LinkedIn Ads: Como utilizar a rede social para gerar leads B2B

LinkedIn Ads: Como utilizar a rede social para gerar leads B2B
Thalyta Onimaru
Thalyta Onimaru

Compartilhe

Lançado em 2003, o LinkedIn é atualmente a maior rede social profissional do mundo. Contando com mais de 774 milhões de usuários ativos, sendo 51 milhões somente no Brasil, o objetivo da plataforma é conectar profissionais tornando-os mais produtivos e bem-sucedidos.

O LinkedIn não costuma ser a primeira opção para quem anuncia online, mas a plataforma se mostra uma ferramenta ideal para alcançar novos clientes, principalmente para empresas que buscam investir em atingir leads B2B. Isso porque, de acordo com um estudo do LinkedIn Audience 360, 4 em cada 5 usuários da rede são responsáveis por tomadas de decisão em suas respectivas empresas, atuando em cargos de direção e gerência.

Por que o LinkedIn?

Entre todas as plataformas digitais, o LinkedIn se destaca como ferramenta fundamental para o público B2B, sendo utilizado por 91% das empresas que trabalham com B2B para captar seus ‘leads’, segundo um estudo do Social Pilot.

Uma das maiores dificuldades no momento de criar um anúncio é saber como ele vai atingir diretamente o seu público-alvo. O LinkedIn é uma ferramenta que facilita essa etapa para quem trabalha com o público B2B, visto que a comunidade presente na rede social se mostra muito mais interessada em assuntos empresariais e 60% enxergam a plataforma e seus conteúdos como forma de se tornarem mais bem sucedidos, como revelou dados publicados pela rede social.

No LinkedIn Ads é possível selecionar o público-alvo de acordo com fatores profissionais, demográficos, de faixa etária e sexo dos usuários. Além disso, é possível filtrar o conteúdo segundo os interesses da audiência, direcionar as publicidades de acordo com o comportamento online dos visitantes do seu site e transportar listas de contato. Isto significa que, somando estes fatores disponibilizados pelo LinkedIn Ads, se torna muito mais simples alcançar uma persona com potencial real de se tornar um Lead para a sua empresa.

Banner de divulgação da Imersão IA da Alura em colaboração com o Google. Mergulhe em Inteligência artificial com a Alura e o Google. Serão cinco aulas gratuitas para você aprender a usar IA na prática e desenvolver habilidades essenciais para o mercado de trabalho. Inscreva-se gratuitamente agora!

Como começar a anunciar?

O primeiro passo para se introduzir ao tráfego pago do LinkedIn é entender que existem diferentes objetivos de campanhas, como: divulgação da marca, mais visitas ao site, engajamento, visualização de vídeos, geração de Leads, conversões no site e mais candidatos para vagas.

Além disso, existem diferentes formatos para os anúncios, como em vídeo, texto, imagem em carrossel etc.

Categorias de anúncio

Agora que você sabe a importância em anunciar no LinkedIn, é o momento de entender mais sobre as diferentes categorias de anúncios e escolher qual será a melhor para o seu negócio.

  • Sponsored Content são anúncios que aparecem no feed dos usuários mesclado com conteúdos de pessoas que eles seguem. O anúncio em questão é marcado pela tag "patrocinado". Seus formatos mais comuns são os de publicação em vídeo, imagem única ou formato carrossel.

  • Sponsored InMail é o canal de comunicação privada utilizado pelos usuários da plataforma. Neste gênero de anúncio, a empresa entrará em contato por mensagens diretas com o usuário, é geralmente aplicado para divulgar produtos e a empresa.

  • Text Ads são anúncios que aparecem do lado direito do feed do usuário. Geralmente utilizados com uma miniatura de imagem e um texto simples. O objetivo desta categoria de anúncio é gerar mais tráfego para sua página.

  • Dynamic Ads permite a criação de anúncios individuais e em grande escala, em que cada pessoa alcançada pela divulgação receberá uma publicação com sua foto e dados do perfil. Fica localizado ao lado direito do feed e possui diversas funcionalidades, como aumentar o tráfego e divulgar um conteúdo.

Quanto custa anunciar no LinkedIn?

Por se tratar de um público mais qualificado e específico, o tráfego pago do LinkedIn tende a ser mais caro em comparação a campanhas de outras redes sociais, sendo R$20,00 o valor mínimo para iniciar seus anúncios.

Iniciando os anúncios

Após conhecer cada categoria de anúncio e traçar a melhor estratégia para alcançar seus objetivos com o LinkedIn Ads, é o momento de começar a criar sua campanha. Para isso, basta seguir alguns passos simples:

1) Abra o Gerenciador de Campanhas

O primeiro passo é acessar o Gerenciador de Campanhas para determinar algumas informações acerca do nome da campanha, a página para divulgação e a moeda de pagamento.

Print de tela do Gerenciador de Campanhas contendo informações como: Nome da conta, moeda e página do Linkedin.

2) Escolha seu objetivo

Neste passo, você determinará a finalidade do seu anúncio e como ele somará ao seu negócio. Por isso, é importante traçar com antecedência sua estratégia.

Print de tela exemplificando o descrito no tópico com opções de objetivo como: conhecimento, consideração e conversões.

3) Determine seu público

Utilize esta ferramenta para segmentar características profissionais, como cargo, nome da empresa e tipo de setor, ou personalize com os dados de seu interesse.

Print de tela exemplificando o descrito no tópico com preenchimento de dados do público.

4) Selecione o formato do anúncio

Com base no seu objetivo, determine as configurações de seu anúncio.

Print de tela exemplificando o descrito no tópico com diversos formatos de anúncio. Print de tela exemplificando o descrito no tópico com diversos formatos de anúncio.

5) Defina seu lance e orçamento

Defina o orçamento do anúncio e como será seu alcance.

Print de tela exemplificando o descrito com informações para data de lançamento da campanha.

6) Ajuste o conteúdo do anúncio

Neste passo, você determinará seu conteúdo e observará o resultado do seu anúncio por meio da pré-visualização.

7) Confirme os dados do pagamento

Antes de finalizar sua campanha, é necessário confirmar os dados de pagamento.

Print de tela exemplificando o descrito no tópico com informações de pagamento.

8) Monitore, monitore e monitore

A parte mais importante em traçar uma estratégia e uma campanha de marketing é garantir que ela funcione e gere os efeitos esperados. Para isso, é muito importante manter o monitoramento constante de seus anúncios e observação dos resultados.

Para potencializar o seu desempenho no LinkedIn Ads e garantir a criação de campanhas eficazes, é importante saber explorar o tráfego pago. Que tal se profissionalizar mais neste tema? Confira os cursos sobre tráfego pago aqui na Alura.

Thalyta Onimaru
Thalyta Onimaru

Thalyta Onimaru é Secretária Executiva de formação e comunicadora por vocação. Sua paixão por aprender e ensinar abrange diversas áreas, incluindo social media, marketing e inovação, que ela compartilha com entusiasmo com equipes e negócios. Atua como monitora na Alura, onde não só compartilha seu conhecimento, mas também continua sua jornada de aprendizado. Fora do mundo profissional, dedica seu tempo a romances água com açúcar e longas maratonas de filmes de Star Wars.

Veja outros artigos sobre Inovação & Gestão