Alura > Cursos de UX & Design > Cursos de Modelagem 3D > Conteúdos de Modelagem 3D > Primeiras aulas do curso Blender: modelando com a técnica Poly by Poly

Blender: modelando com a técnica Poly by Poly

Técnica poly by poly - Apresentação

Olá, eu sou o professor Luiz Lima. Boas-vindas ao curso de Modelagem Poly by Poly no Blender. A ideia desse curso é simplesmente entender uma técnica de modelagem muito utilizada no mercado e que qualquer modelo que você veja em game, animação vai ser utilizado. Você consegue ver um pouco dos processos atrás que dentro do início do curso vou mostrar cada coisa que vamos vendo.

Porém, nós temos aqui uma aplicação muito ampla de como o Blender consegue ser útil para trabalhar com os seus modelos, seja ele Low Poly ou High Poly. Vamos passar por processos como Poly by Poly Building, nós passar por processos como Join ou até mesmo Mirror. São pequenas ferramentas que são extremamente úteis dentro da modelagem e facilitam o nosso workflow.

Para quem é este curso? Para qualquer pessoa que tenha interesse em entender 3D e entender o processo de modelagem orgânico ou inorgânico utilizando o Poly by Poly. Você já conhece um pouco do Blender, já entende a sua interface, já conhece principalmente sobre textura, entende sobre Mark Seam, o que é UV Mapping, coisas que foram faladas em cursos anteriores a este, dentro dessa mesma formação, é para você, que é bem mais tranquilo para você entender esse processo.

Não entende sobre texturização, não entende sobre edição de vértice e essas coisas, vai ser um pouco mais complicado. Se você não pegou o curso anterior sobre Hand Painting, não é um problema, você consegue trabalhar bem com este curso, porém você provavelmente vai parar nesta etapa. Porque está etapa é o processo em que nós começamos a separar a malha do personagem e depois pintar e não eu explico isso dentro do curso porque já foi explicado em algum momento.

Mas quer entender sobre como eu faço desta fase para gerar todos esses elementos aqui? Este é um curso para você. Mas espero vocês dentro do curso agora. Tranquilo? Espero que curtam, um abraço e até lá.

Técnica poly by poly - Overview

Que bom que você decidiu começar esse curso de modelagem Poly by Poly. O objetivo aqui é simplesmente entendermos essa técnica de modelagem que é tão utilizada no mercado. Um pouco do que é retopologia, só esse conceito teórico, mas se eu precisar modelar um personagem a partir de um pequeno elemento que é um plano, como faríamos isso? Essa é uma técnica muito utilizada no mercado para qualquer modelo que você ver dentro de animação, dentro de game.

Simplesmente nós vamos passar por cada uma dessas etapas, que é pegar um plano. Como eu pego as referências, trago as referências e começo a construir a forma da cabeça desse personagem para mim? Depois que eu começo a construir essa forma dessa cabeça, qual é o problema que eu tenho, por exemplo, para fechar essa lateral? Quais ferramentas eu utilizo, como eu trabalho com a Poly Building, como eu trabalho juntando o vértice para poder simplesmente fechar esse lado da lateral da cabeça e trabalhar com o que ele fique organizado na questão do nosso wire frame?

Como eu pego essa orelha e vinculo a esse buraco aqui? Como eu utilizo as ferramentas para pegar elementos externos e começar a vincular em malhas que eu vou juntando e criando o que nós chamamos de base mesh? A partir disso, eu vou começar a construir o corpo do personagem, utilizando basicamente da mesma técnica. Como eu consigo criar o corpo, juntar com os braços e como funciona a malha da junção desses elementos, afinal a perna não é só juntar aqui, tenho que entender um pouco qual é o pensamento para construir esses elementos, lembrando que a partir do simples vou levando para o complicado.

Eu concluo, simplesmente, trabalhando com a mão, o pé e depois com os pequenos elementos do personagem. Tudo isso, entendendo todas as ferramentas necessárias para que auxilia na nossa criação, Poly Building, Join, Pintura, Mark Seam e coisas do gênero. Como eu consigo utilizar todos esses conceitos para gerar meu personagem. Lembrando que ao entender todas essas propriedades e ao concluir o seu personagem, você pode partir para personagens mais complexos, entender como eu trago elementos externos aqui para dentro, como a espada que já foi modelada em outros cursos, e com essa técnica você consegue modelar tanto esse personagem, que é extremamente simples e fácil de entender, como personagens muito mais complexos e mais dinâmicos e densos utilizando exatamente as mesmas ferramentas

Espero que vocês curtam bastante esse conteúdo e não se esqueçam, vá devagar, ficou com dúvida em alguma coisa, volte nos vídeos, assista novamente, volte nos vídeos, faça novamente, termine o seu projeto, volte e façam um novo projeto, porque é assim que caminhamos bem no processo de aprendizagem do trabalho com 3D. Vamos lá para o primeiro vídeo, primeira aula, onde vamos começar a entender esse processo de Poly by Poly. Um abraço e até lá.

Técnica poly by poly - Técnicas de modelagem

Começando aqui, no nosso primeiro momento, eu quero explicar um pouco melhor sobre os tipos de modelagem que existem dentro do Blender, por quê? Não só dentro do Blender, dentro do ambiente 3D como um todo. Já vimos dentro de cursos anteriores como pegar essa caixa, esse box aqui e começar a dar forma a isso. Isso é um modelo, uma forma artística de trabalhar dentro do 3D, única.

Só que existem outras maneiras. Essa que nós trabalhamos é o que nós chamamos de Box Modeling. É isto daqui. É onde eu pego uma caixa ou uma forma primitiva e começo a desenvolver. Só que esta maneira aqui, eu tenho algumas limitações, eu tenho algumas coisas que eu não consigo controlar direito, depende muito da forma artística na qual você vai desenvolver. Além dessa forma de Box Modeling, eu consigo trabalhar com o que nós chamamos de Surface Modeling, onde dentro do próprio Blender, eu começo a criar linhas vetoriais e vinculo essas linhas vetoriais para criar como se fossem planos chapados.

Você consegue ver aqui que eu tenho só uma linha separada aqui, eu não tenho tanta profundidade, é como se fosse um grande pano, só que depois eu vou dando volumetria a isso daqui. É uma maneira de modelagem muito utilizada na modelagem que é mais técnica. Eu vou modelar parafuso, carro, objetos inorgânicos, é muito interessante como é a forma de modelagem. Só que nós não vamos abordar sobre ela dentro do curso.

Mas uma outra forma de modelagem que temos é a que nós chamamos de Subdivision Modeling. Essa maneira é bem interessante, ela é bem parecida com o Box Modeling, onde eu pego e faço a forma base daquele meu modelo e depois aplico o que nós chamamos de subdivisão. Até podemos fazer isso, inclusive dentro desse curso, por que eu posso fazer o quê? É como se eu tivesse o cubo aqui e aplicasse um efeito para este cubo, depois de modelar, ficasse mais suave e vou aplicando essas subdivisões.

Eu forço o Blender, eu forço o software 3D a aplicar novas faces e deixar aquilo muito mais suave. É o tipo de modelagem onde você tem que conhecer bastante sobre fluxo de malha, porque você modela a base através do Box Modeling ou a técnica que você quiser e depois pede para o próprio Blender ou o próprio software 3D aplicar a quantidade de vértice, a quantidade de faces que você quer. Por isso que dentro do exemplo, nós temos aqui uma xícara e aqui eu tenho ela muito simples e aplicando a subdivisão mostro-a de uma maneira mais complexa para mim. É uma outra forma de modelagem.

A outra maneira é a maneira de escultura. Essa é relativamente mais recente, onde você pega uma massa 3D e começa a moldar essa massa 3D até alcançar este nível de realismo. Não é uma técnica utilizada para trabalhar com game ou objetos que trabalham com interfaces em tempo real, porque a quantidade de faces que eu trabalho para modelagem e escultura é muito densa. Eu vou acabar falando um pouco melhor sobre pipeline e a forma de modelagem para o mercado de trabalho e vou explicar o porquê que nós utilizamos e quando nós utilizamos a escultura. Tranquilo?

Entrando na estrela do que vai ser esse curso, nós temos a técnica chamada Poly by Poly, onde você vai construindo face por face daquele seu modelo e vai começando a vincular as coisas, juntar os elementos para que você tenha um controle muito maior do fluxo da sua malha e dos elementos que você está desenvolvendo. Esta é uma das técnicas mais utilizadas dentro do mercado, porque você tem um controle muito claro exatamente do fluxo e dos elementos e das faces que vão existir no seu objeto para você controlar quantas faces existem, quantas faces você quer inserir, inserir loops no lugar correto.

Isso é feito para que você consiga animar de maneira correta, para que você consiga levar para a engine de game de maneira correta, sem deixar a sua face muito pesada. É uma técnica que vocês precisam entender para trabalhar dentro do ambiente 3D. Junto com isso, claro, tem milhares de ferramentas que auxiliam todos os tipos de modelagem, mas nós vamos começar a entender melhor sobre isso dentro dos próximos vídeos.

Fique aí que nos próximo vídeo nós vamos trabalhar e entender sobre retopologia, utilizando a técnica de Poly by Poly juntamente com a técnica de escultura digital, porque eu quero que vocês compreendam o fluxo de trabalho de uma modelagem 3D. Espero vocês no próximo vídeo, um abraço e até lá.

Sobre o curso Blender: modelando com a técnica Poly by Poly

O curso Blender: modelando com a técnica Poly by Poly possui 138 minutos de vídeos, em um total de 39 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Modelagem 3D em UX & Design, ou leia nossos artigos de UX & Design.

Matricule-se e comece a estudar com a gente hoje! Conheça outros tópicos abordados durante o curso:

Aprenda Modelagem 3D acessando integralmente esse e outros cursos, comece hoje!

Plus

  • Acesso a TODOS os cursos da plataforma

    Mais de 1200 cursos completamente atualizados, com novos lançamentos todas as semanas, em Programação, Front-end, UX & Design, Data Science, Mobile, DevOps e Inovação & Gestão.

  • Alura Challenges

    Desafios temáticos para você turbinar seu portfólio. Você aprende na prática, com exercícios e projetos que simulam o dia a dia profissional.

  • Alura Cases

    Webséries exclusivas com discussões avançadas sobre arquitetura de sistemas com profissionais de grandes corporações e startups.

  • Certificado

    Emitimos certificados para atestar que você finalizou nossos cursos e formações.

  • Alura Língua (incluindo curso Inglês para Devs)

    Estude a língua inglesa com um curso 100% focado em tecnologia e expanda seus horizontes profissionais.

12X
R$85
à vista R$1.020
Matricule-se

Pro

  • Acesso a TODOS os cursos da plataforma

    Mais de 1200 cursos completamente atualizados, com novos lançamentos todas as semanas, em Programação, Front-end, UX & Design, Data Science, Mobile, DevOps e Inovação & Gestão.

  • Alura Challenges

    Desafios temáticos para você turbinar seu portfólio. Você aprende na prática, com exercícios e projetos que simulam o dia a dia profissional.

  • Alura Cases

    Webséries exclusivas com discussões avançadas sobre arquitetura de sistemas com profissionais de grandes corporações e startups.

  • Certificado

    Emitimos certificados para atestar que você finalizou nossos cursos e formações.

  • Alura Língua (incluindo curso Inglês para Devs)

    Estude a língua inglesa com um curso 100% focado em tecnologia e expanda seus horizontes profissionais.

12X
R$120
à vista R$1.440
Matricule-se
Conheça os Planos para Empresas

Acesso completo
durante 1 ano

Estude 24h/dia
onde e quando quiser

Novos cursos
todas as semanas