Alura > Cursos de Inovação & Gestão > Cursos de Empreendedorismo e Startups > Conteúdos de Empreendedorismo e Startups > Primeiras aulas do curso Inovação Ágil: gerencie projetos inovadores com eficiência e agilidade

Inovação Ágil: gerencie projetos inovadores com eficiência e agilidade

Transformação Digital - Apresentação

Boas-vindas! Meu nome é Júlia Viana e sou instrutora de Inovação e Gestão aqui na Alura.

Júlia é uma mulher branca de cabelos longos, lisos e castanho-escuros, de olhos também castanhos. Ela está com uma camiseta azul-escura com a logo da Alura estampada em branco. Ao fundo, uma parede clara com uma iluminação degradê entre o roxo e o rosa e uma planta à direita.

Para quem é esse curso?

O que aprenderemos?

Se esse for seu primeiro contato com esses temas, não se preocupe. Vamos percorrer essa jornada de aprendizado juntos.

Aprenderemos todo o conteúdo com casos reais de empresas como Fujifilm, McDonald's, Myspace, Instagram, Twitter, WhatsApp, IBM entre outras que vão auxiliar nossos estudos.

Além disso, também vamos aprender a:

Nossa experiência está só começando!

Vamos lá?

Transformação Digital - Inovação e Agilidade

O mundo passa por mudanças constantes e cada vez mais rápidas.

Para se manterem competitivas e relevantes no mercado, as empresas precisam acompanhar esse ritmo e se adaptar ao cenário.

Pensando nisso, você se lembra de alguma empresa que perdeu a relevância no mercado ou até mesmo deixou de existir por não se adequar as transformações do mundo? Vamos estudar alguns cases.

Myspace

O Myspace é uma rede social americana que fez muito sucesso. Uma de suas funcionalidades é o compartilhamento de fotos e a conexão com pessoas em uma época que isso era uma novidade.

A rede acabou perdendo espaço no mercado para o concorrente Facebook, que surgiu no mercado trazendo novas funcionalidades que se adaptavam melhor as necessidades dos usuários.

Mundo BANI

Mundo BANI se refere as transformações constantes no mundo que exige a adaptação das empresas.

Esse é um acrônimo para brittle, anxious, non-linear, incomprehensible. Em português, frágil, ansioso, não linear e incompreensível.

Nesse cenário, a inovação está atrelada à sobrevivência e crescimento dos negócios.

Mas, como se manter atualizado e relevante com tantas mudanças?

Inovação

Isso é possível por meio da inovação. Ela é a peça fundamental para as empresas manterem seu valor e importância.

Porém, só inovar não é o suficiente. Também é necessário gerir a inovação, ou seja, torná-la desejável para o mercado. Não adianta criar algo novo que não é aceito pelo mercado.

PARC - Centro de pesquisa da Xerox

PARC é o Centro de pesquisa da marca Xerox. Ele surgiu visando criar produtos e serviços inovadores e foram muito bem sucedidos nessa proposta.

Criaram computadores e até mesmo uma interface gráfica usada por Steve Jobs na Apple. Além disso, outros players do mercado se inspiraram nos produtos criados pelo Centro de Pesquisa, lucrando com essas tecnologias.

Porém, quem não soube fazer bom uso dessas tecnologias a própria Xerox. Embora tenham criado soluções inovadoras, não conseguiram vendê-las e introduzi-las no mercado eficientemente.

Isso significa que a inovação só faz sentido se criar valor para as pessoas e consequentemente gerando valor para as organizações.

Inovação na empresa

A inovação pode ser definida como a aplicação lucrativa da criatividade. Isso porque ela está mais relacionada a gerar valor do que criar coisas novas.

Ela é essencial para seu negócio, pois permite:

Agilidade

Além disso, a inovação está relacionada a agilidade, ou seja, a forma de gerenciamento que promove eficiência e adaptabilidade.

Como consequência, isso reduz o tempo de lançamento do produto ou serviço e traz pessoas interessadas para o centro desse processo por meio de feedbacks constantes.

Agilidade não está relacionada a velocidade e sim sobre gerar valor de forma mais rápida para os clientes ou consumidores.

Ela tem possui benefícios, como:

O que aprendemos:

Nessa aula aprendemos como a inovação e a agilidade são importantes para a sobrevivência e crescimento do negócio, além dos benefícios dessas práticas.

O próximo passo é nos aprofundar nesses conceitos.

Até lá!

Transformação Digital - Fundamentos da inovação

As necessidades do mundo moderno mudam a todo instante. Nesse cenário, o futuro é incerto.

Então, como é possível enfrentar os riscos que essas mudanças apresentam ao negócio?

Segundo o pai da administração moderna, Peter Drucker:

"A melhor forma de prever o futuro é criá-lo"

Essa é uma forma de enfrentar os riscos causados pelas incertezas.

Fujifilm

A empresa do segmento de imagem e informação, Fujifilm, tem como lema "Nunca parar". Por meio disso, eles conseguiram resistir, de forma bem sucedida, a transição da fotografia analógica para digital.

Eles também aproveitaram a mudança para expandir o negócio utilizando seus conhecimentos em componentes químicos em outras áreas do mercado, como cosméticos e produtos de saúde.

A Fujifilm adaptou seu conhecimento, experiência e recursos.

Com isso, a empresa renovou algo que já existia. A adaptação também está atrelada ao princípio da inovação.

Um dos aspéctos centrais da inovação é a renovação.

De acordo com Clayton Christense, pensador de inovação e professor de Harvard:

"Inovação é uma mudança no processo pelo qual uma organização transforma trabalho, capital, matéria prima ou informação em produtos e serviços de valor maior"

De acordo com pesquisadores, existem quatro dimensões da inovação. Elas estão relacionadas a:

Inovar o que oferece ao mundo- A Volkswagen, por exemplo, lançou o New Beetle como um modelo atualizado do Fusca e fez muito sucesso no mercado.

Como a oferta é criada e disponibilizada - Podendo ser uma mudança no método de fabricação.

Onde a oferta é focada e o que dizer sobre ela - No Reino Unido, uma bebida que era utilziada como remédio foi relançada como uma bebida energética que auxiliava no desempenho de atividade física. Isso está relacionado a mudança de contexto.

Como é definido o que é feito - A IBM passou de uma fabricante de máquinas, para uma empresa que fornece serviços e consultoria.

Modelos mentais - Um exemplo é a mudança de paradigma que a internet trouxe a partir da possibilidade de colaboração em massa, por meio das redes sociais.

As quatro dimensões de inovação, são:

  1. Produto/Serviço - Relacionado ao que oferece ao mundo

  2. Processo - Como é a oferta é criada e disponibilizada;

  3. Posição - Relacionada a mudança de contexto;

  4. Paradigma - Referente aos modelos mentais.

O que aprendemos:

Descobrimos como inovação pode ser uma solução para enfrentar os riscos de um futuro incerto, além das quatro dimensões.

A seguir, aprenderemos sobre agilidade e o manifesto ágil.

Sobre o curso Inovação Ágil: gerencie projetos inovadores com eficiência e agilidade

O curso Inovação Ágil: gerencie projetos inovadores com eficiência e agilidade possui 82 minutos de vídeos, em um total de 37 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Empreendedorismo e Startups em Inovação & Gestão, ou leia nossos artigos de Inovação & Gestão.

Matricule-se e comece a estudar com a gente hoje! Conheça outros tópicos abordados durante o curso:

Aprenda Empreendedorismo e Startups acessando integralmente esse e outros cursos, comece hoje!

Conheça os Planos para Empresas