Primeiras aulas do curso Marca pessoal: fazendo seus negócios darem certo

Marca pessoal: fazendo seus negócios darem certo

Como você quer ser visto(a)? - Introdução

Oi. Eu sou a Daniela Pedroso e hoje estou aqui para ver como você pode se diferenciar em meio a tantos profissionais legais que existem por aí. Vamos identificar o seu propósito. Então como você quer ser visto tem a ver com a sua história. Começa por aí. Vamos olhar para sua história, para o que você construiu, a sua linha do tempo.

Vamos identificar quais são os eventos que mais se destacam na sua trajetória, depois veremos o posicionamento. Então como você quer ser visto a partir de agora? Isso dá para construir e então vamos construir o jeito de ser visto e como você vai comunicar esses aspectos.

Porque principalmente precisamos nos diferenciar no mercado, em meio a tantos profissionais legais como pode se destacar, como você pode construir a sua imagem?

Além disso vamos encontrar um jeito de comunicar, existe um planejamento de Comunicação Integrada de marketing que é avaliar como se quer ser visto, esse posicionamento e encontrando maneiras de ir comunicando para consolidar isso na mente dos seus públicos.

Então você vai planejar isso para um ano, para seis meses. Quais são as ferramentas que você vai usar, quando você vai usar, de que maneira você vai trabalhar.

Você vai ver tudo isso e também vai ver como medir isso, porque você está fazendo investimento, nem que seja só de tempo mas ele é um investimento altíssimo.

Então o quanto você vai se dedicar para olhar para sua imagem, para planejar a comunicação e por fim para medir, porque é necessário medir. Então vamos trabalhar tudo isso para você se diferenciar em meio a tantos profissionais e ter a sua marca. Vamos começar.

Como você quer ser visto(a)? - O contexto

O Luciano é um diretor de arte muito bom. Mas há mais ou menos uns três anos ele cansou da rotina das agencias de propaganda e decidiu investir numa coisa que ele gosta muito que são as redes sociais.

Então ele quis trabalhar com gestão de redes sociais. E ao longo desse tempo ele percebeu que as pessoas ainda o procuravam por conta da direção de arte. Cada vez que isso acontecia, ele perdia muito tempo para explicar aos clientes que ele não trabalhava mais especificamente com direção de arte.

Mas para poder fazer esse reposicionamento e trabalhar a imagem é importante pensar em algumas perguntas e algumas estão no modelo de briefing que mostrarei agora para vocês.

Podemos observar que algumas situações podem nos direcionar para esse novo cenário, vamos pensar juntos. Qual é o cenário que o Luciano atua? Ele precisa identificar se está em redes sociais, o que ele quer fazer, se é gestão, qual o problema que o Luciano tem?

Que essa comunicação precisa resolver para ele? Precisa mostrar que agora ele está como um grande gestor de redes sociais e assim é preciso conversar com ele para identificar qual o público alvo. Com quem ele quer conversar. E isso é tão pertinente, tão importante, porque vamos pensar o seguinte: se por acaso eu abrisse uma janela e gritasse para as pessoas “quem é o público alvo?”, “o que é público alvo?”. Isso não faz sentido para quem está caminhando na rua.

Porém, falando para vocês, para quem está aqui ouvindo e fazendo este curso, podemos identificar “faz sentido entender público alvo”. Então o Luciano precisava falar para as pessoas que fazia sentido saber que ele está trabalhando agora com gestão de redes sociais, porque ele trabalhou muito tempo com direção de arte. [01:57] Inclusive os trabalhos que ele mais gosta são de direção de arte e isso ele também trabalha nas redes dele. As pessoas atrelam isso à imagem que tem. Existem modelos para essas perguntas, não precisa ficar decorando pergunta de briefing.

Tem roteiro sistematizado para quem já tem mais prática, agora quando estamos começando a trabalhar a imagem há um roteiro que é um questionário estruturado. Esse questionário vai ter essas perguntas, várias, como essas que estou mostrando para vocês que pergunta “quem são os concorrentes?”, “objetivos de comunicação”, foco.

Então, vamos pensar que peças precisam ser criadas para que essa campanha seja veiculada, que mude a comunicação e como isso possa fortalecer essa nova imagem.

Como você quer ser visto(a)? - Qual é a causa que você acredita?

Seguindo no trabalho tem que encontrar essa possibilidade de reposicionar o Luciano, é importante pensar em qual a causa ele está ligado. Causa? O que isso pode ter a ver com uma imagem de marca?

É porque precisamos nos conectar com algo. Eu vou dar um exemplo para vocês. Estou no mercado já há mais de 20 anos, desde o tempo da faculdade eu penso assim “como é que eu posso me destacar?” e eu pensei bom o Legal seria se eu conseguisse juntar academia e mercado.

Para isso eu fui sendo monitora em disciplinas, fui sendo tutora e eu ia fazer estágio no mercado. Eu ia ao estágio, voltava para sala de aula e falava “estamos discutindo isso, chegava lá no estágio falava estamos vendo isso na sala de aula”.

Isso foi sendo construído. Eu me formei e fui convidada para dar aula na mesma faculdade em que eu era aluna, isso foi super interessante e segui, mercado e academia e estou aqui hoje falando sobre mercado e academia.

Ao longo desses 20 anos eu já ministrei palestras, trabalho com workshop, com mentoria, então eu tento reposicionar a marca das empresas e das pessoas sempre com o “pé” na academia, um “pé” no mercado. Qual foi a minha causa? Compartilhar conhecimento para empoderar pessoas e negócios.

Isso eu me conectei, isso foi muito importante. Então encontrar uma causa para o Luciano também é relevante, porque hoje quando as pessoas me procuram ela sabe “eu vou lá conversar com a Dani, eu vou numa palestra da Dani, vai assistir o curso eu sei que ela vai trazer mercado e academia”.

Então se pensarmos no Luciano, quando alguém for procurá-lo para fazer gestão de redes sociais, tem de saber com quem que esse profissional está conectado, o quê que ele quer e ele foi pensando, pensando, fazendo umas “caretas” e ele percebeu que o grande negócio dele era conectar pessoas, empresas.

Olhar para os detalhes, ele fez uma rede e isso foi chegando perto do que se chama de cultura colaborativa. Então tinha aí a causa do Luciano, bingo! Finalmente ele encontrou e essa conexão é que vai fazer grande diferença, essa causa que ele encontrou na cultura colaborativa, economia do compartilhamento, enfim, vai fazer com que as pessoas olhem para ele de outra maneira.

Ele não é mais um em meio a tantos gestores de redes sociais. Qual a causa que você se conecta? No que você acredita? O que pode conduzir a sua carreira? Isso é muito importante porque, vai nos levar para o próximo passo que é o propósito, que é conseguir consolidar isso, encontrar um jeito de explicar, olhar para nossa história e conseguir consolidar o propósito. Vamos em frente.

Sobre o curso Marca pessoal: fazendo seus negócios darem certo

O curso Marca pessoal: fazendo seus negócios darem certo possui 70 minutos de vídeos, em um total de 43 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Marketing em Inovação & Gestão, ou leia nossos artigos de Inovação & Gestão.

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