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Facebook Ads: campanhas de remarketing

Remarketing e Pixel - Apresentação

Olá, boas-vindas ao curso de Facebook Ads: pixel e remarketing, onde nós vamos conhecer um pouco mais sobre o que é o remarketing e como podemos utilizar a plataforma do Facebook para criar anúncios desse tipo.

Vamos aprender também sobre o que é Pixel, como configurar e instalar, e como podemos utilizar o Pixel em campanhas de remarketing dentro do Facebook.

Meu nome é Felipe, eu sou gestor de tráfego e instrutor aqui na Alura.

Autodescrição: sou um homem branco, tenho cabelo curto, preto, uso óculos pretos, barba comprida preta e estou vestindo uma camiseta preta. Atrás de mim eu tenho uma parede branca com iluminação alaranjada.

Esse curso é destinado a profissionais de marketing, pessoas que anunciam seu próprio produto ou serviço; ou mesmo para quem quer conhecer mais sobre as estratégias de remarketing dentro do Facebook e como criar e configurar o Pixel e instalar de forma correta dentro do seu site.

O curso também aborda conceitos avançados como a criação e configuração de públicos para a nossa campanha.

Para reforçar o conhecimento e facilitar a fixação de todo conteúdo, utilizaremos um site criado dentro da plataforma Wix, além das próprias ferramentas de gerenciamento do Facebook, como gerenciador de anúncios, gerenciador de negócios, de público, entre outros.

Nós pensamos com muito cuidado na didática do curso que você vai iniciar agora. Você também terá acesso ao Fórum e ao Discord da Alura, onde poderá compartilhar suas ideias e conhecimentos.

Aproveite e bons estudos!

Remarketing e Pixel - O que é Remarketing

Para começar, vamos falar sobre o remarketing e como ele pode ser útil dentro das estratégias do Facebook, e como podemos utilizar essa estratégia de campanha a nosso favor.

É bem provável que você já tenha se deparado com esse tipo de anúncio ou que você se depare com ele diariamente.

Sempre que você faz uma busca por um produto, serviço ou algo que te interesse na internet, ou clicou em um anúncio que apareceu para você na sua timeline ou nos seus stories, é provável que você seja perseguido por anúncios semelhantes a esse, ou o mesmo anúncio do mesmo produto da mesma loja, durante dias, semanas ou até meses.

Essa é a estratégia de remarketing.

O que é remarketing?

Resumindo, o remarketing é uma estratégia de marketing digital que visa impactar novamente usuários que já tiveram algum tipo de interação com a sua empresa.

Então, o que o remarketing faz é levar o anúncio de novo para quem já interagiu com a sua marca, com o seu produto, com o seu site ou com a sua rede social. Portanto, o remarketing tem essa função dentro do Facebook.

Vamos entender um pouco mais agora com a história de Luciano. Luciano já possui uma loja de roupas, um site bonito e eficiente. Ele já tem um e-commerce com as informações necessárias para vender o produto, ou seja, ele já tem tudo que é necessário para vender seu produto.

Porém, ele vem notando que algumas pessoas demonstram interesse e deixam de comprar no seu site.

Luciano busca por uma estratégia que possa direcionar uma campanha exclusiva, direcionar anúncios exclusivos para esse público que chegou a adicionar um produto no carrinho e não finalizou a compra. É neste momento que ele descobre o remarketing.

Conhecendo Luciano:

Como o remarketing pode ser útil para o Facebook?

O remarketing aumenta a chance de conversão dos usuários que já demonstraram interesse pela sua marca.

É mais provável que consigamos vender um produto para uma pessoa que já conhece, já demonstrou algum tipo de interesse por aquilo que estamos vendendo do que vender para uma pessoa que não tem informação nenhuma sobre aquilo ou que precisamos convencer a efetivar uma compra, a conhecer o produto, entrar no nosso site, etc.

Com o remarketing conseguimos alcançar um cliente mais quente, um cliente com maior probabilidade de comprar nossos produtos. Estamos usando o exemplo de Luciano, mas podemos também utilizar essa estratégia para o preenchimento de um lead ou rolagem de uma página no nosso site, até mesmo visitas e tempo que a pessoa usuária passou na página.

É possível medir todas essas ações das pessoas usuárias e, posteriormente, direcionar anúncios para elas.

O remarketing possibilita também a comunicação com visitantes que abandonaram o site sem realizar uma compra.

Podemos criar estratégias diferentes para determinada ação que o usuário realizou dentro do site. No nosso exemplo estamos utilizando o caso de Luciano, mas pode ser para outros segmentos também que funcionará da mesma forma.

Além disso, o remarketing permite criar campanhas exclusivas para diferentes momentos da jornada do cliente.

Podemos criar anúncios criativos que sejam direcionados para aquele público que realizou determinada ação dentro do site.

Se a pessoa chegou a adicionar o produto até o carrinho e não finalizou a compra, podemos usar uma estratégia de copy exclusiva para aquele público, usar um criativo exclusivo para alcançar aquele cliente que chegou até ali.

Se a pessoa só chegou a visitar o site, podemos utilizar outra estratégia, oferecendo, por exemplo, para ela conhecer mais sobre o produto ou serviço. Portanto, podemos criar campanhas exclusivas para diferentes momentos da jornada do cliente.

Essa é uma grande utilidade do remarketing dentro do Facebook.

Como funciona o remarketing no Facebook?

Vale lembrar que o remarketing é uma estratégia de marketing que pode ser usada em outras plataformas também. Neste curso, vamos entender um pouco mais sobre como funciona no Facebook.

Primeiramente, é feita a instalação de um código de rastreio do Facebook no site onde se deseja rastrear a ação das pessoas usuárias. Esse código vai coletar as informações e levar essa informação de volta ao Facebook.

Com essas informações coletadas, é possível criar campanhas no Facebook para uma lista de remarketing ou público semelhante. Assim, será possível direcionar anúncios para essas pessoas cujas informações foram coletadas, ou mesmo para um público semelhante, que são pessoas que têm interesses parecidos com as pessoas segmentadas.

Dessa forma, podemos aumentar nossas chances de conversão e vendas utilizando campanhas de remarketing.

Portanto, essa é a funcionalidade do remarketing dentro do Facebook e ele pode ser muito útil se o objetivo é alcançar usuários que já tiveram algum tipo de interação com sua marca, produto ou empresa.

Remarketing e Pixel - O pixel do Facebook

Já entendemos que o remarketing é uma poderosa estratégia de campanha que podemos utilizar no Facebook. Agora, vamos entender o que é o Pixel, qual é a funcionalidade dele e como ele pode nos ajudar nas campanhas do Facebook.

O Pixel nada mais é do que um código que nós inserimos no nosso site para coletar informações sobre as ações realizadas pelas pessoas usuárias.

É uma ferramenta poderosa que permite monitorar o comportamento dos usuários, otimizar anúncios, criar anúncios personalizados para determinado público de acordo com a ação que ele realizou dentro do nosso site, criar públicos personalizados e muito mais.

Algumas ações que o Pixel consegue verificar incluem:

Como ele funciona?

O funcionamento do Pixel consiste na seguinte forma: após ser instalado no nosso site, quando um usuário visita o site e realiza alguma ação, o Pixel é acionado e envia a informação para o Facebook. A partir daí, começamos a coletar dados para tomar ações futuras com essas informações.

As principais funções do Pixel são:

  1. Criar públicos personalizados com base nas informações coletadas sobre as pessoas usuárias do site, como páginas visitadas, produtos visualizados e itens adicionados ao carrinho.
  2. Otimizar anúncios para atingir usuários com maior probabilidade de realizar uma ação específica, como completar uma compra.
  3. Medir conversões do site, como compras, cadastros e leads.
  4. Com o Pixel, é possível criar campanhas de remarketing para impactar clientes que já tiveram alguma interação com o nosso site, empresa, marca, produto ou serviço.

Sobre o curso Facebook Ads: campanhas de remarketing

O curso Facebook Ads: campanhas de remarketing possui 67 minutos de vídeos, em um total de 27 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Tráfego Pago em Inovação & Gestão, ou leia nossos artigos de Inovação & Gestão.

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