Mulheres em Tech: quem são as Product Owners da Alura?

Mulheres em Tech: quem são as Product Owners da Alura?
Adriana Vieira
Adriana Vieira

Compartilhe

Continuando nossa missão de evidenciar o trabalho de mulheres em tech, hoje apresento algumas das mulheres à frente de cargos de Product Owner (PO), nas escolas de tecnologia da Alura. Quem sabe a história delas pode inspirar mais mulheres a seguir esse caminho?

Elas me contaram porque escolheram Produto e qual a melhor parte do trabalho, próprio de quem adora desafios! Na Alura, a PO tem como maior responsabilidade ajudar as Escolas a entregar conteúdos que façam sentido para quem estuda com a gente e que estejam alinhados com as exigências do mercado. Vamos conhecê-las?

Mônica Bock - Programação e DevOps

Mônica Bock - Product Owner nas Escolas de Programação e DevOps da Alura

A Mônica Bock sempre soube que entraria para tecnologia e acabou se encontrando em produto por adorar o sentimento de ser sempre desafiada! Além disso, consegue aprender coisas novas toda hora. Segundo ela, não tem um dia que seja igual ao outro…

Ela está na Alura há pouco menos de um ano, mas já atua como PO há mais de três! Ela contou um pouco sua experiência também como mãe, ingressando na Alura:

“Fiz minhas entrevistas na Alura com meu filho ainda nos seus primeiros meses. Quando entrei na empresa, estava vivendo um momento incrível na minha vida pessoal, mas só numa empresa com uma cultura como a da Alura eu teria chance de ter um ambiente em que a maternidade é tão respeitada. Espero que todas as mães encontrem um lugar assim!”

Para ela, que atua na Escola de Programação e na Escola de DevOps, o principal ponto de atenção é a constante mudança de contexto que uma pessoa de produto tem, pois precisa estar sempre equilibrando vários pratos, estudando e alinhando as informações com diferentes áreas da empresa.

Mas, esse desafio é exatamente aquilo que ela mais gosta, já que diariamente é retirada da zona de conforto e aproveita todo aprendizado, colaborando com pessoas incríveis! A Mônica está no LinkedIn nesse perfil, se quiser conhecê-la um pouco mais.

Tatiane Carvalho - UX Design

Tatiane Carvalho - Product Owner nas Escolas de UX Design da Alura

A Tatiane Carvalho é Product Owner há pouco menos de um ano e há um mês começou sua atuação como PO da Escola de UX Design da Alura. A partir daí, teve a oportunidade de participar de tomadas de decisões estratégicas para os nossos produtos!

Com mais de 7 anos de experiência na área de educação, ela acabou se apaixonando por trabalhar com produtos educacionais e digitais. Durante este tempo, atuou como designer digital de materiais didáticos e se desenvolveu como designer de aprendizagem/instrucional. Após amadurecer profissionalmente, se jogou na oportunidade de atuar de forma mais estratégica e migrou para a área de Product Owner.

Ah! E pra quem deseja ingressar ou migrar para a carreira de Product Owner, ela tem um conselho: precisa estudar bastante sobre o produto que você vai trabalhar e entender ao menos o básico do desenvolvimento dele:

“Os anos que eu atuei no desenvolvimento dos produtos com os quais eu trabalho foram essenciais para facilitar o processo de gerar novas ideias, compreender as dificuldades da squad e remover impedimentos, além de poder sugerir melhorias e combinar prazos com mais assertividade.”

Mariana Chevrand - Mobile

Mariana Chevrand - Product Owner na Escola de Mobile da Alura

O que a Mariana Chevrand mais gosta em ser Product Owner é ver uma ideia se transformar em um conteúdo encantador (Afinal, encantar é um dos valores da Alura!). É participar desde os primeiros passos, pesquisando o tema, alinhando com o time, até ver uma formação nascer e ser capaz de mudar a vida das pessoas.

Ela, que sempre se identificou muito com a área de educação, é PO há 1 ano e meio e atua na Escola de Inovação e Gestão, na área de Marketing Digital, e desde fevereiro na Escola de Mobile. Ela conta que o maior desafio do seu trabalho hoje é ter muita organização e planejamento, manter tudo documentado de forma clara e atualizar os dados constantemente.

Já o momento mais especial que a Mari viveu foi ver as scubas criando seus primeiros conteúdos em vídeo, os seus primeiros Alura+:

“São professoras formadas na escola, e é muito gratificante poder apoiá-las no seu desenvolvimento. Me dá muito orgulho ver tudo o que elas estão criando”*.

Fernanda Erahardt - Programação/Node.js

Fernanda Erahardt - Product Owner na Escola de Programação e foco na formação node.js da Alura

A Fernanda acabou de entrar para o time da Alura! Ela iniciou a carreira em produtos há pelo menos um ano e atualmente atua como PO na Escola de Programação, cuidando especificamente da formação de Node.js.

Ela, que adora descobrir coisas novas, conhecer pessoas, ouvir histórias e criar soluções para problemas reais, conheceu a área sem querer e acabou se apaixonando! O que mais motivou sua opção profissional foi saber que está melhorando a vida de alguém e ajudando o negócio a crescer.

Como conselho para quem deseja seguir o caminho de Product Owner, ela diz:

“Não se compare. Faça o seu melhor que dará certo!”.

Ela conta que o setor é amplo e por isso é preciso aprender muitas coisas para exercer a função. A chave é ter paciência, estudar aos poucos e ter foco no que importa (negócios e usuários) para o seu momento.

Estas são algumas das mulheres incríveis que trabalham na Alura como Product Owners! Logo volto com mais conteúdos na missão de termos cada vez mais espaço para mulheres em tech.

Adriana Vieira
Adriana Vieira

Analista de Conteúdo na Alura.

Veja outros artigos sobre Programação