Função PROCX

Função PROCX
David  Neves
David Neves

Compartilhe

Após muito anos lidando com as funções PROCV e PROCH, a Microsoft, finalmente veio com a “luz no fim do túnel”: a PROCX, uma função que além de ser dinâmica, possui soluções para as limitações do PROCV e PROCH.

Ela é tão incrível que podemos efetuar buscas em qualquer direção e caso precise excluir ou incluir alguma coluna da tabela, ela não quebrará, coisa que os respectivos PROCV e PROCH não conseguem fazer.

Isso mesmo! Essa função veio para decretar o fim do PROCV e PROCH, anulando a necessidade de uso da combinação das funções INDICE e CORRESP para efetuar buscas de modo geral.

Agora que entendemos a finalidade da criação dessa função, vamos entendê-la na prática.

Primeiramente, veremos quais são os parâmetros das funções PROCV e PROCX, entendendo como cada uma funciona.

imagem planilha

Como podemos ver na imagem acima, a função PROCV recebe como parâmetro um campo onde será inserido a ID desejada, o intervalo onde será feita a procura, o número da coluna que possui o valor de retorno e finalmente, o último parâmetro no qual podemos informar se queremos como resposta valores aproximados (VERDADEIRO ou 1) ou valores exatos (FALSO ou 0).

planilha

Na segunda imagem, ao inserir o ID 3460, o PROCV faz a procura dentro do intervalo informado e retorna ao valor R$1,98.

imagem procv

Já na função PROCX, nota-se que, ao invés de informar o intervalo da tabela inteira e o número da coluna, passei como parâmetros, os intervalos de procura e de retorno do valor respectivamente.

Diferentemente da função PROCV, na PROCX temos três parâmetros opcionais, sendo o primeiro para exibir uma mensagem caso não encontre a ID do produto, o segundo para saber o modo de correspondência, e o terceiro para escolher o modo de pesquisa.

procx

Nota-se que a função PROCV quebra ao excluir a coluna Produto da tabela. Isso se deve ao fato da mesma ter como parâmetro o número da coluna, coisa que a função PROCX não tem, evitando assim o possível problema.

imagem da planilha final

Observe que agora houve uma mudança de cenário, pois o objetivo será encontrar a ID através do nome do produto, impossibilitando assim, a utilização da função PROCV, uma vez que ela só consegue retornar um valor que esteja à direita do procurado, mostrando o quão poderosa é a função PROCX.

Atualmente, para ter acesso à essa função, você precisa tornar a sua conta em Insider e ter o office 365 porém, possivelmente no futuro, a função PROCX estará disponível em outras versões do excel.

Gostou deste conteúdo? Se interessou? Acesse já os cursos de Excel da Alura e aprenda ainda mais sobre a principal ferramenta de edição de planilhas do mercado!

David  Neves
David Neves

Carioca, apaixonado por esportes e por dados, com passagem em front, back e infra. Atualmente, sou especialista em BI com foco no Power BI e o que me motiva é transmitir conhecimento de qualidade para todas as pessoas que têm interesse em mergulhar na área de dados.

Veja outros artigos sobre Data Science