School Guardian e o uso de machine learning para enfrentar desafios do dia a dia escolar

Confira o Case completo

Neste estudo de caso, você vai entender como a School Guardian mitigou problemas reais e cotidianos de ambientes escolares, como bullyng, e hoje, já consegue mirar em outros problemas, como o uso de vape em escolas.

Rubens Rodrigues, Co founder e CTO da School Guardian, conta, passo a passo, como o case foi construído: uma solução baseada em machine learning e inteligência artificial.

Ao longo da entrevista, fica claro que usar machine learning e IA nesse contexto vai muito além do código. A School Guardian precisou lidar com limitações técnicas importantes, como o alto custo computacional de processamentos pesados, educar frameworks, além da LGPD, que impõe cuidados rigorosos no uso de dados sensíveis, especialmente quando envolvem crianças e adolescentes.

O episódio também evidencia que a tecnologia, sozinha, não resolve problemas complexos. A identificação desses comportamentos só faz sentido quando acompanhada de uma atuação multidisciplinar, envolvendo áreas como psicologia e pedagogia

Mais do que um case técnico, esta conversa mostra como machine learning pode ser uma ferramenta poderosa quando aplicada com responsabilidade, contexto humano e integração entre diferentes áreas do conhecimento. Um exemplo real de como soluções escaláveis nascem da escuta, da compreensão do problema certo e da escolha consciente das tecnologias ao longo do caminho.

Materiais para estudo

Tecnologias comentadas no video

Comece a estudar agora na maior escola de tecnologia do país

Conheça os Planos para Empresas