Alura > Cursos de UX & Design > Cursos de Design Gráfico > Conteúdos de Design Gráfico > Primeiras aulas do curso Adobe Photoshop: composição de imagens

Adobe Photoshop: composição de imagens

Ajuste dos arquivos - Apresentação

Olá, tudo bem? Eu sou Felipe Labouriau, designer e instrutor aqui na Alura.

Acessibilidade: Sou um homem de pele branca, cabelos pretos curtos, utilizo bigode e estou vestindo uma camiseta preta. Estou no meu quarto, que tem uma iluminação de cor gradiente do azul para o rosa. Na parede, à direita, há um quadro.

Eu convido você a participar do nosso curso de composição e manipulação de imagens utilizando o Photoshop. Neste curso, exploraremos ao máximo tudo o que este programa tem a oferecer para combinarmos diferentes imagens com diferentes características em um mesmo cenário.

Faremos a chamada composição visual e aplicaremos diversos ajustes e manipulações para que essas imagens se comportem da melhor maneira possível, para criar um clima para o nosso material.

Pré-requisitos

Partiremos do princípio de que você já conhece o Photoshop, pois este curso faz parte de uma formação na qual, no curso anterior, apresentei o programa desde o básico. Este curso será especialmente interessante para você, que quer avançar no trabalho com o Photoshop, conhecer outras técnicas de edição de imagens e melhorar os resultados e entregas dos seus projetos de design.

Espero que você tenha gostado da nossa proposta e te espero no curso!

Ajuste dos arquivos - Visão geral

Boas-vindas a mais um curso aqui na Alura.

Muito obrigado pela sua participação. Neste vídeo, discutiremos rapidamente todo o conteúdo que será abordado durante o curso. O objetivo é que nós criemos esta composição visual:

Peça gráfica concluída. Uma pessoa que usa capacete preto e veste roupa de paraquedistas com detalhes preto e azul  e um robô cinza mergulhando em queda livre lado a lado. Suas cabeças apontam para o canto inferior direito. Ao fundo, desfocado prédios com janelas iluminadas. No canto inferior direito, emana uma luz azulada. Texto no lado direito: "Mergulhe de cabeça no mundo da IA". Logotipo da Alura no canto inferior direito da imagem.

Iniciaremos o curso fazendo os tratamentos iniciais para separar os fundos dessas imagens, pois elas originalmente não faziam parte da mesma cena. Temos a skydiver (paraquedista) separada do robô de baixo, do robô de cima, do fundo e, é claro, do texto e logotipo da Alura. Assim, vamos fazer vários tratamentos para que essa cena faça sentido e para que essa ambientação tenha uma mesclagem correta.

Vamos observar o fundo, que originalmente não tinha esse acabamento. Você pode notar como trouxemos essa imagem de circuitos e estas luzes. Vamos aprender as técnicas para fazer isso e como trabalhar com camadas de ajuste e filtros inteligentes para dar a essa imagem original um acabamento tecnológico, que era o nosso objetivo.

Após criarmos esse fundo, será necessário realizar todos os ajustes para que as imagens dos robôs e da skydiver se encaixem neste ambiente. Por exemplo, no caso da skydiver, teremos que trabalhar com várias camadas de ajuste e com a criação de elementos para termos, por exemplo, essa luz, uma camada de ajuste elegante e um filtro que trará uma definição maior para separar ainda mais figura e fundo.

Também faremos ajustes para projetar a luz do ambiente na nossa "modelo" que está em queda livre, pois originalmente a imagem era de outra forma. Note como sem esses ajustes, a mesclagem com o fundo não é muito interessante.

Mesma imagem anterior. Mas o elemento humano não está com efeitos que foram inseridos com o Photoshop. Ou seja, está destacado e e não parece fazer parte da imagem como um todo. Está com iluminação, cores e sombras diferentes dos outros elementos.

No entanto, após a realização de todos esses ajustes, esta união das imagens se torna muito mais atraente. Agora, parece que a skydiver está neste ambiente que nós criamos.

Vamos também aprender como inserir o texto para o título deste nosso banner para postagem nas redes sociais, trabalhando principalmente a questão da hierarquia da informação. Veremos como estilizar a tipografia para dar maior destaque a partes específicas do texto.

Como mencionei no vídeo de introdução, é importante que você já tenha conhecimento do Photoshop. Vou assumir que você sabe o que são camadas, camadas de ajuste, máscaras de camada, seleções, ações não destrutivas, pois não vou explicar esses conceitos fundamentais do programa.

Nosso principal foco aqui será explorar ao máximo o que a ferramenta tem a oferecer, tudo que o Photoshop tem de mais interessante para gerar um resultado de composição e manipulação de imagens com acabamento profissional.

Assim, no final, estaremos prontos para fazer o upload nas redes sociais dos projetos que criamos.

Mais uma vez, muito obrigado pela sua participação e nos encontraremos no próximo vídeo, quando vamos começar a colocar a mão na massa e fazer nossas primeiras edições.

Ajuste dos arquivos - Escondendo o fundo

Vamos começar colocando a mão na massa trabalhando com as imagens dos assets da nossa composição, que estão na pasta.

Nosso primeiro passo será editar a imagem do robô e a imagem da pessoa saltando de paraquedas para eliminar os fundos, permitindo-nos trabalhar numa mesma cena com as imagens com a maior liberdade possível, certo?

Já tenho as imagens abertas no Photoshop.

Como este curso é o segundo de uma formação em que apresento o Photoshop, vamos partir do princípio de que você já domina os conhecimentos mais fundamentais do software. Ou seja, o que é uma camada, o que é uma seleção, uma ação destrutiva, uma ação não destrutiva e assim por diante.

Na imagem do paraquedista em queda livre, precisamos selecionar essa pessoa que está caindo em queda livre e esconder todo o fundo. Para isso, vamos utilizar a opção "Remove background", disponível na contextual taskbar.

Lembrando que, para deixar essa barra visível, basta ir no menu superior "Window e então habilitar a contextual taskbar .

No momento em que eu clicar em "Remove background", o Photoshop selecionou a figura humana e escondeu todo o resto em uma máscara de camada. Ou seja, de forma não destrutiva.

Como o fundo não dá um contraste muito bom porque é quadriculado e transparente, vamos criar uma cor sólida para deixar abaixo desta camada, para ter um contraste maior das cores.

No meu painel layers, vamos chamar uma camada de ajuste de cor sólida. O ideal é selecionar uma cor que tenha contraste, que seja bem diferente da cor do objeto que estamos selecionando, que no caso tem uma predominância de azul. Então, vamos selecionar um tom de vermelho.

Agora, clique e arraste essa camada para baixo, vamos aproximar o zoom e verificar se há algum problema. Com um único clique o Photoshop fez essa seleção. Excelente, mas existem alguns detalhes que precisamos corrigir.

Primeiro, temos um buraco entre as pernas da pessoa saltando que precisamos consertar. Vamos trazer de volta aquilo que ficou escondido e não deveria estar escondido e esconder o que não foi escondido e deveria estar escondido.

Para isso, clique na máscara da camada. Num primeiro momento, vamos trabalhar com a ferramenta Lasso, mas você pode utilizar qualquer outra ferramenta de seleção ou mesmo um pincel, se preferir.

Vamos criar uma seleção simples, deixando o background branco, conforme vemos em nossas amostras de cores no nosso painel de ferramentas do lado esquerdo. Em seguida, pressionando o "Delete" dentro da máscara da camada, trago a visualização de volta.

Com o comando "Ctrl + D" podemos desfazer a seleção. Vamos aproximar do pulso pois existe uma área que ficou visível e queremos deixar invisível. Como estamos trabalhando com laço poligonal, vamos fazer a seleção ponto a ponto.

Para esconder essa parte, vamos inverter a cor do meu background pela da foreground através da tecla "X" e depois teclamos "Delete".

Vamos ver agora na mão. Existem algumas áreas complicadas, onde ficou um azul visível e nesse intervalo entre o dedo e a perna também.

Dentro da máscara da camada, com a cor preta selecionada, teclaremos "Delete" para esconder as áreas selecionadas.

Utilizando o comando "Ctrl + D" tiramos a visualização. O que mais precisa ser ajustado? Existe um pedacinho de céu visível neste mosquetão que devo esconder. E um pouco de vermelho ficou visível, ou seja, foi apagada uma parte que não deveria ter sido apagada.

Agora, com background branco, faço uma seleção bem simples e trago de volta o que foi apagado erroneamente. Usando "Ctrl + D" desfaço a seleção.

Sei que são pequenos detalhes, mas é importante que trabalhemos da maneira mais correta possível. Vamos retirar o zoom e verificar os sapatos.

Perceba que a seleção foi bastante eficiente, essa ação realizada automaticamente pelo Photoshop foi muito útil, mas como o contraste entre a sola do sapato e o fundo não era muito acentuado, o trabalho não ficou tão bom. Então, o que farei?

Vamos esconder momentaneamente a máscara da camada mantendo a tecla "Shift" pressionada e clicando na máscara. Isso porque pretendo trazer de volta o contorno do sapato. Portanto, com a ferramenta Lasso, vamos desenhar a sola do sapato, para então, após esconder novamente essa parte, trazê-la de volta.

Na verdade, o que trouxe de volta é a visualização da máscara. Então, clico com a tecla Shift pressionada na máscara da camada, seleciono o background branco, excluo e trago de volta. Usando o atalho "Ctrl + D", desfaço a seleção. Ao afastar o zoom um pouco, percebemos que o outro sapato tem um problema semelhante, embora não tão grave.

Já que vamos esconder aqui e em seguida trazer de volta, é possível contornar com outra ferramenta, se preferir. Recomendo treinar com o laço poligonal, pois você vai praticando enquanto tem a oportunidade. Dentro do sapato, não precisamos ter cuidado exagerado, pois, afinal, já está tudo visível.

Depois de fechar a seleção, trouxe de volta a visualização da máscara da camada. Então, com o background branco selecionado, excluí e desfiz a seleção usando o atalho "Ctrl + D". Afastando mais um pouco o zoom, percebo que nosso resultado ficou ótimo. Utilizamos a função Remove Background e depois ajustamos a máscara da camada com o laço.

Agora vamos dar aqui um "Ctrl+ 0" e vamos para a nossa outra imagem, a do robô. Perceba que ela já está em um formato PNG, ou seja, a imagem foi baixada com transparência. Entretanto, quero me certificar de que não há nenhuma sombra projetada aqui.

Vamos criar uma nova camada de cor sólida, dessa vez branca, para proporcionar um contraste mais fácil com uma sombra, que seria em um tom de preto. Arrasto essa camada para baixo e percebo que, de fato, existem umas sombras sob o que seriam os pés do robô.

Então, o que farei? Vamos selecionar o robô clicando na camada dele e no "Select Subject" para o Photoshop fazer aquela seleção praticamente automática para mim. Ele está processando, fazendo uma seleção do contorno do robô e vamos criar uma máscara de camada agora. Criei aqui na nossa máscara de camada. Ótimo, ele escondeu, de fato, as sombras que eu queria.

Contudo, acredito que escondeu parte do tronco do robô também. Vamos desabilitar momentaneamente a máscara. Escondeu sim. Então, vamos trazer de volta essa visualização.

Trouxe de volta a visualização da máscara da camada. Então, com o background branco selecionado, excluí, usei "Ctrl + D" e desfiz a seleção.

Agora vamos trocar a cor da cor sólida. Dou um duplo clique aqui e seleciono, por exemplo, a cor vermelha.

Distancio um pouco o zoom e vamos verificar se tem alguma área problemática no rosto. O Photoshop cortou um pouquinho aqui também. Então, faço a seleção dentro da máscara da camada, trago de volta e uso "Ctrl + D" para desfazer a seleção.

Agora vamos chamar meu pincel com a tecla "B", diminuir o pincel com o colchete e vamos trabalhar com ele na cor branca, ou seja, pintando de branco, para ir trazendo de volta. Afastando o zoom, percebo que fora isso ficou ótimo. Vamos tirar a visualização da máscara, pois nessas áreas já havia transparência.

No pé do robô, a seleção não ficou muito perfeita. Então, chamo novamente a ferramenta laço e vamos fazer o contorno desta maneira. Fechei a seleção, com o background preto selecionado, exclui com a tecla "Delete", desfiz a seleção com o atalho "Ctrl + D" e usei "Ctrl + 0".

Realizamos os dois tratamentos iniciais aqui para remover os fundos dessas imagens. Então, no próximo vídeo, continuaremos o trabalho para preparar esses assets e posteriormente combiná-los na mesma cena.

Sobre o curso Adobe Photoshop: composição de imagens

O curso Adobe Photoshop: composição de imagens possui 124 minutos de vídeos, em um total de 50 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Design Gráfico em UX & Design, ou leia nossos artigos de UX & Design.

Matricule-se e comece a estudar com a gente hoje! Conheça outros tópicos abordados durante o curso:

Aprenda Design Gráfico acessando integralmente esse e outros cursos, comece hoje!

Plus

De
R$ 1.800
12X
R$109
à vista R$1.308
  • Acesso a TODOS os cursos da Alura

    Mais de 1500 cursos completamente atualizados, com novos lançamentos todas as semanas, emProgramação, Front-end, UX & Design, Data Science, Mobile, DevOps e Inovação & Gestão.

  • Alura Challenges

    Desafios temáticos para você turbinar seu portfólio. Você aprende na prática, com exercícios e projetos que simulam o dia a dia profissional.

  • Alura Cases

    Webséries exclusivas com discussões avançadas sobre arquitetura de sistemas com profissionais de grandes corporações e startups.

  • Certificado

    Emitimos certificados para atestar que você finalizou nossos cursos e formações.

Matricule-se

Pro

De
R$ 2.400
12X
R$149
à vista R$1.788
  • Acesso a TODOS os cursos da Alura

    Mais de 1500 cursos completamente atualizados, com novos lançamentos todas as semanas, emProgramação, Front-end, UX & Design, Data Science, Mobile, DevOps e Inovação & Gestão.

  • Alura Challenges

    Desafios temáticos para você turbinar seu portfólio. Você aprende na prática, com exercícios e projetos que simulam o dia a dia profissional.

  • Alura Cases

    Webséries exclusivas com discussões avançadas sobre arquitetura de sistemas com profissionais de grandes corporações e startups.

  • Certificado

    Emitimos certificados para atestar que você finalizou nossos cursos e formações.

  • Luri powered by ChatGPT

    Luri é nossa inteligência artificial que tira dúvidas, dá exemplos práticos e ajuda a mergulhar ainda mais durante as aulas. Você pode conversar com Luri até 100 mensagens por semana.

  • Alura Língua (incluindo curso Inglês para Devs)

    Estude a língua inglesa com um curso 100% focado em tecnologia e expanda seus horizontes profissionais.

Matricule-se
Conheça os Planos para Empresas

Acesso completo
durante 1 ano

Estude 24h/dia
onde e quando quiser

Novos cursos
todas as semanas