completamente atualizados, com novos lançamentos todas as semanas, emProgramação, Front-end, UX & Design, Data Science, Mobile, DevOps e Inovação & Gestão.

  • Alura Challenges

    Desafios temáticos para você turbinar seu portfólio. Você aprende na prática, com exercícios e projetos que simulam o dia a dia profissional.

  • Alura Cases

    Webséries exclusivas com discussões avançadas sobre arquitetura de sistemas com profissionais de grandes corporações e startups.

  • Certificado

    Emitimos certificados para atestar que você finalizou nossos cursos e formações.

Matricule-se

Pro

De
R$ 2.400
12X
R$149
à vista R$1.788
  • Acesso a TODOS os cursos da Alura

    Mais de 1500 cursos completamente atualizados, com novos lançamentos todas as semanas, emProgramação, Front-end, UX & Design, Data Science, Mobile, DevOps e Inovação & Gestão.

  • Alura Challenges

    Desafios temáticos para você turbinar seu portfólio. Você aprende na prática, com exercícios e projetos que simulam o dia a dia profissional.

  • Alura Cases

    Webséries exclusivas com discussões avançadas sobre arquitetura de sistemas com profissionais de grandes corporações e startups.

  • Certificado

    Emitimos certificados para atestar que você finalizou nossos cursos e formações.

  • Luri powered by ChatGPT

    Luri é nossa inteligência artificial que tira dúvidas, dá exemplos práticos e ajuda a mergulhar ainda mais durante as aulas. Você pode conversar com Luri até 100 mensagens por semana.

  • Alura Língua (incluindo curso Inglês para Devs)

    Estude a língua inglesa com um curso 100% focado em tecnologia e expanda seus horizontes profissionais.

Matricule-se
Conheça os Planos para Empresas

Acesso completo
durante 1 ano

Estude 24h/dia
onde e quando quiser

Novos cursos
todas as semanas