Olá! Meu nome é Filipe Laborioa, sou designer e coordenador na Alura, e gostaria de dar as boas-vindas ao nosso curso de design visual com o Canva.
Audiodescrição: Filipe é um homem de pele branca, com cabelos castanhos escuros. Ele usa óculos transparentes e veste uma camiseta preta. Está gravando o vídeo em seu quarto, onde há uma parede ao fundo com iluminação em degradê do roxo para o azul.
Neste curso, vamos explorar o Canva desde o início. Não é necessário ter conhecimento prévio de design ou da ferramenta, pois apresentaremos o Canva, que é atualmente a ferramenta de design mais popular do mercado. No final de 2025, o Canva já contava com mais de 220 milhões de usuários ao redor do mundo. Vamos entender por que essa ferramenta é tão popular, principalmente por sua interface simples e amigável, que nos permite criar materiais de comunicação visual com acabamento profissional.
Exploraremos o Canva e todas as suas funcionalidades, incluindo a inteligência artificial, para gerar resultados de alta qualidade. Por exemplo, uma postagem para redes sociais pode ser criada a partir de um prompt, no qual o Canva fornece uma base inicial para trabalharmos. Utilizaremos a inteligência artificial como parceira no processo criativo, inclusive para gerar imagens de fundo.
Além disso, trabalharemos de forma que o Canva nos permita criar um kit de marca. O projeto que desenvolveremos será para uma marca chamada UsiDev.
Nós vamos respeitar a identidade visual das cores, da tipografia e do estilo geral deste material para construir as peças ao longo do curso. Vamos trabalhar com várias questões de design, como a hierarquia da informação, para estilizar a tipografia de modo que ela se integre em uma composição. Este é um carrossel para as redes sociais, no qual temos três imagens juntas, que depois podem ser divididas em três, de modo a comunicar a mensagem da maneira mais eficaz possível.
O curso possui uma carga técnica e prática muito forte, combinada com decisões de design. Organizaremos o material e faremos as composições visuais da melhor maneira possível, visando um acabamento profissional. Vamos criar imagens estáticas, como as duas que vimos, e também gerar composições em movimento. Trabalharemos com motion design utilizando o editor de vídeo 2.0 do Canva, lançado recentemente em outubro de 2025, para obter um resultado que pode ser publicado nas redes sociais como um vídeo curto.
Veremos também como fazer edição de vídeo com apoio da inteligência artificial, incorporando trilha sonora, narração e legendas para nossos vídeos, como o exemplo que está sendo mostrado. Este curso é para quem talvez não trabalhe com design diariamente, não é formado em design, mas precisa resolver questões de design no dia a dia profissional. É para quem precisa criar materiais para redes sociais e publicações na web, e busca uma ferramenta que não seja complexa, com uma barreira de entrada mais baixa, como o Canva, mas que ainda assim seja capaz de gerar resultados profissionais.
Esperamos que tenham gostado da proposta e nos vemos em breve no curso.
Vamos iniciar nosso curso conhecendo o Canva pela primeira vez. Durante o curso, utilizaremos a versão PRO do Canva, que é uma das versões pagas, pois com ela conseguimos acessar todas as ferramentas e funcionalidades de inteligência artificial que o Canva oferece. Na versão gratuita, não é possível utilizar todas essas funcionalidades.
Após criar sua conta no Canva, seja ela paga ou gratuita, faça o login e acesse a tela inicial, que apresenta a pergunta: "O que você vai criar hoje?". Logo abaixo, há três abas de opções e uma caixa de texto. Como já criamos designs e projetos anteriormente no Canva, a aba "Seus Designs" exibe trabalhos recentes, permitindo que pesquisemos projetos. Por exemplo, ao digitar "post", o Canva encontra projetos com esse nome. Caso não tenha criado nenhum projeto anteriormente, essa seção estará vazia.
Ao lado de "Seus Designs", encontramos "Modelos", que são projetos de diversos formatos já prontos para iniciarmos a construção. Por exemplo, se quisermos criar um post para o Instagram, na seção "Explorar Modelos", há uma categoria específica para isso. Podemos clicar e editar diversos tipos de post, caso queiramos trabalhar em cima de uma base já pronta. No entanto, não clicaremos em nenhuma delas por enquanto.
Ao lado de "Modelos", na aba abaixo de "O que você vai criar hoje", temos "Canva IA". Ao clicar em "Canva IA", um ícone na barra de ferramentas à esquerda fica aceso. Esses ícones podem ter suas posições alteradas. Por exemplo, podemos arrastar o ícone para uma posição mais acima, logo abaixo do ícone de início, mas manteremos na posição original.
Dentro do "Canva IA", podemos solicitar que o Canva crie algo para nós. A primeira opção habilitada é "Design", onde podemos pedir para o Canva criar uma postagem para o Instagram, por exemplo. Já temos um texto de um prompt que colaremos, solicitando: "Crie uma postagem para o Instagram promovendo o lançamento do app Usedev". Usedev é um e-commerce de produtos geek, e será o foco do nosso trabalho durante o curso.
Selecionamos a opção "Design" e clicamos em "Enviar". O Canva processa a solicitação e inicia uma conversa conosco, informando que está criando uma sugestão de design para o lançamento do app Usedev. Após um momento, ele nos apresenta quatro opções para o lançamento do app. Podemos escolher uma dessas opções para editar. Optamos pela terceira opção, da esquerda para a direita, que possui cores verdes. No lado direito, abre-se um campo de edição onde podemos modificar texto, imagens e cores. O Canva nos entrega uma imagem que não é meramente estática, permitindo que trabalhemos em cima dela.
Entrega-se uma imagem, um projeto 100% editável. Podemos clicar sobre o texto e remover, por exemplo, uma parte dele, deixando apenas o lançamento do aplicativo Usedev. Ao clicar em "Enviar Texto", a arte é atualizada. Podemos trabalhar dentro dessa interface, caso não haja grandes alterações a serem feitas, ou podemos clicar no canto superior direito em "Usar o Editor do Canva", para ter acesso completo a todas as ferramentas que o Canva oferece.
Ao clicar, o Canva cria um novo projeto e, agora, temos um cabeçalho onde lemos "Post para Instagram, lançamento do app Usedev", que é o nome do projeto. Podemos clicar e renomear para qualquer outro nome. A interface mudou completamente. No painel do lado esquerdo, temos muito mais ferramentas, assim como no cabeçalho, onde encontramos opções de arquivo, redimensionar, edição e alguns ícones. O ícone de uma nuvem com um tique indica que o material está salvo, pois o Canva funciona dentro do navegador. Existe a opção de trabalhar com o aplicativo do Canva, baixado para desktop. Deixaremos um texto explicando como fazer esse download e as possíveis vantagens de trabalhar com esse formato, mas utilizaremos a versão web do Canva durante todo o curso, para trabalhar dentro do navegador.
Para entender essa interface, no menu hambúrguer "Abrir Menu", temos acesso ao menu visto anteriormente na tela inicial do Canva, onde encontramos a tela de início, nossos projetos, caso já tenhamos criado algo, os modelos, que são padrões de arte pré-prontos que o Canva oferece, uma marca, que entenderemos em breve, e a ferramenta de Canva IA, além dos designs recentes, que são artes criadas anteriormente. Fechando esse menu, no lado esquerdo, temos diversas ferramentas que exploraremos ao longo do curso. A primeira opção é "Design", caso queiramos procurar um modelo de design, com uma caixa de texto para descrever o que desejamos. Temos a ferramenta de elementos, onde podemos adicionar formas, elementos gráficos, objetos 3D, figurinhas, fotos, entre outros, à nossa arte. Há também a ferramenta de texto, marca, pilotos, que veremos com mais calma durante o curso.
A arte criada foi gerada aleatoriamente pelo Canva, a partir de um simples input de texto pedindo para criar uma postagem para o Instagram promovendo o lançamento do app UseDev. No entanto, o app UseDev possui uma identidade visual específica, com tipografia, cores e estilo visual próprios, que devem ser seguidos nos materiais de comunicação visual que construiremos durante o curso. Portanto, a geração de uma arte por meio de um prompt no Canva precisa ser orientada para essa identidade visual do UseDev. Veremos como fazer isso no próximo vídeo, por meio da criação de um kit de marca, uma funcionalidade disponível apenas nas versões pagas do Canva.
Finalizando este vídeo, recomendamos experimentar o Canva e explorar a plataforma. Nos vemos no próximo vídeo.
No último vídeo, conhecemos o Canva pela primeira vez e já criamos uma arte utilizando a inteligência artificial. Solicitamos ao Canva que gerasse um post para as redes sociais sobre o lançamento do aplicativo Usedev, um e-commerce de produtos geek. No entanto, o Canva nos entregou um resultado que seguia um padrão visual, uma identidade visual com cores, tipografia e estilo que ele considerava mais adequado. Contudo, como vimos, o e-commerce Usedev possui uma identidade visual própria. Neste vídeo, vamos mostrar como podemos incorporar essa identidade visual no Canva. A partir desse momento, conseguiremos extrair o que o Canva oferece para construir materiais com acabamento profissional, incluindo um workflow (fluxo de trabalho) profissional. Diferente de outras ferramentas online, especialmente aquelas que geram imagens com inteligência artificial, o Canva permite seguir sempre um padrão, uma identidade de marca.
Dentro do Canva, estamos de volta à postagem que geramos. Na barra de ferramentas à esquerda, há um ícone chamado "marca" com uma coroa ao lado. Informamos que todo recurso do Canva com essa coroa é pago. Portanto, se estivermos utilizando a versão gratuita do Canva, não teremos acesso ao kit de marca. Vamos clicar em "marca" e notaremos que já temos um kit criado, que foi elaborado para o curso. No menu cascata, onde está escrito "teste, curso 1", podemos criar um novo kit de marca. As opções "criar novo kit de marca" e "controle de marca" estão marcadas com a coroa, indicando que são recursos pagos. Vamos clicar em "criar novo kit de marca", nomeá-lo como UseDev e clicar em "criar". Podemos editar esse kit no ambiente de trabalho do Canva, adicionando logotipos, cores, fontes e voz da marca.
Vamos acessar a página de kits clicando no menu hambúrguer no canto superior esquerdo e selecionando a opção "marca". Entraremos na página dos nossos kits, onde temos o "teste curso 1 Canva", que já estava pronto. No menu cascata, acessaremos o kit UseDev. Podemos ter vários kits de marca. Como esse kit está vazio, há um texto indicando para começar a usar o kit de marca. Podemos inserir o site da empresa, e a inteligência artificial do Canva interpretará o site e preencherá as categorias de logotipo, cores, fontes e voz da marca. No entanto, vamos mostrar o processo manual, que é tranquilo.
Começaremos pelos logotipos. Vamos clicar em "Logotipos" e adicionar recursos da marca, trazendo os logotipos salvos em nosso computador. Clicamos em "Adicionar Recursos", "Carregar Materiais da Marca" e acessamos a pasta. Teremos acesso a todos esses materiais, que estarão disponíveis em um link no curso. Selecionamos todos de uma vez, clicando no primeiro, mantendo o shift pressionado e clicando no último. Esses arquivos são SVG, um formato vetorial que permite mudar a cor dos logos, se necessário, dentro das artes. Caso não tenhamos um arquivo SVG, podemos trabalhar com PNG ou JPEG normalmente. Clicamos em "Abrir" e o Canva carrega os logos.
Aparece uma mensagem indicando uma nova paleta sugerida a partir do material carregado. Com base nas cores dos logos, o Canva sugere paletas de cores. Acessamos "Cores" e notamos que o Canva reconheceu três cores diferentes: azul escuro, verde e branco. Ele indica a origem de cada cor, como "logo secundário SVG", "logo secundário verde" e "logo Usedev verde". Como são cores repetidas, não precisamos manter todas. Vamos manter a primeira e a segunda, e remover a terceira e a quarta. A quinta, que é o branco, também será mantida.
Ele criou três paletas distintas para nós: cores extraídas do logo Usedev, cores extraídas do logo secundário verde e cores extraídas do logo secundário. Não é ideal trabalharmos dessa forma; o ideal é termos uma ou duas paletas. Então, o que faremos? Dentro das cores extraídas do logo Usedev, vamos adicionar as cores que ele reconheceu. Clicaremos em adicionar uma nova cor e copiaremos o código hexadecimal, que é um código constituído de seis caracteres, podendo ser letras e números, que indicam a cor no modelo RGB, utilizado para telas.
Temos a cor 8FFF24, que nomearemos como verde claro. Confirmamos a ação e a cor está adicionada. Renomearemos outra cor para branco e adicionaremos o azul mais escuro, que tem o código 090129. Após confirmar, renomearemos essa paleta de cores. Podemos clicar no pequeno lápis e chamá-la de cores primárias, que são as cores mais importantes da marca. As outras duas paletas serão deletadas, clicando no canto direito, nos três pontinhos, e selecionando excluir paleta. Confirmamos a ação e excluímos a paleta.
Essas não são todas as cores do Usedev. Temos uma imagem com todas as cores que fazem parte, incluindo cinzas, um rosa e dois tons de roxo. Vamos mover essa imagem para outra tela para não atrapalhar e copiar os códigos hexadecimais. Adicionaremos mais uma cor chamada rosa, com o código FF55DF, e mais uma cor, o roxo escuro, com o código 430091. Também adicionaremos o roxo com o código 780BF7.
Temos agora nossa primeira paleta de cores, a paleta de cores primárias. Vamos adicionar uma nova paleta, clicando em adicionar categoria, adicionar paleta e, em seguida, adicionar uma paleta personalizada. Chamaremos de cores secundárias e adicionaremos o cinza médio, cujo código hexadecimal é 646464, e um cinza claro, que são cores de apoio às nossas peças. Durante o curso, veremos isso. Chamaremos de EFEFEF.
Criamos então nossa paleta de cores. Por último, vamos trazer nossas fontes tipográficas, que são os estilos de tipografia das letras que constituirão nossas artes. Clicaremos em fontes e, dentro do kit da marca, podemos atribuir diferentes tipografias para partes das nossas peças. Por exemplo, no título, queremos uma fonte específica. Vamos visualizar os estilos do Usedev. Temos a tipografia Orbitron para títulos e a tipografia Poppins para textos corridos. Podemos escolher a fonte no catálogo do Canva. Por exemplo, a Arial é uma fonte comum. Vamos verificar se temos a Orbitron. Caso não tenhamos, faremos o upload da fonte. Você terá acesso a essa fonte também.
Vamos em tipografia, Orbitron, selecionar todas, clicar na primeira, segurar o shift, clicar na última e abrir. Confirmamos o upload e o Canva carregará a fonte. Após o carregamento, dentro da fonte Orbitron, queremos que o título esteja em negrito. Podemos definir o tipo de título e o tamanho. Consideramos 42 um tamanho pequeno, então aumentaremos para 72. Podemos mudar isso também, não é definitivo. Confirmamos em salvar. Para o subtítulo, traremos a Orbitron novamente em negrito, mas menor, 36 é um tamanho adequado. Salvamos.
Para o corpo de texto, escolhemos a fonte Poppins, que já está disponível, em regular. Consideramos 16 pequeno, então ajustamos para 24. Confirmamos em salvar. Para a legenda, escolhemos a fonte Poppins, regular, tamanho 14. Confirmamos em salvar.
Com isso, temos nossa marca Usedev com logotipos, cores e fontes. Podemos ainda trazer a voz da marca, caso tenhamos um padrão de escrita, além de fotos, se houver imagens, elementos gráficos, ícones e gráficos. Temos todo o universo para trabalhar. Por enquanto, essas três categorias nos atendem: logotipos, cores e fontes. Com esse kit de marca, no próximo vídeo, repetiremos o processo de criação com a inteligência artificial, mas agora seguindo um padrão visual.
O curso Canva: Design visual e edição de vídeo possui 143 minutos de vídeos, em um total de 42 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Design Gráfico em UX & Design, ou leia nossos artigos de UX & Design.
Matricule-se e comece a estudar com a gente hoje! Conheça outros tópicos abordados durante o curso:
Impulsione a sua carreira com os melhores cursos e faça parte da maior comunidade tech.
2 anos de Alura
Matricule-se no plano PLUS 24 e garanta:
Jornada de estudos progressiva que te guia desde os fundamentos até a atuação prática. Você acompanha sua evolução, entende os próximos passos e se aprofunda nos conteúdos com quem é referência no mercado.
Mobile, Programação, Front-end, DevOps, UX & Design, Marketing Digital, Data Science, Inovação & Gestão, Inteligência Artificial
Formações com mais de 1500 cursos atualizados e novos lançamentos semanais, em Programação, Inteligência Artificial, Front-end, UX & Design, Data Science, Mobile, DevOps e Inovação & Gestão.
A cada curso ou formação concluído, um novo certificado para turbinar seu currículo e LinkedIn.
No Discord, você participa de eventos exclusivos, pode tirar dúvidas em estudos colaborativos e ainda conta com mentorias em grupo com especialistas de diversas áreas.
Faça parte da maior comunidade Dev do país e crie conexões com mais de 120 mil pessoas no Discord.
Acesso ilimitado ao catálogo de Imersões da Alura para praticar conhecimentos em diferentes áreas.
Explore um universo de possibilidades na palma da sua mão. Baixe as aulas para assistir offline, onde e quando quiser.
Acelere o seu aprendizado com a IA da Alura e prepare-se para o mercado internacional.
2 anos de Alura
Todos os benefícios do PLUS 24 e mais vantagens exclusivas:
Luri é nossa inteligência artificial que tira dúvidas, dá exemplos práticos, corrige exercícios e ajuda a mergulhar ainda mais durante as aulas. Você pode conversar com a Luri até 100 mensagens por semana.
Aprenda um novo idioma e expanda seus horizontes profissionais. Cursos de Inglês, Espanhol e Inglês para Devs, 100% focado em tecnologia.
Para estudantes ultra comprometidos atingirem seu objetivo mais rápido.
2 anos de Alura
Todos os benefícios do PRO 24 e mais vantagens exclusivas:
Mensagens ilimitadas para estudar com a Luri, a IA da Alura, disponível 24hs para tirar suas dúvidas, dar exemplos práticos, corrigir exercícios e impulsionar seus estudos.
Envie imagens para a Luri e ela te ajuda a solucionar problemas, identificar erros, esclarecer gráficos, analisar design e muito mais.
Escolha os ebooks da Casa do Código, a editora da Alura, que apoiarão a sua jornada de aprendizado para sempre.
Conecte-se ao mercado com mentoria individual personalizada, vagas exclusivas e networking estratégico que impulsionam sua carreira tech para o próximo nível.