Aproveite o mês das
carreiras na Alura

Até 44% OFF

Falta pouco!

00

DIAS

00

HORAS

00

MIN

00

SEG

As engines de renderização dos browsers

gabriel-ferreira
gabriel-ferreira

Compartilhe

Os principais browsers do mercado hoje são: Chrome, Firefox, Safari, Opera e Internet Explorer/Edge. E cada um desses navegadores usa uma engine de renderização diferente.

O Internet Explorer usa o Trident e Edge o EdgeHTML(que é um fork do Trident). Firefox o Gecko, Safari o Webkit e Chrome e Opera usam o Blink. Vale lembrar que o Opera Mini e o Opera Classic não usam Blink, mas o Presto, que ainda é bem importante.

Mas afinal, o que é uma engine de renderização? Basicamente, é apenas das partes da estrutura de um navegador.

Banner da Imersão de IA da Alura com Google Gemini. Participe de aulas gratuitas online com certificado. Domine as inovações mais recentes da IA.

Várias coisas: Imagens, botões, links, etc. Só que quando o navegador faz uma requisição para o servidor, ele não recebe esse conteúdo todo bonitinho e simplesmente joga na tela.

Não, ele recebe uma mistura de código HTML, CSS, XML e imagens e precisa de alguma forma lidar com isso. É aí que entra a engine de renderização: é ela que é responsável por pegar todo esse conteúdo, interpretar ele e desenhar o site para a gente no navegador.

Esse processo de leitura e renderização é feito em várias fases. Esse artigo explica muito bem como os navegadores modernos funcionam e como todo esse processo acontece (:

E aí, gostou? Quer aprender mais? Dá uma olhada na nossa Formação Front End!

Veja outros artigos sobre Front-end