Alura > Cursos de Programação > Cursos de Cobol > Conteúdos de Cobol > Primeiras aulas do curso Cobol: primeiros passos

Cobol: primeiros passos

Estrutura da linguagem - Apresentação

Olá. Eu sou o Ivan. Neste curso, iremos aprender sobre Cobol, a famosa linguagem. Usaremos a interface chamada open Cobol IDE. É simples, intuitiva, parecida com as de mercado. É dentro dela que vamos construir nossos exercícios. O curso é voltado à construção de pequenos programs que vão permear assuntos, de forma crescente, até chegarmos em programas mais complicados.

Para isso, vamos passar por alguns pontos críticos, como trabalhar com variáveis. O Cobol é singular nessa questão, um pouco diferente do habitual. É mais fácil. Vamos trabalhar com comandos de decisão, com comandos de repetição, aproveitamento de código, onde vamos aprender a reutilizar código e a padronizar. O conceito de aproveitamento no mercado é bem solicitado. Vamos olhar isso no curso. E também como o mercado funciona. O que ele pede, boas práticas. Pronto para começar?

Estrutura da linguagem - Ambientes para prática

Bem-vindo ao nosso curso de Cobol. Vamos começar a entender as regras, a estrutura, as base da linguagem Cobol. É uma das linguagens mais antigas, porém ainda em bastante uso no mercado.

Temos dois mercados onde o Cobol existe. O mundo da alta plataforma, como bancos, financeiras, governo. E também o da baixa plataforma, da open. Ele roda em base Linux, Windows. Recentemente foi feita uma pesquisa e existe uma deficiência de mão de obra para programadores Cobol, seja para o main frame ou para baixa plataforma. Então vamos aproveitar este curso para ter um diferencial.

Quem faz o papel da linguagem no main frame é uma linguagem chamada JCL. Ele transforma em um executável. Provavelmente teremos um curso mais no futuro na Alura sobre.

O open tem duas opções. Podemos usar online, em qualquer navegador, ou por IDE. No nosso caso, vamos instalar a IDE para praticar direto no Windows. Primeiro, para trabalhar online temos o Glot (https://glot.io/). É um ambiente com várias ofertas. Se eu clicar em Cobol, ele me abre uma IDE. Outra opção é o JDoodle (https://www.jdoodle.com/). Nele posso salvar os projetos. Também temos o Paiza (https://paiza.io/en), com a mesma ideia.

No nosso caso, vamos trabalhar com um ambiente mais tranquilo, uma IDE para Linux ou Windows, chamada open Cobol. Ela existe no site do Pypi, versão 4.7.6. Basta baixar e executar. Também temos a mesma versão no Launchpad. Lembrando que é necessário ter o Python instalado. O Python pode ser baixado em https://www.python.org/.

Uma vez baixado, o processo é simples. Aceito os termos, dou next, escolho onde quero salvar, vou dando next e instalo. É bem rápido. Posso executar. É nessa tela que você vai definir o arquivo que você vai criar, abrir algum pronto. Vamos ver as preferências mais para frente.

Vou criar um novo arquivo, como programa teste. Escolho uma pasta padrão para salvar, e dou ok. De um lado tenho os arquivos, do outro as áreas de navegação, e no meio o programa. Ele já me mostra a estrutura básica.

Temos nosso ambiente criado.

Estrutura da linguagem - Configurando o ambiente

Vamos aprender a configurar o ambiente. Primeiro, vou abrir um texto qualquer. Vou criar nesse editor um arquivo em branco, a extensão vai ser .cob. Do lado esquerdo temos os arquivos e do lado direito a navegação da estrutura. Vou deixar aparecendo as três áreas por enquanto.

Em cima tenho os botões de navegação. Arquivo novo, abrir arquivo, salvar, salvar com novo nome, executar e execução. Se eu der play, ele vai me dizer que não tem nada por enquanto.

A ideia é trazermos o programa e executar. Posso ir nas preferências e definir o que eu quero. É o padrão de edição. Do lado temos o padrão de estilo, depois as opções de compilação, que são os caminhos onde ele vai procurar arquivos. Depois, as preferências de rodagem. E por último a parte de SQL Cobol, que é outro curso que iremos ver.

Vou deixar definido a fonte 14, o diretório e para rodar internamente. Agora, vamos partir para a criação dos programas.

Sobre o curso Cobol: primeiros passos

O curso Cobol: primeiros passos possui 185 minutos de vídeos, em um total de 59 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Cobol em Programação, ou leia nossos artigos de Programação.

Matricule-se e comece a estudar com a gente hoje! Conheça outros tópicos abordados durante o curso:

Aprenda Cobol acessando integralmente esse e outros cursos, comece hoje!

Conheça os Planos para Empresas