O que um arquivo .java precisa para compilar?

O que um arquivo .java precisa para compilar?
Alex Felipe Victor Vieira
Alex Felipe Victor Vieira

Compartilhe

Durante os meus estudos para certificação da Oracle, surgiu uma questão bem interessante... O que um arquivo .java precisa para compilar? Vamos verificar com a classe Teste.


class Teste{

public static void main(String\[\] args){

} }

Se eu tirar o método main:


class Teste{

}

E tentar compilar:

compilando-arquivo-java Ele compila conforme o esperado! Certo agora eu acho que não tem mais nada que possa retirar... Mas e se eu tirar a classe inteira? Ele compila? Sim? Não? O que você acha?

Vamos tentar compilar sem a classe, ou seja, um arquivo vazio:

compilando-arquivo-java2

Compilou??? O que!? Isso mesmo, compilou! Para compilarmos um arquivo .java não precisamos de nada em específico, ou seja, não precisamos de uma classe, método ou qualquer conteúdo. Simples assim!

Caiu na pegadinha e quer se preparar mais? Pensando nisso o instrutor Guilherme Silveira criou a Formação Java na Alura.

Alex Felipe Victor Vieira
Alex Felipe Victor Vieira

Alex é instrutor e desenvolvedor e possui experiência em Java, Kotlin, Android. Criador de mais de 40 cursos, como Kotlin, Flutter, Android, persistência de dados, comunicação com Web API, personalização de telas, testes automatizados, arquitetura de Apps e Firebase. É expert em Programação Orientada a Objetos, visando sempre compartilhar as boas práticas e tendências do mercado de desenvolvimento de software. Atuou 2 anos como editor de conteúdo no blog da Alura e hoje ainda escreve artigos técnicos.

Veja outros artigos sobre Programação