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Plano de Marketing Digital: como criar e coordenar estratégias

Começando o plano de aula - Apresentação

Boas-vindas ao curso de Planejamento de Marketing Digital! Eu sou a Yas e serei sua instrutora nesse curso.

Yasmin Cunha é uma pessoa de pele clara, olhos castanhos-escuros e cabelos no comprimento do ombro também castanhos. Usa piercing no nariz e na boca e uma jaqueta verde. Ao fundo, uma parede lisa com iluminação rosa-claro.

Esse curso é para você que é responsável pelo time de Marketing de uma empresa e também para quem precisa criar estratégias de Marketing Digital para seu novo negócio.

Começaremos nossa jornada aprendendo o que é o Benchmarking, um estudo de mercado externo que analisa as principais tendências e estratégias dos concorrentes.

Depois, por meio da jornada do consumidor, mapearemos as dores e necessidade do público utilizando diferentes ferramentas.

Na conclusão desse curso você terá um Planejamento de Marketing completo, com estratégias e ações que vão encaminhar sue negócio ao sucesso.

Prepare-se, nossa jornada vai começar!

Começando o plano de aula - Pesquisa

Para desenvolver o Planejamento de Marketing Digital, precisamos analisar as características do mercado externo.

Benchmarking

Faremos isso por meio do Benchmarking, um estudo da concorrência que traz informações como as estratégias de marketing utilizadas e tendências do mercado.

Para saber quais informações são necessárias nesse estudo, é preciso primeiro analisar o cenário da sua empresa.

Lembrando que informações precisam ser confiáveis e obtidas legalmente.

Tipos de Benchmarking

Existem quatro tipos de Benchmarking, vamos conhecer um pouco mais sobre cada um deles.

Genérico

O Benchmarking genérico é o estudo feito com empresas que não necessariamente são da mesma área que a sua, ou seja, podem oferecer produtos ou serviços diferentes.

As informações utilizadas nesse estudo são públicas e estão disponíveis na internet e outros meios de comunicação.

Competitivo

Nesse estudo é feito uma análise das empresas concorrentes, que oferecem o mesmo que sua empresa. As informações também podem ser encontradas de forma pública.

Cooperativo

No Benchmarking cooperativo as empresas se juntam para trocar informações, proporcionando troca de experiências e networking.

Interno

Nesse tipo de estudo é feito uma análise interna da empresa para mapear as estratégias que já funcionaram anteriormente.

O Benchmarking interno é muito importante para todo tipo de empresa, pois a partir dele é possível identificar o que não está funcionando e assim propor melhorias.

Conhecendo o Cão Petshop

Para o desenvolvimento do nosso Planejamento de Marketing Digital teremos como cliente o Cão Petshop, uma loja online de guias, coleiras e tags personalizadas para cães e gatos.

A partir do estudo dessa aula vamos analisar e desenvolver o benchmarking ideal para o Cão Petshop.

Até o próximo vídeo!

Começando o plano de aula - Ferramentas de pesquisa

Analisando as informações do nosso cliente Cão Petshop, recente no mercado, identificamos não haver informações suficientes para um benchmarking interno.

Como a empresa possui dois grandes concorrentes, Zee.dog e Petz, faremos o benchmarking competitivo. Utilizaremos como ferramentas de pesquisa o Google e as redes sociais das empresas concorrentes.

Para começarmos esse estudo, devemos fazer a seguinte pergunta:

O que as empresas concorrentes vendem como diferencial?

Zee.dog

Ao buscarmos por "Zee.dog" no campo de busca do Google, encontramos o primeiro anúncio com o seguinte título:

Ze.Dog - Entrega Para Todo Brasil

A partir disso, conseguimos identificar que esse é um serviço destaque da empresa, pois está em evidência no primeiro resultado pago.

Ao clicar nesse anúncio somos direcionados ao site da Zee.dog. Nisso, notamos que a marca tem a seguinte missão:

Conectando cachorros e pessoas

A coleira vendida pela empresa além da sua função principal também é um acessório de moda que conecta o estilo do tutor com o pet por meio das estampas e cores.

Esse valor de marca lifestyle gera uma percepção muito positiva no público. Isso faz com que os benefícios justifiquem a compra, independente do valor do ticket.

Ao entrar no site também nos deparamos com um pop-up oferecendo 10% de desconto na primeira compra, além da assinatura na newsletter. O desconto é um benefício que proporciona uma experiência de compra muito positiva para o consumidor.

Além disso, no banner principal do site, percebemos que a Zee.Dog possui uma campanha de doação. A cada compra realizada a mesma quantia é revertida em refeição natural para instituições que apoiam a causa animal.

O engajamento em ações sociais proporcionam um grande senso de comunidade. Na era do Marketing 5.0 o consumidor não se importa somente com o que está sendo adquirido e sim com toda a experiência de compra.

Por meio de ações sociais como essa, o consumidor pode se sentir engajado a realizar a compra, afinal, também estará contribuindo na doação.

Petz

Agora, vamos analisar a segunda concorrente utilizando o mesmo modelo de pesquisa no Google.

O primeiro anúncio que encontramos possui o seguinte título:

Petz - Loja Oficial - Compre e Receba Hoje Mesmo

Ao clicarmos nele, somos direcionados para o site. Nisso, percebemos que a informação em evidência também se refere ao prazo de entrega, na qual a empresa se propõe realizá-la horas após a compra.

Isso significa que a estratégia dessa marca é oferecer produtos de forma rápida. Isso garante ao cliente que, caso ele precise realizar uma compra com urgência, ele tera seu problema resolvido com eficiência.

Continuando nossa análise, descobrimos que a Petz possui um clube de assinatura gratuito e sem fidelidade, na qual o tutor ganha 10% de desconto. Além disso, no banner principal do site, encontramos um chamado para o consumidor ativar pontos exclusivos na loja.

Esses benefícios e vantagens proporcionam uma experiência de compra única na qual o consumidor se sentirá valorizado.

Descobrimos também que além dos produtos para pet a empresa oferece adestramento, adoção, banho e tosa e veterinária. Serviços realizados pela empresa Seres que também pertence a Petz.

Oferecer um serviço completo é outro ponto forte da empresa que também estimula o vínculo entre cliente e marca;

Cão Petshop

Agora, precisamos analisar a Cão Petshop. Para isso, precisamos responder a seguinte pergunta:

O que a Cão Petshop oferece como diferencial?

Variedade de produto

Enquanto a Petz oferece um centro veterinário completo e produtos diversos, a Cão Petshop oferece apenas três tipos de produto.

Entrega

Devido à logística, a Cão Petshop atualmente só realiza entregas locais, diferente da concorrência que oferece o serviço para todo Brasil.

Benefícios e descontos

A empresa não oferece benefícios e descontos, não estimulando o consumidor a realizar a compra.

Clube fidelidade

Não oferece um clube de fidelidade. A falta de benefícios faz com que a pessoa consumidora não se sinta atraída pela marca.

Conceito de marca

Além disso, a Cão Petshop não possui conceito de marca como a Zee.Dog.

No processo de decisão, o consumidor irá se questionar o motivo pelo qual vale a pena realizar a compra em determinada empresa e analisar todos esses pontos.

A partir dessas informações podemos identificar quais melhorias devem ser feitas na Cão Petshop e assim aderir novas estratégias para aprimorar o serviço oferecido.

É isso que faremos nas próximas aulas. Até lá!

Sobre o curso Plano de Marketing Digital: como criar e coordenar estratégias

O curso Plano de Marketing Digital: como criar e coordenar estratégias possui 72 minutos de vídeos, em um total de 34 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Marketing em Inovação & Gestão, ou leia nossos artigos de Inovação & Gestão.

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