Alura > Cursos de UX & Design > Cursos de UX Design > Conteúdos de UX Design > Primeiras aulas do curso UX Writing: comunicação estratégica em produtos digitais

UX Writing: comunicação estratégica em produtos digitais

O que é UX writing - Apresentação

Apresentando a instrutora e o curso

Olá! Seja bem-vinda, bem-vindo ao curso Introdução ao UX Fighting. Eu me chamo Bia Carrês, mas você pode me chamar de Bia.

Audiodescrição: Bia é uma mulher negra de pele clara, com cabelos curtos e cacheados na cor castanho escuro. Ela usa óculos com haste dourada, batom na cor vinho e uma blusa preta.

Sou publicitária de formação, com especialização em UX Design, e atualmente faço mestrado em Design na Universidade Federal do Paraná. Atuo como Content Designer Sênior no iFood, mas já passei por várias empresas na área de tecnologia, também como UX Writer e Content Designer.

Explicando o conteúdo e objetivos do curso

Gostaria de dar as boas-vindas oficialmente a este curso e contar um pouco sobre o que vamos aprender aqui.

Preparei um curso que vai além da teoria. Vamos nos aprofundar em boas práticas e conferir exemplos de marcas famosas, como Apple, AirBnB, Duolingo, entre outras.

Desenvolvendo habilidades práticas e público-alvo

Falando em marcas e boas práticas, desenvolveremos um case ao longo dos módulos, permitindo que visualizemos esses conceitos sendo aplicados na prática. Além disso, o curso inclui exercícios práticos para nosso desenvolvimento contínuo.

Para quem é este curso? Ele é destinado a Product Designers, UX Designers, seja para quem está começando agora, migrando ou já trabalha na área. Este curso proporcionará uma visão abrangente da área e contribuirá para que possamos entregar projetos ainda mais eficientes.

Vamos começar?

O que é UX writing - O que é UX writing

Introduzindo o conceito de UX Writing

Antes de tudo, é importante entender que UX Writing não se trata apenas de escrever. Quando pensamos no termo UX Writing, podemos associá-lo apenas à escrita. No entanto, não se resume a isso. Embora escrever já não seja uma tarefa fácil, ser um UX Writer ou praticar UX Writing envolve mais do que apenas escrever. Trata-se de guiar o usuário na experiência por meio do conteúdo. Pode parecer que escrever e guiar na experiência por meio do conteúdo são a mesma coisa, mas não são. Vamos explorar essa diferença ao longo deste curso.

No UX Writing, consideramos as necessidades e objetivos tanto do usuário quanto do negócio. É fundamental destacar esses dois pontos, pois muitas vezes não associamos UX Writing à estratégia. No entanto, UX Writing é, de fato, uma área estratégica. Ao guiar o usuário na experiência, levamos em conta tanto os objetivos do usuário quanto os objetivos do negócio.

Explorando a relação entre UX Writing e UX Design

É importante compreender a relação entre UX Writing e UX Design. UX Writing é uma especialidade dentro da área de UX. Enquanto o UX Design tem um foco mais amplo sobre toda a jornada do usuário, o UX Writing é mais direcionado à clareza, compreensão e transmissão da mensagem. Portanto, UX Writing está inserido no contexto do UX Design como uma especialidade.

Recomendamos o livro "Redação Estratégica para UX", de Torrey Podmajersky. Este livro é valioso porque aborda tanto a parte conceitual quanto a prática, trazendo exemplos de marcas e produtos que revelam estratégias de UX Writing aplicadas. É uma leitura altamente recomendada e, recentemente, foi lançada a segunda edição. O livro é acessível e vale muito a pena ser lido.

Identificando sub-áreas do UX Writing

No UX Writing, existem sub-áreas. Não se limita apenas à interface, podendo incluir também o trabalho com chatbots, cuidando de todos os fluxos conversacionais, o que chamamos de design conversacional. Para isso, existem boas práticas específicas.

Existem boas práticas voltadas, por exemplo, para a construção de uma mensagem de boas-vindas dentro de um chatbot e para a apresentação das opções de maneira correta. Para tudo isso, existem boas práticas específicas, formando um verdadeiro universo. Existe também o UX Fighter, focado na interface, que é responsável pelo conteúdo das telas. Acredito que esse seja o mais famoso. Além disso, há o content, que é focado nas operações, que é o nosso caso.

Atuando em diferentes áreas do UX Writing

Atuamos nas três áreas. Trabalhamos na área de chatbot quando prestávamos serviços para a Bradesco Seguros, especificamente com o chatbot da BIA, que é a inteligência artificial deles. Ficávamos responsáveis pela parte de design conversacional. Também atuamos em interface. Quando prestamos serviços para a Livelo, trabalhamos bastante na área de interface, em marketplace. Atualmente, atuamos na parte de operações, de ops. Somos responsáveis por trabalhar com facilitações e documentações, tudo voltado para operações.

O profissional que é um content ops ou content designer ops trabalha para otimizar as operações e os fluxos de trabalho. Ele é responsável por manuais de tom e voz, guias de escrita, facilitações de workshops e conteúdos educativos, para que o time de design tenha toda a estrutura necessária para executar um bom trabalho. Existem essas sub-áreas dentro da área de UX Writing e da área de content.

Destacando a importância do UX Writing

Por que o UX Writing é importante? Além de garantir uma experiência mais eficaz, o usuário consegue ser guiado, tomar decisões e fazer escolhas de forma muito mais eficiente, fácil e simples. Isso reduz frustrações. Um usuário que consegue passar pela jornada sem barreiras e com menos fricções acaba tendo uma experiência muito melhor e sendo mais satisfeito.

Quando pensamos em conteúdo, consideramos tudo isso. Pensamos, por exemplo, em uma meta que é alcançada muitas vezes por influência de um conteúdo bem estruturado. É importante entender que se trata de um todo. Não existe uma separação entre a tela e o conteúdo; tudo faz parte de uma única coisa. Tudo é importante para que possamos fazer design de maneira estratégica e alcançar os objetivos, tanto do negócio quanto as necessidades do usuário. Tudo isso influencia no resultado final.

Na próxima aula, vamos falar sobre o papel do UX Writer no time de produto e design. Até breve!

O que é UX writing - Papel no time de produto

Explicando a colaboração entre UX-Writer e UX-Designer

O UX-Writer é o par do UX-Designer. Agora que já sabemos o que é UX-Writing e que não se trata apenas de escrever, é importante lembrar que o UX-Writer trabalha em conjunto com o UX-Designer. Ainda existe certa confusão sobre as fronteiras entre essas áreas, como quem faz o quê e até onde cada um vai. O mais importante é entender que o UX-Writer e o UX-Designer tomam decisões juntos.

Na prática, isso significa que, se somos Product Designers, UX-Designers, UI-Designers, ou qualquer outra função relacionada, devemos envolver o UX-Writer desde o início do processo. Isso inclui desde o momento de discovery até a pesquisa com os usuários.

Discutindo a importância do envolvimento do UX-Writer

Por que isso é importante? Vamos discutir mais sobre isso ao longo deste curso, mas, de antemão, é fundamental que o UX-Writer esteja presente desde o início para tomar boas decisões e ser estratégico no conteúdo que constrói. Ele precisa estar ciente dos problemas, das necessidades dos usuários, das demandas do negócio, das prioridades do produto, entre outros aspectos. Tudo isso influencia na forma como o UX-Writer irá desenvolver a estratégia de conteúdo.

Caso não tenhamos um profissional de UX-Writing conosco, podemos imaginar o quanto todas essas partes influenciam não apenas na forma como desenhamos a tela e construímos a jornada, mas também no texto que será inserido. É importante ouvir o profissional, escutar o UX-Writer e considerar o que ele tem a dizer, afinal, esse profissional também entende de UX. Somos todos profissionais de UX com especialidades distintas, e é essencial absorver esse conhecimento.

Envolvendo o UX-Writer em cerimônias e reuniões

Para os Product Managers (PMs), é fundamental envolver o UX-Writer nas cerimônias. Existe até uma brincadeira interna de que somos sempre esquecidos no churrasco, ou seja, nas cerimônias e reuniões importantes. Isso não significa que o UX-Writer precise estar presente em tudo ao mesmo tempo, pois sabemos que muitas vezes há uma proporção menor de UX-Writers em comparação com UX-Designers. No entanto, é crucial envolver esses profissionais em reuniões e cerimônias importantes, para que se sintam parte do processo e se mantenham atualizados sobre o produto.

Os UX-Writers, UX-Researchers e UX-Designers formam uma tríade essencial. Ter essa sinergia e alinhamento é crucial para o sucesso da experiência do usuário.

Introduzindo exemplos práticos

Agora, vamos falar sobre exemplos reais. Até este momento, tratamos apenas de conceitos e teoria, mas vamos explorar alguns exemplos práticos. Vamos lá!

Sobre o curso UX Writing: comunicação estratégica em produtos digitais

O curso UX Writing: comunicação estratégica em produtos digitais possui 130 minutos de vídeos, em um total de 38 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de UX Design em UX & Design, ou leia nossos artigos de UX & Design.

Matricule-se e comece a estudar com a gente hoje! Conheça outros tópicos abordados durante o curso:

Aprenda UX Design acessando integralmente esse e outros cursos, comece hoje!

Conheça os Planos para Empresas