5 plugins essenciais que você precisa ter no seu Figma

Mateus Villain
Mateus Villain

Compartilhe

Protótipos de ux design.
Ilustração representando um card de plugin do Figma.

Já pensou como seria brilhante se, de forma totalmente automática, você pudesse preencher seu site com imagens reais, e tudo isso em apenas um clique?

E se eu te dissesse que isso já é possível?

Há um tempo atrás, o Figma lançou uma seção chamada Comunidade permitindo que diversos criadores e empresas pudessem compartilhar suas produções com outros usuários. Visando facilitar e agilizar a construção de interfaces, essa seção trouxe algumas funcionalidades que facilitam esses processos, como arquivos totalmente prontos, e também os maravilhosos plugins.

Os plugins nada mais são do que recursos adicionais, permitindo que você vá além na construção das suas interfaces.

Por ter uma gigantesca variedade, separei 5 plugins que são essenciais para te ajudar a criar interfaces e agilizar o seu trabalho. Vamos lá?

1. Iconify

O Iconify é uma biblioteca imensa com mais de 40.000 ícones de todos os tipos. Você pode encontrar suas bibliotecas favoritas, como o Font Awesome e o Material Design Icons, biblioteca de ícones criada pela Google, ou simplesmente pesquisar por uma palavra e encontrar ícones relacionados. Não só isso, todos os ícones são vetores, ou seja, você pode redimensionar a vontade que eles nunca perderão a qualidade.

Interfaces do plugin Iconify, mostrando categorias e ícones.

2. Content Reel

É mais do que comum utilizarmos o famoso Lorem ipsum nas nossas interfaces para preencher espaço enquanto ainda não temos o texto final. Um site repleto de palavras em latim, porém, acaba ficando um pouco estranho de se mostrar para o cliente, né?

No Content Reel, você possui bibliotecas que geram textos para todo o tipo de caso: nomes, e-mails, telefones, endereços, datas, e muito mais conteúdos para preenchermos espaços, eliminarmos de vez o Lorem ipsum e passarmos a colocar textos que façam mais sentido.

Se precisar preencher com imagens ou ícones, o plugin também atende. E, caso você queira, também pode criar suas próprias bibliotecas de texto, imagens ou ícones, e compartilhar com outros usuários que também utilizam esse recurso.

Interface inicial do Content Reel, mostrando alguns conteúdos já favoritados por padrão.

3. Blush

Ilustrações deixam as interfaces mais harmônicas e bonitas, o que acabou se tornando tendência dentro do design de interfaces. Foi daí que nasceu o Blush. Com esse plugin, você terá acesso a uma biblioteca enorme de ilustrações gratuitas, completamente livre de direitos autorais, para todo tipo de caso e de diversos artistas diferentes. E o mais legal: você mesmo pode personalizar essas ilustrações. Gostou de uma ilustração e quer mudar a cor? O cabelo? O cenário? A criatividade é sua, pode personalizar da sua maneira!

Interface inicial do Blush, mostrando as coleções de ilustração.

4. Avatars

Avatars é um plugin muito simples, mas, ao mesmo tempo, muito útil. Criamos constantemente interfaces que precisam de fotos de usuários reais. A proposta desse plugin é gerar fotos apenas do rosto de pessoas aleatórias com apenas um clique, para enriquecer os seus projetos.

Imagem promocional do plugin na página do Figma.

5. Unsplash

No momento em que esse artigo foi escrito, o Unsplash estava em 1º lugar como plugin mais instalado no Figma. E não é à toa: é a maior biblioteca de fotografias sem direitos autorais. Você pode encontrar de tudo lá, e ainda baixar com alta qualidade para utilizar em qualquer um dos seus projetos. O plugin também permite que você busque imagens ou selecione a partir de determinadas categorias.

Interface do plugin mostrando suas categorias de fotografia para encontrar imagens.

E aí, curtiu as dicas?

Aproveita que todos esses plugins são gratuitos e já instala na sua conta do Figma. Vale até mencionar que, independente se for por programa ou navegador, e em qualquer computador, esses plugins continuarão na sua conta. Você não precisará instalá-los novamente.

E caso você seja novo no universo de criação de interfaces, que tal conhecer a nossa Formação em Figma? Ensinamos você a usar o programa do zero, passando por todas as ferramentas, funcionalidades, e muito mais que você só vai descobrir se for lá conferir 😎.

A gente se vê na próxima, valeu 😉

Mateus Villain
Mateus Villain

Designer, professor e potterhead.

Veja outros artigos sobre UX & Design