Alura > Cursos de Inovação & Gestão > Cursos de Marketing > Conteúdos de Marketing > Primeiras aulas do curso Google Search Console: configurações e relatórios

Google Search Console: configurações e relatórios

Conhecendo o Search Console - Apresentação

Oi, seja muito bem-vindo e muito bem-vinda. Eu me chamo Janaína Oliveira e neste curso eu vou te ensinar sobre o Google Search Console, que é uma ferramenta que nos auxilia no dia a dia para melhorar o nosso ranqueamento orgânico no Google. Então se você está trabalhando com SEO ou você está buscando conhecimento para melhorar as estratégias em campanhas e ações do seu site como orgânico, essa ferramenta vai te ajudar bastante.

Para quem é esse curso? Esse curso é para pessoas que estão iniciando no estudo ou na carreira até pessoas que já têm mais experiência. Eu sei que às vezes o Search Console pode ser uma ferramenta que não é muito utilizada, ela não é tão falada quanto outras, principalmente na área do ranqueamento orgânico.

Ela é uma ferramenta muito importante, que nos auxilia com várias métricas, com vários dados, para conseguirmos traçar novas estratégias, entendermos o que já deu certo e o que deu errado, e manter o desempenho do seu site sempre o melhor possível, porque é importante para a empresa, e a ferramenta vai te ajudar bastante nisso.

Eu vou te ensinar como criar, como configurar, vou te ensinar também quais são os principais relatórios, o que você tem que analisar. Eu vou dar uma instigada no lado analítico, eu preciso que você entenda que é uma ferramenta que disponibiliza relatórios, que nos instiga mesmo a analisar, nós precisamos analisar aqueles dados e tomar decisões em cima deles.

Se você é uma pessoa que já está acostumada a trabalhar com análise e tomada de decisões em cima de dados, você vai se identificar muito. E se você não tem experiência, não fez parte do seu dia a dia, até hoje, essa questão de analisar dados e relatórios para ver o que deu certo, o que não deu e o que você vai fazer daqui para frente, não se preocupe, porque fica tudo muito bem explicado.

Eu espero que você assista o curso todo, participe no fórum e que você consiga aplicar no seu dia a dia tudo o que você aprendeu no curso. Eu te espero no começo do próximo vídeo. Tchau.

Conhecendo o Search Console - O que é o Search Console?

Oi, seja muito bem-vindo e muito bem-vinda a este vídeo, nele eu vou te explicar o que é o Search Console ou o search console - tem essas duas formas de pronúncia e você escolhe a que você achar mais legal. As duas são corretas, fica a seu critério qual desses nomes você vai utilizar no seu dia a dia.

O Search Console nada mais é do que uma ferramenta, desenvolvida pelo Google, que nos mostra como o Google enxerga os sites no ranqueamento orgânico. Se você não sabe exatamente, se você ainda não está tão familiarizado ou familiarizada com esse termo orgânico, com o conceito e o que ele significa, eu recomendo que você pare o vídeo e vá no material de Preparando o Ambiente que eu disponibilizei.

Nele eu expliquei exatamente a diferença do pago versus o orgânico, para que você entenda o conceito, que você consiga entender a diferença para seguir com o curso de forma mais tranquila, assim vai agilizar, vai facilitar o seu aprendizado, o seu entendimento no decorrer do curso e, consequentemente, vai facilitar também na hora de você aplicar todo o conhecimento que você adquiriu no curso no seu dia a dia.

Como eu já falei, ele é uma ferramenta totalmente gratuita, desenvolvida pelo Google, que tem alguns objetivos que são muito importantes, tanto para pessoas que já são da área ou que estão começando agora, que atendem clientes ou estão buscando melhorar o desempenho do seu próprio site, da sua empresa, no ranqueamento de pesquisas orgânicas do Google.

O primeiro ponto que é importante é a parte de conseguir analisar o desempenho do site. O que isso quer dizer? Nós vamos entender como o nosso site é ranqueado, qual é o posicionamento que o nosso site aparece para palavras-chave diferentes, em locais específicos, então você consegue ter um relatório para entender o desempenho.

Às vezes você não consegue ver o seu site na primeira página do Google para alguma palavra, mas para outras palavras você aparece. Essa parte é bem importante para analisarmos e conseguirmos definir uma estratégia para melhorar o nosso posicionamento em, talvez, palavras-chaves que são muito relevantes, que são muito importantes para o negócio.

O segundo ponto que é importante é manter o nosso site sem erro. Só que sem a ferramenta dificilmente conseguimos identificar um erro de forma tão rápida, então essa ferramenta, ela é primordial, ela é super importante para conseguirmos entender o que está dando de errado.

Às vezes o desempenho do site cai e não sabemos o porquê, e através do Search Console você consegue identificar erros que acontecem dentro do seu site na hora do usuário pesquisar e, por causa de algum erro, o seu site não vai aparecer. O terceiro ponto é que conseguimos resolver esses problemas com a ajuda do Search Console, além de ele mostrar que tem um erro, ele vai explicar qual é aquele erro.

Então você consegue já ter um direcionamento do que você precisa fazer para corrigir o erro. Não preciso dizer que isso é muito importante, porque qualquer estratégia de marketing que traçamos, que desenvolvemos, ela tem como objetivo ter o melhor desempenho possível naquela tarefa que estamos exercendo.

Esses pontos são extremamente importantes que você acompanhe para conseguir manter um resultado, o desempenho do seu site sempre o melhor possível, para que você consiga trazer resultados legais ou para o seu cliente ou para a sua empresa. Agora, quem é que pode utilizar essa ferramenta?

Qualquer pessoa que tenha um site – é preciso ter um site para você conseguir utilizar, porque é uma ferramenta que vai analisar o desempenho e vai nos mostrar como o site é visto pelo Google. Então se você tem um site, você já está habilitado para usar o Search Console.

Essa ferramenta pode ser utilizada por uma pessoa que está começando agora, que tem um conhecimento bem básico, ou uma pessoa que já tenha um conhecimento bem avançado na parte de ranqueamento orgânico, que já é um estrategista que trabalha com isso e agora quer implementar uma ferramenta nova, novos relatórios para melhorar o desempenho e conseguir traçar novas estratégias para o site.

Também as pessoas que estão iniciando a carreira, ou pessoas que já tem muita experiência. Se você se encaixa nesses pontos, continue esse curso, porque está bem legal, eu vou explicar bastante coisa. Espero te ver no próximo vídeo.

Conhecendo o Search Console - Pré-requisitos e instalação

Agora eu vou te falar quais são os pré-requisitos para você utilizar o Search Console no seu dia a dia, nas suas estratégias de marketing digital, de ranqueamento orgânico. O primeiro requisito é que você tenha acesso a um navegador atualizado. Ele pode ser Firefox, pode ser Chrome, Microsoft Edge, pode ser o Safari, enfim, qualquer um deles.

Precisa estar atualizado para que você consiga utilizar a ferramenta, acessar ela, e conseguir retirar todo o potencial dessa ferramenta para colocar nas suas estratégias. O segundo ponto é que você precisa ter uma conta válida no Google. Se você não tem uma conta no Google, no Gmail, é importante que você crie, porque sem isso você não vai conseguir logar.

O terceiro ponto é ter um site. Como eu falei, a ferramenta, ela precisa de um site para ela conseguir analisar, coletar os dados e desenvolver relatório, para conseguirmos melhorar o desempenho. Então se você tem um site, tudo certo, se você não tem um site, pode ser que você pegue o site de alguém emprestado, ou desenvolva o seu site, para você conseguir instalar a ferramenta e começar a utilizar.

O quarto ponto, que é bem importante também, não pode deixar passar, você precisa que a ativação de cookies e JavaScript estejam ativos no seu navegador, porque sem isso ele pode não conseguir mostrar algumas coisas. É importante se atentar a esse último ponto. Agora nós vamos abrir o Google para te mostrar como você vai achar a ferramenta para começar a utilizar.

Eu estou aqui no Google, em uma aba anônima, porque eu já estou logada no Search Console, então já vai abrir uma página, que para quem ainda não tem, será diferente, então eu vou mostrar desde o começo. Você vem no Google e vai selecionar na parte de busca, na lupa, e vai digitar "search console" e dar "Enter".

Aqui vai aparecer tudo o que tem sobre o Search Console no Google e você vai clicar no primeiro link que está disponível, logo abaixo da caixa de busca. Aqui ele fala: “Melhore o seu desempenho na pesquisa do Google”. Tem uma informação breve, essa é a página inicial do Google Search Console. Aqui você pode ler todo o conteúdo, para ter certeza do que você vai conseguir ou não fazer, se essa é a ferramenta que você realmente precisa utilizar.

Para começar nós vamos clicar nesse botão azul escrito "Iniciar agora", que fica perto do final da página, da primeira rolagem. Eu vou clicar no botão "Iniciar agora". Aqui você precisará colocar o seu e-mail, tem que ser um e-mail válido, como eu falei anteriormente, do Google, do Gmail.

Aqui eu vou colocar o meu e-mail e você coloca o seu e-mail também, vou colocar a minha senha para acessar o meu e-mail. Esse e-mail tem que ser, normalmente, o que você usar para trabalho, é o e-mail que você conseguirá acessar a ferramenta, então é importante que seja algo que você tenha acesso constante e seja um e-mail válido, como eu já falei anteriormente.

Aqui ele pede a verificação de duas etapas, é super importante termos essa verificação configurada. Se você não tem, ative, é importante mantermos as nossas contas seguras. Eu fiz a verificação - a ativação, na verdade, da verificação de dois fatores. Agora eu vou voltar no Google, vou pesquisar "search console".

Vou selecionar o primeiro link que aparece, o primeiro site, que é o "search.google.com". Vou clicar nele e vou de novo neste botão azul "Iniciar agora" para começar a configuração do nosso Search Console. Aqui nós temos duas opções: você pode fazer a instalação pelo domínio, aqui você precisa ter acesso ao DNS do seu domínio, você pode pedir isso para o seu programador.

Ou, se você tiver conhecimento, você pode fazer também. Então nessa primeira opção você vai colocar, aqui ele até especifica para você: “todos os URLs e todos os subdomínios, todos os URLs, HTTPS ou HTTP”. Então aqui você pode colocar o domínio ou subdomínio e ele vai aparecer para fazer a verificação.

A segunda opção é o prefixo da URL, a descrição que aparece: “somente URLs de endereço inserido, somente URLs do protocolo especificado ou vários métodos de verificação permitidos”. Essa é a explicação que ele dá para você conseguir fazer a instalação do domínio na ferramenta. Eu gosto de usar sempre essa segunda opção, porque se você tiver o Google Analytics, ele já consegue identificar o site.

Ele vai fazer a verificação e ele vai liberar para você, então é uma forma rápida para quem tem o Google Analytics instalado no site e utiliza a ferramenta. Caso você não tenha a ferramenta, mas você também não tem conhecimento do DNS e não tem um programador, um desenvolvedor para te ajudar com isso, eu te aconselho a criar o seu Google Analytics para o site que você quer analisar aqui.

Você vai colocar o código do Google Analytics no site e vai colocar aqui o domínio que você precisa. Eu vou deixar o material de como criar o Google Analytics, o que você precisa fazer, para colocar o domínio aqui e conseguir a verificação. Eu peguei já a minha URL, o meu domínio, vou colar ele na segunda opção e ali embaixo, no final da página, no quadrado da segunda opção, que nós escolhemos, tem um botão "Continuar".

Ele vai mostrar que está fazendo a verificação. Aqui ele carrega uma página que você escolhe a verificação que você vai fazer. A que eu mais gosto é a do Google Analytics, ela é a mais simples. Mas nós temos outras opções, como "Tag HTML", o gerenciador de tags do Google, que é o GTM, e tem também o provedor do nome do domínio.

Vai ficar a seu critério qual você irá preferir fazer, qual você acha mais fácil. Eu indico que você entre na opção e leia, é bem explicado, ele vai falar o que você tem que copiar, onde você tem que colar. Depois que você realizar esse passo, você vai clicar em "Verificar". Depois que você fizer a verificação, você vem no botão "Concluído" e nós vamos então trocar de página.

Eu vou mudar de acesso porque, para mostrar para você como eu faço a configuração inicial, eu tive que trocar de e-mail, porque o meu outro e-mail já está configurado, já está com acesso. Então eu vou trocar aqui de página, bem rápido, para te mostrar como é a cara inicial do Search Console.

Essa é a cara do Search Console, eu espero que você tenha conseguido realizar a verificação. Pode ser que ela demore um pouco para acontecer, pode ir atualizando a página, depois você conseguirá ver essa tela. Pode ser que o seu não tenha nada, porque foi instalado recentemente. No próximo vídeo eu vou te ensinar mais, eu vou te mostrar tudo aqui dentro da ferramenta. Eu te espero lá.

Sobre o curso Google Search Console: configurações e relatórios

O curso Google Search Console: configurações e relatórios possui 97 minutos de vídeos, em um total de 25 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Marketing em Inovação & Gestão, ou leia nossos artigos de Inovação & Gestão.

Matricule-se e comece a estudar com a gente hoje! Conheça outros tópicos abordados durante o curso:

Aprenda Marketing acessando integralmente esse e outros cursos, comece hoje!

Plus

De
R$ 1.800
12X
R$109
à vista R$1.308
  • Acesso a TODOS os cursos da Alura

    Mais de 1500 cursos completamente atualizados, com novos lançamentos todas as semanas, emProgramação, Front-end, UX & Design, Data Science, Mobile, DevOps e Inovação & Gestão.

  • Alura Challenges

    Desafios temáticos para você turbinar seu portfólio. Você aprende na prática, com exercícios e projetos que simulam o dia a dia profissional.

  • Alura Cases

    Webséries exclusivas com discussões avançadas sobre arquitetura de sistemas com profissionais de grandes corporações e startups.

  • Certificado

    Emitimos certificados para atestar que você finalizou nossos cursos e formações.

Matricule-se

Pro

De
R$ 2.400
12X
R$149
à vista R$1.788
  • Acesso a TODOS os cursos da Alura

    Mais de 1500 cursos completamente atualizados, com novos lançamentos todas as semanas, emProgramação, Front-end, UX & Design, Data Science, Mobile, DevOps e Inovação & Gestão.

  • Alura Challenges

    Desafios temáticos para você turbinar seu portfólio. Você aprende na prática, com exercícios e projetos que simulam o dia a dia profissional.

  • Alura Cases

    Webséries exclusivas com discussões avançadas sobre arquitetura de sistemas com profissionais de grandes corporações e startups.

  • Certificado

    Emitimos certificados para atestar que você finalizou nossos cursos e formações.

  • Luri, a inteligência artificial da Alura

    Luri é nossa inteligência artificial que tira dúvidas, dá exemplos práticos e ajuda a mergulhar ainda mais durante as aulas. Você pode conversar com Luri até 100 mensagens por semana.

  • Alura Língua (incluindo curso Inglês para Devs)

    Estude a língua inglesa com um curso 100% focado em tecnologia e expanda seus horizontes profissionais.

Matricule-se
Conheça os Planos para Empresas

Acesso completo
durante 1 ano

Estude 24h/dia
onde e quando quiser

Novos cursos
todas as semanas