Markdown: como trabalhar com essa linguagem de markup?

Markdown: como trabalhar com essa linguagem de markup?
Paulo Silveira
Paulo Silveira

Compartilhe

Markdown é um formato de simples de markup, isso é, de marcação de texto. A ideia é marcar um texto informando o que é importante, o que é um tópico, o que são links e imagens, sem a necessidade de utilizar marcações mais complexas, como o HTML.

É um formato bastante trivial. Por exemplo, se você escreve uma palavra entre astericos, ela aparecerá de forma mais enfática, normalmente em negrito:

Nosso **primeiro exemplo** de trecho de texto em markdown.

Após passar por um processador de markdown, o resultado pode ser o seguinte:

Nosso primeiro exemplo de trecho de texto em markdown.

Você também pode linkar para outras páginas com uma sintaxe relativamente simples:

> Aqui tem uma [página com os códigos mais frequentes](https://en.support.wordprss.com/markdown-quick-reference/) do Markdown

que fica assim:

Aqui tem uma página com os códigos mais frequentes do Markdown

Apesar de criado por pessoas que trabalham com programação, o markdown hoje aparece de inúmeras formas e em vários lugares. O fórum da alura usa Markdown para você pode criar perguntas e estruturá-las de maneira melhor.

Editando e visualizando um arquivo markdown

Há varias formas de você testar seu markdown, dependendo da sua necessidade:

Usando um editor na web

Existem vários editores web que você pode utilizar para testaar nesse mesmo instante o markdown, sem necessidade de instalações:

Usando um editor de código

A maioria dos editores de código fornecem maneiras de editar um markdown e visualizar seu conteúdo lado a lado. Recomendo o VS Code, que pode ser baixado e instalado aqui.

Há uma (documentação)[https://code.visualstudio.com/docs/languages/markdown] sobre o Markdown no VS Code e você pode ter uma ideia do funcionamento na animação abaixo:

VSCode Markdown

Editando dentro do próprio Github

Você pode editar uma arquivo markdown dentro do próprio Github! Basta entrar no repositório desejado e encontrar seu arquivo: ele já será exibido de maneira formatada e há um botão edit no topo a direita:

Editando no Github
Paulo Silveira
Paulo Silveira

Paulo Silveira é CEO e cofundador da Alura. Bacharel e mestre em Ciência da Computação pela USP, teve sua carreira de formação em PHP, Java e nas maratonas de programação. Criou o Guj.com.br, o podcast do Hipsters.tech e o Like a Boss.

Veja outros artigos sobre Front-end