1.000.000 de mensagens no GUJ.com.br e o futuro da comunidade Java

1.000.000 de mensagens no GUJ.com.br e o futuro da comunidade Java
peas
peas

Compartilhe

O GUJ é uma comunidade que começou através de alguns amigos que terminavam seus estudos em computação na Universidade de São Paulo, que haviam se encantado com a linguagem Java quando esta já estava em seu auge, há 7 anos: dia 10 de agosto de 2002.

O site começou com um fórum modesto, onde alguns poucos colocavam suas dúvidas. Hoje, com mais de 100 mil usuários, e pela união com o PortalJava, o GUJ atinge a incrível marca de 1 milhão de mensagens, maior que a de muitos fóruns de Java em língua inglesa, e com quase 3 milhões de page views por mês.

E o que dizem essas um milhão de mensagens?

As mensagens do GUJ não dizem apenas sobre Java, mas também sobre arquitetura, Ruby, Rails, C#, JavaScript e outras linguagens. Creio que este seja um ponto importante, e que diz muito sobre o rumo dos desenvolvedores dessa nova década, indicando a maturidade dos desenvolvedores Java: sempre buscando novos horizontes, e indo em direção a programação poliglota. Apesar de muito de nós continuarmos apaixonados pelo Java, consideramos cada vez mais o poder de cada linguagem para cada caso, já que não existe bala de prata. Ainda mais hoje, que podemos escolher uma outra linguagem e ainda assim utilizar do poder da Java Virtual Machine.

E isso não acontece apenas com a linguagem de programação: cada vez mais o desenvolvedor está preocupado em conhecer mais de rede, de banco de dados e da interação com o usuário.

A partir do GUJ e do PortalJava surgiram diversas iniciativas e projetos open source. A Caelum é uma das empresas que nasceu nessas comunidades, e por isso atribui grande valor a elas, e continua a investir em grupos de usuários, reuniões, eventos e blogs.

Fica aqui um agradecimento aos moderadores e aos usuários, que tanto contribuem para esse crescimento do GUJ.com.br.