Looker Studio: o que é?

Looker Studio: o que é?
Paulo Calanca
Paulo Calanca

Compartilhe

Trabalhar com dados se tornou super importante ou até mesmo essencial para muitas empresas, que por sua vez procuram ferramentas para poder interpretar, entender e manusear esses dados.

Em outubro de 2022, a Google decidiu unificar suas ferramentas de Business Intelligence com a marca Looker. O primeiro passo para essa expansão foi a criação do Looker Studio, que antigamente era nomeado como Data Studio e tem o papel de facilitar a visualização de dados.

Vamos analisar os tópicos abaixo para entendermos melhor como foi esse processo?

O que é o Looker?

O Looker é uma plataforma robusta de Business Intelligence (BI) comprada pela Google em 2019, sendo capaz de explorar conceitos de aprendizado de máquina, visualização de dados e criação de relatórios. Uma ferramenta que interage muito bem com os produtos Google e é capaz de importar dados do Google Ads, Analytics, Youtube e até planilhas. Para fortalecer ainda mais o ecossistema, a Google optou por trazer o Data Studio para o guarda chuva Looker.

Banner promocional da Alura, com um design futurista em tons de verde, apresentando o texto

O que foi Data Studio?

Em 2016, a Google anunciou o Data Studio, uma ferramenta gratuita que possibilitava a criação de dashboards e relatórios, de maneira fácil, a partir de fontes de dados. Por ser um ferramenta da Google, não faltaria compatibilidade com os seus produtos, incluindo Google Analytics, Google Ads, planilhas e muito mais, porém, em outubro de 2022, o nome Data Studio teve seu fim, sendo renomeada para Looker Studio.

O que é o Looker Studio?

De forma objetiva, o Looker Studio basicamente é o novo nome para o Data Studio. Essa mudança não altera as características do antigo Data Studio, pois a ferramenta Looker Studio continuará sendo oferecida de forma gratuita, ou seja, a ferramenta continua a mesma!

Gif exibindo dois personagens da série sobrenatural, onde o Dean e o Sam, personagens principais da série, se olham, de boca aberta, com uma expressão de completa surpresas.

Agora que entendemos que o Looker Studio é o novo nome da ferramenta Data Studio, vamos entender do que essa ferramenta é capaz?

Através dela, podemos nos conectar em várias fontes de dados, transformando dados brutos em relatórios de fácil interpretação e podemos criar dashboards com várias opções de visualizações de dados.

Essa ferramenta possui recursos interessantes que podem ser aplicados pelas pessoas de BI, são eles:

  • Personalizável: como o Data Studio, o Looker Studio pode criar relatórios, moldá-los da maneira que preferir, podendo criar painéis diferentes e intuitivos.
  • Dinamismo: por ser uma ferramenta que tem um foco em visualização, nela sempre que a fonte de dados for atualizada, o relatório no Looker Studio irá atualizar automaticamente.
  • Compartilhamento: com o Looker Studio podemos compartilhar nossos relatórios com nossa equipe ou empresa, podendo definir permissões de edição ou visualização.
  • Conectividade: o Looker Studio facilita bastante a realização de análises de diversas fontes de dados, sem fazer uma linha de código, por exemplo:
    • Bancos de dados: BigQuery, MySQL e PostgreSQL
    • Armazenamento na nuvem do Google (Google Cloud Storage)
    • Plataforma de Marketing, Google Ads e Analytics
    • Arquivos CSV ou Google Sheets

Como verificamos, o Looker Studio é uma ferramenta de visualização de dados que carrega todas as funcionalidades do seu antecessor, Data Studio, podendo criar seus famosos relatórios, com gráficos personalizáveis e compartilhá-los para outras pessoas ou setores, facilitando o dia a dia.

Se você tem interesse, quer aprender mais sobre o Looker Studio e deseja mergulhar nesse conteudo, no curso Google Data Studio: explorando ferramenta você irá aprender a manipular a ferramenta e construir seus primeiros dashboards.

Créditos:

Paulo Calanca
Paulo Calanca

Estudante de Engenharia de Computação, na Universidade Candido Mendes. Atualmente atua como Monitor da escola de dados da Alura. Com muito interesse em Estatística, Data Science e Engenharia de Dados. Constantemente aprendendo novas tecnologias.

Veja outros artigos sobre Data Science