Função PROCX

Função PROCX
David Neves
David Neves

Compartilhe

Após muito anos lidando com as funções PROCV e PROCH, a Microsoft, finalmente veio com a “luz no fim do túnel”: a PROCX, uma função que além de ser dinâmica, possui soluções para as limitações do PROCV e PROCH.

Ela é tão incrível que podemos efetuar buscas em qualquer direção e caso precise excluir ou incluir alguma coluna da tabela, ela não quebrará, coisa que os respectivos PROCV e PROCH não conseguem fazer.

Isso mesmo! Essa função veio para decretar o fim do PROCV e PROCH, anulando a necessidade de uso da combinação das funções INDICE e CORRESP para efetuar buscas de modo geral.

Banner de divulgação da Imersão IA da Alura em colaboração com o Google. Mergulhe em Inteligência artificial com a Alura e o Google. Serão cinco aulas gratuitas para você aprender a usar IA na prática e desenvolver habilidades essenciais para o mercado de trabalho. Inscreva-se gratuitamente agora!

Agora que entendemos a finalidade da criação dessa função, vamos entendê-la na prática.

Primeiramente, veremos quais são os parâmetros das funções PROCV e PROCX, entendendo como cada uma funciona.

imagem planilha

Como podemos ver na imagem acima, a função PROCV recebe como parâmetro um campo onde será inserido a ID desejada, o intervalo onde será feita a procura, o número da coluna que possui o valor de retorno e finalmente, o último parâmetro no qual podemos informar se queremos como resposta valores aproximados (VERDADEIRO ou 1) ou valores exatos (FALSO ou 0).

planilha

Na segunda imagem, ao inserir o ID 3460, o PROCV faz a procura dentro do intervalo informado e retorna ao valor R$1,98.

imagem procv

Já na função PROCX, nota-se que, ao invés de informar o intervalo da tabela inteira e o número da coluna, passei como parâmetros, os intervalos de procura e de retorno do valor respectivamente.

Diferentemente da função PROCV, na PROCX temos três parâmetros opcionais, sendo o primeiro para exibir uma mensagem caso não encontre a ID do produto, o segundo para saber o modo de correspondência, e o terceiro para escolher o modo de pesquisa.

procx

Nota-se que a função PROCV quebra ao excluir a coluna Produto da tabela. Isso se deve ao fato da mesma ter como parâmetro o número da coluna, coisa que a função PROCX não tem, evitando assim o possível problema.

imagem da planilha final

Observe que agora houve uma mudança de cenário, pois o objetivo será encontrar a ID através do nome do produto, impossibilitando assim, a utilização da função PROCV, uma vez que ela só consegue retornar um valor que esteja à direita do procurado, mostrando o quão poderosa é a função PROCX.

Atualmente, para ter acesso à essa função, você precisa tornar a sua conta em Insider e ter o office 365 porém, possivelmente no futuro, a função PROCX estará disponível em outras versões do excel.

Gostou deste conteúdo? Se interessou? Acesse já os cursos de Excel da Alura e aprenda ainda mais sobre a principal ferramenta de edição de planilhas do mercado!

David Neves
David Neves

Com uma trajetória versátil que percorre front-end, back-end e infraestrutura, descobri minha paixão por desvendar o potencial dos dados. Hoje, como um especialista em Business Intelligence, com foco no Power BI, encontro minha motivação na disseminação de conhecimento de alta qualidade.

Veja outros artigos sobre Data Science