Testes de aceitação com o Selenium

Testes de aceitação com o Selenium
steppat
steppat

Compartilhe

Selenium é uma ferramenta para testar aplicações web pelo browser de forma automatizada. Selenium se refere ao Acceptance Testing (ou functional testing) que involve rodar testes num sistema finalizado. Os testes rodam diretamente num browser, exatamente como o usuário faria.

Por que Selenium? Temos que testar o nosso código, mas em uma aplicação web fica dificil de testar a camada de apresentação, o resultado final. Como testar os custom tags (por exemplo erro.tag ou select.tag)? Como testar a compatibilidade entre browser diferentes de forma automatizada? Em geral, como testar que a página renderizada tem o resultado desejado?

Para isso serve Selenium, que se preocupa basicamente com duas tarefas

  • testes de funcionalidades da aplicação web
  • testes de compatibilidade entre browser e plataformas diferentes

Componentes do Selenium: Dois componentes são importante para gerar e rodar testes com Selenium:

1. Selenium RC

É um servidor escrito em java. Ele recebe chamadas http e executa os testes. As chamadas vem dos testes unitários (com junit, por exemplo). Este blog tem foco nesse componente.

2. Selenium IDE

É uma extensão do firefox. Com ela podemos criar testes. Ela funciona com um recorder e grava as ações do usuário. As ações podem ser transformadas em código em várias linguagens entre elas java. Integração com JUnit

Vamos criar um teste de funcionalidade com Selenium e JUnit. Precisamos:

- uma aplicação web - o selenium server - o selenium test client com junit

Objetivo é testar um combo box numa página jsp. Vamos deixar o selenium abrir um browser, chamar a página e testar a combo box.

A página do aplicação web

Aqui tem uma página ( index.jsp) simples para testar a opção selecionada num combo box: ```html

Selenium e JUnit HowTo Size:

Vamos supor que esta página é acessível pela url: http://localhost:8080/test/index.jsp

**O Selenium Server**

O servidor Selenium tem obviamente estar rodando antes de executar os testes de funcionalidade. Para iniciar o server precisamos o selenium-server.jar que está dentro do [Selenium-RC download]( http://www.openqa.org/selenium-rc/download.action) . Executamos na linha de comando: `$java -jar selenium-server.jar`

Existe um modo interativo do server para passar testes diretamente na linha de comando. Basta adicionar a opção -interactiv.

`$java -jar selenium-server.jar -interactiv`

Mais sobre o modo interativo [aqui](http://seleniumhq.org/projects/remote-control/ ).

**O selenium client**

Com a aplicação web e o servidor selenium rodando podemos escrever o teste com junit. Os métodos setUp e tearDown da classe de teste vão abrir e fechar a conexão com o servidor selenium. A classe DefaultSelenium é utilizado para a conexão. Aqui o selenium-java-client-driver.jar que vem com o Selenium RC é necessário:

```java
 new DefaultSelenium("localhost", 4444, "\*firefox /usr/lib/firefox/firefox-bin", "http://localhost:8080"); 

A porta 4444 é a padrão do Selenium, o terceiro parâmetro é o perfil do browser junto com o caminho executável (tem que ser binario mesmo), por último a url do servidor web. Existem perfis disponíveis para os browser mais usados do mercado.

Aqui temos o começo código do nosso teste unitário:

 private static DefaultSelenium selenium; @BeforeClass public static void setup() { String url = "http://localhost:8080"; selenium = new DefaultSelenium("localhost", 4444, "\*firefox /usr/lib/firefox/firefox-bin", url); selenium.start(); }

@AfterClass public static void tearDown() { selenium.stop(); } } 

Falta agora o método de teste que abre a página index.jsp e verifica a opção selecionada no combobox:

 @Test public void testSelectedIdOfSizeComboBox() { selenium.open("/test/index.jsp"); assertEquals("medium", selenium.getSelectedId("size")); } 

Ao rodar o teste o Selenium abrirá o firefox e chamará a página. Existem muitos métodos para que o Selenium preencha campos, submeta formulários, navegue entre as páginas e muito mais. Você pode utilizar o Selenium IDE e realizar as operações que deseja testar, e o Selenium IDE vai gerar um código com tudo o que você fez durante aquela sessão no browser, depois basta você adicionar as assertions desejadas, gastando pouco esforço para codificar a simulação de cliques e preenchimento de formulários.

Problemas com Firefox 2.0

Usando Firefox 2.0.1 eu tive problemas na versão atual do Selenium. Lendo o forum li que isso já foi resolvido no snapshot do selenium (que não está disponível atualmente) e será resolvido na próxima versão.

Versões usadas

  • selenium-remote-control-0.9.1-SNAPSHOT
  • selenium client 0.9.0
  • junit 4.1

Veja outros artigos sobre Inovação & Gestão