PWA Criação e Publicação com Quasar e Vue.js

patrick-monteiro
patrick-monteiro

Compartilhe

Progressive Web Apps são incríveis. Você pode tirar proveito de toda estrutura Web para criar apps com HTML, JavaScript e CSS sem tanta preocupação se você vai rodar uma aplicação no iOS, Android ou mesmo no navegador.

Quer ver o que você pode fazer com PWA e com tudo que vou te trazer nesse artigo? Olha só esse video onde mostro as possibilidades de uma app consumindo uma API da Nasa:

Se você não conhece a tecnologia, antes de tudo pode entender o conceito e seu uso nesse vídeo do Hipsters da Alura:

Uma PWA Quasar Framework e Vue

O Vue, que é um framework muito conhecido no front-end, pode ser utilizado para a criação de uma app mobile usando PWA. Para facilitar esse trabalho, existe o Quasar Framework.

O Quasar pega um único código front-end, que usa Vue.js, e consegue exportá-lo para uma série de tecnologias diferentes: desde Single Page Applications e PWAs até aplicações desktop com Electron.

Então, se você já tem uma app web usando o Vue, fica relativamente simples colocá-la nas lojas usando o Quasar.

Eu escrevi um artigo com detalhes para você criar uma PWA com Quasar no blog da Kovi, onde trabalho atualmente. Lá você pode encontrar como construir do zero o PWA e gerar seus arquivos para a publicação.

Na Kovi a gente usa Quasar para a nossa app. Mais: dentro de uma webview em Flutter! Isso mostra as possibilidades infinitas que temos de mesclar essas tecnologias para facilitar o desenvolvimento multiplataforma e até aproveitar as habilidades de front-enders dos times.

Publicação em detalhes

Nesse artigo do Iago Cavalcante, você pode ver que já tem alguns anos que é possível publicar uma app PWA na Play Store.

Neste video eu mostro, além da criação da aplicação do zero, uma publicação na Play Store. Está cheio de detalhes e há sim pontos importantes que você deve ter atenção, já que estamos muito habituados a usar IDEs e ferramentas para isso:

Espero ver você no meu canal, que faz parte do AluraVerso!

Você pode saber mais também nesse podcast do Hipsters Ponto Tech sobre PWA:

Veja outros artigos sobre Front-end