O que faz quem trabalha com UI Design?

O que faz quem trabalha com UI Design?
Alex Franco
Alex Franco

Compartilhe

Não é apenas do visual que profissionais de UI Design cuidam, é de como pensamos ao utilizar produtos

Não é segredo que por trás de qualquer programa, jogo ou aplicativo existe uma equipe responsável por desenvolvê-lo e profissionais, separados por áreas, cuja dedicação visa aprimorar cada aspecto da solução.

Uma dessas atribuições diz respeito ao impacto visual do produto oferecido e à otimização da interface dele (o quanto ele exige de usuários). Nos melhores cenários, bastam poucas ações para que se entenda exatamente o que é preciso para executar tarefas. É nessa hora que quem trabalha com UI Design entra em cena.

User Interface Design foca justamente na experiência visual de desenvolvimento e determina como clientes devem interagir com a interface do produto, independentemente de onde ela seja aplicada. Para que as coisas saiam conforme o planejado, é criado um planejamento para que se saia do ponto A e se chegue ao ponto B por indicações gráficas da maneira mais intuitiva possível, portanto é da responsabilidade de UI designers criar todas as telas pelas quais o público-alvo deve passar e como vai interagir com elas, sempre pensando na facilidade das ações. Quanto mais fácil, óbvio, melhor.

Padrões, espaçamentos, cores... Tudo importa. Mais do que apenas inserir elementos, UI designers centralizam suas ações em nosso modo de pensar e se colocam em nosso lugar a todo momento, antecipando possíveis ações e de que modo evitá-las se não forem as mais adequadas no processo. "Empatia" é a chave daquilo que produzem para que, ao final, aquilo que a gente percebeu não fuja do natural.

Planejamento é fundamental. (Fonte: Unsplash)

UI design na prática

Nada como exemplos, certo? Então, vamos supor que, ao procurar um apartamento em um aplicativo, um imóvel em particular chamou sua atenção; logo, você decide ver a galeria. Nela, ao mesmo tempo que uma imagem toma conta da tela, aparece uma legenda escrito "1/5", presumindo que há mais fotos; com isso, você automaticamente arrasta para o lado a imagem em que está, sem receber instrução alguma. É com esse tipo de expectativa que UI designers trabalham em conjunto com UX designers, os quais são responsáveis por traçar o mapa no qual tudo será aplicado.

Entretanto, a área é mais ampla do que se pensa. Ela está presente na maneira como você consegue, sem dificuldades, determinar o tempo necessário para esquentar um alimento no micro-ondas, ao pular músicas em um som automotivo ou quando vai abrir uma embalagem exclusiva de determinado produto. Enfim, a UI Design está em tudo!

Na definição dessa jornada, não se pode deixar de citar que, entre as habilidades esperadas de tais profissionais, boas capacidades de comunicação e colaboração são primordiais, já que a atuação exige contato com outras equipes e com clientes. A criatividade não fica de fora, assim como o aprimoramento constante no uso de ferramentas, bem como em métodos, teorias e práticas. Resumindo: atualização e vontade de aprender fazem parte do dia a dia.

Colaboração constante faz parte do dia a dia de profissionais de UI Design. (Fonte: Unsplash)

No mais, pensar no layout, em como será exibido em diversos tamanhos de telas ou superfícies, nas hierarquias visuais, na projeção de botões e ícones, nas cores utilizadas, nas fontes, nas animações e em estabelecer um guia consistente e familiar, cabe a quem escolheu o UI Design como profissão.

E aí, pretende entrar nesse caminho para criar as jornadas de quem aproveitará soluções oferecidas por empresas ou mesmo as próprias? A Alura te dá uma mão!

Veja outros artigos sobre UX & Design