Cursos Técnicos em Tecnologia da Informação

Cursos Técnicos em Tecnologia da Informação
Essa semana vamos falar sobre Cursos Técnicos. Nosso convidado é o Lucas Lattari, do Canal Universo Discreto. Ele é professor do Instituto Federal do Sudeste de Minas, campus Rio Pomba.
Neste vídeo nós conversamos sobre os cursos durante o Ensino Médio (Integrados e Concomitantes), sobre os pós-médio (subsequentes) e sobre como é a carreira, atuação e escolha de cada um deles.
Cursos Técnicos em Tecnologia da Informação

De acordo com o MEC, os cursos técnicos se dividem geralmente em 3 modalidades:
- Cursos Técnicos Integrados: incluem o conteúdo do ensino médio e técnico durante os 3 ou 4 anos de curso.
- Cursos Técnicos Concomitantes: são oferecidos a quem já concluiu o ensino fundamental e tenha concluído ou esteja cursando no mínimo o segundo ano do ensino médio.
Cursos Subsequentes (Pós-médio): são oferecidos a quem já concluiu o ensino médio.
Informática e Desenvolvimento de Sistemas
Vamos falar um pouco mais sobre esses dois cursos técnicos! A principal diferença entre eles é a carga horária total. Informática tem 1200 horas e Desenvolvimento de Sistemas tem 1000 horas (para todas as modalidades). Esse encargo maior de Informática vem da parte de manutenção de computadores, que não é obrigatória para Desenvolvimento de Sistemas. No mais, nos dois cursos você pode estudar de dois a quatro anos disciplinas como Introdução à Informática, Desenvolvimento de Aplicativos, Empreendedorismo, Montagem e Manutenção de Computadores (para Informática, principalmente), Tecnologia de Rede, Desenvolvimento de Websites, Segurança da Informação, Marketing Digital e Programação. Essas grades podem mudar em cada instituição, porém, o perfil segue muito próximo: formar desenvolvedores(as) de acordo com as demandas do mercados de trabalho.
Outros cursos técnicos vocês podem ver no Catálogo de Cursos Técnicos do MEC.
Onde estudar?
Os Institutos Federais de Educação Tecnológica (IFET), Centros Federais de Educação Tecnológica (CEFET) e Escolas Técnicas oferecem pelo menos uma das modalidades de curso técnico. A Vivi do Peixe Babel é professora do Colégio Técnico da UFMG. Lá existe o integrado e o subsequente. O Lucas Lattari, convidado da semana, é professor no IFET de Rio Pomba e lá existem as 3 modalidades.
Para ingressar nos cursos de nível médio geralmente são provas na instituição de ensino. Já os subsequentes podem tanto ser provas, quanto o Sisutec (Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica), utilizando a nota do ENEM.
E muito importante: Os cursos técnicos em instituições federais são sempre gratuitos!
Por que fazer um curso técnico?
Além de promover a educação profissionalizante desde o primeiro ano do ensino médio, cursos técnicos visam formar profissionais de perfil mais operacional, atendendo à demanda do mercado.
Os cursos técnicos são rápidos, completos e voltados para profissões que crescem cada vez mais, principalmente na área de tecnologia.
Um curso técnico pode também abrir sua cabeça para melhor escolher uma faculdade e ajudar nas oportunidades que terá no futuro, e não apenas nas suas preferências e habilidades atuais.

Tecnólogos e graduação em Computação e Informática
E talvez você queira entrar de cabeça em programação, já pensando em uma graduação e ensino superior.
Os fundadores da Alura fizeram esse caminho. inclusive, a Alura nasceu da vontade de termos uma forma de ensinar com profundidade e a longo prazo. Gostamos muito do ambiente universitário e finalmente temos uma forma para te ajudar aqui: a FIAP.
Recentemente a Alura juntou forças com o centro universitário FIAP. Eles espandiram o catálogo de cursos de graduação com cursos a distância também.
Espero que você venha conhecer a infraestrutura da FIAP. É incrível. Estamos em São Paulo, mas teremos novidades em breve, além dos cursos a distância.
Alura + FIAP estão formando o maior ecossistema de ensino Tech do Brasil!