Alura > Cursos de Inovação & Gestão > Cursos de Softskills e Carreira > Conteúdos de Softskills e Carreira > Primeiras aulas do curso Copilot Studio: criando um agente de IA para organização financeira pessoal

Copilot Studio: criando um agente de IA para organização financeira pessoal

Agentes inteligentes no Copilot Studio - Apresentação

Apresentando o curso e a plataforma

Sejam todos bem-vindos a este curso. Meu nome é Felipe.

Audiodescrição: Felipe é um homem branco, usa óculos, tem uma barba grande preta, cabelo raspado, ambos os braços tatuados e veste uma camisa preta com a logo da Alun no centro.

Neste curso, utilizaremos uma excelente plataforma para construir nosso agente de inteligência artificial. Esse agente de inteligência artificial é algo que ouvimos frequentemente nos dias de hoje. A plataforma que utilizaremos é o Copilot Studio, que oferece um ambiente bem organizado, fácil e interativo para a construção do nosso agente.

Configurando o agente de inteligência artificial

Nesta plataforma, podemos definir, por exemplo, o nome do nosso agente e como ele se comportará, através de instruções claras. Nessas instruções, podemos incluir as ferramentas que já pré-configuramos, como acesso ao e-mail ou até mesmo a criação de um evento em uma planilha. Veremos em breve como podemos atualizar essas informações através de conversas com nosso agente. Além disso, podemos incluir solicitações de prompts. Esses prompts são utilizados corretamente em nosso agente de inteligência artificial.

Integrando o agente ao Teams e demonstrando funcionalidades

Esse agente de inteligência artificial poderá ser integrado diretamente ao Teams, a mesma ferramenta que utilizamos no dia a dia de trabalho. Vou mostrar como está ficando nosso agente. Este é o nosso agente de inteligência artificial chamado "Meu Agente Financeiro". Através dele, podemos interagir para, por exemplo, adicionar uma nova despesa em nossa planilha. Por exemplo, podemos solicitar ao Copilot que adicione uma determinada despesa.

Ao inserir a data de hoje, a categoria "escritório", o item "monitor" e o valor de 899, enviamos essa mensagem em linguagem natural para o nosso Copilot. Ele consegue identificar as principais ferramentas para interagir conosco. Neste caso, ele atualiza uma planilha e envia automaticamente um e-mail informando que a planilha foi atualizada com o respectivo gasto.

Verificando atualizações na planilha e recebendo notificações

Vamos aguardar um pouco para verificar como ficará a planilha atualizada. O sistema já nos informou que houve um registro de sucesso na planilha com o valor correspondente. Vamos mostrar como está a planilha que acabamos de atualizar. Observamos que inserimos a data de hoje, a categoria foi detectada automaticamente como "escritório", o detalhamento foi "monitor" e o valor correspondente foi registrado. Além disso, recebemos um e-mail informando que a despesa foi atualizada na planilha.

Atualizando a planilha com imagens

Podemos também inserir uma imagem para atualizar automaticamente a planilha. Por exemplo, ao solicitar "Copilot, atualize minha planilha com os gastos da imagem", ele reconhece as informações contidas na imagem, atualiza a planilha e envia um e-mail, como vimos anteriormente. O sistema já indicou que a planilha foi atualizada com o "almoço executivo" no valor de 52,50. Vamos verificar a planilha: o almoço está registrado na data correspondente, com o valor de 52,50, e já recebemos um e-mail informando sobre isso.

Concluindo a introdução ao curso

Vamos realizar todas essas ações neste curso, que será muito interessante e altamente produtivo para o nosso dia a dia. Nos vemos na próxima aula.

Agentes inteligentes no Copilot Studio - Criando agente no Copilot Studio

Explorando o Copilot Studio

Nesta aula, vamos começar a explorar o Copilot Studio, que será a ferramenta web onde criaremos nosso agente de inteligência artificial. Já estamos logados na ferramenta, acessando o ambiente web em copilotstudio.microsoft.com, onde é possível criar nosso agente.

Para iniciar a criação, observe o canto superior esquerdo, onde há um botão "Criar". É nesse botão que clicaremos para começar a criação do agente. Ao clicar, seremos direcionados para outra tela, que apresenta alguns exemplos de modelos de agente já disponíveis no Copilot Studio. Caso desejemos, podemos clicar no botão "Novo Agente" para começar a configurar o agente de despesas pessoais que abordaremos durante este curso. Clique em "Novo Agente".

Configurando o agente de inteligência artificial

Na nova tela que aparecerá, podemos criar nosso agente de duas formas. Podemos descrever o que o agente deve fazer, que é a forma padrão mostrada, ou utilizar linguagem natural por meio de um chat. Alternativamente, podemos escolher a opção "Configurar", que é a que utilizaremos. Clique em "Configurar" para dar os primeiros passos na criação do agente.

A primeira coisa que precisamos definir é o nome do nosso agente, que pode ter até 30 caracteres. Como exemplo, nomearemos nosso agente como "Meu Agente Financeiro". Em seguida, podemos adicionar uma descrição sobre o que o agente é capaz de fazer. Podemos escrever que este agente será responsável por auxiliar nas despesas e gastos diários.

Definindo instruções e funcionalidades do agente

Logo após, é importante fornecer uma instrução sobre como o agente deve operar. No campo "Instruções", descrevemos o que o agente deve fazer. Vamos colar aqui um prompt que já estará disponível para que possamos copiar e colar também.

A instrução que estamos passando para a criação deste agente é atuar como um consultor de finanças pessoais, com foco na automação de tarefas e segurança da informação. Incentivamos o usuário a criar metas financeiras, registrar gastos e definir lembretes. É importante respeitar a privacidade do usuário e nunca compartilhar informações sem autorização. Oferecemos sugestões práticas e explicamos conceitos financeiros de forma acessível.

Testando e interagindo com o agente

Essas instruções, de maneira genérica, já nos auxiliarão nas primeiras interações com o agente. À medida que formos construindo nosso agente, essas instruções serão atualizadas, incluindo quais ferramentas vamos interagir, como, por exemplo, Outlook ou até mesmo Excel.

Após completar essa instrução, podemos clicar no botão superior direito em "Criar". O Copilot Studio já preparará, nos bastidores, a criação do nosso agente, e podemos começar a testá-lo. Por exemplo, no lado direito, aparecerá a opção de testar seu agente, e ele dirá: "Olá, eu sou o meu agente financeiro", que é o nome que você deu a ele, e ele será um assistente virtual. O foco dele é responder perguntas que passarmos para ele.

Explorando as capacidades do assistente Copilot

Podemos passar uma pergunta simples, como: "Copilot, qual é sua função?" À medida que interagimos com nosso agente, no lado esquerdo aparecerá uma árvore mostrando quais ferramentas nosso agente poderá acessar. No momento, ainda não configuramos nenhuma ferramenta, mas já conseguimos ver que ele consegue dar uma resposta genérica.

O assistente Copilot é uma ferramenta de inteligência artificial criada pela Microsoft para automatizar tarefas, aumentar a produtividade e facilitar o acesso a informações e aplicativos como Word, Excel e PowerPoint. Ele já nos auxilia a trabalhar de forma eficiente.

Agentes inteligentes no Copilot Studio - Incluindo a base de conhecimento

Adicionando ferramentas ao Copilot Studio

Na aula passada, começamos a criar nosso agente no Copilot Studio. Agora, vamos adicionar ferramentas ao nosso Copilot Studio para trabalharmos melhor com ele. A primeira ferramenta que vamos inserir é a tabela responsável pelas despesas que teremos ao longo deste curso e também no dia a dia.

Para começar, observe que há um menu na parte superior com um botão chamado "visão geral". Ao clicar nele, retornaremos à criação do nosso agente, que já estará munido de algumas informações que acabamos de inserir, como, por exemplo, o nome "meu agente financeiro", a descrição e até mesmo o prompt dele.

Utilizando o modelo GPT 4.1 no Copilot Studio

É interessante mencionar que, já na primeira aula, o Copilot Studio utiliza um modelo de agente, o GPT 4.1. Esse modelo é bastante poderoso e nos auxiliará na criação de despesas, utilizando linguagem natural enquanto trabalhamos com nosso agente.

Existem várias ferramentas que podemos adicionar no Copilot Studio. Uma delas é o conhecimento. O conhecimento será responsável por determinar em qual ferramenta ou arquivo desejamos trabalhar junto com nosso agente de IA no Copilot Studio. No campo de conhecimento, há um botão chamado "adicionar conhecimento". Ao clicar nele, podemos escolher o tipo de arquivo com o qual queremos trabalhar no Copilot Studio.

Configurando o SharePoint como base de conhecimento

No nosso caso, o arquivo base, que estará disponível para download e será colocado no nosso SharePoint, será onde faremos este exemplo. Podemos escolher justamente o SharePoint.

Clique no botão SharePoint. Note que é possível utilizar outras ferramentas como base de conhecimento para o nosso agente, mas, neste caso, utilizaremos o SharePoint. Clique nele e insira a URL onde está o documento ou procure um item. Vamos procurar um item que estará em alguma pasta no SharePoint. Verifique no SharePoint onde está o arquivo para acessá-lo no caminho correto. No nosso caso, acessaremos a pasta "um tds py", "documentos", e selecionaremos a planilha de despesas despesas.xlsx. Esta planilha será nossa base de conhecimento para começar a trabalhar com o Copalho de Estúdio.

Confirmando a seleção e interagindo com o agente

Após selecioná-la, o botão "Confirmar Seleção" ficará disponível para clicarmos. Clique nele. O SharePoint já estará com o link do arquivo, que, neste caso, é a base Excel. Assim, será possível começar a interagir com o agente de IA referente a esse documento. Clique no botão "Adicionar ao agente" para trabalhar com essa base de conhecimento através de linguagem natural ao interagir com o agente.

Na seção de ferramentas, a planilha de despesas despesas.xlsx estará disponível para trabalharmos. Se quisermos trabalhar com algum link ou site da internet, seria necessário habilitar a pesquisa na web. No entanto, neste caso, queremos trabalhar apenas com um arquivo .xlsx, então deixaremos essa opção desabilitada para que o agente possa trabalhar com ele.

Preparando para a próxima aula

Na próxima aula, veremos como, a partir de linguagem natural, podemos munir essa planilha com informações. Nos vemos na próxima aula.

Sobre o curso Copilot Studio: criando um agente de IA para organização financeira pessoal

O curso Copilot Studio: criando um agente de IA para organização financeira pessoal possui 56 minutos de vídeos, em um total de 23 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Softskills e Carreira em Inovação & Gestão, ou leia nossos artigos de Inovação & Gestão.

Matricule-se e comece a estudar com a gente hoje! Conheça outros tópicos abordados durante o curso:

Aprenda Softskills e Carreira acessando integralmente esse e outros cursos, comece hoje!

Conheça os Planos para Empresas