Boas-vindas ao curso de Planejamento de Marketing Digital! Eu sou a Yas e serei sua instrutora nesse curso.
Yasmin Cunha é uma pessoa de pele clara, olhos castanhos-escuros e cabelos no comprimento do ombro também castanhos. Usa piercing no nariz e na boca e uma jaqueta verde. Ao fundo, uma parede lisa com iluminação rosa-claro.
Esse curso é para você que é responsável pelo time de Marketing de uma empresa e também para quem precisa criar estratégias de Marketing Digital para seu novo negócio.
Começaremos nossa jornada aprendendo o que é o Benchmarking, um estudo de mercado externo que analisa as principais tendências e estratégias dos concorrentes.
Depois, por meio da jornada do consumidor, mapearemos as dores e necessidade do público utilizando diferentes ferramentas.
Na conclusão desse curso você terá um Planejamento de Marketing completo, com estratégias e ações que vão encaminhar sue negócio ao sucesso.
Prepare-se, nossa jornada vai começar!
Para desenvolver o Planejamento de Marketing Digital, precisamos analisar as características do mercado externo.
Faremos isso por meio do Benchmarking, um estudo da concorrência que traz informações como as estratégias de marketing utilizadas e tendências do mercado.
Para saber quais informações são necessárias nesse estudo, é preciso primeiro analisar o cenário da sua empresa.
Lembrando que informações precisam ser confiáveis e obtidas legalmente.
Existem quatro tipos de Benchmarking, vamos conhecer um pouco mais sobre cada um deles.
O Benchmarking genérico é o estudo feito com empresas que não necessariamente são da mesma área que a sua, ou seja, podem oferecer produtos ou serviços diferentes.
As informações utilizadas nesse estudo são públicas e estão disponíveis na internet e outros meios de comunicação.
Nesse estudo é feito uma análise das empresas concorrentes, que oferecem o mesmo que sua empresa. As informações também podem ser encontradas de forma pública.
No Benchmarking cooperativo as empresas se juntam para trocar informações, proporcionando troca de experiências e networking.
Nesse tipo de estudo é feito uma análise interna da empresa para mapear as estratégias que já funcionaram anteriormente.
O Benchmarking interno é muito importante para todo tipo de empresa, pois a partir dele é possível identificar o que não está funcionando e assim propor melhorias.
Para o desenvolvimento do nosso Planejamento de Marketing Digital teremos como cliente o Cão Petshop, uma loja online de guias, coleiras e tags personalizadas para cães e gatos.
A partir do estudo dessa aula vamos analisar e desenvolver o benchmarking ideal para o Cão Petshop.
Até o próximo vídeo!
Analisando as informações do nosso cliente Cão Petshop, recente no mercado, identificamos não haver informações suficientes para um benchmarking interno.
Como a empresa possui dois grandes concorrentes, Zee.dog e Petz, faremos o benchmarking competitivo. Utilizaremos como ferramentas de pesquisa o Google e as redes sociais das empresas concorrentes.
Para começarmos esse estudo, devemos fazer a seguinte pergunta:
O que as empresas concorrentes vendem como diferencial?
Ao buscarmos por "Zee.dog" no campo de busca do Google, encontramos o primeiro anúncio com o seguinte título:
Ze.Dog - Entrega Para Todo Brasil
A partir disso, conseguimos identificar que esse é um serviço destaque da empresa, pois está em evidência no primeiro resultado pago.
Ao clicar nesse anúncio somos direcionados ao site da Zee.dog. Nisso, notamos que a marca tem a seguinte missão:
Conectando cachorros e pessoas
A coleira vendida pela empresa além da sua função principal também é um acessório de moda que conecta o estilo do tutor com o pet por meio das estampas e cores.
Esse valor de marca lifestyle gera uma percepção muito positiva no público. Isso faz com que os benefícios justifiquem a compra, independente do valor do ticket.
Ao entrar no site também nos deparamos com um pop-up oferecendo 10% de desconto na primeira compra, além da assinatura na newsletter. O desconto é um benefício que proporciona uma experiência de compra muito positiva para o consumidor.
Além disso, no banner principal do site, percebemos que a Zee.Dog possui uma campanha de doação. A cada compra realizada a mesma quantia é revertida em refeição natural para instituições que apoiam a causa animal.
O engajamento em ações sociais proporcionam um grande senso de comunidade. Na era do Marketing 5.0 o consumidor não se importa somente com o que está sendo adquirido e sim com toda a experiência de compra.
Por meio de ações sociais como essa, o consumidor pode se sentir engajado a realizar a compra, afinal, também estará contribuindo na doação.
Agora, vamos analisar a segunda concorrente utilizando o mesmo modelo de pesquisa no Google.
O primeiro anúncio que encontramos possui o seguinte título:
Petz - Loja Oficial - Compre e Receba Hoje Mesmo
Ao clicarmos nele, somos direcionados para o site. Nisso, percebemos que a informação em evidência também se refere ao prazo de entrega, na qual a empresa se propõe realizá-la horas após a compra.
Isso significa que a estratégia dessa marca é oferecer produtos de forma rápida. Isso garante ao cliente que, caso ele precise realizar uma compra com urgência, ele tera seu problema resolvido com eficiência.
Continuando nossa análise, descobrimos que a Petz possui um clube de assinatura gratuito e sem fidelidade, na qual o tutor ganha 10% de desconto. Além disso, no banner principal do site, encontramos um chamado para o consumidor ativar pontos exclusivos na loja.
Esses benefícios e vantagens proporcionam uma experiência de compra única na qual o consumidor se sentirá valorizado.
Descobrimos também que além dos produtos para pet a empresa oferece adestramento, adoção, banho e tosa e veterinária. Serviços realizados pela empresa Seres que também pertence a Petz.
Oferecer um serviço completo é outro ponto forte da empresa que também estimula o vínculo entre cliente e marca;
Agora, precisamos analisar a Cão Petshop. Para isso, precisamos responder a seguinte pergunta:
O que a Cão Petshop oferece como diferencial?
Enquanto a Petz oferece um centro veterinário completo e produtos diversos, a Cão Petshop oferece apenas três tipos de produto.
Devido à logística, a Cão Petshop atualmente só realiza entregas locais, diferente da concorrência que oferece o serviço para todo Brasil.
A empresa não oferece benefícios e descontos, não estimulando o consumidor a realizar a compra.
Não oferece um clube de fidelidade. A falta de benefícios faz com que a pessoa consumidora não se sinta atraída pela marca.
Além disso, a Cão Petshop não possui conceito de marca como a Zee.Dog.
No processo de decisão, o consumidor irá se questionar o motivo pelo qual vale a pena realizar a compra em determinada empresa e analisar todos esses pontos.
A partir dessas informações podemos identificar quais melhorias devem ser feitas na Cão Petshop e assim aderir novas estratégias para aprimorar o serviço oferecido.
É isso que faremos nas próximas aulas. Até lá!
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