A administradora de empresas que queria programar

Seguir nossos sonhos profissionais é um objetivo de vida tentador. Afinal, sonhar é humano: dificilmente você irá encontrar alguém que não tenha um desejo pessoal para a própria vida profissional.

Quando damos de cara com a realidade, entretanto, às vezes nos vemos deixando os nossos sonhos de lado e mudando um pouco o rumo da nossa história. Motivos para abandoná-los são diversos. Infelizmente, é a vida nos mostrando que correr atrás daquilo que a gente acredita pode ser difícil.

O Scuba Ponto Dev se orgulha em conversar e escutar semanalmente pessoas com histórias inspiradoras, que nos motivam a lutar por aquilo que sonhamos e a transformar a nossa trajetória profissional.

Nesse episódio, o nosso querido Gabs Ferreira bateu um papo incrível com uma grande ex-aluna da Alura, a Daiane Silva!

Daiane Silva Scuba Ponto Dev

Conheça Daiane: de administradora à programadora

A Daiane sempre amou computadores. Ela começou sua jornada se inscrevendo em um curso para “não quebrar computadores”, mas quebrou um em sua primeira aula. Pedras no meio do caminho, não é, Daiane?

Quando chegou o seu momento de fazer faculdade, mais impedimentos apareceram. Seus pais não concordavam que ela deveria trabalhar com tecnologia, pois achavam que isso não era coisa de mulher. De fato, empregos em tecnologia são compostos majoritariamente por homens, mas esse não era motivo para impedir Daiane de seguir em frente.

Deixar seus sonhos de lado não estava nos planos dela.

Daiane se formou primeiro em Administração, mas sentia que não era aquilo que queria. O seu sonho sempre foi trabalhar com computação, mais especificamente, ela vibrava com a possibilidade de dar aulas e estava decidida em seguir na área acadêmica.

A sua paixão pela computação era maior do que qualquer obstáculo que surgisse em sua jornada. E foi assim que Daiane entrou em um cursinho e conseguiu passar na Federal da Bahia.

“Eu meio que não sabia nada, então todo o projeto que tinha na UFBA eu participava, tudo. (...) Projetos de extensão, bolsa de monitoria, qualquer coisa que tivesse lá, eu tava fazendo.”

Motivação de sobra!

A Daiane mostrou para o mundo que nada poderia impedi-la de construir o seu espaço dentro da área de computação.

Agora, ela é uma inspiração diária para todos os alunos que tiverem o privilégio de a terem como docente e uma influência incrível para nós, que passamos a conhecer a sua história motivadora.

Quer saber mais sobre a trajetória da Daiane, seus cursos favoritos da Alura e suas ambições para o futuro? Não deixe de escutar esse bate papo incrível do Gabs Ferreira com a Daiane Silva disponível em plataformas de podcast e no YouTube!

Veja outros artigos sobre Programação