Primeiras aulas do curso Blender: texturizando modelos com Hand Paint

Blender: texturizando modelos com Hand Paint

Entendendo o UV Mapping - Apresentação

Olá. Boas-vindas ao curso de hand painting no Blender. Eu sou o professor Luiz Lima, e vou acompanhar vocês nesse conteúdo. O nosso objetivo é entender todo o processo que existe no modelo para chegar nessa pintura digital.

Como eu utilizo e abro a malha do meu objeto, como eu utilizo o brush, como eu chego nesse tipo de resultado. Então, é bem interessante, porque você vai passar por uma gama de conhecimento, para conseguir este tipo de resultado.

Nós temos um curso para quais pessoas? Você, que já conhece o Blender, entende como modelar e entende a sua interface básica, vai entender tranquilamente esse conteúdo. Agora, caso esse seja o seu primeiro curso na plataforma, eu aconselho que você veja no mínimo o primeiro curso da formação, que é o curso básico de Blender, em que eu falo sobre essa viewport, sobre essa interface.

Eu não vou abordar durante o curso os mesmos conceitos que eu abordei anteriormente. Não vou falar como mexe a câmera, não vou falar como eu moldo o layout para poder achar outras janelas, e assim por diante. Caso você queira estar mais aprofundado, também pegue o segundo curso, em que eu mostro como modelar essa espada, pois então você vai entender todo o processo de como eu pego o cubo, crio essa espada e chego nesse resultado.

Mas e se você não quiser fazer isso tudo, só entender a pintura? Tudo bem, não tem problema, vou deixar disponível para vocês cada uma das etapas desse curso, inclusive o modelo da espada cinza, para que você acompanhe junto comigo esse processo de abrir a malha desse objeto e fazer a sua pintura direto dentro do Blender.

Se você gostar, curtir o curso e quiser aprender e se aprofundar um pouco mais, ainda tem um pequeno desafio no meio do curso, que é tentar criar essa pequena composição.

Também deixarei disponível para vocês este modelo desse tronco, para que você passe a fazer só a pintura e gerar a sua composição. Então, não se preocupe. Espero que vocês curtam esse conteúdo e que no final você tenha um bom material como portfólio para falar que sabe trabalhar com hand paint no Blender. Um abraço e até o curso.

Entendendo o UV Mapping - Overview

Que bom que você iniciou o curso! A ideia agora é entender um pouco sobre quais etapas nós vamos passar.

Olha só, você vai ter esse modelo inicial. Pode ser o meu modelo, ou caso você tenha o curso anterior, pode ser o modelo que você fez, da espada que você preferir. Lembrando que esse é mais simples, é mais tranquilo o processo. Vou deixar disponível para vocês, não fique preocupado.

O que nós temos é o modelo cinza. A partir disso, como eu abro a malha desse modelo? É isso que vamos ver. Vamos entrar no modo de “UV Editing”, ver esta bagunça, e ver como editamos isso.

Então, eu posso simplesmente selecionar um dos objetos, e eu quero ver como eu abro isso e faço esse teste para saber se a malha está certa. Então, esses dois primeiros passos, essas duas primeiras etapas funcionam exatamente para fazermos o nosso primeiro teste e entender como eu posso começar a colorir.

Depois de fazer isso, nós vamos levar para o nosso processo de coloração, em que eu vou ver o outro modo, que é o “Texture paint”, em que eu consigo pegar cada uma daquelas minhas texturas, visualizar na lateral onde eu consigo pintar, como funciona o meu brush, como funciona as minhas ferramentas, e até onde eu consigo ir dentro do Blender com a minha pintura. Só uma dica, eu fiz isso só utilizando o Blender.

Mas nós também vamos entender como eu consigo levar isso para outros softwares como Photoshop, ou até mesmo o Krita, para eu melhorar a minha pintura dentro de outras ferramentas, porque é um processo muito comum no mercado.

Depois de você entender tudo isso, você tem um pequeno desafio. Como você viu na introdução, quero ver se você pega outros modelos para continuar trabalhando com a pintura. E fazer uma pequena composição.

A partir do momento que você tem essa pequena composição, como geramos o nosso portfólio e conseguimos criar e levar para a plataforma chamada Sketchfab o nosso modelo 3D, para que qualquer um consiga visualizar o que nós fizemos, tanto na sua pintura, quanto na sua modelagem, e caso alguém queira baixar o seu modelo para utilizar em algum lugar, ou até mesmo colocar para vender, finalizando o nosso portfólio.

Este é o objetivo das nossas aulas durante esse curso. Espero que vocês curtam, e vamos começar o nosso processo de aprendizagem. Um abraço.

Entendendo o UV Mapping - O que é UV Mapping?

Então, vamos iniciar o nosso curso Blender: texturizando modelos com Hand Paint. Que nada mais é do que aquela texturização, a pintura dentro do próprio Blender, do seu modelo 3D. Só que nessa primeira aula, eu quero que consigamos entender primeiro o conceito de UV, para conseguir aplicar isso de forma correta no nosso modelo.

Então, se você der uma olhada no software, eu tenho um cubo. Este cubo, quando eu vou limitar ou pintar este objeto, eu tenho um pequeno problema, porque como o software vai entender quais são as áreas da direita, quais são as áreas da esquerda, qual a parte de cima, da frente, do meu cubo.

E nesse momento entra a ideia do que é a UV. Eu vou até pedir para a edição deixar grande, para tentarmos fazer uma analogia.

Se você tiver um tempo, pega uma caixa de perfume, por exemplo, na sua casa. Eu tenho um aqui. Isso é uma caixa de perfume que temos na vida real.

Se formos fazer uma analogia com o 3D, nada mais é do que um retângulo, só que é um cubo retangular, em que eu tenho a parte da frente, a parte de trás da caixa, as texturas aplicadas. Quando você pega isso na vida real e começa a abrir esta caixa, então se eu vou abrir esse elemento, eu tenho essa parte de cima, a parte de baixo, e se eu tiro a cola da lateral, eu começo a ter um outro tipo de objeto.

Este objeto é o meu cubo aberto, e isto é a minha UV. Porque eu tenho delimitado todas as faces do meu objeto na sua altura e na sua largura, para eu conseguir aplicar qualquer tipo de pintura em cima dele. Então eu consigo definir onde vai ser a capa, onde vai ser a parte de trás do meu objeto, como as texturas estão se comportando, para depois eu conseguir simplesmente montar esse elemento, e ele ficar um objeto 3D.

Isso é um exemplo dentro da vida real do que seria a UV. Se eu volto para o software, é a mesma coisa. Eu tenho o meu cubo, e eu consigo, eu preciso delimitar quais são as suas faces e onde essas faces se encontram, para eu conseguir pintá-las. Se você faz isso no ambiente 3D, é claro, você pode ter esse elemento.

É como se eu tivesse pego este cubo e aberto. Só que dentro do meu ambiente 3D, eu tenho 3 eixos, eu tenho o eixo X, Y e Z. Esse não é o lugar para eu poder trabalhar com a minha textura. O lugar para eu poder trabalhar com a minha textura é o que nós chamamos de “UV Editing”. Eu tenho tanto na parte de cima um elemento para eu trabalhar com UV Editing, como eu posso buscar uma nova janela na lateral, e lembrando, que eu posso editar as pequenas coisas nesse botão.

Ao clicar, eu mudo o layout, e coloco para habilitar “UV Editor”, então você consegue achar das duas maneiras. E o “UV Editor”, nada mais é do que um ambiente 2D para eu trabalhar com aquelas faces do meu cubo. Porque é UV? Nada mais é do que a continuação do X, Y e Z, só que eu tenho só o eixo de largura e altura, U, V, basicamente isso.

Então se eu seleciono o meu cubo e entro no modo de edição, pressionei o “Shift”, eu consigo ver a sua malha aberta. Então eu tenho a sua UV na lateral, que são os eixos X e Y, ou os eixos de largura e altura, para a textura do meu objeto, para as cores do meu objeto.

Nessa parte eu sei onde está cada uma das faces, nada mais é do aquela minha caixa de perfume aberta. Então eu preciso desse elemento para conseguir pintar o meu elemento no ambiente 3D. Esta é a UV.

Esta janela UV Editor é importante porque um cubo é simples de visualizar, mas quanto mais complexo é o meu modelo, mais difícil para eu entender como essa malha se comporta. Então, eu preciso entender como eu edito a minha UV dentro dessa janela, para conseguir moldar a minha malha, e ficar mais fácil para você pintar esse elemento quando for necessário.

E nós vamos entender melhor como eu edito a minha UV dentro do próximo vídeo. Para entender melhor como essa janela funciona, já que ela é mais complexa do que a temos costume de trabalhar nessa modelagem. Aguardo vocês lá, um abraço.

Sobre o curso Blender: texturizando modelos com Hand Paint

O curso Blender: texturizando modelos com Hand Paint possui 117 minutos de vídeos, em um total de 36 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Modelagem 3D em UX & Design, ou leia nossos artigos de UX & Design.

Matricule-se e comece a estudar com a gente hoje! Conheça outros tópicos abordados durante o curso:

Aprenda Modelagem 3D acessando integralmente esse e outros cursos, comece hoje!

Plus

  • Acesso a TODOS os cursos da plataforma

    Mais de 1200 cursos completamente atualizados, com novos lançamentos todas as semanas, em Programação, Front-end, UX & Design, Data Science, Mobile, DevOps e Inovação & Gestão.

  • Alura Challenges

    Desafios temáticos para você turbinar seu portfólio. Você aprende na prática, com exercícios e projetos que simulam o dia a dia profissional.

  • Alura Cases

    Webséries exclusivas com discussões avançadas sobre arquitetura de sistemas com profissionais de grandes corporações e startups.

  • Certificado

    Emitimos certificados para atestar que você finalizou nossos cursos e formações.

  • Alura Língua (incluindo curso Inglês para Devs)

    Estude a língua inglesa com um curso 100% focado em tecnologia e expanda seus horizontes profissionais.

12X
R$85
à vista R$1.020
Matricule-se

Pro

  • Acesso a TODOS os cursos da plataforma

    Mais de 1200 cursos completamente atualizados, com novos lançamentos todas as semanas, em Programação, Front-end, UX & Design, Data Science, Mobile, DevOps e Inovação & Gestão.

  • Alura Challenges

    Desafios temáticos para você turbinar seu portfólio. Você aprende na prática, com exercícios e projetos que simulam o dia a dia profissional.

  • Alura Cases

    Webséries exclusivas com discussões avançadas sobre arquitetura de sistemas com profissionais de grandes corporações e startups.

  • Certificado

    Emitimos certificados para atestar que você finalizou nossos cursos e formações.

  • Alura Língua (incluindo curso Inglês para Devs)

    Estude a língua inglesa com um curso 100% focado em tecnologia e expanda seus horizontes profissionais.

12X
R$120
à vista R$1.440
Matricule-se
Conheça os Planos para Empresas

Acesso completo
durante 1 ano

Estude 24h/dia
onde e quando quiser

Novos cursos
todas as semanas