Peça um orçamento Login
Artigo

Como calcular e otimizar o LTV (Lifetime Value) da sua empresa?

Athena Bastos

Athena Bastos


Na imagem, vemos uma pessoa sentada em frente a uma mesa, com um notebook aberto à sua frente. Ela está digitando algo, enquanto segura uma caneta na mão, e com alguns papéis espalhados pela mesa. À esquerda do notebook, há uma calculadora, indicando que ela está realizando cálculos, simbolizando o ato de calcular o LTV.

A rota do desenvolvimento de tecnologias e do planejamento de estratégias dentro de uma empresa é única. Não existe uma receita pronta para as empresas se manterem inovadoras e lucrativas em um cenário de constante transformação.

Nessa perspectiva, a experiência das pessoas consumidoras tem se tornado cada vez mais relevante.

E então, surgem questões importantes como: quanto vale cada cliente? Quais clientes são mais engajados e fiéis à marca? Quais investimentos para atrair e converter clientes têm retorno, de fato, satisfatório?

O LTV (Lifetime Value) desponta como uma métrica capaz de oferecer respostas para todas essas perguntas.

Afinal de contas, é uma métrica importante para refletir tanto sobre a experiência das pessoas consumidoras com o produto quanto para fornecer insights relevantes sobre as estratégias de negócio.

Pensando nisso, o objetivo deste artigo é explicar o que é lifetime value, como calcular e, principalmente, quais estratégias podem auxiliar a otimizá-lo.

Checklist Desenvolvimento de pessoas em tecnologia - baixe agora

O que é LTV e por que é importante?

O LTV é o valor do ciclo de vida de um cliente dentro da empresa. Ou seja, é a estimativa da receita média de um cliente durante todo seu relacionamento com a empresa.

É, portanto, um indicador de performance que projeta o quanto de receita um cliente pode gerar durante todo seu ciclo de vida se relacionando com o negócio.

VEJA TAMBÉM:

E o lifetime value, o que é? Este é o termo relacionado à sigla LTV, que em português pode ser traduzido como “valor vitalício”, ou seja, o valor que cada cliente gera durante seu tempo de vida na empresa.

Pense no seguinte exemplo simplificado: uma universidade que tem um curso de pós-graduação com duração de 24 meses e mensalidade de R$ 500. Nesse caso, estudantes deste curso gastam R$ 6.000 por ano com a mensalidade.

Considerando que o LTV é o quanto de dinheiro um cliente trará à empresa e que o curso tem duração de dois anos, o LTV desse serviço é R$ 12.000.

É importante ter em mente que trata-se de um exemplo simplificado que considera que não existe taxa de cancelamento de matrículas. Ou seja, que todas as pessoas que se matricularam vão até o final do curso.

Sendo assim, é uma métrica que diz respeito à experiência dos clientes na empresa. Um LTV alto indica fortes indícios de que os clientes são fiéis e engajados à marca e que, provavelmente, continuarão a consumir seus produtos e serviços.

Por outro lado, o LTV baixo indica certa passividade de clientes (em maior ou menor grau). Isto é, que os clientes consumiram apenas em uma situação específica e não têm engajamento com o produto ou serviço.

Na prática, o LTV é uma métrica fundamental para gerar insights sobre a experiência das pessoas consumidoras e, consequentemente, impacta no direcionamento de esforços e investimentos nessa área.

Maior escola de tecnologia do país - saiba mais

O que é LTV no marketing digital?

O LTV é uma métrica importante para o marketing digital, uma vez que a estratégia é voltada para atrair e fidelizar clientes. Ou seja, ele consegue mensurar o valor financeiro médio que um (a) cliente gera durante todo seu relacionamento com a empresa.

Dessa forma, é possível avaliar o retorno dos investimentos em marketing digital, para adaptar a estratégia, caso necessário. O LTV ajuda a entender quanto é possível investir na aquisição de clientes (por meio de publicidade, marketing, etc.) e ainda assim obter um retorno positivo ao longo do tempo.

Para calcular o LTV marketing, a fórmula utilizada é a mesma que para outros cenários, e veremos ela no próximo tópico. É importante entender que se o LTV for maior do que o custo de aquisição de clientes (CAC), isso indica que a empresa está gerando lucro com seus esforços de marketing digital.

Como calcular o LTV de uma empresa passo a passo

Em geral, a fórmula para calcular o LTV é:

LTV = (ticket médio [$] x total de compras no período) x tempo médio de relacionamento [em meses ou anos]

Vamos pensar na seguinte situação para aplicar a fórmula: um e-commerce em que cada cliente investe cerca de R$ 200 em compras. Além do mais, cada cliente faz, em média, 10 compras por ano e mantêm o relacionamento com a marca por 5 anos.

Veja abaixo como calcular LTV, na prática:

LTV = (200 x 10) x 5 LTV = 2.000 x 5 **LTV = 10.000

Isso significa que, ao longo do ciclo de vida na empresa, os clientes geram em torno de R$ 10 mil de receita.**

Além disso, o LTV aciona outros três indicadores para fazer análises importantes sobre o negócio:

  • Ticket médio: é o valor médio das vendas em um período;
  • Custo de aquisição por cliente (CAC): é o valor do investimento para cada conversão;
  • Taxa de abandono ou de cancelamento (churn rate): percentual de clientes perdidos no período.

A relação entre LTV e CAC

O CAC (custo de aquisição de cliente) é a métrica que aponta o quanto a empresa precisa investir para fazer uma venda.

Nessa perspectiva, a análise do CAC e do LTV devem se relacionar porque sinalizam o investimento e o retorno do investimento em marketing e prospecção em vendas.

Essa análise deve responder à seguinte pergunta: o investimento feito para prospectar e converter clientes vale a pena?

Se o valor para converter o cliente (CAC) é próximo ou maior do que a receita média que ele vai proporcionar (LTV), é um sinal vermelho.

Afinal de contas, indica que a empresa está gastando mais para prospectar um cliente do que, de fato, recebendo. Ou, então, que o valor da receita média que os clientes trazem para a empresa é muito baixo.

Assim, é indicado que o CAC se mantenha proporcional ou inferior ao LTV. Isso indica que a receita que os clientes vão trazer para empresa é maior do que o investimento que foi feito para convertê-lo.

Por que calcular o Lifetime Value?

De início, é importante ter em mente que, no centro da disruptura, ficou claro que as empresas precisam, cada vez mais, olhar para as pessoas consumidoras para pensar em inovação. Por isso, a Cultura Customer Centric é um dos pilares da transformação digital.

E o foco no sucesso dos clientes não deve ser apenas uma iniciativa dos times de relacionamento, mas sim um mindset de toda a empresa — do desenvolvimento do produto até as entregas de valor.

Não é à toa. No Customers 2020 Report, a experiência do cliente ultrapassou o preço e a qualidade do produto na lista de fatores que diferenciam as marcas.

No entanto, o potencial do LTV vai muito além de saber sobre a experiência dos clientes e quanto cada um vale — que é o resultado final do cálculo em si: essa métrica fornece insights fundamentais para pensar sobre o próprio negócio em si.

Através do cálculo do LTV, as empresas podem fazer análises complexas e basear tomadas de decisões estratégicas, especialmente em relação à experiência dos clientes e o retorno sobre investimentos (ROI).

É possível, por exemplo, aprofundar análises sobre quais clientes geram mais valor ao longo do tempo e quais investimentos oferecem retornos satisfatórios.

Além do mais, o LTV pode oferecer respostas às estratégias de relacionamento que trabalham para aumentar a retenção dos clientes.

Em resumo, o acompanhamento do LTV proporciona que as empresas:

  • Façam uma projeção do faturamento a médio e longo prazo;
  • Definam orçamentos viáveis para captação e retenção de clientes;
  • Verifiquem se o retorno dos clientes compensa os custos de aquisição;
  • Identifiquem oportunidades de atrair e fidelizar clientes;
  • Determinem a estratégia do time de vendas e de relacionamento.

Qual é o LTV ideal?

Não há um valor específico que pode ser considerado o “LTV ideal” que se aplique a todas as empresas. O valor do LTV pode variar entre setores, tipos de negócios e modelos de receita. Ou seja, o que é considerado um LTV saudável para uma empresa pode não ser o mesmo para outra.

No entanto, em termos gerais, o ideal é que o LTV seja maior do que o custo de aquisição de clientes (CAC). Como vimos, quando isso acontece, indica que a empresa está obtendo um retorno positivo do investimento em aquisição de clientes, o que é essencial para um crescimento sustentável.

Também é importante observar que o LTV pode ser comparado com a margem de lucro da empresa para garantir que os clientes não apenas gerem receita, mas também contribuam para a rentabilidade da empresa.

Dessa maneira, o acompanhamento do LTV ao longo do tempo e a comparação com outras métricas relevantes ajudam a empresa a ajustar suas estratégias de marketing, melhorar a retenção de clientes e otimizar o valor que cada cliente traz ao negócio.

Dicas para melhorar a retenção de clientes e aumentar o LTV

Assim como todas as estratégias, não existe uma receita mágica que serve para melhorar a retenção de clientes (e consequentemente, aumentar o LTV) de todas as empresas indistintamente.

Cada empresa carrega suas particularidades e seus dados próprios que vão indicar os caminhos para melhorar suas métricas.

No entanto, essas dicas podem auxiliar nesse processo:

Foque na experiência do cliente

Como você já viu, o LTV tem relação direta com a experiência dos clientes. Dessa forma, quanto melhor e mais duradoura for essa experiência, maior será o valor do LTV.

No entanto, as estratégias para melhorar a experiência dos clientes devem partir de dados e informações reais, não de mera suposição.

Ou seja, a empresa precisa, de fato, se colocar à disposição para ouvir e compreender o que as pessoas consumidoras esperam da marca.

A aplicação de pesquisas de NPS, ações de pós-venda e questionários com clientes mais antigos são ações que podem acionar esse tipo de conhecimento.

Também é importante focar em estratégias de atendimentos personalizados através de análises de dados, que faz as pessoas se sentirem únicas e especiais com a oferta de um produto exclusivo e personalizado para si.

O estudo da InfoSys mostrou que 86% das pessoas consideram que o atendimento diferenciado e exclusivo é um fator determinante para comprar (ou não!) de uma marca.

Trabalhe com o engajamento da base

É fundamental trabalhar com o engajamento da base de clientes. A criação de programas de fidelidade é uma estratégia efetiva para aprofundar uma conexão emocional com a marca e estimular novas compras.

Na concepção de Kim Courvoisier, chefe de marketing da Thanx, os melhores programas de fidelidade ajudam a envolver e reter clientes por meio de conexões emocionais.

A Amazon, por exemplo, implementou um programa de fidelidade que compreende o acesso a dezenas de programas de TV, envio mais rápido de produtos, sem a necessidade de um valor mínimo.

Isso faz com que os clientes passem mais tempo no site e, consequentemente, aumenta a chance de fazerem novas compras.

Planeje melhorias de produto

Por fim, a partir da escuta ativa sobre a experiência dos clientes e da análise de dados de uso do produto, as empresas devem planejar melhorias que sejam suficientes para agregar valor ao produto.

Ou seja, é fundamental entender o que as pessoas consumidoras esperam e o que gostariam de poder experienciar no produto.

Além de, é claro, entender quais são as ferramentas de produto que não estão funcionando bem e que precisam de melhorias.

Esses devem ser os principais indicadores norteadores do roadmap de produto de uma empresa centrada na experiência dos clientes.

Quer saber mais sobre desenvolvimento de pessoas em tecnologia? Receba a newsletter da Alura Para Empresas com insights mensais, direto em sua caixa de entrada!

Athena Bastos
Athena Bastos

Supervisora de Conteúdo da Alura Para Empresas. Bacharela e Mestra em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Pós-graduanda em Branding: gestão estratégica de marcas pela Universidade Castelo Branco - UCB. Escreve para blogs desde 2008 e atua com marketing digital desde 2018.

Organizações que confiam nas nossas soluções corporativas

Junte-se a mais de 5000 empresas que já capacitaram seus times com nossas formações.

  • Logo daa Dasa class=