Como instalar o Node.js no Windows, Linux e macOS

Como instalar o Node.js no Windows, Linux e macOS
Iasmin Araújo, Rafaela Petelin Silvério
Iasmin Araújo, Rafaela Petelin Silvério

Compartilhe

Introdução

O JavaScript é uma das linguagens mais utilizadas atualmente e vem ganhando cada vez mais espaço no mercado. Se você programa em JavaScript, provavelmente já executa seus programas no navegador, porém, sabia que é possível usar JavaScript para criar soluções muito mais diversas, que funcionam fora do navegador?

É agora que te trazemos a boa notícia: com o Node.JS isso é possível! Ele foi criado justamente para executar o JavaScript fora de um navegador web, nos auxiliando no desenvolvimento de aplicações back-end, APIs e bibliotecas.

O Node.js também tem sido utilizado para criação de aplicações web e desktop, interfaces de linha de comando (CLI), chatbots, internet das coisas, entre outras possibilidades que você poderá explorar ao instalar essa ferramenta.

Além de multifuncional, o Node.js se destaca por ser leve e eficiente, o que fez com que com que essa tecnologia seja utilizada por grandes empresas como LinkedIn, IBM, Uber, Netflix, entre outras.

Pensando nisso, neste artigo, iremos te mostrar como instalar e configurar o Node.js na sua máquina, seja ela Windows, Linux ou MacOS. Assim, você conseguirá ver a expansão dos poderes do JavaScript e explorar toda a versatilidade do Node.js para construir soluções que vão muito além de seu navegador!

Banner de divulgação da Imersão IA da Alura em colaboração com o Google. Mergulhe em Inteligência artificial com a Alura e o Google. Serão cinco aulas gratuitas para você aprender a usar IA na prática e desenvolver habilidades essenciais para o mercado de trabalho. Inscreva-se gratuitamente agora!

O que é Node.js e as vantagens de utilizá-lo

Node.js, também chamado apenas de Node, é um ambiente de execução Javascript, ou seja, um lugar fora do navegador onde podemos executar a linguagem.

Diferente do que podemos pensar, o Node não é mais um framework JavaScript. Ele é uma plataforma onde podemos executar códigos que utilizam essa linguagem do lado do servidor (ou server-side). Mas existe outro lado? Sim! O lado do cliente (ou client-side), que fica no navegador. Por isso o Node.js se destaca como uma ferramenta extremamente poderosa, pois abre um leque de possibilidades de utilização do JavaScript.

Executar códigos do lado do servidor é possível para o Node porque quando rodamos um código JavaScript em um navegador, por baixo dos panos, ele utiliza uma máquina virtual. O Node se baseou na máquina virtual utilizada pelo Google, no navegador Chrome, chamada de V8, para criar o seu próprio ambiente de execução. Dessa forma, a máquina virtual compila os códigos JavaScript para linguagem de máquina antes de sua execução.

Com isso, temos um ambiente que não depende do navegador para executar código JavaScript e que, por sua leveza e rapidez, traz vantagens para o desenvolvimento: o Node.js permite que várias ações sejam realizadas paralelamente, otimizando o aproveitamento dos recursos, tendo uma característica chamada de “não bloqueante”.Outra vantagem notável dessa ferramenta é o acesso ao NPM, o gerenciador de pacotes do Node.js que é instalado junto a elee que possui uma enorme variedade de pacotes e módulos que, se integrados ao Node.js, trazem uma flexibilidade que faz com que o Node.js possa ser utilizado de infinitas formas para solucionar inúmeros problemas.

Agora que já conhecemos o Node e as vantagens de utilizá-lo, o próximo passo é instalar e configurar nos três sistemas operacionais: Windows, Linux e macOS.

Como instalar o Node.js

Para essa instalação, nós vamos usar a versão LTS (Long-term support, ou suporte de longo prazo, em português) porque é a mais estável. A versão Current é a mais atualizada, porém pode conter alguns bugs. Então, se você não precisa de alguma funcionalidade mais recente do Node, recomendamos que utilize a versão LTS.

Caso queira saber mais sobre as versões do Node, recomendamos esse artigo.

Instalação no Windows

Para a instalação no Windows, vamos começar acessando a página de download do Node.js.

Tela inicial do site oficial do Node.js. Na parte superior da tela encontra-se o cabeçalho da página com o fundo em preto e texto em branco. O logotipo do Node.js está centralizado no cabeçalho e abaixo estão dispostos horizontalmente os tópicos: “Home, About, Downloads, Docs, Get Involved, Security, Certification e News”. Uma seta abaixo do tópico Downloads indica que essa é a aba selecionada. Abaixo, em fundo branco e texto em preto está escrito “Downloads”. Em sequência, em texto cinza, está escrito: “Latest LTS Version: 16.17.0 (includes npm 8.15.0)”. Por subsequente, em letras pretas, está o texto “Download the Node.js source code or a pre-built installer for your platform, and start developing today”. Na parte inferior da tela, temos uma faixa retangular horizontal, dividida em duas partes: na da esquerda, com fundo verde escuro e texto em branco está escrito: “LTS Recommended For Most Users”. Já na parte da direita, com fundo verde claro e texto em verde escuro, está o texto: “Current Latest Features”. Ambas as partes representam as versões do Node.js. Abaixo, temos um segundo retângulo horizontal, maior que o primeiro e dividido em três quadrados: no do canto esquerdo, que tem o fundo verde escuro para demonstrar que está selecionada e o texto em branco, com o logo do windows centralizado e o texto: “Windows Installer node-v16.17.0-x64.msi”. No segundo quadrado, que está centralizado, há um fundo verde claro e o texto em verde escuro. O logo da Apple está centralizado, seguido do texto “macOS Installer node-v16.17.0.pkg”. O último quadrado, à direita, também tem fundo verde claro e o texto em verde escuro e em seu centro está o ícone de um cubo, seguido do texto: “Source Code node-v16.17.0.tar.gz”.

Ao clicar na opção Windows Installer da versão LTS, será iniciado o download automático do pacote instalador, como está representado na imagem abaixo:

Tela inicial do site oficial do Node.js. Na parte superior da tela encontra-se o cabeçalho da página com o fundo em preto e texto em branco. O logotipo do Node.js está centralizado no cabeçalho e abaixo estão dispostos horizontalmente os tópicos: “Home, About, Downloads, Docs, Get Involved, Security, Certification e News”. Uma seta abaixo do tópico Downloads indica que essa é a aba selecionada. No canto direito do cabeçalho há um retângulo com fundo branco, que demonstra o progresso da instalação do pacote do Node.js. Ao redor desse retângulo há uma borda vermelha que indica que ele está em destaque, bem como uma seta vermelha apontando para ele. Dentro desse retângulo, em sua parte superior há o título “Downloads” escrito em preto, e em sua frente há quatro ícones dispostos horizontalmente: um ícone de pasta, um ícone de pesquisa, um ícone de reticências e um ícone de alfinete. Abaixo, no canto esquerdo do retângulo há um ícone de computador e ao seu lado direito temos o texto “node-v16.18.0-x64”, seguido de uma barra de progresso de instalação horizontal preenchida até um quarto da barra total em azul e o resto de sua extensão está em cinza, indicando que a instalação ainda está ocorrendo. Abaixo da barra está o texto “4,4 MB/s - 8,8 MB de 28,1 \mb, 4s restantes”, informando o progresso da instalação. Na parte inferior esquerda do retângulo está o texto “Ver mais” em azul. Abaixo, em fundo branco e texto em preto está escrito “Downloads”. Em sequência, em texto cinza, está escrito: “Latest LTS Version: 16.17.0 (includes npm 8.15.0)”. Por subsequente, em letras pretas, está o texto “Download the Node.js source code or a pre-built installer for your platform, and start developing today”. Na parte inferior da tela, temos uma faixa retangular horizontal, dividida em duas partes: na da esquerda, com fundo verde escuro e texto em branco está escrito: “LTS Recommended For Most Users”. Já na parte da direita, com fundo verde claro e texto em verde escuro, está o texto: “Current Latest Features”. Ambas as partes representam as versões do Node.js. Abaixo, temos um segundo retângulo horizontal, maior que o primeiro e dividido em três quadrados: no do canto esquerdo, que tem o fundo verde escuro para demonstrar que está selecionada e o texto em branco, com o logo do windows centralizado e o texto: “Windows Installer node-v16.17.0-x64.msi”. No segundo quadrado, que está centralizado, há um fundo verde claro e o texto em verde escuro. O logo da Apple está centralizado, seguido do texto “macOS Installer node-v16.17.0.pkg”. O último quadrado, à direita, também tem fundo verde claro e o texto em verde escuro e em seu centro está o ícone de um cubo, seguido do texto: “Source Code node-v16.17.0.tar.gz”.

Na imagem de exemplo acima, o instalador do pacote aparece no canto superior direito, mas dependendo do seu navegador, pode ser que ele apareça posicionado em um local diferente da página, como no rodapé, por exemplo, mas isso não interfere no processo de instalação.

Quando o download estiver concluído, basta clicar no instalador que foi baixado para que ele seja executado . A janela na imagem abaixo irá ser exibida e iremos prosseguir clicando em Next:

Tela da janela do instalador do Node, com um fundo branco e texto em preto. Na parte superior da janela, do lado direito, está escrito “Welcome to the Node.js Setup Wizard”. Logo abaixo, do lado esquerdo está o logotipo do Node.js e à sua frente, do lado direito, em letras menores, está escrito o texto “The Setup Wizard will install Node.js on your computer.” Abaixo temos uma linha horizontal que antecede os botões “Back”, “Next” e “Cancel”, dispostos horizontalmente, onde o botão “Back está com uma cor acinzentada, representando que está desabilitado e o botão “Next” está com uma borda em azul que representa que ele está selecionado.

Após clicar em Next, chegamos à tela de licenças. Aqui basta preencher a checkbox para concordar com os termos de uso e avançar com o clique em Next novamente:

Tela da janela do instalador do Node, com um fundo branco e texto em preto. Na parte superior da janela temos uma linha com fundo em tom mais claro.o lado esquerdo, temos, em negrito, o texto em inglês “End-User License Agreement” seguido do texto: “Please read the following license agreement carefully”. À frente, do lado direito, está o logotipo do Node.js. Abaixo, está um quadro centralizado com o início dos termos de uso do node escritos em inglês: “Node.js is licensed for use as follows: Copyright Node.js contributors. All rights reserved. Permission is hereby granted, free of charge, to any person obtaining a copy of this software and associated documentation files(the “Software”), to deal in the Software without restriction, including without limitation the rights to use, copy, modify, merge, publish, distribute, sublicense, and/or sell copies of the Software, and to permit persons to whom the Software is furnished to do so, subject”. Ao lado direito, temos a barra de rolagem que permite a continuação do texto. Abaixo temos uma checkbox selecionada com o texto “I accept the terms in the License Agreement”, para a aceitação dos termos de uso.Em seguida, temos uma linha horizontal preta e abaixo dela os botões “Print”, “Back”, “Next” e “Cancel”, dispostos horizontalmente.

Clique em Next novamente. Na tela seguinte, vai aparecer a opção de alterar o local em que o Node será instalado. Optamos por manter o caminho padrão ao clicar em Next:

Tela da janela do instalador do Node, com um fundo branco e texto em preto. Na parte superior da janela temos uma linha com fundo em tom mais claro e, ao lado esquerdo, o texto em inglês “Destination Folder” em negrito, seguido do texto: “Choose a custom location or click Next to install”. À frente, do lado direito, está o logotipo do Node.js. Abaixo, uma linha horizontal seguida do texto “Install Node.js to:”. Abaixo, uma caixa retangular centralizada com o caminho em que o Node.js será instalado: “C:\Program Files\node.js\”. Abaixo temos um botão com o texto “Change…”, para mudança do caminho de instalação e em seguida outra linha horizontal que antecede os botões “Back”, “Next” e “Cancel”, dispostos horizontalmente.

Selecione Next e na tela seguinte vamos escolher quais as funcionalidades do Node queremos que sejam instaladas. Aqui recomendo que não altere nada e faça a instalação de todas. Caso queira alterar essa configuração, é importante garantir que ao menos as opções Node.js runtime, npm package manager e Add to PATH estejam selecionadas.

Tela da janela do instalador do Node, com um fundo branco e texto em preto. Na parte superior da janela temos uma linha com fundo em tom mais claro e, ao lado esquerdo, o texto em inglês “Custom Setup” em negrito, seguido do texto: “Select the way you want features to be installed”. À frente, do lado direito, está o logotipo do Node.js. Abaixo, uma linha horizontal, seguida do texto “Click the icons in the tree below to change the way features will be installed”. Abaixo, a tela está dividida em dois quadrados dispostos um ao lado do outro. No da esquerda, temos um fundo em tom mais claro, que abriga cinco tópicos posicionados verticalmente: “Node.js runtime”, “corepack manager”, npm package manager”, “Online documentation shortcuts” e “add to PATH”. Está posicionado à frente de cada um deles um ícone com uma seta para baixo, que indica que aquele tópico pode ser selecionado e aberto. Na base desse quadrado, temos uma barra de rolagem. No quadrado do lado direito da tela, temos o texto “Install the core Node.js runtime (node.exe).” e em seguida o texto “This feature requires 59MB on your hard drive. It has 1 of 1 subfeatures selected. The subfeatures require 12KB on your hard drive”. Abaixo temos um botão em cinza, desativado, com o texto “Browse…”. Em seguida, outra linha horizontal que antecede os botões “Reset”, ”Disk Usage”, “Back”, “Next” e “Cancel”, dispostos horizontalmente.

Em seguida, vai aparecer a opção de instalar as ferramentas para módulos nativos. Em algumas situações específicas, alguns pacotes do npm precisam ser compilados em sua máquina para rodarem no Windows sem impedimentos. Para isso, é necessário que essas ferramentas para módulos nativos estejam instaladas, pois elas irão cuidar da compatibilidade com o Windows.

Portanto, para evitar problemas futuros, vamos selecionar a checkbox para que seja feita a instalação automática dessas ferramentas, inclusive do Chocolatey, que é um gerenciador de pacotes para o Windows que vem para facilitar o processo de atualização e download dessas ferramentas através da linha de comando. Em seguida clicamos em Next:

Tela da janela do instalador do Node, com um fundo branco e texto em preto. Na parte superior da janela temos uma linha com fundo em tom mais claro e, ao lado esquerdo, o texto em inglês “Tools for Native Modules” em negrito, seguido do texto: “Optionally install the tools necessary to compile native modules”. À frente, do lado direito, está o logotipo do Node.js. Abaixo, uma linha horizontal, seguida do texto “Some npm modules need to be compiled from C/C++ when installing. If you want to be able to install such modules, some tools (Python and Visual Studio Build Tools) need to be installed”. Abaixo, cercada por um retângulo vermelho, há uma checkbox selecionada com o texto: “Automatically install the necessary tools. Note that this will also install Chocolatey. The script will pop-up in a new window after the installation completes”. Na posição subsequente, encontra-se o texto “Alternatively, follow the instructions at https://github.com/nodejs/node-gyp#on-windows to install the dependencies yourself”. Em seguida, outra linha horizontal que antecede os botões “Back”, “Next” e “Cancel”, dispostos horizontalmente.

Feito isso, basta selecionar a opção install, que vai aparecer na tela seguinte, e aguardar até que a instalação seja finalizada. Nesse momento, pode ser que algumas janelas do terminal se abram, como mostrado na imagem a seguir, que é justamente a responsável pela instalação das ferramentas para módulos nativos. Basta clicar em qualquer tecla para continuar e esperar até que seja finalizada:

Janela do terminal de instalação de ferramentas adicionais do node. Há uma aba superior, com fundo branco e texto em preto, no canto esquerdo, se encontra o ícone do terminal seguido do texto “Install Additional Tools for Node.js” e no canto direito os ícones de minimização, maximização e fechamento da janela. Abaixo, em tela com fundo preto e texto em branco se encontra o seguinte texto: “Tools for Node.js Native Modules Installation ScriptThis script will install Python and the Visual Studio Build Tools, necessary to compile Node.js native modules. Note that Chocolatey and required Windows updates will also be installed. This will require about 3 GiB of free disk space, plus any space necessary to install Windows updates. This will take a while to run. Please close all open programs for the duration of the installation. If the installation fails, please ensure Windows is fully updated, reboot your computer and try to run this again. This script can be found in the Start menu under Node.js. You can close this window to stop now. Detailed instructions to install these tools manually are available at https://github.com/nodejs/node-gyp#on-windows Pressione qualquer tecla para continuar...”

Assim que a instalação terminar, é interessante que você reinicie a máquina, para garantir que Node.js foi escrito corretamente no caminho do PATH do Windows. Mas antes de reiniciar tenha certeza de que a instalação terminou, ok?

Por fim, para verificar se a instalação ocorreu corretamente, basta abrir o Prompt de Comando e rodar os comandos node --version. Para verificar a versão do gerenciador de pacotes para Node (o NPM) rode os comandos npm --version, como indicado na imagem a seguir:

Tela de terminal com fundo em preto e letras em branco com o seguinte texto:“C:\Users\faela>node --versionv16.17.0C:\Users\faela>npm --version7.20.3”

No meu caso, o Node foi instalado corretamente, porém o npm não estava na versão mais recente (até a data de publicação deste artigo, npm 8.15.0 para a versão LTS). Para corrigir, basta inserir o comando npm install -g [email protected], como mostrado na imagem abaixo :

Tela de terminal com fundo em preto e letras em branco com o seguinte texto:“C:\Users\faela>npm install -g npm@8.15.0”

Repetindo o comando npm --version, a versão foi corrigida, como podemos observar na imagem:

Tela de terminal com fundo em preto e letras em branco com o seguinte texto:“C:\Users\faela>npm --version8.15.0”

Agora basta digitar node, como indicado na imagem abaixo, e você já pode executar JavaScript através do terminal:

Tela de terminal com fundo em preto e letras em branco com o seguinte texto:“C:\Users\faela>nodeWelcome to Node.js v16.17.0.Type ".help" for more information.`> console.log`("Hello World!")Hello World!”

E pronto, assim concluímos a instalação do Node.js e verificamos que ele foi instalado corretamente no Windows!

Instalação no Linux (Ubuntu)

Para instalar a versão LTS no Linux Ubuntu, devemos digitar no terminal os seguintes comandos:

curl -fsSL https://deb.nodesource.com/setup_lts.x | sudo -E bash -
sudo apt-get install -y nodejs

Depois rodarmos os comandos acima, a tela do terminal ficará assim:

Tela do terminal Ubuntu, com fundo roxo e texto em branco. O texto escrito é o que aparece depois do comando citado: Lendo informação de estado... ProntoOs seguintes pacotes foram instalados automaticamente e já não são necessários:bridge-utils docker-ce-rootless-extras docker-scan-plugin gyp javascript-common libc-ares2 libfwupdplugin1 libjs-inheritslibjs-is-typedarray libjs-psl libjs-typed array-to-buffer libpython2-stdlib libpython2.7-minimal libpython2.7-stdlib libuv1-dev pigzpython-pkg-resources python2 python2-minimal python2.7 python2.7-minimalslirp4netns ubuntu-fanUtilize 'sudo apt autoremove' para os remover. Os pacotes a seguir serão REMOVIDOS: libnode-dev libnode64 nodejs-docOS NOVOS pacotes a seguir serão instalados:nodejsO pacotes atualizados, 1 pacotes novos instalados, 3 a serem removidos e 92 não atualizados. É preciso baixar 27,1 MB de arquivos.Depois desta operação, 95,6 MB adicionais de espaço em disco serão usados. Obter:1 https://deb.nodesource.com/node_16.x focal/main amd64 nodejs amd64 16.17.0-deb-1node source1 [27,1 MB]Baixados 27,1 MB em 4s (6.788 kB/s)(Lendo banco de dados... 238235 ficheiros e directórios actualmente instalados.)A remover libnode-dev: amd64 (10.19.0~dfsg-3ubuntu1) ...A remover libnode64: amd64 (10.19.0~dfsg-3ubuntu1)A remover nodejs-doc (10.19.0~dfsg-3ubuntu1) ...A selecionar pacote anteriormente não selecionado nodejs. (Lendo banco de dados ... 238001 ficheiros e directórios actualmente instalados.)A preparar para desempacotar .../nodejs_16.17.0-deb-1nodesource1_amd64.deb ...A descompactar nodejs (16.17.0-deb-1nodesource1) ...Configurando nodejs (16.17.0-deb-1nodesource1) ...A processar 'triggers' para libc-bin (2.31-0ubuntu9.9) ... A processar 'triggers' para man-db (2.9.1-1) ...

Feito isso, o Node.Js já está instalado! Para confirmar que deu tudo certo com a instalação,, digite o comando node --version. Já para verificar a instalação do npm, que é o gerenciador de pacotes do Node, que é baixado no Linux junto com ele, digite o comando: npm --version. Feito isso, vai aparecer algo parecido com isso:

Tela do terminal Ubuntu, com fundo roxo. Temos, em verde claro, o nome de usuário, e o ‘til’ em azul claro. O restante do texto aparece em branco:iasmin@iasmin-All-Series:~$ node --version v16.17.0 iasmin@iasmin-All-Series:~$ npm --version 8.15.0

Feito isso teremos instalado o Node e verificado se seus comandos foram devidamente instalados!

Instalação no macOS

A instalação no macOS é bastante similar com a instalação do Windows, pois também usa um pacote de instalação.

Inicialmente, vamos até o site de download do Node. As versões LTS já estão disponíveis por padrão. Então, selecionamos a opção macOS Installer (.pkg), como indicado na imagem abaixo:

Tela do site de download do Node. Temos o design de uma tabela. A primeira linha tem duas colunas: a primeira, em fundo verde, com o texto em fonte branca “LTS - Recommended For Most Users”, e a segunda, em um fundo verde claríssimo, com texto em fonte verde mais escura, escrito “Current - Latest Features. Na próxima linha, há três ícones também com fundo verde claríssimo e texto verde mais escuro, dos Sistemas Operacionais, com os respectivos textos abaixo deles: o ícone do Windows, e o texto “Windows Installer”, o ícone do macOS e o texto “macOS Installer”, e o ícone de um cubo, representando o Source Code, com o texto “Source Code”. Na parte de baixo, há uma lista à esquerda dos possíveis downloads,um abaixo do outro. Já do lado direito, há uma coluna com números referentes a cada possível download.Windows Installer(.msi) - há duas colunas à direita, com as opções 32-bit e 64-bitWindows Binary(.zip) - há duas colunas à direita, com as opções 32-bit e 64-bitmacOS Installer(.pkg) - há uma coluna à direita, com a opção 64-bit/ARM64. Essa coluna tem a fonte verde com o texto branco e está marcada por um retângulo vermelho, pois é a opção que deve ser escolhida.macOS Binary(.tar.gz) - há duas colunas à direita, com as opções 64-bit e ARM64Linux Binaries(x64) - há uma coluna à direita, com a opção 64-bitLinux Binaries(ARM) - há duas colunas à direita, com as opções 32-bit e 64-bitSource Code - há uma coluna à direita, com a opção node-v16.17.0.tar.gzAo lado de cada opção, há as indicações de cada formato, com o fundo verde e o texto branco

Ao selecionarmos essa opção, o pacote de instalação será baixado. Assim que o download terminar, clicamos no arquivo baixado e executamos. Depois, podemos prosseguir ao clicar em *Continue*, sem nos esquecermos de aceitar os termos de uso.

Tela de instalação do Node, com fundo cinza claro. Há uma barra superior um pouco mais clara que o fundo da tela. À esquerda da barra, há três círculos também cinza-claro. No centro, há um ícone de uma caixa de papelão aberta e o título “Install Node.js e no canto direito há um ícone de um cadeado. De fora da barra, temos, à esquerda, um menu lateral com opções: Introduction, License, Destination Select, Installation Type, Installation e Summary. A opção Introduction está selecionada, com texto mais escuro e círculo azul à sua direita. As outras opções têm texto mais claro e círculos cinza na direita. Abaixo do menu, há o logo do Node.js. À direita, há o texto “Welcome to the Node.js Installer” e um retângulo branco, com o texto: “This package will install:Node.js v16.17.0 to /usr/local/bin/nodenpm v8.15.0 to /usr/local/bin/npm”Ao final da tela, abaixo do retângulo, no canto inferior direito, há dois retângulos menores: o primeiro está mais claro, impossível de clicar, e tem o texto “Go Back” e o segundo está mais escuro, com o texto: "Continue”.

Após clicar em Continue, teremos a seguinte tela:

Tela de instalação do Node, com fundo cinza claro. Há uma barra superior um pouco mais escura que o fundo da tela. À esquerda da barra, há três círculos, vermelho, amarelo e cinza claro, respectivamente. No centro, há um ícone de uma caixa de papelão aberta e o título “Install Node.js" e no canto direito há um ícone de um cadeado. De fora da barra, temos, à esquerda, um menu lateral com opções: Introduction, License, Destination Select, Installation Type, Installation e Summary. A opção Summary está selecionada, com texto mais escuro e círculo azul à sua direita. As outras opções têm texto mais claro e círculos cinza na direita. Abaixo do menu, há o logo do Node.js. À direita, há o texto “The installation was completed successfully.” e um retângulo branco, com o texto: “This package has installed:Node.js v16.17.0 to /usr/local/bin/nodenpm v8.15.0 to /usr/local/bin/npmMake sure that /usr/local/bin is in your $PATH.”Ao final da tela, no canto inferior direito, há dois retângulos: o primeiro está mais claro, impossível de clicar, e tem o texto “Go Back” e o segundo tem fundo azul claro, com o texto branco: "Close”.

Clique em *Close* e agora vamos conferir se o Node e o npm foram realmente instalados. Isso é feito de forma parecida com a verificação no Linux. Comece digitando node --version e npm --version. Vai aparecer o seguinte resultado:

Tela do terminal macOS, em fundo branco. Há uma barra superior cinza, com três círculos à esquerda, vermelho, amarelo e verde, respectivamente. No centro da barra, há o ícone de uma casa e o texto: “alura-bash-80x24”. Na parte principal da tela, temos o texto:“Last login: Wed Aug 24 17:21:20 on ttys000 Iasmins-iMac:~ alura$ node --versionv16.17.9Iasmins-iMac: alura$ npm --version 8.15.0Iasmins-iMac: alura$”

Esse resultado mostra que conseguimos concluir a instalação do Node e do npm.

Explore diferentes versões do Node.js

Conforme os diferentes projetos em que você está trabalhando, é comum que seja necessário utilizar diferentes versões do Node.js. Fazer o download de cada uma pode ser trabalhoso e demandar tempo. Para trazer mais praticidade nessas situações, uma ferramenta extremamente útil é o NVM (Node Version Manager), que é um gerenciador de versões do Node cada vez mais utilizado pelas pessoas desenvolvedoras.

Com o NVM, você consegue mudar a versão do Node com apenas algumas linhas de comando, a fim de otimizar seu tempo e facilitar a gestão de diferentes versões. Caso queira experimentar o NVM, indicamos o artigo Node.js: Descomplicando o trabalho com diferentes versões, que mostra como instalar e utilizar essa ferramenta. Que tal dar uma olhadinha?

Conclusão

Parabéns por ter chegado até aqui!

Neste artigo nós aprendemos o que é o Node.js e refletimos sobre algumas das possibilidades de desenvolvimento que temos através dessa ferramenta tão poderosa. Também aprendemos como podemos fazer sua instalação nos ambientes Windows, Linux e MacOS e conhecemos o gerenciador de versões do Node, o NVM.

Agora que você instalou o Node.js, é hora de aprofundar seu aprendizado! Que tal dar uma olhadinha na Formação JavaScript para back-end da Alura?

Agradecimento Especial

Emerson Laranja pelas trocas de ideias, sugestões de melhorias e grande apoio prestado durante a escrita deste artigo.

Iasmin Araújo
Iasmin Araújo

Curso graduação em Ciência da Computação na UFMG. Faço parte do Scuba Team da Escola de Programação e aqui no fórum estarei principalmente nos tópicos de Java. No tempo livre, gosto de estudar sobre neurociência e fazer musculação.

Rafaela Petelin Silvério
Rafaela Petelin Silvério

Graduanda em Sistemas de Informação e Técnica em Desenvolvimento de Sistemas pela ETEC, atua como Scuba, na área de Front-end. Apaixonada por tecnologia, está sempre buscando aprender coisas novas. Seus hobbies favoritos são ler, programar, estudar novos idiomas e assistir séries de comédia.

Veja outros artigos sobre Programação