AngularJS: SEO, Google Analytics e Virtual Pages

AngularJS: SEO, Google Analytics e Virtual Pages
flavio.almeida
flavio.almeida

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Single Page Application e SEO

Há uma polêmica na utilização do AngularJS e outras soluções de SPA (Single Page Application) no que diz respeito a Searching Engine Optimizations (SEO). Tomarei como base o AngularJS. Nele, seus templates (parciais) e seus dados são processados no lado do cliente, inviabilizando assim a indexação do conteúdo resultante por search engines (buscadores) da web como o Google. Uma solução é pré-processar os templates antes de serem indexados. Para esta tarefa, normalmente há a presença de um browser headless como o PhantomJS que acessa a view e entrega seu resultado para o search engine, ou seja, é necessário uma infraestrutura especial para lidar com este problema.

Com a popularização de SPA, o próprio Google passou a processar o script de nossas páginas durante o processo de indexação. Excelente, não? Porém, mesmo com a mudança na política de indexação pelo Google é extremamente recomendado verificar o resultado através do Google Web Master. Na opção Rastreamento, há a opção Buscas como Google que permite visualizarmos nossa aplicação sob o ponto de vista do robô da Google, responsável pela indexação de nossas páginas. Problema resolvido? Depende! Se para você é suficiente ter o Google como único buscador, sim, mas se você quiser dar a chance para outros buscadores talvez a primeira solução seja a melhor.

Google Analytics e SPA

Outra questão é o uso de ferramentas como o Google Analytics. Como a página carrega apenas uma vez e seu miolo é trocado através de um sistema de rotas (uso de Ajax), o Analytics não saberá que deve considerar cada view parcial uma página, isto é, qualquer interação nas parciais será computada para a view principal, comprometendo assim a coleta de informações (este problema afeta também as estatísticas do mapa de calor de sua aplicação). Este problema pode ser solucionado através de páginas virtuais (Virtual Pages).

Virtual Pages

Podemos sinalizar para o script do Google Analytics que estamos virtualmente trocando de página quando uma view parcial for acessada. Fazemos isso passando para o Analytics o nome da parcial que estamos acessando. Porém, em que lugar e quando executaremos este código?

No ecossistema do AngularJS, podemos adicionar um código que será executado toda vez que uma rota no lado do cliente for processada. É neste ponto que podemos interagir com o script do Google Analytics sinalizando para ele que estamos acessando uma nova página, neste caso virtual, já que em SPA a página principal nunca recarrega. Normalmente adotamos com página virtual o próprio nome da view parcial que estamos acessando:

 angular.module('seuModulo', ```'SuasDependencias'
) .config(function($routeProvider) { // rotas da sua aplicação }).run(function ($rootScope) { $rootScope.$on("$routeChangeStart",function(event, next, current){

if(next.templateUrl) { // interagindo com o Analytics através do objeto global ga ga('send', 'pageview', { page: next.templateUrl }); } }); }); 

Se você ainda preferir, pode isolar esse código em um módulo em separado:

 angular.module('virtualPage', \[\]) .run(function ($rootScope) { $rootScope.$on("$routeChangeStart",function(event, next, current){ if(next.templateUrl) { ga('send', 'pageview', { page: next.templateUrl }); } }); }); 

E importá-lo no módulo principal da sua aplicação:

 angular.module('seuModulo', ```'virtualPage'
) .config(function($routeProvider) { // rotas da sua aplicação }) 

Conclusão

A popularidade de SPA fez com que desenvolvedores descobrissem formas de contornar problemas de SEO, inclusive o próprio Google passou a indexar este tipo de aplicação, o que acabou favorecendo seu framework AngularJS e todos aqueles na estrutura SPA. Escolher entre criar uma aplicação tradicional e SPA não é uma escolha trivial, requer que o desenvolvedor conheça, além dos requisitos do negócio, os prós e os contras da abordagem escolhida.

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