Caelum Technology Radar Setembro 2013

Caelum Technology Radar Setembro 2013
maniche
maniche

Compartilhe

O Thoughtworks Technology Radar é bem popular: ajuda a indústria de software a entender melhor os prós e contras das mais diferentes tecnologias, práticas e plataformas existentes, através das lentes da equipe técnica da empresa. Há algum tempo , a própria Thoughtworks vem divulgando a ideia de que as empresas também deveriam fazer, como exercício, seus próprios radares de tecnologia.

Baseado nisso, decidimos criar nosso próprio radar. Nele colocamos toda nossa experiência dos últimos anos em desenvolvimento, consultoria e ensino. Para isso, decidimos organizar um encontro entre todos os nossos desenvolvedores e, a partir daí, moderamos uma discussão entre todos.

Veja aqui detalhes do Radar da Caelum

Coletamos opiniões bastante interessantes. UX ágil, por exemplo, foi algo que apareceu com bastante força. O uso das mais diversas práticas ágeis, como testes automatizados, desenvolvimento iterativo e programação pareada, também foram considerados como essencial.

No entanto, nossa equipe acredita no não uso de geradores de código Javascript, como é o caso do CoffeeScript. Além disso, houve um favorecimento para frameworks web action-based, ao invés de component-based. Com exceção do JSF2, grande parte dos frameworks component-based foram criticados.

Na página do radar, você encontra mais informações sobre como o criamos, como ele deve ser interpretado, bem como a nossa opinião completa. Nosso objetivo com ele é divulgar para todo o mercado o que acreditamos ser boas práticas, tecnologias e plataformas, e que devem ser usadas com frequência, bem como as que devem ser usadas com mais moderação.

Obviamente há divergências dentro da própria equipe, e o Radar apresenta uma foto da média dessas opiniões. Essa é a nossa primeira tentativa de criar um radar, e portanto esperamos feedback de vocês para melhorá-lo cada vez mais. Espero que gostem. Certamente em sua empresa o cenário é diferente. Quais tecnologias você tem evitado? Quais tem adotado? Não deixe de comentar!