4 ações rápidas de marketing digital que vão destacar seu negócio

4 ações rápidas de marketing digital que vão destacar seu negócio
Time Alura
Time Alura

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Assim como o mercado de Startups e Fintechs, o comportamento de consumidores é muito dinâmico. Se em um dia ele está certo do que quer, no outro o pensamento pode já não ser o mesmo.

Por isso, uma empresa, por mais que seu serviço/produto seja essencial ou extremamente vantajoso, precisa fazer com que os clientes e possíveis clientes lembrem-se disso frequentemente.

Uma das principais maneiras de permanecer em contato com o público é por meio do marketing digital. Com uma presença online forte, as Startups, Fintechs e qualquer tipo de empresa chegam nos lugares onde o usuário está e conseguem ser reconhecidas por ele.

Apesar de existir uma infinidade de estratégias possíveis, cada qual com suas vantagens, 4 ações serão responsáveis por viabilizar o relacionamento entre marca e consumidor, gerando ótimos resultados ao primeiro e boa experiência ao segundo. São elas:

  • Estratégia de AdWords
  • Remarketing com base em recência
  • Conteúdo
  • Coleta de leads.

AdWords com sua própria marca

De acordo com o Google, mais de 1 milhão de empresas trabalham com AdWords. A ideia central é a atração de novos visitantes, aumento de vendas e maior engajamento dos clientes com a marca.

Com o serviço, que vai muito além das buscas por palavras-chave, abre-se a possibilidade de alcançar clientes em páginas com bastante relevância em toda a web. A segmentação pode ser feita de inúmeras maneiras, como tipo de site, público-alvo, remarketing etc. Basicamente, os anúncios são veiculados onde e quando são relevantes para seu público-alvo.

O AdWords é capaz de mensurar precisamente como as pessoas agiram diante do anúncio. O anunciante sabe quantas tiveram acesso à mensagem e qual a porcentagem delas que clicou no link. Com ferramentas corretas, ainda é possível acompanhar as vendas que o site gera a partir dos cliques vindos de anúncio.

As Startups e Fintechs com anúncio no AdWords terão a oportunidade de alcançar pessoas na hora e local desejados, com a vantagem de pausar e reiniciar a campanha quando bem entenderem e em qualquer dispositivo cujos clientes utilizarem. Nossa dica é bem simples, mas algumas empresas ainda não utilizam: anunciar o próprio termo da marca.

Lucas Burza, diretor de conteúdo da Agência Linka, defende que a ideia de anunciar a própria marca garante a encontrabilidade para o caso de existir alguma busca pela palavra-chave.

“Além disso, deixamos de correr o risco da concorrência veicular sozinha e, por fim, naturalmente com uma boa estrutura de campanha e criativos, o valor do CPC (custo por cliques) será muito baixo, já que naturalmente terá um dos maiores quality score para esse leilão”, reforça Burza.

Banner promocional da Alura, com um design futurista em tons de azul, apresentando dois blocos de texto, no qual o bloco esquerdo tem os dizeres:

Remarketing com recência (curta e longa)

A estratégia do remarketing com recência curta tem a função de criar listas de remarketing com períodos de tagueamento mais curtos, assim o usuário é impactado justamente no momento em que apresenta as maiores chances de conversão.

Assim, o site de uma empresa com uma média de 80% das conversões nos 5 primeiros dias após o primeiro impacto pede uma campanha como essa, a qual, para conseguir maior impacto, contará com orçamentos mais agressivos ou a definição de lances para o período em questão mais altos.

Com isso, os usuários são mais impactados nos 5 primeiros dias e, após tal período, passam a ser impactados por outra campanha com a frequência, criativos e lances diferenciados.

Já o remarketing com recência longa é normalmente usado com produtos e serviços dos quais o tempo de decisão é maior, ou seja, são conversões em que o impulso não funciona. Com isso em mente, a ideia é conseguir, por meio do remarketing, eliminar as objeções.

“A melhor estratégia de remarketing é conciliar a recência com as ações dentro do ambiente online junto a uma mensagem com senso de urgência. Imagine comparar alguém que há 15 dias acessou sua home e não voltou com uma pessoa que acessou, colocou um produto no carrinho, iniciou o checkout e tudo isso há 1 dia. São usuários diferentes, que precisam receber mensagens diferentes e, com certeza, investimentos diferentes. O mais importante numa ação de remarketing é não incomodar e sim atrair novamente”, avalia Lucas.

Conteúdo

Trabalhar com marketing de conteúdo é pré-requisito para quem quer ver a marca crescer no mercado. A prática é fundamental para engajar seu público-alvo, estimular suas ações e, consequentemente, aumentar sua receita.

Um bom trabalho de marketing de conteúdo exige uma série de ações para ser implementado com sucesso. Logo no planejamento, é preciso definir qual é o objetivo de utilizar a estratégia, ou seja, o que se pretende alcançar por meio dela.

Alguns dos objetivos mais comuns são geração de leads, vendas e engajamento; diminuição de custo por venda; e aumento do lifetime-value. Com o objetivo definido, torna-se mais fácil o trabalho de encontrar a persona que agirá como dela se espera.

Pesquisas de mercado, análise de dados, pesquisas online e entrevistas com os próprios clientes são alguns dos meios para se estabelecer a persona. Em seguida, é preciso optar por quais canais se pretende alcançar seu público.

Alguns deles costumam ser muito efetivos, como blog, mídia social e e-mail marketing. A partir da escolha dos canais a serem utilizados, é o momento de escolher o formato em que o conteúdo será veiculado.

Mais uma vez, são muitas opções, sendo texto, imagem e vídeo as mais utilizadas. No entanto, pode-se ir além e apostar na criação e divulgação de infográficos, e-books e hangouts, por exemplo.

Talvez a parte mais importante da estratégia seja o estudo do funil de vendas. Apenas assim, uma marca será capaz de fornecer um conteúdo assertivo, respeitando o momento da jornada de seus possíveis clientes.

Coleta de leads

Obviamente, atrair pessoas faz parte da estratégia de qualquer negócio. Para ser bem-sucedido nesse aspecto, o empreendedor pode se aproveitar de 4 aspectos importantes na coleta de leads:

  • Landing pages
  • Formulários
  • Oferta
  • CTA (call to action).

A página de destino é onde o visitante chega ao site. Ela deve ser clara, de fácil utilização e com um layout amigável. Uma de suas funções é justamente conseguir informações do usuário, por isso um formulário nesta página é muito bem-vindo.

A pessoa preencherá o formulário com seus dados para receber uma oferta, que pode ser cupom de desconto, vantagens ou mesmo um material informativo, como um e-book. A relevância dessa oferta é o que vai fazer com que o usuário clique no CTA para recebê-la.

Ou seja, para coletar leads sem ser petulante, a oferta de um material rico é uma solução. O visitante deixará seu e-mail em troca do acesso a esse material.

Ponto de partida, não de chegada

Obviamente, uma campanha de marketing pode deve, aliás envolver outras estratégias para conseguir sucesso. Entretanto, ter o know-how dessas 4 ações e saber implementá-las já será o suficiente para colocar uma empresa à frente de suas concorrentes no ambiente digital.

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