Primeiras aulas do curso Marketing digital: Fundamentos para seu planejamento on-line

Marketing digital: Fundamentos para seu planejamento on-line

Apresentação da gráfica e da agência - Introdução

Olá pessoal tudo bem? Eu sou o Gustavo, vou ser o instrutor de vocês aqui no curso de fundamentos de Marketing digital.

Esse curso, pessoal, é uma grande oportunidade para quem quer entrar nesse mercado para quem quer se tornar um profissional.

O que a gente ensina nesse curso?

A primeira coisa importante: o nosso curso está dividido em cinco grandes projetos que são projetos que trazem bastante aplicabilidade para que vocês vejam na prática como funcionam as coisas de verdade nesse universo do marketing digital.

O primeiro projeto que a temos é um projeto de uma empresa tradicional, convencional, offline e que busca justamente entrar no mercado digital.

Para isso precisamos montar uma apresentação com números do mercado.

Precisamos buscar fontes interessantes como por exemplo o webshoppers que é um relatório do Ebit e que mostra diversos números relacionados ao segmento de e-commerce.

Vale muito a pena explorar esses números durante o curso.

Vamos fazer isso. Depois precisamos também convencer o pessoal dessa empresa a fazer um investimento em mídia para atuar nesse segmento digital.

Para isso vamos contar com os número do Interative Advertising Bureau.

O IAB Brasil.

O IAB Brasil nada mais é do que a ABNT da mídia digital ela tem o capítulo dela aqui no Brasil.

Aqui vamos conseguir ver diversas fontes interessantes com relação ao investimento em mídia digital.

Vamos montar uma super apresentação para mostrar para o pessoal dessa empresa tradicional e o objetivo, obviamente, no final é que a empresa se interesse em ir em frente com esse projeto.

No nosso segundo projeto nós vamos para a parte do planejamento de campanhas e planejamento de mídia.

Passamos pelas etapas de brefing, apresento a vocês todas as etapas importante em um planejamento de uma campanha de marketing digital e finalizamos montando um mapa de mídia em que vamos ter todas as etapas em que vamos trabalhar, o período, quanto vamos fazer de investimento.

Essa planilha inclusive fica disponível para vocês para que vocês possam fazer como exercício as de vocês.

Esse é o segundo módulo do nosso curso.

No terceiro módulo vamos para uma parte interessante que é uma parte para minimizar os erros das nossas campanhas.

Uma coisa é termos feito o planejamento, mas de repente o nossos planejamento pode ainda ter erros.

O que fazemos? Na etapa três vamos aprender a fazer testes para minimizar esses erros.

Uma das possibilidades práticas que eu vou mostrar para vocês é juntamente como fazer teste para comparar diversos tipo de anúncios diferentes ou para comparar assuntos em campanhas de e-mail marketing ou simplesmente para podermos taguear essas campanhas que estivermos desenvolvendo de marketing Digital.

Eu mostro para vocês aqui como funciona o URL Builder.

E também mostro para vocês também como é que vocês poderiam fazer um teste de usabilidade simples para de repente testar uma página de destino de uma campanha no site de vocês.

No quarto projeto vamos justamente a aprender a fazer gestão de resultados das nossas campanhas.

Vamos para o google analytics e passa pelos principais relatórios que o google analytics tem e eu mostro para vocês como é que vocês podem explorar esses números e como vocês podem gerir resultados por meio dessa solução dessa plataforma aqui.

No quinto projeto vamos vestir o chapéu de profissional de marketing digital atuando em um veículo e aí a ideia é q no final desse projeto montemos mídia kit, que saibamos e dominemos montar um mídia kit para podermos comercializar espaço publicitário em um veículo que venhamos a trabalhar.

Com isso você consegue atuar no marketing digital e onde você preferir, seja como um profissional de marketing digital o em uma loja virtual, seja em uma agência, ou seja em veículo.

Eu espero que vocês gostem e espero contar com vocês em breve como alunos desse curso.

Vem com a gente.

Apresentação da gráfica e da agência - A Gráfica, Ebit e IAB Brasil

Olá Pessoal.

Muito legal estar aqui com vocês no curso de fundamentos do marketing digital.

Vamos conhecer o nosso primeiro projeto.

Nosso primeiro projeto, a ideia é justamente falar de uma indústria gráfica que quer entrar no seguimento digital.

Isso não é totalmente diferente do que existe de verdade no mercado.

Muitas empresas hoje em dia atuam nos seus diversos seguimentos, só que muitas vezes elas trabalham comercializando produtos e serviços em um ambiente offline.

Elas não usam site, não usam marketing digital para comercializar os seus produtos e serviços.

Estamos falando de uma gráfica que tem uma estrutura familiar por trás.

A segunda geração da família atualmente atua no negócio.

Isso tudo é muito legal para podermos contextualizar melhor o projeto.

Hoje os netos são os diretores.

Os netos do fundador são os diretores dessa gráfica.

A gráfica trabalha no seguimento B2B.

O que é trabalhar no seguimento business to business

Ela na verdade é uma empresa que comercializa material impresso para outras empresas.

Que empresas são essas?

São grandes empresas.

São bancos, são editoras de livros, são escolas, ministério da educação.

Estamos falando de uma empresa de médio porte que trabalha imprimindo grandes volumes para grandes empresas.

Uma outra coisa interessante é:

O que essa empresa quer?

Por que ela quer entrar no seguimento digital?

Na verdade ela quer entender em um primeiro momento quais são os números do mercado de e-commerce para avaliar se realmente vale a pena entrar nesse seguimento

Mas justamente porque ela atende hoje grandes volumes de impressão para grandes empresas, ela quer na verdade diversificar.

Ela quer criar uma unidade de negócios em que ela faça o business to consumer, O B2C e ela começa a comercializar material impresso em pequenas tiragens para o público final, para o varejo.

Para mim, para você, para qualquer pessoa que quer imprimir duzentos e cinquenta cartões de visita, cem cartões de visita, trezentos folhetos para divulgar a padaria, a academia, etc.

Ela, hoje, já tem grandes volumes de impressão com grandes empresas e ela quer justamente começar afazer um trabalho em uma unidade de negócios diferente.

Só que ela quer entender se os números de mercado justificam.

Ela quer saber. Como é o tamanho do seguimento de e-commerce para ver se vale a pena.

Na verdade uma outra coisa interessante que ela quer entender é:

As empresas que hoje estão investindo em digital normalmente qual é o investimento que elas fazem e quais as principais área em que elas distribuem esse orçamento quando elas fazem investimento em marketing digital?

Aí o que precisamos fazer?

Na verdade trabalhamos em uma gráfica, em uma agência, que é uma agência chamada Alfa e como profissionais dessa agência Alfa vamos justamente pesquisar fontes fidedignas de mercado para podermos apresentar esses números para essa gráfica para tentar convencê-los de ir em frente com esse projeto que eles querem.

De onde vamos tirar essas fontes?

Vamos trabalhar com números do Ebit e aí você vai dizer assim:

"Poxa Gustavo, mas eu não conheço o Ebit. Eu não sei de onde surgiu esse Ebit"

Vou mostrar aqui para vocês.

Para, por exemplo, pegar o relatório que se chama webshoppers no Ebit precisamos fazer um cadastro.

Estão aqui o meu nome, a edição de 2019, a edição 39.

Vou colocar aqui o meu e-mail.

Vou colocar aqui empresa ou instituição.

Vou colocar Alura e aí aqui vou dizer que eu sou... não tem a opção professor, vou dizer que eu sou estudante da Alura.

Aí eu clico aqui no download.

O download é feito.

Aí eu tenho aqui o meu relatório.

Esse relatório vamos usar na sequencia então não vou entrar em detalhes desse relatório agora, mas por enquanto vamos em frente para podermos entender tudo o que precisamos buscar de fonte.

Uma primeira fonte foi essa que eu mostrei para vocês que é o Ebit.

Uma outra fonte importante que precisamos buscar são números do IAB com relação a investimento em mídia digital.

"Gustavo, como eu encontro esse relatório do IAB Brasil que é uma fonte super quente, uma fonte super legal de informações?

Eu entro no site do IAB Brasil www.iabbrasil.com.br, seleciono aqui pesquisas, pesquisa temática.

Aí ele vai entrar para mim em uma tela onde vai disponibilizar a pesquisa IAB Brasil digital (ininteligível) 2018.

Eu coloco meu nome e meu e-mail e vou fazer o download desse infográfico.

O que esse infográfico tem de tão legal?

O infográfico mostra para nós uma série de informações com relação a investimento e mídia.

tem aqui baixar o arquivo e ele vai mostrar para mim essa informação.

Ele mostra em que em 2017 teve esse investimento, mas vamos ler com calma esse relatório na sequencia.

Reparem.

Eu estou mostrando para vocês dois sites.

O site do Ebit onde você pode buscas o relatório do webshoppers aqui no link webshoppers para puxar o relatório mais atual que, no momento é o 39, mas a cada seis meses isso muda e estou mostrando também o site do IAB onde você pode encontrar uma série de pesquisas.

Se você clicar em pesquisas temáticas ele tem diversas pesquisas e tem a pesquisa digital (ininteligível) para você entender qual é o volume de dinheiro que é investido em mídia digital nesse mercado.

A ideia é podermos ter números, ter fontes com números que nos ajudem a defender porque vale a pena eles criarem uma unidade de negócio digital e como a agência pode ajudar nesse sentido.

Vamos em frente que na próxima parte vamos justamente mostrar como a agência Alfa tem que fazer uma apresentação para defender para a diretoria que vale a pena entrar nesse mercado digital.

Vem comigo.

Apresentação da gráfica e da agência - Alguns clientes

Bom, pessoal.

Agora vamos ver como é que ficou a apresentação que a agência Alfa fez para mostrar para a diretoria da gráfica que pretende entrar nesse mercado.

Como uma apresentação é grande nós vamos dividir essa apresentação em várias partes.

Na primeira parte vamos fazer uma apresentação da agência e vamos mostrar quem são os clientes da agência.

Depois vamos falar dos números do Ebit aí depois vamos mostrar quais os canais online que a empresa decidindo entrar no mercado e-commerce pode divulgar a loja virtual dela.

Na segunda mostramos como o mercado investe em mídias digitais e por último como é que a agência pode ajudar essa gráfica.

Na sequência a primeira coisa que precisamos fazer aqui é falar um pouquinho sobre a agência Alfa.

Trabalhamos na agência Alfa e a ideia é que essa apresentação possa mostrar para os diretores da gráfica o quanto o segmento de e-commerce é próspero e como a agência Alfa pode ajudar essa empresa a entrar nesse segmento de e-commerce.

Quando formos fazer o texto de quem somos o que é muito legal termos nessa apresentação?

Precisamos dizer o que nos faz levantar cedo.

Por que decidimos ter uma agência.

Que tipo de serviço fazemos.

Com que carinho fazemos isso.

A quanto tempo estamos no mercado.

Aqui temos um texto.

A paixão pela publicidade aliada ao compromisso de gerar resultados é responsável pelo sucesso dos nossos clientes.

Claro que na hora que formos fazer a apresentação nós podemos explorar um pouco mais isso, mas essa apresentação demonstra um pouco do porque a Alfa existe hoje e o que motiva os colaboradores da empresa, a diretoria da empresa e os donos levantarem cedo e pensarem em soluções para os clientes que elas atendem

A segunda parte já que falamos de clientes precisamos apresentar quem são esses clientes.

Eu não estou dizendo que "Ah se a agência Alfa existe há vinte anos, vamos colocar todos os clientes que atendemos há vinte anos".

Não.

Pensa nos últimos cinco anos de empresa e coloca ou o logo ou coloca logos, bullets com uma lista dos principais clientes.

É legal você ter clientes que você ainda atenda, mas é legal você também ter clientes que você já atendeu em um curto espaço de tempo.

Os clientes são importantes.

Eles reforçam que existem empresas no mercado que já contratam a agência Alfa e se você tiver alguma empresa no seguimento gráfico ou em um segmento perto do gráfico você pode também colocar o logo e mostrar “Olha, já temos uma experiência conhecendo um pouco o público alvo que trabalha com material impresso.

Já temos um pouco de know how para trabalhar com o público alvo que é um público alvo muito parecido com o de vocês.

Isso tudo vai ajudar muito.

Claro.

Se você tiver uma empresa que for um concorrente da gráfica aí talvez você tenha que ter um cuidado.

A gráfica pode falar assim "Poxa, mas esse cara trabalha com o meu concorrente..."

Como a agência vai competir com duas empresas iguais?

Tem que ter um certo cuidado com isso porque a nossa agência vai ter informações dessa empresa e teria informações do concorrente e aí vamos dentro da empresa...

Como conseguimos fazer uma competição entre elas?

Normalmente o cliente quando sabe disso ele não gosta de trabalhar com uma empresa que trabalhe com os concorrentes.

Ele pede que a empresa trabalhe só com eles.

Claro.

Muitas vezes isso envolve um custo maior para que você não trabalhe com a concorrência.

Tem que ficar atento com o que você vai colocar com relação a clientes.

Então essa é a nossa primeira parte da apresentação.

Você fala um pouco da agência, vai falar um pouco da Alfa.

A agência Alfa.

O que nos motiva a levantar cedo.

E falar um pouco quem são os clientes.

Sobre o curso Marketing digital: Fundamentos para seu planejamento on-line

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