As engines de renderização dos browsers

Gabs Ferreira
Gabs Ferreira

Compartilhe

Os principais browsers do mercado hoje são: Chrome, Firefox, Safari, Opera e Internet Explorer/Edge. E cada um desses navegadores usa uma engine de renderização diferente.

O Internet Explorer usa o Trident e Edge o EdgeHTML(que é um fork do Trident). Firefox o Gecko, Safari o Webkit e Chrome e Opera usam o Blink. Vale lembrar que o Opera Mini e o Opera Classic não usam Blink, mas o Presto, que ainda é bem importante.

Mas afinal, o que é uma engine de renderização? Basicamente, é apenas das partes da estrutura de um navegador.

Várias coisas: Imagens, botões, links, etc. Só que quando o navegador faz uma requisição para o servidor, ele não recebe esse conteúdo todo bonitinho e simplesmente joga na tela.

Não, ele recebe uma mistura de código HTML, CSS, XML e imagens e precisa de alguma forma lidar com isso. É aí que entra a engine de renderização: é ela que é responsável por pegar todo esse conteúdo, interpretar ele e desenhar o site para a gente no navegador.

Esse processo de leitura e renderização é feito em várias fases. Esse artigo explica muito bem como os navegadores modernos funcionam e como todo esse processo acontece (:

E aí, gostou? Quer aprender mais? Dá uma olhada na nossa Formação Front End!

Gabs Ferreira
Gabs Ferreira

Dev em T, podcaster, youtuber, apresentador. Criador de coisas na Alura.

Veja outros artigos sobre Front-end