Primeiras aulas do curso AWS Certification: Solution Architect Associate Parte 1

AWS Certification: Solution Architect Associate Parte 1

Certificação Solution Architect Associate - Introdução

Está precisando dar um upgrade no seu skill de cloud? Essa é a ideia do curso AWS Solutions Architect.

"Ricardo, o que eu vou ver dentro do curso? Esse curso é só para certificação?". Vamos lá, deixa eu esclarecer para você.

Esse curso foi concebido não só para preparação de quem está querendo fazer o exame, a prova do Associate, mas também para quem precisa conhecer com detalhes as principais tecnologias da AWS.

Dessa forma, nós vamos cobrir EC2, S3, Route 53, VPC e tantos outros serviços, com a diferença de estar detalhando alguns pontos de configuração sempre naquela temática de apresentar parte conceitual e também o laboratório mostrando isso tudo em detalhes.

Quero te convidar para começar mais esse curso, eu sou o Ricardo Merces e vou te acompanhar durante as aulas.

Certificação Solution Architect Associate - Sobre a certificação

Então pra começar, vamos falar um pouco especificamente dessa certificação, da Solution Architect no modelo Associate.

Lembrando ainda que já tem um vídeo aqui na plataforma dando um overview geral sobre certificação da AWS. Aqui eu vou pontuar exclusivamente essa certificação.

Então o que acontece é o seguinte, a proposta aqui do curso é trabalhar no cenário de Solutions Architect na modalidade Associate. Então você pode observar o seguinte, já fazendo aqui um paralelo, na mesma linha do Associate existem outras certificações: o Operations e o Developer. Isso é legal, porque de acordo com o teu skill você pode se enquadrar mais em uma ou em outra. Eu vou falar um pouco mais sobre esse assunto.

Infográfico. “Professional”, “Associate” e “Foundational” listados à direita. À esquerda ícones das certificações AWS correspondentes a cada nível. No topo lê-se “Professional: Solutions Architect e DevOps Engineer”. Ao centro, “Associate: Solutions Architect, SysOps Administrator e Developer”. Na base, “Foundational: Cloud Pratictioner”.

Então vamos lá, a quem se destina? Quem deve fazer a certificação? Quem procura essa certificação? Está aqui: destinado a pessoas com função de arquiteto de soluções, e com um ou mais anos de experiência prática no projeto de sistemas distribuídos disponíveis, econômicos, tolerantes a falhas e escaláveis na AWS.

Queria destacar aqui o seguinte: “com função de arquiteto”. Se voltarmos aqui e comparamos com outras certificações, é legal você já de início saber por onde você está caminhando. A proposta é uma formação de arquiteto. Essa certificação vai dizer que você está apto a fazer a arquitetura da solução.

"Ah, Ricardo, eu trabalho mais com o dia a dia, sou eu que administro, coloco o serviço no ar, tiro, cuido, vejo métrica". Esse perfil, esse skill, já é mais do Operation, que é quem vai operar o sistema na AWS. E tem também a figura do Developer, que estão todas aqui no nível do Associate.

Então é legal você dar uma olhada aqui, sabendo que essa certificação foca na arquitetura. Eu acho bem interessante, porque ela vai te dar uma visão geral das ferramentas e te qualificar para construir os ambientes de acordo com as necessidades. Vamos seguir.

Habilidades validadas pela certificação. Quando se tem essa certificação, você fez a prova, passou, tem a certificação em mãos. Isso atesta o quê? O que isso mostra? Mostra exatamente um pouco disso que eu já disse no início. Essa certificação mostra para o mercado que você é capaz de arquitetar e implantar aplicativos seguros e robustos dentro das tecnologias da AWS.

Outro ponto, Definir uma solução usando princípios de arquitetura de acordo com os requisitos dos clientes. Ou seja, você é capaz de apresentar uma solução de acordo com a necessidade do cliente, amparado, logicamente, com os recursos da nuvem da AWS.

E, por fim, fornecer orientação sobre implementação com base nas melhores práticas. Eu vejo muito nisso um lado de consultoria, de apontar a solução certa para a necessidade correta. E é isso que a certificação vai mostrar ao mercado que você é capaz de fazer.

Detalhes sobre a certificação. Aqui mais uma parte técnica de como ela funciona que esse detalhe é importante.

Olha só, tem duas nomenclaturas, essa SAA-01 e SAA-02. Ricardo o que é isso? Começa essa sopa de letrinhas, não temos como fugir disso.

Mas a sopa de letrinhas diz o seguinte: Quando você vai fazer a prova, se você fizer a partir de julho de 2020 já será a versão 02, que é a versão atual. Ainda está disponível a versão, vamos chamar de antiga, que é a SAA-01. Isso são só as referências.

Não tem pré-requisito. "Ricardo, eu preciso fazer o Cloud Practitioner, preciso fazer uma outra certificação para fazer essa?" Não, não tem pré-requisito. A ideia da primeira certificação do Practitioner é dar uma visão geral, conhecer a estrutura da nuvem, entender a parte de cobrança, que eu também sempre recomendo. Mas uma não é pré-requisito da outra, isso é bem legal.

A prova é feita de múltiplas escolhas e sempre, eu gosto de salientar, múltiplas respostas. Então toma cuidado, que às vezes na hora da prova você está um pouco nervoso, é natural, e aí você acha que uma é a certa e passa adiante. Muitas das perguntas têm mais de uma resposta, isso vai aparecer no enunciado da pergunta, fique atento a isso.

Duração: 130 minutos. Bastante tempo. Ela custa 150 dólares, mais 20 dólares se você for fazer o exame prático, e se você for fazer a prova presencial.

Idioma: Inglês, japonês, coreano e chinês. Ou seja, ainda não está disponível em português. Por isso que todo esse material que nós fizemos os cursos, boa parte dele está em inglês para que você leia as referências e já se acostume como elas são apresentadas durante o processo de certificação. Então a prova é em inglês ou em outro idioma que você optar. Mas português não temos.

Assim como na prova do Practitioner tem a opção de online, aqui aparece essa opção também. A vantagem disso é você poder fazer do seu escritório, da sua casa, do lugar que você já está ambientado. Eu acho bastante confortável, eu tenho usado essa opção para fazer as provas.

Lembrando que no início, lá no setup, terá uma pessoa, você terá que conversar com ela em inglês, mas é bem objetivo. Ele vai te pedir para olhar a tua mesa, o seu desktop, no final do curso eu dou mais uma passada nesse ponto. O importante é saber que tem presencial e online.

Como se preparar? Bom, curso, logicamente, você chegou até aqui porque o seu objetivo é se preparar para a prova. Então o curso é sempre importante porque o material é organizado de acordo com os pontos cobrados durante a prova, de uma maneira estruturada, separando as tecnologias. Então o curso te ajuda direcionar o caminho do seu estudo.

Experiência prática. Você vê que eu coloquei em negrito. Por que, Ricardo? Porque o maior estudo, a maior maneira... Desculpe, a melhor maneira que tem de se preparar, é usando as tecnologias. Eu particularmente acho que um ano é pouco. Porque um ano é válido se você usa 4 vezes por semana essa tecnologia, aí é legal. Porque na hora que apresentar uma VPC você já entendeu como é, não sabe os detalhes ainda, mas já conhece a tecnologia.

Então essa referência aqui é que a própria AWS sugere. Eu acho que em um ano, você se empenhando bastante, ok. Sempre a prática do serviço. É importante a teoria para entender como é que eles se encaixam em um plano de arquitetura, mas praticar significa a ambientação, o conhecimento de cada tecnologia, cada serviço que a AWS cobra.

Laboratórios e tutoriais. Dentro do curso nós teremos dentro das tecnologias vários laboratórios, em cada um deles nós vamos entrar em detalhes das configurações dos serviços. Por exemplo, no S3 vai entrar até a parte de replicação entre regiões, que talvez seja um detalhe do serviço que você nunca tenha utilizado. Mas nós vamos percorrer os principais pontos.

Whitepapers e no final a documentação oficial da AWS. Whitepapers são os resumos das tecnologias, resumos de boas práticas, é sempre legal você acompanhar, fazer uma leitura sobre isso. A documentação oficial da AWS, no meu entendimento é tão importante quanto a prática que você precisa ter. Por quê? Porque nela é que vão aparecer os detalhes de implementação, que muitas vezes vão além das configurações que você faz no laboratório.

Lembrando ainda que a maior parte das questões vão apresentar cenários, modelos, sugestões para você pontuar qual serviço, como o serviço funciona e a maior do que é pedido, é extraído diretamente dessa documentação. Então sempre para cada serviço, você pelo menos abrir a documentação e dar uma passada rápida. Eu vou chamar a atenção disso mais a frente. Próximo vídeo continuo falando aqui sobre o processo de certificação e como nós vamos efetivamente começar a estudar.

Certificação Solution Architect Associate - Como estudar?

Ainda sobre a certificação, vamos pontuar algumas questões que são bastante importantes. Conhecimento e experiência recomendados pela AWS. O que a AWS recomenda que você tenha como experiência, como conhecimento para poder fazer a prova. E olha só, se tudo isso que está batendo já não é um resumo do que eu falei anteriormente.

Quero destacar alguns pontos. Experiência prática. Não tem como fugir disso, só ler, só fazer cursos não adianta. Você precisa praticar. Para errar, para poder aprender, para ver se uma configuração A funciona de uma maneira, a B já vai funcionar diferente. Só a prática vai te trazer essa experiência.

Então está aqui a experiência prática e ele coloca aqui, agrupando os tipos de serviço. Serviços de computação, rede, armazenamento e banco de dados, que são os pilares dos serviços e eles vão aparecer aqui dentro de cada categorização dessa.

Experiência prática, capacidade de identificar e definir requisitos técnicos para aplicativos baseados na AWS. Capacidade de identificar quais serviços cumprem um determinado requisito técnico. Esse item é bem legal, porque aponta para o quê?

Se você não conhece o serviço em detalhes, você não tem como dizer se ele é adequado para solução A ou solução B. Por isso o importante, que eu chamo a atenção dos laboratórios que nós vamos fazer, de detalhar essas “configs” e como elas se aplicam dentro dos cenários. Então está aqui, requisito técnico de cada serviço.

Melhores práticas. Sempre conhecer as melhores práticas da AWS, tem vários documentos sobre isso, de implantação, segurança. Nós também vamos falar durante o curso.

Compreensão dos princípios básicos de arquitetura de criação na Nuvem AWS, compreensão de infraestrutura global. Isso, quem fez o curso de “Cloud Practitioner”, viu em detalhes, mas eu logicamente vou fazer com você um resumo dessa infraestrutura global e também já sugerir de antemão que você dê uma olhada no outro curso. Mas nós voltamos aqui.

Compreensão dos recursos e ferramentas de segurança, sempre focando também de implementar uma solução da melhor forma possível, essa melhor forma possível implica nas questões de segurança.

Então isso é um overview do que a AWS entende que você precisa ter de experiência e conhecimento para fazer a prova.

Como está a divisão da prova? Como é essa estrutura? Eles chamam de domínios. Domínio 1, 2, 3 e 4. Se você pegar a versão antiga da prova, ia até o domínio 5, agora ele deu uma condensada, são esses domínios aqui. Sempre isso. A questão da arquitetura, performance, segurança e otimização de custo.

Domain% of Examination
Domain 1: Design Resilient Architectures30%
Domain 2: Design High-Performing Architectures28%
Domain 3: Design Secure Applications and Architectures24%
Domain 4: Design Cost-Optimized Architectures18%
Total100%

Então dentro desses domínios, o que vai aparecer? As tecnologias. Vai pegar o SE2 e vai ver que isso aqui é relacionado a segurança, isso aqui é alta-disponibilidade e por aí vai, dentro de cada item.

Aqui tem um detalhe, se quiser dar uma pausa rápida no vídeo, tem um detalhamento dos domínios que serão cobrados na prova.

Slide com a Estrutura detalhada dos domínios. Domain 1: Design Resilient Architectures. Domain 2: Design High-Performing Architectures. Domain 3: Design Secure Applications and Architectures. Domain 4: Design Cost-Optimized Architectures.

E por fim, o guia de estudos para podermos efetivamente começar no próximo vídeo. Conceitos, tópicos e documentos oficiais da AWS. Esses conceitos são baseados na documentação. O que eu quero chamar a atenção? Para cada serviço, para cada item, tecnologia que nós vamos ver, eu já vou falar de antemão para não repetir nos próximos vídeos, para não cansar. Você vai fazer o seguinte, vamos falar de EC2.

Então você vai abrir o seu navegador e vai digitar sempre assim: "AWS EC2 documentation". Ele vai mostrar a documentação oficial do EC2, acessível neste link.

E você vê que essas documentações são extensas. Então para cada tecnologia que eu mencionar, eu quero que você pegue a documentação e dê uma passada nela. Combinado? Então vamos lá.

Laboratórios práticos. Serão todos os “labs” que nós faremos. Eu sugiro sempre, acompanha o vídeo do laboratório e depois tenta replicar isso.

E aqui é uma dica, uma cola, uma colaboração. As questões geralmente são baseadas em cenários, por isso, é necessário conhecer os detalhes dos serviços. Na prova, geralmente as questões são assim: O cliente A precisa compartilhar seus documentos e esse cliente está nos Estados Unidos. Só que esse cliente A precisa compartilhar esses documentos dentro dos Estados Unidos e também na Europa.

Aí ele vai perguntar: Como é que você provisionaria o S3 para fazer isso? Aí entram várias questões de acordo com a pergunta, por exemplo, eu tenho um cliente que está em duas regiões diferentes, então teremos dois buckets. Esse bucket precisa ter o mesmo conteúdo, certo? Então entra, por exemplo, uma replicação inter-região e por aí vai.

Você só vai conseguir responder isso, mesmo com todas as alternativas aparecendo, se você conhecer os detalhes do serviço, que é a proposta desse curso.

Um overview rápido sobre a prova, sobre como se preparar, lembra da documentação, faz todas as práticas e já partimos agora para um laboratório para configurarmos a nossa conta.

Sobre o curso AWS Certification: Solution Architect Associate Parte 1

O curso AWS Certification: Solution Architect Associate Parte 1 possui 161 minutos de vídeos, em um total de 37 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de AWS em DevOps, ou leia nossos artigos de DevOps.

Matricule-se e comece a estudar com a gente hoje! Conheça outros tópicos abordados durante o curso:

Aprenda AWS acessando integralmente esse e outros cursos, comece hoje!

Plus

  • Acesso a TODOS os cursos da plataforma

    Mais de 1200 cursos completamente atualizados, com novos lançamentos todas as semanas, em Programação, Front-end, UX & Design, Data Science, Mobile, DevOps e Inovação & Gestão.

  • Alura Challenges

    Desafios temáticos para você turbinar seu portfólio. Você aprende na prática, com exercícios e projetos que simulam o dia a dia profissional.

  • Alura Cases

    Webséries exclusivas com discussões avançadas sobre arquitetura de sistemas com profissionais de grandes corporações e startups.

  • Certificado

    Emitimos certificados para atestar que você finalizou nossos cursos e formações.

  • Alura Língua (incluindo curso Inglês para Devs)

    Estude a língua inglesa com um curso 100% focado em tecnologia e expanda seus horizontes profissionais.

12X
R$85
à vista R$1.020
Matricule-se

Pro

  • Acesso a TODOS os cursos da plataforma

    Mais de 1200 cursos completamente atualizados, com novos lançamentos todas as semanas, em Programação, Front-end, UX & Design, Data Science, Mobile, DevOps e Inovação & Gestão.

  • Alura Challenges

    Desafios temáticos para você turbinar seu portfólio. Você aprende na prática, com exercícios e projetos que simulam o dia a dia profissional.

  • Alura Cases

    Webséries exclusivas com discussões avançadas sobre arquitetura de sistemas com profissionais de grandes corporações e startups.

  • Certificado

    Emitimos certificados para atestar que você finalizou nossos cursos e formações.

  • Alura Língua (incluindo curso Inglês para Devs)

    Estude a língua inglesa com um curso 100% focado em tecnologia e expanda seus horizontes profissionais.

12X
R$120
à vista R$1.440
Matricule-se
Conheça os Planos para Empresas

Acesso completo
durante 1 ano

Estude 24h/dia
onde e quando quiser

Novos cursos
todas as semanas