Alura > Cursos de Data Science > Cursos de Governança de Dados > Conteúdos de Governança de Dados > Primeiras aulas do curso Governança de Dados na Prática: Mapas e Organogramas, Ciclo de Vida, Políticas, Metadados e Glossários

Governança de Dados na Prática: Mapas e Organogramas, Ciclo de Vida, Políticas, Metadados e Glossários

Mapa Visual da Governança de Dados - Apresentação

Apresentando o instrutor e sua experiência

Olá! Meu nome é Felipe Trombini e serei seu instrutor ao longo deste curso, no qual vamos explorar as práticas da governança de dados.

Audiodescrição: Felipe é um homem de pele clara, com 38 anos, cabelos castanhos e barba curta. Ele veste uma camiseta preta e está no estúdio da Alura.

Antes de começarmos o assunto de hoje, gostaria de compartilhar um pouco da nossa trajetória, composta por 22 anos de experiência no mercado de trabalho, sempre analisando dados destinados à tomada de decisão, tanto dentro quanto fora do Brasil. Esses dados são fundamentais para o valor do negócio, o que os torna essenciais no final das contas. Isso é o que nos motiva e nos trouxe aqui para compartilhar essas experiências com vocês.

Explorando a prática da governança de dados

Hoje, vamos explorar mais sobre governança, porém, deixando um pouco de lado a parte teórica e aplicando as atividades de governança de dados na prática. Utilizaremos ferramentas como o Draw.io e o Google Colab, aplicando as técnicas no dia a dia. Esperamos que aproveitem o conteúdo e nos acompanhem ao longo dos próximos vídeos. Até lá!

Mapa Visual da Governança de Dados - Introdução às atividades práticas

Introduzindo a governança de dados

Nós vamos iniciar o curso de hoje resgatando uma característica muito importante da governança de dados: os papéis definidos dentro da governança. Lembramos que os papéis da governança de dados estão divididos em camadas, e dentro dessas camadas existem papéis líderes, papéis técnicos e papéis operacionais.

Utilizaremos uma ferramenta para demonstrar de forma prática como esses papéis são definidos na governança de dados, e apresentaremos um diagrama funcional para ilustrar esses papéis. Dentro da camada estratégica, temos a visão do CDO, que é o chefe do escritório de dados, e o comitê ou escritório de governança de dados, com uma visão mais estratégica.

Explorando as camadas de governança

Na segunda camada, a camada tática, encontramos os data owners (proprietários de dados) e os data stewards (administradores de dados), que são os papéis responsáveis por executar ações de dados dentro de suas respectivas áreas de negócio. Por último, na terceira camada, temos a camada técnica, que oferece suporte a toda essa estrutura, atuando com segurança da informação, engenharia, arquitetura de dados e o próprio DPO, que é o encarregado de proteção de dados.

Preparando o uso do Draw.io

Vamos aplicar essa estrutura na prática. Para isso, precisaremos abrir o Draw.io, uma ferramenta que pode ser acessada diretamente no navegador. Pode-se escrever draw.io ou digitar app.diagrams.net. Para a aula de hoje, já definimos um diagrama previamente, para ganharmos velocidade na aula.

Vamos abrir juntos o Draw.io, digitando draw.io, e teremos uma área de trabalho em branco para começarmos a desenhar nosso diagrama. Percebam que é uma ferramenta muito similar ao PowerPoint ou Paintbrush, para quem já está acostumado a trabalhar com as ferramentas do Office. Na barra superior, encontramos recursos de ação, como redimensionar a tela, desfazer ou refazer uma ação, excluir algum elemento, configurar cores, tamanho, etc.

Selecionando e configurando elementos no Draw.io

Na coluna da esquerda, temos os elementos categorizados. Vamos recolher as categorias para que fiquem mais claras e possamos selecionar nossos elementos. Na coluna da direita, encontramos abas de edição, tanto dos elementos quanto da página que estamos visualizando neste momento.

Para iniciar o nosso exercício prático, vamos selecionar dois elementos. O primeiro é um retângulo com pontas quadradas, ajustado a um tamanho padrão, utilizando a grade disponível na nossa área de trabalho, com quatro quadrados de largura e dois de altura. Em seguida, selecionaremos outro elemento, que é o mesmo retângulo, mas com cantos arredondados, mantendo o mesmo tamanho.

Ajustando estilos e cores dos elementos

Na coluna da direita, temos o recurso de selecionar ou remover o canto arredondado ao clicar no elemento. Temos dois elementos à direita: o retângulo com ponta quadrada e o com ponta arredondada. Podemos configurá-los após a seleção, marcando a opção para deixar ambos com cantos arredondados. Ou, ao segurar a tecla CTRL para selecionar os dois elementos, podemos desmarcar a opção e deixá-los com cantos pontiagudos.

Além disso, na área de trabalho, podemos selecionar um estilo em relação às cores. Ao passar o cursor sobre os elementos, os retângulos mudam de cor. Por exemplo, ao posicionar o cursor sobre um elemento laranja e marrom, os elementos assumem essas cores. Se escolhermos um estilo azul, ambos os elementos ficam azuis. Esse recurso de estilo aplica-se a toda a área de trabalho, de modo que, ao configurar um estilo, todos os elementos o acompanham.

Personalizando elementos individualmente

Para configurar cada elemento individualmente, deixamos o estilo em preto e branco e, ao clicar em cada elemento, temos a opção de preenchimento na coluna da direita. Na caixa de cor, podemos selecionar uma cor de preferência ou digitar o código de cores, como os utilizados no Paintbrush. Selecionamos um azul e aplicamos, individualizando a cor do elemento. No entanto, ao retornar à aba de estilo da área de trabalho, o elemento volta a acompanhar o estilo configurado para toda a área.

Na sequência, iniciaremos a configuração dos nossos elementos na estrutura de camadas de governança de dados. Até lá!

Mapa Visual da Governança de Dados - Como construir um Diagrama Funcional no Draw.io

Configurando os elementos iniciais

Vamos iniciar agora a configuração dos nossos elementos. Vamos selecionar o primeiro retângulo com cantos arredondados, segurar o Ctrl e aproximar com o mouse para ampliar a tela. Clicamos na página para movimentar a área de trabalho. Vamos deixar o padrão de largura e 2 de altura. Selecionamos uma cor para tornar mais clara a divisão dos nossos elementos. Configuramos este com um azul mais escuro, digitando um código pré-definido no nosso modelo.

Precisamos criar um segundo elemento. Como fazemos isso com base no primeiro elemento? Podemos apertar o botão direito e duplicar o elemento, ou usar "Ctrl+C" e "Ctrl+V", ou "Ctrl+D" para duplicar diretamente o elemento. Vamos deixar um segundo elemento, pois vamos escrever no primeiro quadrado.

Inserindo e formatando texto nos elementos

Um detalhe importante: quando estivermos tentando colar um texto dentro do elemento, percebemos que, se clicarmos com o botão direito diretamente no elemento, não aparece a opção de colar. Dando dois cliques e clicando exatamente onde o cursor está piscando, com o botão direito, aparece a opção de colar ou colar como texto sem formatação, que é a nossa proposta.

Aproveitamos agora, como a letra ficou um pouco escura com o fundo azul, para configurar o texto também. Na aba da direita, na opção texto, temos as configurações padrão de Office. Precisamos deixar uma cor mais clara, então vamos deixar branco para ver se fica bom, aumentando para 14.

Definindo papéis e ajustando a visualização

Muito bem, temos o papel da nossa primeira camada, que é o CDO (Chief Data Officer). O segundo...

No papel que seria o nosso comitê ou escritório de governança de dados, vamos colocar no segundo elemento sem formatação. Vamos selecionar outra cor para diferenciar nosso papel, utilizando uma cor pré-definida, um azul mais claro, mas mantendo a cor branca, que achamos que ficou adequada.

Gostamos de ter uma visão horizontal da página, então vamos selecionar essa opção no canto direito, ao invés de vertical. Perceba que não fez muita diferença neste momento, porém, também gostamos de aproveitar o recurso de ajustar a janela para verificar se os elementos estão alinhados com a página. Clicamos no 400 no ajuste de janela, onde temos a visão de toda a página. Observem que os elementos ficaram no canto superior esquerdo. Em breve, alinharemos esses e outros elementos para obter uma visão mais estruturada do que precisamos.

Incluindo texto e preparando para próximas etapas

Agora, vamos incluir um texto. Vamos aproveitar para deixar esse texto com uma cor branca, já que estamos trabalhando com um fundo escuro, e escrever que essa é a nossa camada estratégica. Vamos deixar o texto mais largo e utilizá-lo como referência. Vocês viram que arrastamos segurando o Ctrl e ele duplicou, um recurso muito conhecido no Office. Por enquanto, vamos deixar assim para que possamos começar a construir nossa segunda camada e, depois, nossa terceira. No próximo vídeo, começaremos a camada tática. Até lá.

Sobre o curso Governança de Dados na Prática: Mapas e Organogramas, Ciclo de Vida, Políticas, Metadados e Glossários

O curso Governança de Dados na Prática: Mapas e Organogramas, Ciclo de Vida, Políticas, Metadados e Glossários possui 76 minutos de vídeos, em um total de 38 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Governança de Dados em Data Science, ou leia nossos artigos de Data Science.

Matricule-se e comece a estudar com a gente hoje! Conheça outros tópicos abordados durante o curso:

Aprenda Governança de Dados acessando integralmente esse e outros cursos, comece hoje!

Conheça os Planos para Empresas