Primeiras aulas do curso Design Gráfico: Design de apresentações

Design Gráfico: Design de apresentações

Introdução e preparação do conteúdo - Introdução

Fala, galera, beleza? Meu nome Felipe Laboriau, sou designer gráfico já há algum tempo e já com alguns anos de experiência no mercado, produzindo material gráfico para grandes empresas e sou instrutor aqui da Alura.

Gostaria de convidar vocês a participar do meu curso sobre apresentação. A ideia aqui é ver como transformar um material textual que a gente recebe de um cliente para um material gráfico, visualmente interessante.

Como a gente cria uma apresentação que seja não só visualmente interessante, mas também uma ferramenta que auxilie o apresentador, para que ele tenha junto dele um material que ajude a manter a atenção do público, mas também não distraia demais.

Não faça com que a pessoa, por exemplo, perca muito tempo lendo o que está na apresentação, ao invés de prestar atenção no apresentador.

Um material que, como eu disse, é visualmente interessante e é também funcional. Vamos ver formas de organizar conteúdo, técnicas, insights para você conseguir fazer com que a sua apresentação seja também facilmente inteligível.

Para que você não crie um material que vai, na verdade, mais te atrapalhar do que te ajudar.

Então, galera, para você que está tanto começando no mercado gráfico, quanto para você que já tem um pouquinho mais de experiência, mas não sabe ainda muito bem como montar uma peça legal, uma peça visualmente acabada, nós vamos tratar aqui.

Nós não vamos tratar de aspectos que dizem respeito, por exemplo, à oratória, a uso de vocabulário, postura.

Não. A gente vai tratar dessa parte gráfica, nós vamos trabalhar um pouco no software Illustrator e vamos ver como essa ferramenta pode nos ajudar.

Então espero que vocês tenham gostado da proposta e vejo vocês no curso.

Introdução e preparação do conteúdo - Overview

E aí, galera, beleza? Vamos ver agora o que a gente vai trabalhar de fato no nosso curso?

A gente recebeu de um cliente, uma galera que está montando uma startup, o pedido de criar para eles uma apresentação no modelo de slides simples do projeto que eles querem lançar, que se chama Projeto Alimentação Criativa e Competitiva.

Eles nos enviaram esse documento de Word, a partir do qual nós temos que montar uma apresentação.

O briefing veio dessa forma, criar uma apresentação comercial não muito longa, que ajude a vender esse Projeto Alimentação Criativa e Competitiva.

Eles querem, portanto, que seja um material gráfico interessante e que traga esses pontos aqui.

Esse texto eu vou deixar para vocês em um link aqui embaixo, o qual vocês podem baixar e conferir ele por completo.

E também, galera, eu gostaria de lembrar que todas as dúvidas relacionadas a esse curso vão estar em um único tópico, que eu também vou deixar aqui embaixo para vocês falarem comigo, caso queiram fazer algum comentário, caso queiram mostrar um trabalho que vocês estão fazendo.

Enfim, tirar qualquer tipo de dúvida e trocar uma ideia.

Então, essa é a motivação do nosso trabalho. Criar um material gráfico visualmente interessante, que dê suporte ao apresentador para falar desse projeto.

Beleza, galera? Então daqui para frente a gente vai começar a ver todos os aspectos visuais, que é o que nos compete, que podem contribuir justamente para a criação dessa peça, beleza?

Introdução e preparação do conteúdo - Boas práticas

E aí, galera? Beleza? Antes de a gente começar a montar nossa apresentação, vamos ver boas práticas, coisas que você não pode fazer ou não pode esquecer de fazer numa apresentação?

Eu vou tratar aqui de aspectos visuais, aspectos gráficos, não vou entrar no mérito, por exemplo, de postura, de uso de vocabulário, X, Y, Z, de oratória porque não é a nossa área aqui. A gente vai falar só dessa parte visual.

Então vamos lá. A primeira coisa que você tem que fazer, às vezes pode não ser da sua alçada, mas que é importante você enquanto profissional da área, sugerir ou se tiver a liberdade, fazer, é dedicar um slide para cada tópico.

Ou seja, eu trouxe aqui um exemplo de dois tópicos, dois títulos, dois temas diferentes, que é ganham as grandes empresas e ganham as pequenas empresas.

Por que é interessante você deixar assim? Porque você não cria uma confusão, porque o seu slide fica facilmente compreensível.

Porque, lembrando, a pessoa que vai estar apresentando precisa que esse material funcione como um apoio e não que atrapalhe o que ela está falando.

Então se você cria muito conteúdo ali, a gente vai ver mais detalhes para frente, você acaba desvirtuando a atenção do público, a pessoa que está assistindo à apresentação, talvez vá prestar mais atenção na leitura do que naquilo que o apresentador está falando.

E não é essa ideia. Então sempre tente fazer dois slides assim do que fazer um assim, você perde valor do que está sendo exibido.

Aqui você ilustrou com uma imagem, deixou as informações com um respiro, com uma área. É importante para a pessoa focar naquilo que interessa.

Você tem essas quatro informações, então você deixa aqui um respiro aqui embaixo, um espaçamento legal entre o título e entre a informação, para que a pessoa concentre naquilo que é importante, não que ela fique perdida, tentando ler as informações.

E isso vai para um segundo ponto muito importante, que provavelmente todo mundo já se deparou em uma apresentação, que é exagerar no volume de texto. Você não deve fazer isso.

Porque ao exagerar no volume de texto, e repare bem que exagerar no volume de texto não é exatamente colocar informações diferentes num mesmo slide.

Você pode ter a necessidade de separar, como a gente mostrou antes, mas às vezes você nem precisa ter necessidade de separar, às vezes você só pode cortar informações que podem ser ditas ou que podem ser entregues num segundo momento.

Então vamos supor que é uma apresentação de uma proposta comercial e essa proposta comercial depois pode ser enviada por e-mail ou pode ser passado um contrato.

Você não tem talvez a necessidade nesse momento de apresentar muitos detalhes.

Então, por exemplo, aqui, será que você precisa falar que de abril a dezembro se realiza, às terças e quintas-feiras em horário a combinar? Será que não é mais fácil você dizer quando vai ser realizado, a época do ano e esses detalhes ficam mais para frente?

A mesma coisa na carga horária das atividades, será que é necessário você falar exatamente quanto tempo vai levar e quantas horas de carga horária específica vai ter?

Provavelmente não, talvez se você der uma limpada nessas informações e, de novo, utilizar o material para contribuir para a apresentação e não para deixar ela confusa, você consegue ter um resultado melhor.

Porque tanto o apresentador fica falando com mais segurança, não precisa ficar lendo aquilo que está escrito, porque não é uma coisa legal, não é?

Ele também não tem a atenção do seu público, que é o principal, que está distraído com coisas que talvez não sejam tão importantes.

E aí a gente vai para um terceiro ponto, que é estabelecer uma hierarquia visual para o conteúdo. Ou seja, quando você faz um slide, você imagina que alguma informação é mais importante, seja ela qual for.

No caso aqui, a gente tem três tópicos, a gente tem: aumentar a produtividade, qualificação da gestão e planejamento de marketing.

Só que a gente tem que deixar claro que esses tópicos fazem parte de algo maior, nesse caso os objetivos.

Então é sempre importante você pensar numa forma gráfica, numa forma visual de deixar claro que os objetivos é o assunto do slide, é o tema principal e esses subtítulos aqui, esses tópicos secundários são assuntos secundários que vão ser tratados.

Então existe uma série de artifícios que você pode utilizar graficamente falando, para deixar isso claro para quem está assistindo à sua apresentação.

Um deles, muito comum, é o valor de tipografia. Você vê aqui que essa tipografia está em bold, está em negrito, como alguns dizem, enquanto que essa outra aqui não.

Só que ela também tem uma diferença, dentro desse miolo aqui, aumentar a produtividade está em vermelho, enquanto que "através de novas técnicas", "nos temas relacionados", "para rever posicionamentos" estão em preto.

Então você já criou uma diferenciação, você já chamou mais atenção com esse vermelho nessa tipografia.

Então é importante você prestar atenção, para você não ter um resultado assim, que é um pouco mais confuso.

Repare bem, você quis chamar muita atenção para tudo e aí ficou difícil de chamar a atenção para alguma coisa, porque ficou tudo bold, ficou tudo importante, será que é tudo importante?

Provavelmente não. Você tem uma hierarquia, que você primeiro precisa deixar claro para a pessoa, para ela conseguir dar valor ao que deve ser valorizado.

Então assim, estamos nos objetivos, o público está olhando para a sua apresentação, "estou vendo aqui que são os objetivos" e aí, como o slide funciona como suporte daquilo que está sendo dito, as informações vêm complementando.

O texto, na verdade. Aumentar a produtividade, qualificação da gestão e planejamento de marketing, esses são os tópicos.

A pessoa vai ter a atenção dela primeiro nesses três, porque eles estão com um valor de tipografia diferente, eles estão com uma cor e um estilo tipográfico diferente do texto mais corrido.

Enquanto que nesse outro exemplo não. Está tudo em bold, a diferença de tamanho de tipografia é muito pequena e estão todos na mesma cor.

Então a pessoa não consegue se focar naquilo que você quer. Então sempre preste muita atenção para trabalhar essa hierarquia, que só vai contribuir de maneira positiva na sua apresentação.

Depois, é evitar de colocar dados, informações, números de maneira extensa e sim utilizar tabelas e infográficos, mas não só números, fluxos, por exemplo.

Você imagina que esse exemplo que eu trouxe, ela trata de um fluxograma de uma relação entre três personagem, que é a cadeia de suprimento a montante, grande empresa e cadeia de suprimento a jusante.

Esses três elementos interagem entre si, eles por sua vez são compostos de personagens distintos e configuram uma terceira coisa, que é o encadeamento com pequenos negócios.

Tudo isso, bom lembrar, que eu falei de hierarquia dentro do tópico principal, do título, como funciona.

Você vê que prover de ilustração, utilizar recursos visuais para ilustrar do que simplesmente deixar escrito, é muito melhor.

Você vê aqui encadeamento com pequenos negócios, quando eu tirei esses ícones, essas ilustrações, ficou menos óbvio como se dá a relação entre eles.

A mesma coisa, eu também tirei essas linhas, que são linhas de relação direta e essas linhas pontilhadas aqui que indicam uma integração secundária.

Você vê que aqui não tem nada disso, só cita encadeamento com pequenos negócios e não deixa de ser, de novo, a cadeia de suprimento a montante, a grande empresa e a cadeia de suprimento a jusante.

Só que não fica tão evidente, não fica tão claro. Então sempre procure ilustrar. Com dados, com tabelas e gráficos, já é muito mais comum, já é uma prática muito disseminada, mas também tentar trazer esses infográficos, esses esqueminhas que sejam simples assim, para a sua apresentação.

Depois é usar o material gráfico próprio. Nada mais feio do que você abrir uma apresentação ou visualizar uma apresentação que tem esse tipo de ícone, que tem WordArt, que tem esses ícones, essas imagens picsarts do Windows.

Isso não é legal, isso não te traz particularidade nenhuma, você está usando uma imagem que claramente não é sua, porque muito provavelmente as pessoas já viram, quase todo mundo conhece isso.

Talvez a galera mais nova nem tanto, mas você não vai trazer personalidade nenhuma para o seu trabalho, você só vai utilizar mais uma coisa que todo mundo usa.

Então tente trazer, principalmente nós dessa área, a galera que está começando, imagens próprias e imagens que você edite.

Por exemplo, se para a sua apresentação cai bem essa imagem aqui, quem sabe se você editar ela não fique um resultado legal?

A mesma coisa para essa segunda. Trabalhe a imagem para ficar um material próximo, para trazer personalidade para o seu trabalho, para ele ter uma identidade própria.

Que é o que a gente vai falar um pouco mais para frente no curso, mas é interessante você ter essa noção de utilizar materiais gráficos que não sejam esses que você encontra em qualquer lugar, beleza?

E por último, é tentar variar na diagramação. Esse aqui não é um aspecto talvez tão óbvio de ser percebido quanto os outros, que às vezes são muito gritantes, mas esse aqui é importante para a sua apresentação não ficar monótona.

Então você pode criar, por exemplo, um grid muito simples, dividindo o seu slide, a sua tela em três na horizontal e três na vertical e organizar o seu material, a sua apresentação de fato, o conteúdo, dentro desse grid.

Porque aí você cria um material interessante, não fica sempre aquela organização imagem, texto. Imagem na esquerda e texto, imagem na esquerda e texto, imagem na esquerda e texto.

Fica um pouco chato, fica monótono. Então se você consegue criar um grid simples que seja, não precisa ser nada muito sofisticado, você já consegue dar um norte para o seu trabalho e fazer com que ele fique mis interessante.

Você consegue ter variações, você consegue ter uma orientação centralizada, uma orientação à esquerda, uma imagem ilustrativa na esquerda ou na direita.

Você consegue fazer um trabalho que é mais rico visualmente e que é mais interessante para o público, beleza, galera?

Então esses aqui foram seis aspectos muito importantes na sua apresentação, que vão só valorizar o seu trabalho e vão contribuir para que o seu material, que está sendo exposto, ajude na sua apresentação, no seu discurso.

E não atrapalhe, para que ele funcione como um suporte para aquilo que você está falando, beleza, galera?

Então espero que vocês tenham gostado e até a próxima aula.

Sobre o curso Design Gráfico: Design de apresentações

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