Tá acabando!

Compre agora com desconto
Corra enquanto há tempo!

dias

:

horas

:

minutos

:

segundos

Dev Full Cycle: o que é?

Full Cycle Developer vs Full Stack Developer

Full Stack Developer já é um termo relativamente polêmico. Algumas pessoas dizem que isso nem existe. E para aumentar a polêmica, em 2018 a Netflix cunhou um novo termo bastante interessante: Full Cycle Developer. Como se já não bastasse todas as dúvidas que temos para entender _as diferenças entre front-end e back-end.

Mas o que é Full Stack Developer

Antes de entrar em polêmicas, é importante a gente entender do que se trata. Uma pessoa considerada Full Stack Developer, basicamente, é quem tem os conhecimentos necessários para atuar em toda a Stack da aplicação, ou seja, desde a infraestrutura até alterações visuais. De banco de dados ao front-end, uma pessoa que seja Full Stack Developer teoricamente possui os conhecimentos para realizar de forma satisfatória as tarefas.

Mas onde entra a confusão e polêmica nisso? Uma pessoa Full Stack é naturalmente mais generalista. Não é comum que essa pessoa consiga se especializar e se tornar um grande conhecedor de alguma das partes da Stack da aplicação. Com isso, ela acaba entendendo "um pouco de tudo". Essa é uma das desvantagens de ser Full Stack Developer.

Tem esse episódio do podcast hipsters ponto tech com uma ampla discussão do assunto:

E Full Cycle Developer? É a mesma coisa?

Em 2018 a Netflix lançou um artigo sobre o processo de desenvolvimento na empresa. Munida com as ferramentas corretas, qualquer pessoa do time é capaz de realizar as mais variadas tarefas, seja levantar um novo servidor, prover suporte, etc. Mas apesar disso, as pessoas possuem especialidades. Existem devs front-end, back-end, sysadmins e vários outros cargos específicos. Então aí mora a principal diferença entre ser Full Stack Developer e Full Cycle Developer.

Embora sejam termos semelhantes Full Stack Developer e Full Cycle Developer possuem uma diferença que pode ser muito significativa, dependendo de como você encare. Se você quiser entender um pouco melhor, com um pouco mais de detalhes cada um desses termos, temos um vídeo em nosso canal exatamente sobre isso. Confere aqui:

E vale entender também o Dev em T que pode se relacionar bem a essa temática! (Quer saber mais sobre Dev em <T>?)

Vinicius Dias
Vinicius Dias

Zend Certified Engineer (Engenheiro PHP Certificado pela Zend), iMasters Certified Professional, desenvolvedor Full Stack, formado em Tecnologia da Informação e amante de boas práticas de desenvolvimento, sempre tento aplicar a regra do bom escoteiro nos códigos: Sempre deixe o local mais limpo do que quando você o encontrou.

Veja outros artigos sobre Programação