SOA sem tentar vender middleware?

SOA sem tentar vender middleware?
fkung
fkung

Compartilhe

Na última sexta-feira, estive junto com o Alexandre Magno em um evento organizado pelo pessoal da Stefanini, no Rio de Janeiro. O Alexandre falou um pouco sobre a sua especialidade, Scrum. Eu dei uma palestra sobre SOA e como sempre a expectativa do pessoal era ouvir mais uma palestra cheia de buzzword, que de alguma forma tenta empurrar algum produto de integração e que tenha ESB (Enterprise Service Bus) no nome.

O público era bem misto, com pessoal técnico e não técnico. Bastante gente veio conversar comigo no fim da palestra e demonstraram surpresa com relação a abordagem diferente sobre SOA. Um pouco na linha do fantástico Guerrilla SOA do Jim Webber, tentei falar sobre o assunto sem tentar vender nenhum produto gigante middleware-de-integração. Se você ainda não viu: veja agora, sério. A minha palestra fala um pouco sobre como SOA não precisa ser buzzword, SOA é integração:

SOA não precisa ser buzzword

Banner promocional da Semana Carreira Tech, organizada pela Alura e FIAP. Texto: 'Descubra como graduações tech estão transformando o futuro. Cinco lives gratuitas para você mergulhar nas áreas mais transformadoras da atualidade, desde o que se estuda nas graduações até a prática do mercado. Garanta sua vaga de 01 a 05 de julho.' Imagem de profissionais usando equipamentos tecnológicos avançados, como óculos de realidade aumentada. Botão destacado com a chamada 'Garanta sua vaga'. Logotipos da Alura e FIAP no canto superior direito.

View more presentations from Fabio Kung.

Talvez a palestra não faça tanto sentido para quem não esteve presente, mas fiquem a vontade para dar uma olhada e comentar a respeito.

Veja outros artigos sobre Programação