Faculdade de TI ou Tecnologia vale a pena?

Faculdade de TI ou Tecnologia vale a pena?
Paulo Silveira
Paulo Silveira

Compartilhe

O objetivo de uma Faculdade de TI (Ensino Superior)

O que é a Faculdade?

Quando eu fazia faculdade eu também falava mal dela. Que erro!

Cobrar que a faculdade de tecnologia te ensine a última modinha hipster demonstra que você não entendeu o objetivo de um curso superior.

A faculdade é onde você forma seu espírito crítico, sua capacidade de investigação e de síntese.

Tanto faz se é php, erlang ou qual IDE usam!

É óbvio que seria muito melhor se uma graduação em Tecnologia da Informação entregasse tudo isso e mais a prática do dia a dia real dentro de uma corporação ou startup.

Porém, isso muda MUITO de empresa para empresa.

O diferencial da Faculdade

O que não muda é a necessidade de atacar um problema complexo, unindo diferentes disciplinas, institutos, laboratórios, professores e professoras.

É um diferencial MUITO maior a longo prazo do que conhecer o mais novo framework JS nascido dos países nórdicos — que também tem seu valor.

Faculdades: Ciência da Computação e Sistemas de Informação – Hipsters Ponto Tech #47

Ouvir um pouco de:
Faculdades: Ciência da Computação e Sistemas de Informação – Hipsters #47

Para que serve o TCC na faculdade? Qual a importância de fazer um?

Acontece que as pessoas ainda fazem o trabalho de conclusão de curso (TCC) de qualquer jeito, sendo que essa é uma das maiores oportunidades que você tem de realmente demonstrar não apenas conhecimento, mas também a capacidade de planejamento, organização e execução.

Afinal, seu projeto de TCC demonstra sua Acabativa. Até porque, de iniciativa o mundo está cheio.

Fazer copy and paste de um projeto de TCC só demonstra que você pode ir bem no uso raso do StackOverflow. Quero ver um projeto, estudo de caso ou pesquisa de campo, do início ao fim, com métodos de pesquisa, resultados e análises… mesmo que não sejam incríveis.

O diploma é necessário ou não para sua Carreira em Tecnologia?

As empresas não exigem mais diploma?

Ninguém precisa de faculdade para trabalhar em empresas e ingressar na carreira de tecnologia, nem para crescer. Mas fará sim uma enorme diferença para seu conhecimento se você levá-la realmente a sério.

Mas a sério mesmo, tá?

E não se engane por frases como: "a empresa da moda X agora não exige mais diploma". A maioria absoluta das pessoas com cargos bons lá dentro possuem graduação, e muitos com mestrado e doutorado (que são ainda mais criticados por muitos devs).

Eu tive o privilégio de estudar em uma boa faculdade e de só trabalhar nos últimos dois anos. Mas sei que para a esmagadora maioria da sociedade não é possível conciliar trabalho e faculdade ao mesmo tempo.

E sei também que a área de tecnologia permite a entrada no mercado em trabalhos que pagam relativamente bem e não precisam de faculdade de programação. Mas não é por isso que devemos minimizar o poder do ensino superior.

Quem te fala ou promete que apenas um mês de algum curso, livro, vídeo ou prática vai te fazer aprender mais do que em 4 ou 5 anos de faculdade, também não sabe do que está falando.

Pode não estar querendo te enganar, mas está comparando bananas com maçãs.

Concorda?

As oportunidades dos ambientes de Faculdade

E essa minha visão não é de hoje. Afinal, a Alura nasceu dentro do ambiente acadêmico. Dentro de um projeto de TCC. No meio de iniciações científicas, de grupos de discussão e de laboratórios temáticos.

E essas são oportunidades que só costumam aparecer no ambiente universitário.

Esse ano a gente ainda vai ter muita novidade junto com a FIAP. A FIAP é um centro universitário focado em tecnologia em São Paulo que nos associamos e agora fazemos parte. Sei que tem muita gente esperando pelos nossos próximos passos e em breve faremos a nossa famosa live com os próximos passos da Alura. Espero te surpreender!

Se você quer spoilers sobre o que a Alura+FIAP vai trazer em conjunto, acesse a página da Pós Tech e deixe seu email.

Paulo Silveira
Paulo Silveira

Paulo Silveira é CEO e cofundador da Alura. Bacharel e mestre em Ciência da Computação pela USP, teve sua carreira de formação em PHP, Java e nas maratonas de programação. Criou o Guj.com.br, o podcast do Hipsters.tech e o Like a Boss.

Veja outros artigos sobre Institucionais