Trabalhando com diferentes versões do Angular

Trabalhando com diferentes versões do Angular
DIEGO CARLOS MARTINS GAYOSO
DIEGO CARLOS MARTINS GAYOSO

Compartilhe

Ao trabalharmos com ferramentas que estão sendo constantemente atualizadas, como é o caso do Angular, podemos nos deparar com um grande problema: as diferentes versões e como manter o projeto atualizado e funcionando sempre que houver alguma mudança. No nosso caso, muitos desses problemas estão relacionados a versão do Node.JS e a versão do Angular instaladas no seu ambiente de desenvolvimento.

Principal problema

Recentemente, enquanto trabalhava com a versão 6 do Angular, tive dificuldades porque minha versão do Node.js era mais atual. Inicialmente, considerei reinstalar o Node.js para compatibilizá-lo com o Angular, mas isso significaria repetir esse processo sempre que trabalhasse em projetos com diferentes versões do Angular, então me perguntei, “Ó céus, o que fazer?”. E a resposta foi, ter várias versões do Node.JS instaladas. Como fazer isso? Usando a ferramenta NVM.

Banner promocional da Alura, com um design futurista em tons de azul, apresentando o texto

O que é o NVM?

O NVM ou Node Version Manager, traduzindo para o português Gerenciador de versão do Node, é uma ferramenta que permite instalar várias versões do Node.JS em nossa máquina. Essa ferramenta é uma mão na roda quando vamos trabalhar com projetos antigos. Para entender mais sobre essa ferramenta, aqui na plataforma temos um artigo Node.JS: Descomplicando o trabalho com diferentes versões que explica mais sobre essa ferramenta e como realizar a instalação.

Como o NVM pode nos ajudar com Angular?

No momento estou com o Node.JS v18.15.0 instalado e com o Angular v15.1.3, porém a versão do projeto do curso que estou estudando é a v6.0.0. Para que eu consiga acompanhar este curso vou utilizar uma versão do node compatível lista de compatibilidade de versão Angular CLI, Angular, Node.js, TypeScript e RxJS com a versão Angular do projeto.

Para instalar a versão do Angular usado no curso, tive que desinstalar a versão que tinha, e funcionou sem problemas, porém quando eu precisar da versão mais recente do Angular terei que desinstalar novamente para colocar a nova versão e depois se precisar de outra versão mais antiga terei de desinstalar essa e assim por diante. Já viu onde isso vai dar né? Isso demanda muito tempo e dá muito trabalho, por tanto fiz da seguinte forma.

Já tenho algumas versões do NPM instaladas dentro do NVM e vou utilizar a versão 16.15.1 para instalar o Angular v6.0.0.

Print do terminal após rodar o comando `nvm list` assim mostrando todas as versões do Node.JS já instaladas, sendo que a versão 18.15.0 é a que está sendo usada.

Primeiro vou acessar essa versão com o comando nvm use 16.15.1.

Print do terminal com o comando `nvm use 16.15.1` e mensagem de sucesso para usar a versão.

Em seguida vou instalar o Angular v6.0.0, usando o comando npm install -g @angular/[email protected].

Terminal mostrando progresso de instalação do Angular após usar o comando `npm install -g @angular/cli@6.0.0`.

Aparentemente, tudo saiu bem. Para verificar, vou usar o comando ng version.

Terminal mostrando a versão instalada do Angular após rodar o comando `ng version`, onde mostra também as versões do Node.js, do Sistema Operacional e dos pacotes essenciais do Angular.

Com isso já posso criar ou trabalhar com projetos com Angular v6.0.0.

Conclusão

O NVM é uma ferramenta essencial para qualquer dev trabalhando com o Angular e outras ferramentas que passam por atualizações constantes. Com ela você será capaz de explorar quaisquer versão do Angular e do Node seja para trabalho ou estudos, diminuindo problemas de versionamentos de dependências, criando diferentes ambientes de desenvolvimentos. Além disso, o uso do NVM ajuda a garantir um fluxo de trabalho mais suave e sem muitos impedimentos.

Tenha em mente que, ao explorar diferentes versões do Angular e de outras ferramentas, você pode encontrar soluções inovadoras e otimizar sua prática como dev. Então, vá em frente, faça alguns testes, pode ser de grande ajuda. Bons estudos!

DIEGO CARLOS MARTINS GAYOSO
DIEGO CARLOS MARTINS GAYOSO

Brasiliense, apaixonado por games e programação.

Veja outros artigos sobre Front-end